Konbanwá Sensei!
Shitsureishimassu,
Escrevo este relato para contar um pouco sobre minha experiênica no Mundial de Kenjutsu.
Desde o momento em que cheguei percebi que nunca havia sentido tanta energia, tanta força em apenas um lugar.
Durante o evento algo que foi novo para mim foi o treino de Katori. O que foi incrível. Ter o privilégio de poder treinar um estilo tão antigo foi algo que me deixou extremamente feliz.
Sobre a comemoração dos vinte e cinco anos do Instituto Niten, ter participado deste acontecimento tão importante foi muito bom.
Estar lá, ver tantos guerreiros determinados e com tanto kiai foi uma ótima experiência. Aprendi muito.
Arigato gozaimashitá!
Tosetti, Juiz de Fora.
Konnichiwa, Shitsurei shimasu. Retornei hoje do mundial e a minha experiência foi tão positiva que permanece um gostinho de quero mais. Acredito que, com a participação em um torneio dessas proporções, pude finalmente compreender como a virtude da coragem pode nos levar onde normalmente não acreditaríamos poder chegar. (...) Continua (post completo) |
No final de semana do dia 20 e 21 de outubro os alunos de todo o Niten se encontraram na capital de São Paulo para o 1º Mundial de Kenjustsu com o espírito pronto para o combate e também para a grande celebração dos 25 anos de nossa escola. Com o objetivo de vivenciar esse momento os samurais mineiros das unidades Belo Horizonte e Juiz de Fora se dirigiram para o dojo da unidade Santana, na APCD.
"Ao chegar na APCD veio a primeira surpresa positiva, pela beleza do dojo, e uma sensação de grandeza que preenchia quem entrava ali" Bernardo, coordenador de BH
Foram dois dias de muitos combates, superações, aprendizados e também de conhecer novos colegas e reencontrar velhas amizades, provas de que o Niten é sinônimo de unidade. Em palavras do Sensei Jorge Kishikawa, treinamos no Niten para sermos felizes, e para isso precisamos de duas coisas: disciplina e festa.
"Desde o momento em que cheguei percebi que nunca havia sentido tanta energia, tanta força em apenas um lugar". Tosetti (JF)
"...poder fazer parte dela foi uma honra e muito gratificante, por ter tido desafios inesperados que pude sobrepor com todo kiai que tinha e sair vitoriosa! Não somente por vitórias em lutas, mas por vitórias pessoais também." Gabriella, BH.
"Toda a técnica mostrada nos combates deixou claro que o Sensei conseguiu fazer com que o Niten tenha crescido muito, principalmente em qualidade, nunca perdendo suas raízes. As apresentações tornaram ainda mais especial todo o evento. Pude conversar com os colegas de outros países e percebi que, apesar da distância, eram como pessoas próximas a mim, por toda simpatia e alegria que mostravam, características gerais de quem passa pelo Niten". Ivan, coordenador de JF
"Foi sem dúvida uma grande festa! Cada luta! Cada torcida! Cada oportunidade de trocar ideias com os colegas sobre os golpes e as chances de cada um." Durval, JF
"...sobre o que mais marcou no Mundial Kenjutsu, e sem dúvida foi testemunhar as palavras do Sensei sobre os desafios e coragem ao decidir encarar seu sonho de construir o Niten, contra tudo e todos, acreditando na tradição. Tomei este momento para mim como um ensinamento, dos mais inestimáveis, onde sempre devemos seguir nossos ideais e sonhos se eles são verdadeiros." Gama, BH.
"Cada vitória e cada derrota me ajudaram a entender que é possível avançar e superar desafios dentro e fora do dojo" Fernanda, JF
"Após esses dois dias de intensas batalhas, tivemos a outra palavra que o Sensei sempre diz que é o que precisamos para sermos felizes, tivemos a FESTA! Todos muito felizes, brincando, sorrindo, comentando sobre alguma técnica ou algum momento particular de todo o evento, mostrando assim que todos os samurais do mundo, não importando se vieram do Brasil, da Argentina, Estados Unidos ou até Inglaterra, entre outros países, todos somos uma familia, todos somos samurais que treinam a espada para a vida, somos NITEN!" Luiz, BH.
Konbanwa Sensei, agora com um pouco mais de calma consegui organizar minhas impressões sobre esse grande evento que foi o 1º Torneio Mundial de Kenjutsu e gostaria de compartilhar o que senti. Sempre escutei que o Niten resgata vivências que os antigos tiveram e nos fornece nos dias atuais. Para além das técnicas centenárias e geniais, o Mundial permitiu prolongar esse aspecto, considerando a longa preparação: Durante meses mobilizamos tropas, refinamos técnicas, planejamos nossas instalações para a batalha, reparamos nossas armaduras e afiamos nossas armas, montamos nossa caravana e partimos para esse grande confronto. Não havia como a energia de tantos meses não crescer de maneira explosiva, culminando em um fim de semana que não será esquecido. (...) Continua (post completo) |
Ohayou Gozaimassu Sensei! Shitsurei shimassu! Que final de semana especial! Vimos o Instituto Niten completar um quarto de século, com tudo o que ele tem de melhor a oferecer. Ver alunos e coordenadores de todo o mundo é algo extraordinário, mostra a solidez do trabalho do Sensei, mostra a força da tradição e o poder dos valores dos Samurais. O legado cultural transmitido pelo instituto ressuscita as técnicas centenárias do kenjutsu em combates empolgantes. Vimos os melhores Samurais do planeta em ação. Muita técnica e energia somados a muito respeito, elegância, fúria e disciplina. Refletindo sobre a infinidade de chaves e combates fiquei relacionando o fim de semana como a "Sekigahara" do século XXI. Pessoalmente, fui ao Mundial em clima de festa e fechamento de ano. O ano mais difícil da minha vida, que me fez crescer, me reinventar, buscar as fontes mais puras para meu ki, e confiar no treinamento de 8 anos ininterruptos. (...) Continua (post completo) |
Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,
Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.
Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.
Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.
A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.
Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.
Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.
E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.
Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.
Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS
Shitsurei Shimasu,
Konnichiwa Sensei,
Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!
Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!
A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!
Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.
Vida longa ao Niten!
Arigatou Gozaimashita,
Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP
Konichiwa,
Shitsurei shimassu Sensei,
Esse final de semana vivi uma experiência muito especial com o Niten! Fui para o Mundial com a certeza de que estaria confraternizando com os irmãos de espada e saí com o espírito muito mais forte. Cada vitória e cada derrota me ajudou a entender que é possível avançar e superar desafios dentro e fora do dojo. Estou buscando novos desafios na minha vida pessoal e profissional e o Mundial ampliou minha energia para buscá-los com mais garra.
Arigato Gozamashita por mais essa oportunidade de aprendizado no caminho! Que venham os próximos 25 anos de espada samurai!
Sayonará
Fernanda - Juiz de Fora
Kon Nitchi Wá, Sensei,
Primeiramente, Arigato Gozaimashitá, por poder ter essa oportunidade de participar do seu sonho, pois ingressar no Niten para min está sendo um resgate da minha própria identidade, valores e disciplina.
No mundial pude ver e sentir claramente a energia e força de todos e ver que esse e o caminho certo para mim.
Me senti acolhido (gostaria de mencionar aqui o Senpai Joel, que me deu palavras de apoio e encorajamento, durante a confraternização) e desafiado a crescer como pessoa e no Budô.
Infelizmente não pude participar do torneio, mais me esforcei em poder ir, participar, presenciar e conhecer o Sensei. Com isso meu espírito saiu mais confiante e revigorado,
para afiar meu espírito para a vida e o Budo!
Arigato Gozaimashitá
Xavier - Unidade Belo Horizonte-MG
Domo Arigatou pela oportunidade de participar de um evento tão único como o 1° Mundial de Kenjutsu. Quando ouvi a primeira noticia de que seria realizado o evento fiquei muito empolgado mas não fiquei surpreso. Para mim que conheci o Niten depois dos 20 anos do instituto soa natural a realização de algo desse porte, mas ouvindo o Sensei contar a história de como tudo começou percebi o que foi necessário para chegar ao que é hoje. Toda a luta e persistência do Sensei e dos Senpais no que consideram correto é muito inspiradora além de ser responsável pela mudança na vida de muitas pessoas como eu. Me ver no meio de um narabe tão volumoso de frente ao Sensei e à pequena mesa onde tudo começou foi a imagem mais marcante do evento para mim. Recentemente enfrentei desafios pessoais que quase me fizeram desistir não só do caminho mas também me tiraram a empolgação pela vida e hoje sou muito feliz de ter persistido para poder viver esse momento com tantos outros irmãos de espada. O evento foi muito importante também para fortificar os laços entre mim e meus Senpais e Kohais de unidade já que nos unimos em caravana. Foi uma convivência intensa e enriquecedora. Do planejamento das atividades até a torcida animada. (...) Continua (post completo) |