No dia 14 de Dezembro de 2013 os alunos da unidade SJC fizeram uma visita ao Asilo Santo Antônio para promoverem a espada que dá a vida, indo além da prática esportiva e das portas de nosso dojo (local de treinamento). Nesta festa quem recebeu o maior presente foram nossos alunos que tiveram um dia cheio de emoções que os ajudará a dar mais um passo no caminho.
Sousa - São José dos CamposKonbanwa Senpai.
A minha experiência no Asilo Santo Antônio foi muito boa.
Logo após chegarmos, eu e o Turco fomos designados a conferir e organizar todos os presentes embaixo da arvore de Natal. Nesse momento encontramos uma idosa que chegou perto de nós e contou coisas muito tristes que os filhos tinham feito com ela e também que ninguém vinha visita-la.
Nessa hora o Turco a abraçou e ela começou a chorar. Nós dois ficamos tristes naquela hora. Por causa disso pensei que o dia inteiro seria assim, nós tristes tentando alegra-los .
No momento em que começaríamos a apresentação do Kenjutsu e do Iaijutsu, reparei que havia muito mais idosos para assistir do que eu estava imaginando.
A apresentação começou e todos começaram a se animar e a se divertir. No final, o Senpai Felipe convidou a quem quisesse aplicar alguns golpes que viessem participar. A primeira foi uma idosa cadeirante que com muito esforço conseguiu segurar a shinai e para minha surpresa prestou atenção as explicações do Senpai Felipe e aplicou golpes de maneira impressionante e certeira. Outros também participaram, tanto idosos quanto funcionários.
Depois da apresentação fomos servir o almoço e também lavar as panelas e as louças. Após a limpeza da cozinha fomos almoçar para poder começar o baile.
Nós nos espalhamos e começamos a conversar com os idosos. Após um tempo de conversa, colocaram a musica e o baile começou. Novamente fiquei impressionado quando vi que muitos dos idosos que pareciam nem andar direito estavam dançando. Foi um momento difícil pra mim porque sou muito tímido e não tive a capacidade de dançar, como em toda minha vida. Portando fiquei conversando com alguma idosas que não conseguiam ficar em pé.
Observando tudo o que acontecia e olhando para os idosos, para os funcionários e para nós alunos do Niten só consegui sentir uma coisa que emanava daquele lugar : Alegria!
Após um Baile bem agitado, o Carati vestido de Papai Noel apareceu e cumprimentou com abraços e beijos todos os idosos (Para minha surpresa até eu ganhei um beijo do Papai Noel na Testa =]). Começamos e distribuir os presentes. Embora estivessem todos os idosos felizes , sorrindo e abrindo presentes. Posso dizer que fomos nós que ganhamos o verdadeiro presente.
Chegou o momento de nos despedir pois estava na hora do café da tarde e os idosos se preparavam pra descansar após um dia tão agitado. Nos despedimos de um por um desejando um feliz natal e feliz ano novo.
Com isso nos cumprimentamos por um bom dia e nos despedimos.
Acho que a melhor parte pra mim foi a de ter me enganado, pois como disse no começo achei que seriamos nós tristes tentando alegra-los mas no final eu percebi que na verdade foi a alegria deles que quebrou a minha tristeza.
Tenho certeza que o Senpai gostaria de estar presente, e de uma certa maneira estava, porque nós tentamos aplicar todos os ensinamentos que passou pra gente.
Arigato Gozaimashita ao Senpai felipe por ter se dedicado a todos no evento.
Arigato Gozaimashita ao Senpai por tudo que nos ensinou e nos ensina.
Arigatou Gozaimashita ao Sensei por passar seu ensinamentos para nossos Senpais e eles poderem passar para nós.
São José dos Campos -SP.
Sousa.
Almeida - São José dos CamposBoa tarde senpai!
Missão cumprida! Acho que este foi o pensamento de todos ao sair do local. Foi realmente comovente a forma como olhavam pra nós, ansiando por atenção e afeto e a alegria demonstrada quando começamos a interagir com os idosos.
Os risos durante o baile, lágrimas de alegria e palavras gentis ao receberem os presentes... tudo isso colaborou para que entendêssemos um pouco mais sobre o terceiro e quarto votos. Enfim, pela primeira vez pude ver a `espada que dá a vida`, e fico feliz de ter ajudado a empunhá-la neste ultimo final de semana.
Almeida
Turco - São Jose dos CamposKonichiuwa Sempai
Turco desu
Sempai foi muito loco a visita no asilo , alguns atrasos mas acho que isso ñ foi tão grave pois até o último minuto que ficamos lá eles sempre mostraram um sorriso ,
teve sim algumas surpresas pelo menos para min quando estávamos eu e o Souza arrumando os presentes uma senhora chegou pra conversar ela dizendo as coisas horríveis que o neto dela fazia ... confesso que não esperava por esse golpe , não sabia o que falar então dei um abraço nela ...
ela sentou-se em um canto, continuei conversando com ela , arrumei as coisas e depois , na hora da festa continuei conversando com ela e com os outros do asilo também além de demonstrar uns paços muitos bons de dança rsrsrs .... foi digamos ... uma experiência que só agrega às nossas vidas.
Sayonara Sempai