Nos dias 07 e 08 e Julho ocorreu nosso 2º Gashuku de Ken, iai e Jô, na catedral Nikkyoji em SP.
Vitória enviou 5 participantes desta vez! Foram momentos intensos de treino e convívio que sem dúvida trarão frutos tanto individuais quanto coletivos para nosso Dojo!
Gokurosama a todos os Samurais de Vitória!
Simonassi
Momentos preciosos de convívio com o Mestre...
... e também com os Companheiros no Caminho!
No último dia 15 de Abril, tivemos um treino cheio de energia sob as árvores na praia de Camburi, fora do ambiente do Dojo. Treinar ao ar livre, com obstáculos (como as árvores) e num solo irregular nos faz entender um pouco melhor como seriam os combates reais travados pelos samurais. Principalmente com relação ao uso de diferentes Kamaes (posturas), cada um mais ou menos adequado dependendo da situação. Domo arigatô ao Costa-RJ, pela visita e pelo aprendizado que tivemos! Que em breve possamos cruzar espadas novamente! Sayounará! Simonassi (...) Continua (post completo) |
"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.
Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."
Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido
Parte 1
Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários
Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)
Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!
É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.
Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)
Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.
Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)
Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu
Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)
Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)
Matéria Publicada nesta Sexta Feira
05 de Agosto
Simonassi - Vitória-ESOmedetou a todos os samurais de Vitória, que em plena semana de trabalho e estudo, prontamente se dispuseram a ir ao parque e possibilitaram mais essa matéria para divulgar a arte da espada.
Gambatê kudasai, para que continuemos disseminando o sentiment (Continua)
O treino com o senpai Vaz foi cansativo e intenso, mas os ensinamentos do caminho que recebi superam todas as adversidades.
Foi muito gratificante para mim, mesmo com toda a minha ansiedade que muitas vezes se materializa com excesso de força durante a execução dos katás, sinto que avancei um pouco em minha jornada.
Estou honrado pela oportunidade, CHIKARA!!!
Sayounará arigatou gozaimashita.
Delai - Vitória
Santos - GoiâniaEsse é um katá que me fascina por sua complexidade, pelo aprimoramento que nos proporciona desde a primeira vez que o praticamos e também por sua beleza. Domo arigato gozaimashita, sensei! (Continua)
Simonassi - Vitória-ESOmedetou a essas jovens samurais. Dá para ver a energia emanando dos golpes!
E o olhar no útimo Kamae?
não lembra um pouco o ``lanius excubitor`` de Musashi sensei? (Continua)
Ohayou Gozaimassu, Yoroshiku onegai shimassu Sensei!
Escrevo para expressar meu profundo agradecimento e também meus votos de paz e harmonia para o Sensei e toda sua Família.
No ano que passou nas oportunidades em que nos encontramos suas palavras foram de grande inspiração para mim. Acho que este é um dom que o sensei tem: O de nos inspirar a sermos melhores.
A data do Dia do Samurai, é uma justa homenagem por tudo o que representa não só para nós alunos mas também para toda sociedade.
Exemplo de perseverança, coragem, retidão e respeito.
Que possamos ter ainda muitos anos dos seus ensinamentos e da sua força para nos inspirar e guiar.
Domo Arigatô gozaimashita sensei
Por existir neste tempo em que estamos vivendo.
Omedetou Gozaimassu!
Sayounará
Simonassi - Instituto Niten- Vitória-ES
Mokusso (meditação) após treino com Bogu (armadura) durante o último Gashuku de 2009.