Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Treinos no DF

por NitenDF - 16-set-2022

Venha participar de uma aula experimental! 









DF no Intensivo de Iaijutsu-SP

por NitenDF - 20-ago-2022



"Pode parecer clichê avaliar o intensivo como intenso, mas não há muitas palavras que o defina tão bem quanto esta. Contudo, tentarei encontrar mais algumas palavras que podem ajudar a entender o que foram os momentos vividos no Intensivo de Iaijutsu.
 
Primeiramente, ir ao encontro do mestre sempre me traz um crescimento extra no katas do bushido, é como se estar em São Paulo, ao lado do sensei, senpais e demais colegas de outras unidades, colocasse a prova tudo o que nós aprendemos e aplicamos em nossas unidades de origem. É aquele famoso frio na barriga que sentimos com medo de fazer algo errado, para poder representar bem os nossos senpais e coordenadores do dojô. Então faço tudo com mais atenção aos detalhes, procurando fazer certo o que já sei, aprender o que não sei e melhorar em tudo sempre que possível.
 
Sempre me coloco em estado de alerta para me atentar a todos os detalhes, de cada momento, cada novo movimento e informação passada. Cada gokui revelado pelo sensei, nos faz evoluir sobremaneira. Nos corrigindo a postura, guiando no sentimento a ser passado em cada movimento com a iaito... tudo torna cada momento do intensivo tão singular, que a mínima distração pode te fazer perder aprendizados valiosos, que possivelmente você levará meses para aprender, ou as vezes nem aprenda...
 
Ao término de várias horas de treino de iaijutsu (que foram precedidas de uma manhã intensa de kenjutsu), tivemos uma confraternização onde pudemos desfrutar da convivência descontraída de nossos colegas de treino em um animado birudo, onde de tempos em tempos trocávamos de lugar com outro colega para conhecermos mais uns aos outros. Foi um momento de muita descontração, momentos em que inicialmente não conhecia quase ninguém, mas que alguns minutos depois já estávamos rindo em verdadeiros momentos de felicidade genuína.
 
Acho que felicidade é a palavra que fecha bem a experiência de estar no Intensivo de Iaijutsu. A felicidade de crescer no caminho, subir a montanha, afiar a técnica, conhecer colegas de outros estados e países e festejar juntos a oportunidade que o Niten nos proporciona a cada treino.
 
Domo arigato gozaimashita Sensei pelos ensinamentos! Arigato gozaimashita a todos os colegas de caminho que fizeram parte dar organização do intensivo! E arigato gozaimashita a todos os que participaram e fizeram deste intensivo de iai um momento memorável."

Trajano
Unidade Brasília


 

Maio Intenso!

por NitenDF - 27-mai-2022


Treino Intensivo para o Intensivo de Kenjutsu em SP. Quem esteve presente em Sobradinho não se arrempendeu de enfrentar trânsito para ir ao Dojo.



Treino a 11 graus no SMU, frio? Venceram o frio, treinaram firme e sairam aquecidos.



Fechamos o mês com o Intensivo de Kenjutsu em SP. Nossos representes junto ao Sensei.Exaustos, mas completos!

Gokurosama aos alunos de todos os Dojos do DF.
Gambaré NitenDF!

comentários   1 de 1

Guilherme - BrasíliaKonnbanwá Minsa san,
Ter a oportunidade novamente de treinar com os senpais, ainda mais em um treino como esse de Sobradinho, com poucas pessoas e todas graduadas.
Tivemos a oportunidade de ir ao máximo, e além. Colocar o bogu e saber que eu aguento mai (Continua)

DF no Intensivo de Jojutsu-SP

por NitenDF - 09-abr-2022

 

"Intensivo foi uma excelente forma de nomear este evento do Niten, porque é exatamente isso que eu sinto quando vou treinar com o Sensei em São Paulo. Do momento da confirmação de inscrição até o momento do retorno a casa, a vida se torna Intensa!

Observar todo o roteiro, confirmar passagens, hotel, verificar aplicativo Uber, anotar endereços, checklist de materiais e mala, são preparativos para externar o sentimento de Felicidade verdadeira, que só quem está se preparando para subir a montanha e conviver com o mestre pode conhecer na vida.

Tive também a oportunidade de acompanhar o Sempai Patrick e aproveitar momentos de convivência únicos, depois de todo esse período da pandemia. Compartilhar esses momentos com o Sempai me trouxe lições valiosas  de Omoiari e amizade segundo o bushidô que vou carregar sempre comigo.

Durante a parte técnica do Jojutsu, dos kihons aos katas, meu sentimento era de energia e cuidado. 
A impressão que o Jô me passa, por ser uma arma que desafia a espada, é que você se torna mais cuidadoso, não no sentido de melindroso ou temeroso, mas no sentido de esperto, atento.

E nos momentos que o Sensei nos ensinou as técnicas, cada respiração e olhar era um detalhe a ser absorvido, o maai diferente, a amplitude de movimentos, a vitalidade dos katas. Estar na montanha cansa o corpo, mas recupera o espírito!

Durante a confraternização, foi momento de conhecer as famosas pizzas de São Paulo que sempre ouvi falar, e ter momentos de ouvir boas histórias dos colegas e conversar. Ter esses momentos depois de um dia de treino puxado é como estar na sua própria festa de aniversário, ou seja, felicidade pura e presentes a todo momento!

No domingo durante o treino, o Jô estava leve nas mãos, como se fosse a extensão dos braços e veio mais uma lição do Sensei pra mim: mesmo na velhice o Jodo Taisô vai nos ajudar na saúde do corpo, mente e espírito.

E agora de volta pra casa, chego diferente. Desci da montanha como uma pedra rolando, e todos os limos que estavam em mim ficaram para trás. 
Foi como rejuvenescer 10 anos e eu quero continuar com um espírito jovem, assim continuarei subindo a montanha!"


Domo Arigatou Gozaimassu, Sensei
Domo Arigatou Gozaimassu, Niten

Jackson - Unidade Brasília
 

Intensivo de carnaval - DF

por NitenDF - 26-fev-2022

No sábado, 26 de fevereiro aconteceu no Dojo CASSAB (Lago Sul) o intensivo de carnaval do DF!
 
Treinamos os Katas de Jojutsu, Iaijutsu, Dai Nippon Kenjutsu, Jitte, Kusarigama e muito mais!!
 
Ao final, Kenjutsu Combate!
 
Arigatou Gozaimashitá a todos os presentes nos períodos da manhã ou tarde e aos que ficaram o dia todo!
Gokurosama!!




Tags: Sensei,

Niten DF no gashuku de dez/2021

por NitenDF - 05-jan-2022



Fechamos o ano com muito kiai!

Nos dias 4 e 5 de dezembro representaram o DF em Campinas uma comitiva de Samurais.
Foi o primeiro Gashuku presencial após a pandemia!

Muito treino, combate de bogu, Iaijutsu, Jojutsu, Jitte, Kusarigama.

Gokurosama a todos os presentes!
Gambatte 2022!!



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (061) 98422-4969
    brasilia@niten.org.br