Mural - Instituto Niten Fortaleza Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino de Ikkaku ryu Jittejutsu (Gashuku Santos - Fev/2008)

Mural Niten Fortaleza


Vencer o Frio

por Luciana - 13-jun-2016



Narabê à - 1ºC

Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"

Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.

Arigato Gozaimashitá
Sayounará




Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa 





Em São Paulo - Narabê à 5ºC




Alunos Vencendo o Frio

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,

Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!

Sayonara,
Caran (Continua)

24 DE ABRIL - DIA DO SAMURAI

por - 24-abr-2016

Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!






Star Wars e Kenjutsu, o que têm a ver? Tudo!

por Helano - 31-dez-2015



Ao findar 2015 os apreciadores do cinema de ficção científica e principalmente os amantes das sequências da obra cinematográfica "Star Wars" se deleitam com mais um episódio da série cheio de lutas entre personagens antagônicos representando as forças do Bem e Mal. O elemento central dessas lutas é o sabre de luz, uma espada poderosa que nas mãos dos poderosos Cavaleiros Jedi revela-se como uma arma imbatível, mas aí fica a questão: como mesmo na trama cinematográfica as lutas mostram-se tão realísticas?

Para tentar responder a esta questão, há algumas semanas repórteres do Jornal Diário do Nordeste vieram ao Dojo do Niten em Fortaleza para conhecer o Kenjutsu e comprovar como as eficientes técnicas de Kenjutsu influenciaram não só o estilo de luta dos Cavaleiros Jedi, mas sobretudo, ver como o Bushido - O Caminho do Samurai  e mais notadamente as virtudes da lealdade, respeito, honra e coragem fazem dos fictícios guerreios Jedi, figuras quase míticas no universo da sétima arte.

Star Wars e Kenjutsu, tudo a ver!

Vejam a matéria:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/jogada/do-dojo-as-estrelas-1.1463269


Que a Força esteja com vocês todos!

Sayounara!










GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - 31-out-2015



(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)

Gashuku com Senpai Drawin

por Helano - 09-set-2015

Saudações mina san!

No começo do mês de agosto, nos dias 01 e 02, tivemos a honra e alegria em receber o Coordenador Drawin da Unidade Belo Horizonte! Foram dois dias intensos, mas de muito aprendizado tanto dentro como fora do Dojo!

Nos treinos de sábado houve muitas lutas e recebemos muitas revisões de kamaes e muitas orientações para a execução dos golpes perfeitos. Como nosso Sensei, sempre fala, a vitória no combate só possível pela execução correta do kamae! Já nesse dia, muito nos foi dado para estudar, refletir e, enfim praticar! Senpai Drawin também não se poupou de modo algum, colocou bogu e partiu para combates inflamados com dois de nossos alunos! 

Os treinos de domingo, foram melhores ainda! Na manhã, os treinos foram de Kishikawa Ryu e Suio Ryu Iaijutsu com muita energia e correções para melhorarmos sempre! Aliás, isso é que se constitui como pilar fundamental em nosso Instituto: o corrigir, o treinar e por fim, e com muito esforço, a iluminação! O mesmo se aplica aos treinos de Muso Shindo Ryu Jojutsu e ao, não menos importante, Niten Ichi Ryu Kenjutsu. 

Novamente no final da tarde, com o sol já se pondo, nosso dojo pegou fogo! Treino de kenjutsu combate em rodiízio com o nosso Senpai Drawin! Definitivamente uma oportunidade imperdível em poder cruzar espadas com alguém jovem e maduro como pessoa e guerreiro, e principalmente, um Samurai do Instituto Cultural Niten.

Domo arigatou gozaimashta Senpai Drawin por nos orientar!
Domo arigatou gozaimashita a todos na ADM por nos proporcionar mais esta oportunidade!
Domo arigatou gozaimashita Senpai Wenzel por sua força à Unidade Fortaleza!
Sensei, domo arigatou gozaimashita por nos guiar no autêntico caminho marcial da vida!


Abaixo vão fotos de alguns dos nossos melhores momentos!

Nos veremos nos próximos treinos!

Sayounara mina san!









15 meses depois

por Niten - 06-jul-2015



Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.

Tags: Video,

A Unidade Fortaleza do Instituto Niten em destaque!

por Brenda - 19-jun-2015

Saudações mina san!

Definitivamente a mídia cearense está de olho no Instituto Niten em Fortaleza!
Há alguns meses a Rádio Verdes Mares 810 AM nos visitou e assistiu um treino nosso por completo!
Durante o decorrer de nossas práticas pôde comprovar que em Fortaleza há samurais, em pleno século XXI,
praticando técnicas marciais japonesas seculares! 

Sem dúvida, nada disso seria possível se não fosse por nosso Mestre, Sensei Jorge Kishikawa e pelos senpais dedicados
em transmitir fielmente seus ensinamentos!

Nesta matéria, a coordenação da unidade, alunos e, mesmo, um visitante foram entrevistados e o quê a repórter
constatou é que o caminho marcial dos samurais é levado a sério e vem despertando a atenção dos cearenses.

Dêem uma checada na matéria!






Artes marciais ganham espaço e formam samurais em Fortaleza


"Armadura, espada, saudações. Os samurais, guerreiros que praticam diversas modalidades de luta como forma de proteção e equilíbrio físico e psicológico, também estão em Fortaleza. A prática se chama Kenjutsu, proferida pelo Instituto Niten, que possui várias sedes espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Com 13 anos de história pela cidade, o Instituto é formado por um sensei, figura do mestre que propaga os ensinamentos aos demais, os coordenadores e os alunos. Sem diferenciar idade ou sexo, o Kenjutsu é uma prática que significa o conjunto de estilos de lutas de espada.

Os samurais vêm de muitos séculos do japão feudal, mas isso não foi deixado para trás. Ao entrar no espaço de treino, o aluno cumpre regras seculares para a prática: tira os sapatos, fala“Konbanwa” (boa noite) e baixa a cabeça como forma de respeito à hierarquia estabelecida.

O coordenador do instituto Helano Fonteles esclarece que o Kenjutsu é mais do que técnica. “Aqui se praticam as virtudes que hoje você vê que estão perdidas. Aquilo que a gente chama de ‘custô’, que é o código de ética do samurai. Honra, coragem, justiça, sinceridade, compaixão, lealdade e respeito são qualidades que sintetizam todo o caminho do guerreiro”.



(...)


Continua (post completo)

Matéria TV Unifor Esportes

por Helano - 29-abr-2015

Saudações mina san!

A Coordenação do Instituto Niten em Fortaleza fora contactada pela equipe de jornalismo da TV UNIFOR para participação em uma matéria sobre artes marciais em Fortaleza. Fomos a instituição que abriu tal matéria!

Para nós que fazemos o Niten Fortaleza, foi mais uma grata oportunidade para demonstrar os estilos seculares do Kobudo que moldam nossos currículos através das modalidades que treinamos! De igual modo, é uma grande honra poder transmitir ao povo cearense os ensinamentos do nosso Sensei Jorge Kishikawa!       

Gokurosama a todos que lá estiveram! Vamos seguir adiante em nosso Caminho

Segue abaixo o link do YouTube da matéria:

https://youtu.be/gN_NBz5wUZw

Matéria com a TV Cidade no Jardim Japonês

por Helano - 28-mar-2015

Saudações!

Na última semana os samurais em Fortaleza tiveram uma manhã bem incomum.
Os guerreiros do Niten compareceram à missão de participar e treinar no Jardim Japonês para a TV Cidade (Rede Record) .

Gokurosama a todos que lá estiveram!




Sayounara e nos veremos nos próximos treinos! Ganbatte kudasai!


Gashuku fev 2015

por Niten - 18-mar-2015




Tag  todos        Retornar para últimas postagens

    Comentários   1 de 1

    Artur Nepomuceno - FortalezaEu acho Este instituto muito incrível, desde muitos dias ser um samurai, treinando por anos, e contribuindo com os deuses e samurais.

    -


    topo

    Instituto Niten Ceará
    (011) 94294-8956
    fortaleza@niten.org.br