Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Treino na Lagoa da Pampulha

por Fonseca - 17-dez-2014


Mais uma vez os samurais mineiros se reuniram para renovarem as energias nas montanhas de Minas Gerais. No dia 11/12/2014 foi marcado um treino extra na nova praça dos esportes na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Contamos com a presença de vários colegas das unidades Castelo e Savassi. Todos treinaram com afinco, revisando katas e técnicas de bogu e experimentando um pouco de novas armas.

A energia estava tão alta que diversos interessados pararam para observar o treino e fazer perguntas. Ao final da noite, todos estavam contentes e com as baterias recarregadas, demonstrando que os objetivos do treino foram alcançados.

comentários   1 de 1

Villela - Belo HorizonteShitsurei shimassu! Omedetou gozaimassu ao Senpai Fonseca pela iniciativa e a todos os samurais que participaram desse treino. Peço desculpas por não comparecer mas não faltaram oportunidades. Acredito que há muito conteúdo a ser apresentado para Belo Hor (Continua)

JF no Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô

por IvanSantos - 15-out-2014



O torneio por equipes foi uma experiência enriquecedora para todos que estão no caminho e puderam participar deste evento. O acolhimento e receptividade aos colegas de todo o Brasil se igualava ao empenho de todos, que seguindo às ordens dadas se comprometeram a duelar não somente nas categorias indicadas mas também duelar contra o atraso, a procrastinação e a desatenção...VENCEMOS! O torneio foi um evento bem sucedido em todos os aspectos, um exército de corajosos samurais que duelavam na técnica e se engrandeciam na amizade e no convívio.




Se aprendemos com o Sensei que o importante é treinarmos para ser felizes e sendo felizes cumprimos com o intuito do nosso mestre e com a missão do Instituto, nosso empenho se concretizou neste fim de semana. Além do torneio, os ensinamento do workshop trarão mais riqueza aos treinamentos, desde o auxilio aos interessados, à sua recepção que será mais rica. Os olhos lacrimejados do Senpai Weber, representante dos nossos anfitriões em Santo André, representavam o espírito da organização deste evento, assim como o clima no final do domingo indicava o deleite do trabalho bem realizado e os ganhos que só o treinamento intensivo e a amizade podem propiciar.



Agradeço ao Sensei mais uma vez pela oportunidade e pelo excelente e único trabalho comandando esta família! Domo arigato Gozaimashitá!

13 Anos de Niten BH

por Drawin - 01-set-2014



 No último sábado, dia 30 de Agosto de 2014, o Instituto Niten em Belo Horizonte comemorou seus 13 anos de existência. Nesta oportunidade os Samurais mineiros iniciaram o dia com muita alegria através de um treinamento enérgico e conciso. Na Unidade Savassi, logo pela manhã, pudemos treinar com uma energia especial todas as modalidades oferecidas pelo Niten através dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa. 

 Começamos o dia com o treino de Iaijutsu, seguidos do Jojutsu e Kenjutsu e em cada uma das modalidades pudemos sentir o avanço do grupo no caminho samurai através também da energia desta data especial para a Unidade. As turmas estavam cheias e pudemos combater e aprender muito uns com os outros para nunca sermos derrotados no caminho samurai.




  Nossa comemoração de aniversário continuou ainda com mais energia e com aquele gostinho mais refinado que somente os eventos do Niten podem proporcionar. Após almoçarmos juntos, avançamos para a Serra Rola Moça, nas proximidades de BH.
  Já na serra, tivemos um treino especial ao ar livre e lá, sentimos um pouco das experiências, befícios e dificuldades que os antigos samurais tiveram ao combater em todos os tipos de terreno. Superando estas adversidades que não existem no dojo todos puderam crescer e fortalecer seus espíritos de forma surpreendente, ao renovar as energias finalizamos o dia com um satisfeito sorriso e a certeza de uma vitória.








Aqui se segue o relato do aluno Silva, que mostra este sentimento:

"Konichiwa Senpai,

No dia 30 de agosto tive a oportunidade única e incrível de participar de meu primeiro treino ao ar livre que foi feito em comemoração ao aniversário da Unidade de Belo Horizonte do Instituto Niten.

Foi o momento de treinar toda a versatilidade que como samurais devemos buscar.

Desta vez contávamos com elementos que não existiam no dojo como o sol direto, pedras e arbustos além do solo que deslizava.

Por ser um dos pontos mais altos da serra muitas vezes, durante os katas de Jo, eu só via o meu oponente e o horizonte atrás dele. Nesses momentos meu espírito era preenchido com algo semelhante a " Eu preciso derrotá-lo e continuar seguindo meu caminho até o horizonte".

Quando coloquei o bogu para o kenjutsu era hora de enfrentar mais desafios. A sensação térmica aumentou e com a visão limitada fiquei mais vulnerável às peculiaridades do terreno. Minha posição e a de meu oponente em relação ao sol se tornou parte da estratégia. Foram combates incríveis!
Ao final do treino os sempais compartilharam com todos um pouco de suas histórias no Niten. Mostraram fotos e vídeos antigos de quando estavam ainda começando no caminho, medalhas, folders antigos do Niten , jornais com reportagens do Niten entre outros.
De todo o treino o que eu mais apreciei foi justamente ao final ver as fotos antigas dos sempais. Sendo eu o mais kohai do treino foi especial vê-los de kimono branco e alguns até mesmo no Kir Jovem e como ao longo dos anos foram trilhando o caminho . Hoje são eles que me ensinam e me inspiram a continuar e nunca ser derrotado no caminho Samurai !  

Encerramos o treino com um lindo pôr do sol e como o próprio nome de nossa cidade diz, um belíssimo horizonte!

Arigato Gozaimashita !
Muito obrigado por toda energia que têm gasto comigo em meu treinamento e crescimento.

Arigato Gozaimashita!
 
Pedro Henrique da Silva Conceição -SILVA"


"os sempais compartilharam com todos um pouco de suas histórias no Niten..."

Silva ao centro da fileira de baixo

  Após esta experiência, os samurais mineiros ganharam mais força para continuarem firmes no caminho e, olhando o horizonte à sua frente, continuar honrando as virtudes samurais, nosso Sensei e os votos do Hagakure se tornando pessoas melhores e com mais compaixão com os outros. Este dia provou que devemos continuar a avançar neste horizonte, e que belo horizonte é o caminho samurai!

Domo Arigatou Gozaimashita!



horizonte do caminho samurai...

comentários   2 de 2

Silvana Lopes - BrasiliaOmedetou Gozaimassu Senpai Adeval e a todos de BH, que vocês estejam todos em muitos e muitos aniversário da unidade. Firmes nos treinos e no Caminho. Gambatê BH! (Continua)

Ivan - Juiz de ForaOmedetou gozaimassu a todos os colegas de BH pelo lindo treino que proporcionou estas belíssimas imagens! Que muitos e muitos treinos estejam no caminho desta unidade tão especial. Gambatê BH! (Continua)

Aluno de Juiz de Fora no DF

por NITEN DF - 18-ago-2014

 
 
"Nessas duas primeiras  semanas de agosto viajei para Brasília para passar um tempo com minha família e aproveitei para treinar na unidade Niten Brasília. Desde antes de viajar já estava empolgado com o fato de treinar em uma unidade diferente, e esta empolgação foi correspondida. 
   Desde o primeiro dia fui muito bem recebido por todos no dojô, pude sentir novamente o que significa fazer parte da família Niten. Pude fazer um treino experimental de Jo, o qual foi muito legal e inspirador, e estou ansioso para poder treinar novamente! A energia do pessoal de Brasília é muito boa, e a sensação de treinar pela primeira vez em uma unidade grande foi ótima!
Doumo Arigatou Gozaimashita a todos da unidade Niten Brasília! Estarei com vocês novamente na próxima vez que for à Brasília! E estão todos convidados a vir treinar em Juiz de Fora! "
 
Vasconcellos - Unidade Juiz de Fora
 

comentários   1 de 1

Ivan - Juiz de ForaOmedetou Vasconcellos por uma experiência que será de muita válida no seu caminho! Arigato a todos os colegas de Brasília por recebê-lo com tanta atenção e carinho! (Continua)

TRK Minas Gerais - 2014

por Fonseca - 15-jul-2014



RESULTADOS

 

Jojutsu

Jitte

1º - Bernardo

1º - Fonseca

2º - Victor

2º - Ivan

3º - Eva

3º - Victor

 

Iaijutsu 0-7º Kyu

Iaijutsu 6º Kyu

1º - Villela

1º - Nathálya

2º - Rausch

2º - Villela

 

3º - Fábio

 

Iaijutsu 5º Kyu e acima

 

1º - Nathálya

 

2º - Fonseca

 

3º - Sanzio

Kenjutsu 0-7º Kyu

Kenjutsu 6º Kyu

1º - Eva

1º - Victor

2º - Mapa

2º - Fábio

3º - Diniz

3º - Villela

 

Kenjutsu 5º Kyu e acima

Kobudo

1º - Sanzio

1º - Fonseca

2º - Fonseca

2º - Sanzio

3º - Bernardo

3º - Tonon

 

 

Primeiro Torneio Regional de Kobudô em JF

por IvanSantos - 09-jul-2014

Nesta primeira semana de julho, a unidade Juiz de Fora avança mais um passo em sua caminhada registrando em sua estória o primeiro TRK - Torneio Regional de Kobudô, da cidade. Com menos de um ano de existência, o evento tem suma importância para o bom desenvolvimento e crescimento dos alunos do Niten, além de premiar todo seu esforço e dedicação. Com uma atmosfera de alegria e acompanhados de familiares e amigos, o evento foi extremamente recompensador para todos e atestou a melhoria técnica e o crescimento pessoal de todos os samurais juiz-foranos.
 


"A preparação mental começou semanas antes, mas nem isso evitou o nervosismo no dia. Encontramo-nos quase uma hora antes na frente do dojo, todos ajudando o Ivan-senpai a carregar os equipamentos e esperando a hora do dojo  abrir. Dada a hora, todos entramos, familiares, amigos que se posicionaram na arquibancada enquanto nós corríamos de um lado para o outro arrumando o dojo, alguns colocando  o banner, outros delimitando a quadra, mas todos ajudando e colaborando para fazer deste torneio o melhor passo inicial!" - VASCONCELLOS
 


"Depois de muito "ruminar" a respeito, pensando e pesando, aceitei o desafio. Os olhares, os julgamentos, erros e "não suficiências". Encarei. ME encarei. Lutar comigo foi, e está sendo, o mais difícil. Não fui pensando em ganhar algo ou medalha, embora tenha conquistado uma, o que me surpreendeu. Mas o que realmente importa foi ter avançado um pouquinho mais no (longo) Caminho. Arigato Gozaimashitá!" - ADRIANA





"No dia 07 de Julho ocorreu não apenas o primeiro TRK de nossa unidade aqui em Juiz de fora, como também o primeiro em que eu participei, oude ver te perto e sentir na pele toda a pressão da vida ou morte, mas, creio que além da experiência ganhada durante o torneio as coisas mais importantes que eu ganhei foi primeiro, em perceber como que todos dentro do Niten somos uma grande família, dentro da quadra cada um com o instinto de ganhar mas no final de tudo ainda somos irmãos(...). E a segunda coisa que eu aprendi diz respeito ao nosso treinamento e como ele nos molda, existe uma frase do livro Kara no Kyoukai dita pela personagem Touko Aozaki que se traduz mais ou menos assim :"Humanos foram feitos para viver em uma caixa, e eles só sobrevivem dentro desta caixa.". Mas depois da minha experiência posso dizer com toda certeza que nosso treinamento nos condiciona para o completo oposto, para conseguirmos viver fora de nossa caixa, fora de nossa zona de conforto, e devo toda essa experiência e esse conhecimento ao Sensei, meus Senpais e todos dessa grande família chamada Niten, Arigato Gozaimashita." - COTTA.




comentários   2 de 2

Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreOmedeto gozaimassú "Mozart" Ivan e colegas de Juiz de Fora pelo evento!!!

Alessandro - Porto Alegre (Continua)

Mariano - Juiz de ForaFoi realmente incrível participar do primeiro TRK de Juiz de Fora. A sensação de competição é indescritível. Poder por a prova tudo aquilo que o senpai Ivan nos tem passado durante meses é algo totalmente diferente do que treinar em dias comuns de treino. (Continua)

Visita do Coordenador Guilherme - SSA

por Fonseca - 05-jun-2014

No treino de quarta feira, 04/06/2014, os samurais de Belo Horizonte puderam cruzar espadas com um visitante baiano. Visitando a capital mineira, Guilherme, um dos coordenadores da Unidade Salvador, pôde dividir experiências com os colegas da unidade Savassi.


https://niten.org.br/uploads/blog/3683/photo.jpg
(Guilherme (camisa vinho), ja a paisana, brindando ao final do treino)

Treino Especial - Dia do Samurai

por IvanSantos - 29-abr-2014

No dia 26 de Abril foi realizado um treino especial em Juiz de Fora. Comemoramos o dia do Samurai e o aniversário do nosso Sensei, Jorge Kishikawa, ambos comemorados no dia 24 de abril, com muita concentração, energia e alegria. Rodeados pela natureza e abençoados com um belíssimo dia, revivemos as técnicas e tradições seculares dos guerreiros samurais.


(...)



Com a firmeza e precisão necessária, treinamos Iaijutsu, Niten Ichi Ryu e Kenjutsu. No gramado podíamos sentir a conexão com o solo, firmes como raízes profundas de uma grandiosa árvore.
(...)


Continua (post completo)

comentários   5 de 5

Marcos - Juiz de Fora MGParabéns sempai Ivan. pelo 1º TRK de
Juiz de Fora; os projetos, imaginamos e
executamos o que foi feito sobe a sua liderança. Marcos (Continua)

MAURICIO BORGES - BELÉM (PA)Konbanwa Bushis de MG,
Shitsurei Shimasu.

Tive a oportunidade de estar em Minas Gerais, durante o período da Páscoa,na Região de Tiradentes e São João del-Rei, durante o Evento do Hayabusa, acompanhando Sensei e os Bushis de SP.
Na oportunidade tive (Continua)

Villela - Belo HorizonteShitsurei shimassu, ohayou gozaimassu Senpai Ivan. Apesar de já ser esperado, é com grande satisfação que contemplo o seu crescimento em Juiz de Fora estiando a bandeira do Niten. Omedetou gozaimassu por todo o empenho e é uma honra tê-lo como um irmão de (Continua)

Drawin - BH - Ivan, Gokurosama pelo esforço em Juiz de Fora. Bushido Nioite. Drawin (Continua)

Mariano - Juiz de ForaFoi muito bom esse treino, espero que tenha mais como esse e com mais alunos. (Continua)

Unidade Pampulha comemora seu primeiro ano

por Sanzio - 10-abr-2014

A unidade Pampulha celebrou seu primeiro aniversário no dia 02/04. Tivemos um treino especial com muita garra e energia.
Fomos prestigiados por vários alunos e coordenadores da unidade Savassi que vieram treinar conosco.



Terminamos as comemorações com um birudo bem animado onde compartilhamos nossas experiências e aproveitamos para aprender mais sobre os katas do bushido.

Birudo de aniversário

Agradecemos ao Castelo Dojo por esse ano de parceria e aos Senpais do Niten por nos ajudar e orientar no Caminho.

Agradecemos ao Sensei por sempre nos estimular a fazer mais e ir adiante.

comentários   1 de 1

Villela - BHOmedetou gozaimassu Senpai Sanzio pela dedicação e compromisso com a unidade Bh-Pampulha e pelo primeiro ano de idealização desse projeto. Gambate kudasai! Sayounara arigato gozaimashitá!! (Continua)

Treino na Praça Cívica

por IvanSantos - 10-mar-2014

No último sábado, dia 8 de março de 2014, foi realizado um treino na Praça Cívica da UFJF.
Entrando em sintonia com os elementos, pudemos treinar bastante, acompanhados ocasionalmente por uma garoa fina que não foi capaz de quebrar nossos espíritos.


Treinamos Iaijutsu, muito Niten Ichi Ryu e kihons de kenjutsu.


Os treinos foram seguidos por um "momentos de ouro" especial embaixo das árvores e parabenizando as alunas pelo dia internacional das mulheres.





Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (011) 94294-8956
    minas@niten.org.br