"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.
Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."
Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido
Parte 1
Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários
Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)
Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!
É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.
Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)
Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.
Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)
Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu
Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)
Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)
Mais uma vez meu trabalho me levou à cidade de Recife. É interessante como uma mudança de ares nos faz ter uma nova perspectiva e assim aprendermos ainda mais.Durante algumas semanas, tive a oportunidade de treinar com os Senpai Silva, Senpai Rodolfo e todos da unidade Recife.
A dedicação dos Senpais vai além do horário de treino, seja a disponibilidade para treinos extras durante a semana na beira da praia ou nas confraternizações. Mas além das várias correções técnicas, o melhor aprendizado desta viagem foi o de ensinar.
Com os diversos iniciantes que estão chegando na unidade, fui colocado a prova ao ter de passar alguns dos ensinamentos que um dia me passaram. Não é fácil para quem não tem prática. Uma coisa é chegar e explicar para um indivíduo e outra completamente diferente é passar para todos ali na frente. Tudo sempre com o Senpai Silva do lado assim qualquer deslize fosse imediatamente consertado.
Gratificante foi ter um kohai chegar depois do treino e agradecer por ter passado os kihons e corrigido algumas de suas falhas. O sentimento foi de missão cumprida.
Domo arigato gozaimashita Senpai Silva e Senpai Rodolfo.
Até uma próxima!
Sanzio – unidade
Treino na praia de Boa Viagem
Sanzio à esquerda
Shitsurei-shimassu. Koninchiwá, Sempai Silva. Gostaria de falar sobre minha alegria em encontrar você no Dojo em Recife. Nem todos sabem, mas sou piloto e acaba sendo muito difícil estar treinando e mantendo um ritmo constante, então sempre que posso e meus horários permitem, tento conciliar a ida aos Dojos do Brasil para visitar e também treinar. No dia 07/05/2011 tive a oportunidade de estar em Recife e encontrar e treinar com Sempai Silva, o que foi muito gratificante, pois o Sempai Silva usou muito do seu KI para que eu pudesse aprender e evoluir e chegar até aqui. (...) Grande abraço, espero revê-los em breve e dividirmos e trocarmos experiências, alegrias, reforçarmos amizades e treinar forte como sempre. E aqueles que puderem visitar outras Unidades não deixem de fazê-lo: experiência inestimável. Sayounará, Arigato-Gozaimashitá Aguilar (Unidade Guarulhos) Aluno Aguilar de Guarulhos, Piloto da Gol, se preparando para lutar no 10° TBIK em Belo Horizonte, maio 2011: "Estive no torneio foi muito bom para mim, como o Sensei mesmo disse só quando nos deparamos com o adversário que podemos ter a sensação verdadeira de um combate, já vou me programar para o próximo com mais garra e afinco. Fiquei satisfeito com minha pouca experiência em torneios, obrigado mais uma vez por poder apreender o caminho." Continua (post completo) |
Recente mudei-me para Recife (Quente!).
Venho da cidade de São Paulo, e lá trabalhava na sede geral do Niten.
Em São Paulo eu tive a sorte de treinar e conviver diariamente com nosso Sensei Jorge Kishikawa, e também com os senpais (veteranos) do Niten.
Estabeleci-me aqui em Recife para ajudar no desenvolvimento dos treinos em Recife e região.
Coordenador Silva
Coordenador Silva realizando Kata