Intercâmbio São Paulo e Curitiba - Instituto Niten Curitiba Ir para o Conteúdo
imgcentral
Intercâmbio - Niten São Paulo e Curitiba

Intercâmbio São Paulo e Curitiba


No dia 11 de julho alunos do Niten São Paulo Viajaram para Curitiba para treinar e confraternizar com os colegas de espada.
Foi um encontro marcante para os alunos de ambas cidades:

"São Paulo e Curitiba situam-se a 400km de distância entre si, de acordo com o mapa rodoviário nacional, exceto no Niten! Entre nós, não existe distância!

Afirmo isso porque muitas vezes, na vida cotidiana, ao cruzarmos esta distância, sentimo-nos como peixes fora d'água na outra cidade, perdidos, sem orientação e isolados. Somos visitantes. Com o tempo, tenho percebido que esta experiência não existe no Niten. Sempre que vou a São Paulo, sou tratado como membro da família, e sempre existe alguém pronto a me ajudar, estando no máximo, a uma ligação de distância.

E quando recebemos visitas, como fim de semana passado, o tratamento é igual.
Recebemos a comitiva de São Paulo, composta por Ana, Fugita, Marques, Massao, Mendes e Natália (ordem alfabética), e de repente, era como se aquelas pessoas sempre tivessem morado aqui, sempre tivessem treinado aqui, como se fossem legítimos curitibanos, treinando e morando em Curitiba. A harmonia do treino não foi alterada, ao contrário, foi fortalecida, como se recebesse uma re-afirmação. Se todos, curitibanos e paulistas, ainda que separados, seguem e praticam os mesmos katas do bushido, é um indicativo que o ensino é uniforme no país, e que todos podem e devem treinar juntos. E por conta disso, que volto a afirmar, o Niten não conhece distâncias, somos todos um, e talvez essa seja, a meu ver, nossa maior força.

O único problema dessas visitas, é que elas deixam muita saudades na gente, e vontade de fazer novos e verdadeiros amigos através da espada."


Simões - Curitiba




"O melhor que pude levar da viagem, é me lembrar que não importa onde estivermos, quando colocamos o kimono, temos o brasão do Niten em nosso braço. A partir desse momento fazemos parte de algo maior, deixamos o “eu” e sabemos que temos companheiros valorosos em diversos lugares, pessoas que iríamos querer ao nosso lado numa guerra
Achei a cidade muito bonita. A comida muito boa. O tempo muito frio. Mas o povo com que convivemos foi definitivamente muito caloroso.
Sayonará Arigatou Gozaimashitá"


Massao - São Paulo




"Cada vez que o Niten se reúne para qualquer que seja a causa, vemos que aqui dentro bate um só coração.

Este fim de semana não foi diferente. Os samurais de São Paulo empunharam a espada e rumaram em direção à Curitiba em pleno feriado, quando teria sido muito mais cômodo ter ficado em casa ou ido à praia descansar! Foram no total quatro dias de convivência entre os alunos das duas unidades, em que todos os presentes puderam sentir na pele a harmonia de pensamento e sentimento que existe entre todos nós, pessoas comuns, mas que acabaram escolhendo por buscar algo a mais em nossas vidas, um caminho para a felicidade.

A energia do treino foi ótima, mesmo com um pequeno contratempo todos treinaram com entusiasmo renovado, cada um dando o melhor de si e forçando o outro a fazer o mesmo. Um momento de aprendizado para todos!

É sempre muito gratificante olhar para seus colegas de treino e saber que, apesar da distância que pode existir entre todos nós, lá se encontram pessoas com quem você poderá sempre contar. Que cada um carrega dentro de si a vontade de se superar e possuir aquele “algo a mais” que não encontro em nenhum outro lugar.

Tudo isso faz do Niten o exemplo de união a ser seguido, um oásis no meio de um deserto cada vez mais estéril e perigoso.

Gambate a todos os irmãos de espada, que a vida sempre nos permita trilhar este caminho que nos faz tão bem!"


Rocco – Curitiba




"Assim como fui recebido lá, gostaria de receber companheiros de espada aqui em São Paulo do mesmo jeito com o mesmo shin tchou como o Sensei tem falado nas unidades. Hoje acredito que tenho uma cabeça mais aberta para apreender com os senpais da vida, pois consegui apreender com uma conversa entre outros dois companheiros o qual só estava como ouvinte, isso me deixou muito feliz.

Deste intercâmbio vou levar muitas lições para minha vida toda, e gostaria muito de agradecer ao Sensei e ao Senpai Akira que nos proporcionou esta oportunidade se todos os intercâmbios forem como esse gostaria de fazer todos os dias, apreendi muito.
Momentos únicos.
"

Mendes - São Paulo


topo

Instituto Niten São Paulo
(011) 94294-8956
contato@niten.org.br