Dias 31 de Outubro e 01 de Novembro entrou para a história da unidade Manaus e Belém como o primeiro Gashuku envolvendo as duas unidades juntas. Realizamos o nosso primeiro Gashuku Região Norte! Senpai Drawin, coordenador de Belo Horizonte, ministrou o treino que tomou dimensões únicas e calorosas como nossa cidade, Manaus. Senpai Drawin nos mostrou muito de sua convivência com o Sensei e as transmitiu de de forma que nós mesmo nos sentimos abraçados ao Mestre. Foi também um treino muito técnico, onde pudemos corrigir nossos erros de postura e golpes, e pudemos aprender novos kamaes e katas. (...) Continua (post completo) |
Maurício Borges - Belém (PA)Konichiwa Ssmurai Sama, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Deixei passar um tempo. Dei a distância necessária, para escrever alguma coisa sobre este Evento.
Este Gashuku do Niten, foi Histórico.
Senpai Drawin viajou mais de 2.500 Km, para (Continua)
Samuel Borges - Belém - PAArigatou gozaimashitá ao Sensei, Senpai Drawin, Senpais e colegas de Manaus e Senpai Vianez e colegas de Belém. Foi muito prazeroso estar junto a todos nesse final de semana. Uma parte muito gostosa de viver no Niten é conhecer lugares e pessoas diferente (Continua)
Teo Monteiro - BelémKonbawa,
Que esta seja o primeiro de muitos gashukos com os nossos irmãos e irmãs de armas do Norte!
Domo Arigatou Gozaimashita pelo treino e convívio! (Continua)
Neste final de ano de 2015, o Coordenador da Unidade de Belo Horizonte do Instituto Niten, Bernardo Ferreira recebeu do Sensei Jorge Kishikawa o makimono (pergaminho, certificado tradicional) de Shoden.
Senpai Bernardo na entrega de Shoden em BH (esquerda) e Senpai Drawin (direita)
Shoden é a primeira graduação oficial do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu, referente aos Katas (sequencias de combate) com a espada longa, desenvolvidos pelo nosso fundador e mestre, Myamoto Musashi Sensei. Considerado o mais forte samurai da história do Japão, além de um grande artista e filósofo.
O Coordenador Bernardo recebeu assim, o títilo de Shoden do Sensei Jorge Kishikawa, que é Shihan (mestre) no Niten Ichi Ryu, com autorização de transmitir tais graduações validamente.
O Niten BH se alegra com mais esta conquista! Avante, samurais mineiros!
Omedetou Gozaimasu Senpai Bernardo!
Neste segundo domingo de novembro, a Unidade Juiz de Fora do Instituto Niten fez uma apresentação no evento Anime Taikai. Os participantes assistiram atentamente a demonstração de katas de Niten Ichi Ryu além de lutas com bogu.
Agradecemos a organização do evento pelo convite e a platéia pela energia.
No dia 08/11 os colegas da Unidade Belo Horizonte foram convidados para participar do evento "Domingo no campus", que propõe abrir o espaço da Universidade Federal de Minas Gerais para atividades diversas de lazer. Com um público bastante diversificado, com pessoas das mais variadas idades e ocupações, nossos colegas fizeram apresentações de Jojutsu, Kusarigama, Naginata, Iaijutsu, Kumi Iai, Niten Ichiryu e Kenjutsu combate. Os espectadores se surpreenderam com a energia e seriedade das apresentações e muitos dos presentes, adultos e crianças, quiseram experimentar golpear alguns alunos de bogu com a shinai, e todos demonstraram se divertir muito com a experiência inovadora. Os katas de Kusarigama chamaram a atenção por usar uma arma exótica. (...) Continua (post completo) |
Na última semana foi realizado em Juiz de Fora um Gashuku (treino intensivo) de Iaijutsu com o Senpai Albuquerque, de São Paulo. Ele trouxe ensinamentos importantes para a unidade mineira, desde a postura, energia e todos os detalhes nos katas. Seu convívio diário com o Sensei pode ser sentido nas suas palavras e na sua técnica, e isso despertou empenho e admiração dos guerreiros participantes.
"Assim que terminou o Gashuko eu não sabia como descrever minha experiência. Ainda não sei. Iaijutsu é difícil, complicado, extenuante, incrustado de detalhes infindos... E belíssimo! Foi incrivelmente enriquecedor ter o dia todo de treinamento. Albuquerque Senpai é calmo, com didática elegante, e altruísta; pois nos passava o ensinamento, ou uma correção mínima que fosse, com o mesmo brilho e entusiasmo.
Ao fim do dia, cansada, doída e com o pé esfolado, dei conta que estava feliz e ansiando por mais!" - Adriana
"No Gashuko tive oportunidade de aprender novos detalhes e costumes que fazem parte de nossa tradição, desde a forma correta de dar o laço em meu Kimono até a conversa informal no birudo que foi muito divertida e verdadeira, mostrando de fato a face de cada um dos participantes. - Alfredo de Paula"
"Como foi o meu primeiro gashuko, não sabia o que iria acontecer. Fui contagiado com a energia dos senpais, as correções realizadas, o entusiasmo e a paciência de mostrar cada paço do bushido. - Torres"
"Ao chegar de manha ao dojo já fui recebida pelos meus colegas de treino com muita energia e fizemos juntos o osoji e nos preparamos para o inicio do gashuku. Algo que sempre me impressiona ao ir em eventos do Niten é que mesmo estando em outra unidade, em outro estado todos estamos seguindo o mesmo caminho. Foi meu primeiro contato com o Senpai Albuquerque e foi uma experiencia incrível poder observar e absorver todos os detalhes das técnicas do Iai que ele passava." - Gabriela - ( Unidade BH)
"A presença do Senpai Albuquerque foi ótima porque trouxe novos pontos e detalhes a serem aplicados no Iaijutsu, além de corrigir os erros e possíveis vícios de cada um. Agora vejo cada kata de uma forma um pouco mais complexa e estou atento sobre aspectos que antes eu não percebia tanto." - Calzolari
"O treino exaustivo do gashuku, em um dia quente como estava, foi um grande preparo para as batalhas que virão para mim a partir do ano que vem, que entrarei no ensino médio, e tenho certeza que me ajudará no futuro a vencer grandes desafios." - Zimerer
"Estou muito feliz com esse grande presente oferecido a Unidade Juiz de Fora. Nesse Gashuku pudemos treinar extensivamente, também, no convívio com o Senpai Albuquerque durante o Birudo, pudemos saber um pouco mais de como é o dia-dia na ADM, ter uma noção melhor de como o Instituto Niten funciona, sempre com bases firmes no Bushido. Vendo que a tradição Samurai permanece viva e forte aqui no Brasil, sob a tutela do Sensei Jorge Kishikawa." - Figueiredo
"Durante todo o treino (longo e muito cansativo), ocorreram correções milimétricas nos "katas" que atualmente faço, com uma precisão cirúrgica me mostrava minhas falhas. Sua presença passava segurança, serenidade e vontade de corresponder a quaisquer expectativa que fosse depositada em mim." - José Alfredo