Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


DF no Intensivo de Iaijutsu-SP

por NitenDF - 20-ago-2022



"Pode parecer clichê avaliar o intensivo como intenso, mas não há muitas palavras que o defina tão bem quanto esta. Contudo, tentarei encontrar mais algumas palavras que podem ajudar a entender o que foram os momentos vividos no Intensivo de Iaijutsu.
 
Primeiramente, ir ao encontro do mestre sempre me traz um crescimento extra no katas do bushido, é como se estar em São Paulo, ao lado do sensei, senpais e demais colegas de outras unidades, colocasse a prova tudo o que nós aprendemos e aplicamos em nossas unidades de origem. É aquele famoso frio na barriga que sentimos com medo de fazer algo errado, para poder representar bem os nossos senpais e coordenadores do dojô. Então faço tudo com mais atenção aos detalhes, procurando fazer certo o que já sei, aprender o que não sei e melhorar em tudo sempre que possível.
 
Sempre me coloco em estado de alerta para me atentar a todos os detalhes, de cada momento, cada novo movimento e informação passada. Cada gokui revelado pelo sensei, nos faz evoluir sobremaneira. Nos corrigindo a postura, guiando no sentimento a ser passado em cada movimento com a iaito... tudo torna cada momento do intensivo tão singular, que a mínima distração pode te fazer perder aprendizados valiosos, que possivelmente você levará meses para aprender, ou as vezes nem aprenda...
 
Ao término de várias horas de treino de iaijutsu (que foram precedidas de uma manhã intensa de kenjutsu), tivemos uma confraternização onde pudemos desfrutar da convivência descontraída de nossos colegas de treino em um animado birudo, onde de tempos em tempos trocávamos de lugar com outro colega para conhecermos mais uns aos outros. Foi um momento de muita descontração, momentos em que inicialmente não conhecia quase ninguém, mas que alguns minutos depois já estávamos rindo em verdadeiros momentos de felicidade genuína.
 
Acho que felicidade é a palavra que fecha bem a experiência de estar no Intensivo de Iaijutsu. A felicidade de crescer no caminho, subir a montanha, afiar a técnica, conhecer colegas de outros estados e países e festejar juntos a oportunidade que o Niten nos proporciona a cada treino.
 
Domo arigato gozaimashita Sensei pelos ensinamentos! Arigato gozaimashita a todos os colegas de caminho que fizeram parte dar organização do intensivo! E arigato gozaimashita a todos os que participaram e fizeram deste intensivo de iai um momento memorável."

Trajano
Unidade Brasília


 

Maio Intenso!

por NitenDF - 27-mai-2022


Treino Intensivo para o Intensivo de Kenjutsu em SP. Quem esteve presente em Sobradinho não se arrempendeu de enfrentar trânsito para ir ao Dojo.



Treino a 11 graus no SMU, frio? Venceram o frio, treinaram firme e sairam aquecidos.



Fechamos o mês com o Intensivo de Kenjutsu em SP. Nossos representes junto ao Sensei.Exaustos, mas completos!

Gokurosama aos alunos de todos os Dojos do DF.
Gambaré NitenDF!

comentários   1 de 1

Guilherme - BrasíliaKonnbanwá Minsa san,
Ter a oportunidade novamente de treinar com os senpais, ainda mais em um treino como esse de Sobradinho, com poucas pessoas e todas graduadas.
Tivemos a oportunidade de ir ao máximo, e além. Colocar o bogu e saber que eu aguento mai (Continua)

DF no Intensivo de Jojutsu-SP

por NitenDF - 09-abr-2022

 

"Intensivo foi uma excelente forma de nomear este evento do Niten, porque é exatamente isso que eu sinto quando vou treinar com o Sensei em São Paulo. Do momento da confirmação de inscrição até o momento do retorno a casa, a vida se torna Intensa!

Observar todo o roteiro, confirmar passagens, hotel, verificar aplicativo Uber, anotar endereços, checklist de materiais e mala, são preparativos para externar o sentimento de Felicidade verdadeira, que só quem está se preparando para subir a montanha e conviver com o mestre pode conhecer na vida.

Tive também a oportunidade de acompanhar o Sempai Patrick e aproveitar momentos de convivência únicos, depois de todo esse período da pandemia. Compartilhar esses momentos com o Sempai me trouxe lições valiosas  de Omoiari e amizade segundo o bushidô que vou carregar sempre comigo.

Durante a parte técnica do Jojutsu, dos kihons aos katas, meu sentimento era de energia e cuidado. 
A impressão que o Jô me passa, por ser uma arma que desafia a espada, é que você se torna mais cuidadoso, não no sentido de melindroso ou temeroso, mas no sentido de esperto, atento.

E nos momentos que o Sensei nos ensinou as técnicas, cada respiração e olhar era um detalhe a ser absorvido, o maai diferente, a amplitude de movimentos, a vitalidade dos katas. Estar na montanha cansa o corpo, mas recupera o espírito!

Durante a confraternização, foi momento de conhecer as famosas pizzas de São Paulo que sempre ouvi falar, e ter momentos de ouvir boas histórias dos colegas e conversar. Ter esses momentos depois de um dia de treino puxado é como estar na sua própria festa de aniversário, ou seja, felicidade pura e presentes a todo momento!

No domingo durante o treino, o Jô estava leve nas mãos, como se fosse a extensão dos braços e veio mais uma lição do Sensei pra mim: mesmo na velhice o Jodo Taisô vai nos ajudar na saúde do corpo, mente e espírito.

E agora de volta pra casa, chego diferente. Desci da montanha como uma pedra rolando, e todos os limos que estavam em mim ficaram para trás. 
Foi como rejuvenescer 10 anos e eu quero continuar com um espírito jovem, assim continuarei subindo a montanha!"


Domo Arigatou Gozaimassu, Sensei
Domo Arigatou Gozaimassu, Niten

Jackson - Unidade Brasília
 

Intensivo de carnaval - DF

por NitenDF - 26-fev-2022

No sábado, 26 de fevereiro aconteceu no Dojo CASSAB (Lago Sul) o intensivo de carnaval do DF!
 
Treinamos os Katas de Jojutsu, Iaijutsu, Dai Nippon Kenjutsu, Jitte, Kusarigama e muito mais!!
 
Ao final, Kenjutsu Combate!
 
Arigatou Gozaimashitá a todos os presentes nos períodos da manhã ou tarde e aos que ficaram o dia todo!
Gokurosama!!




Tags: Sensei,

Niten DF no gashuku de dez/2021

por NitenDF - 05-jan-2022



Fechamos o ano com muito kiai!

Nos dias 4 e 5 de dezembro representaram o DF em Campinas uma comitiva de Samurais.
Foi o primeiro Gashuku presencial após a pandemia!

Muito treino, combate de bogu, Iaijutsu, Jojutsu, Jitte, Kusarigama.

Gokurosama a todos os presentes!
Gambatte 2022!!

Treinos presenciais

por NitenDF - 25-ago-2021




Com protocolos de segurança e cuidados dentro e fora do Dojo, a partir de setembro voltamos a todo vapor aos treinos presenciais nos Dojos do DF!

Seja bem vindo!


Quarta - Dojo IESE - em  Sobradinho
19 horas - Iaijutsu 
20 horas - Kenjutsu

Quinta - Dojo SMU - clube Pandia - Treino incial no dia 2-setembro
19:30 - Iaijutsu 
19:30 - Kenjutsu

Sábado - Dojo Cassab - Lago Sul
9 horas - Jojutsu
10 horas - Iaijutsu
11 horas - Kenjutsu 
11 horas - Kir Jovem 


TREINOS ONLINE

por Brenda-Adm - 10-mar-2021



CURSO ONLINE
 
Os cursos do NITEN ONLINE são indicados a todos que :
1- são muito ocupados e tem pouco tempo 
2- estão em home-office
3- residem em local distante do Niten 
4- estão impossibilitados de participar de aulas presenciais 
 
Veja como fazer para começar a treinar no Instituto Niten imediatamente.
 
Treinando Online você estará apto a receber a faixa azul em Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
 

Treinos no DF- Presencial e online

por NitenDF - 29-out-2020


Presencial:
Sábados - Dojo Lago Sul (CASSAB)
9:00 - Jojutsu / 10:00 - Iaijutsu / 11:00 Kenjustu/Kendo
** agende sua visita via whatsapp



Online:
Quartas
19:00 - Iaijutsu / 20:00 - Jojutsu
Quintas
20:00 - Kenjutsu/kendo
**entre em contato via whatsapp

Mudar o passado

por Niten - 24-jul-2020

"
(...)
Outra coisa maravilhosa foi mudar meu passado. Sim. Meu presente alterou o meu passado. Quem diria que eu pudesse enxergá-lo com outros olhos? Olhos leves, de amor, de resignação e de coerência.Nos treinos vi várias cenas e personagens que me afligiam, e passei a ter coragem de lutar contra eles. Hoje me sinto forte.
(...)
Relendo a primeira carta que recebi quando me matriculei, reconheço que é uma benção muito grande eu ter encontrado, após anos de dúvidas, o Niten. Crescer o que é possível nesta encarnação, e não deixar para depois, é de uma evolução gigantesca e muita coragem é necessária. É tão profundo e, por acreditar que ainda enxergo apenas a superfície, no futuro transcreverei melhor o que sinto e vivo, mas só depois de muito, muito treino, claro.
(...)
Luvizuto
Unidade Campo Grande"


Aluna Luvizuto do dojo Campo Grande - Mato Grosso do Sul


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Sayuri - São Paulo / Campo GrandeKonbanwa
Shitsureishimassu

Domo arigatou gozaimassu por compartilhar algo tão pessoal e precioso!
É uma honra poder treinar e aprender contigo. Sua sinceridade, reflexão, crescimento e transformação...é inspirador!
Prova disso é a família toda est (Continua)

Luvizuto - Campo Grande MSKonnichiwa Minna San
Shitsureishimassu

Me sinto muito honrada em ter os colegas de treino que tenho, cada um tão particular e especial. Pessoas que me ajudaram a subir os degraus da graduação, mas principalmente e antes disso, da evolução interna em (Continua)

Serra - Campo Grande, MSDomo arigatou gozaimassu, Luvizuto Senpai!
Shitsurei shimassu,

Durante os treinos no Dojô sempre foi um privilégio ter a Senpai na minha frente. Orientando, esquivando e algumas vezes agradecendo. Kamae forte e precisão cirurgica...
Agora nesta cond (Continua)

Otavio - Omedetou Luvizuto,

Belo relato! Me pareceu que mais que graduações algo extremamente precioso em seu caminho até agora foi a transformação pessoal, a transformação de seu espirto!

Torço para que continue firme e forte neste seu caminho, e que possam (Continua)

Seguimos treinando!

por NitenDF - 19-jul-2020

Os Samurais de Brasília e Goiânia seguem se cuidando e mantendo o ki!!



Treinos no Instagram e no Zoom indicados no calendário.

Terças às 20hs - Jojutsu 
Quartas às 19hs - Iaijutsu
Quintas às 20hs - Kenjutsu
Sábados - 09hs (Jojutsu) / 9:30hs(Iaijutsu) / 10:00hs (Kenjutsu)

Seg/quar/sex - 07:30 Jodo Taiso (Instagram)

Aguardamos todos!

comentários   4 de 4

Luiza Perazzini - Brasília/DFShitshureishimassu Konbanwá mina san,
Sempre é muito bom treinar com todos de Brasília e de Goiânia pelo Zoom, sentir a energia de todos, além de poder ver que estão bem.

Arigatou Gozaimashita aos Senpais que tem nos orientado durante toda a quarenten (Continua)

Otavio - Londres - UKMina San,

Omedetou pela energia! É muito bom ter a oportunidade de treinar com os colegas de Brasilia!

Mesmo estando em outro continente com 4 horas de diferença é possivel treinar e sentir a energia emanar através da espada!

Gambatte mina san! E (Continua)

JACKSON - BRASÍLIAKonban wa,
Onegaishimassu,

Arigato gozaimassu a todos, por continuarem treinando e compartilhando comigo essa ENERGIA! vocês me enchem de coragem pra encarar o desconhecido futuro.

E a força que eu recebo, de todos, a cada treino, eu compartilho co (Continua)

Larissa - BrasíliaShitsurei shimasu,
Lembro-me do nosso primeiro treino virtual no Instagram, em 21 de março, quando estávamos nos adaptando à nova realidade, cheia de incertezas. Após 4 meses, fico feliz que o esforço empreendido naquela época pelo Sensei e Senpais deu c (Continua)



Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Brasília
(011) 94294-8956
brasilia@niten.org.br