Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


DIA DO SAMURAI no Niten Juiz de Fora

por Nogueira - 01-mai-2022

No domingo 24 de Abril, o dojo Juiz de Fora se reuniu no campus da UFJF para comemorar o aniversário do Sensei Jorge Kishikawa e o DIA DO SAMURAI com muito treino! Na ocasião, contamos com a presença especial dos Senpais Cortes e Lucas Cortes do Niten-RJ.



(...)



Continua (post completo)

TRK BH

por Bernardo-MG - 30-ago-2021

No dia 21/08/21 a unidade Belo Horizonte comemorou 20 anos. Devido à pandemia, e o compromisso do instituto Niten com a segurança de todos, decidimos comemorar em grande estilo: O Torneio Regional de Kobudo.

O TRK foi um dia de trabalho em conjunto, celebração e crescimento. Com destque para a equipe de transmissão, que garantiu que os convidados pudesssem acompanahr as lutas do conforto e segurança de casa.

Temos a seguir registros e os resultados da competição, porém a meta era seguir mais um passo no Caminho.









Categorias Jojutsu










Categorias Iaijutsu 












Categorias Kenjutsu













Resultados 








TREINOS ONLINE

por Brenda-Adm - 10-mar-2021



CURSO ONLINE
 
Os cursos do NITEN ONLINE são indicados a todos que :
1- são muito ocupados e tem pouco tempo 
2- estão em home-office
3- residem em local distante do Niten 
4- estão impossibilitados de participar de aulas presenciais 
 
Veja como fazer para começar a treinar no Instituto Niten imediatamente.
 
Treinando Online você estará apto a receber a faixa azul em Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
 

Mudar o passado

por Niten - 24-jul-2020

"
(...)
Outra coisa maravilhosa foi mudar meu passado. Sim. Meu presente alterou o meu passado. Quem diria que eu pudesse enxergá-lo com outros olhos? Olhos leves, de amor, de resignação e de coerência.Nos treinos vi várias cenas e personagens que me afligiam, e passei a ter coragem de lutar contra eles. Hoje me sinto forte.
(...)
Relendo a primeira carta que recebi quando me matriculei, reconheço que é uma benção muito grande eu ter encontrado, após anos de dúvidas, o Niten. Crescer o que é possível nesta encarnação, e não deixar para depois, é de uma evolução gigantesca e muita coragem é necessária. É tão profundo e, por acreditar que ainda enxergo apenas a superfície, no futuro transcreverei melhor o que sinto e vivo, mas só depois de muito, muito treino, claro.
(...)
Luvizuto
Unidade Campo Grande"


Aluna Luvizuto do dojo Campo Grande - Mato Grosso do Sul


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Sayuri - São Paulo / Campo GrandeKonbanwa
Shitsureishimassu

Domo arigatou gozaimassu por compartilhar algo tão pessoal e precioso!
É uma honra poder treinar e aprender contigo. Sua sinceridade, reflexão, crescimento e transformação...é inspirador!
Prova disso é a família toda est (Continua)

Luvizuto - Campo Grande MSKonnichiwa Minna San
Shitsureishimassu

Me sinto muito honrada em ter os colegas de treino que tenho, cada um tão particular e especial. Pessoas que me ajudaram a subir os degraus da graduação, mas principalmente e antes disso, da evolução interna em (Continua)

Serra - Campo Grande, MSDomo arigatou gozaimassu, Luvizuto Senpai!
Shitsurei shimassu,

Durante os treinos no Dojô sempre foi um privilégio ter a Senpai na minha frente. Orientando, esquivando e algumas vezes agradecendo. Kamae forte e precisão cirurgica...
Agora nesta cond (Continua)

Otavio - Omedetou Luvizuto,

Belo relato! Me pareceu que mais que graduações algo extremamente precioso em seu caminho até agora foi a transformação pessoal, a transformação de seu espirto!

Torço para que continue firme e forte neste seu caminho, e que possam (Continua)

Dojo Juiz de Fora - Treinos Online

por Nogueira - 18-jul-2020

Firme no espírito de combate, o Dojo Juiz de Fora mantém seus treinos regularmente por meio digital, utilizando o aplicativo Zoom. Temos 3 treinos por semana das 3 modalidades: Iaijutsu, Kenjutsu e Jojutsu.



Todos aqueles que já são alunos do Niten são bem-vindo aos nossos treinos. Para acesso ao grupo do nosso Dojo Virtual clique aqui e junte-se a nós para compartilharmos as técnicas e a energia que nos mantém firmes durante essa guerra!

Interessados externos que desejarem se matricular no Niten podem entrar em contato com o coordenador Hugo Nogueira pelo Whatsapp (32) 99145-1371.




Yoroshiku Onegaishimasu!

Relatos de Guerra 02 - Buscando a Perfeição

por Drawin - 30-jun-2020

Kombanwa Sensei.

Shitsurei Shimmasu.
 
Abaixo, seguem algumas palavras sobre o quão bom tem sido o NITEN e seus ensinamentos em minha vida.
 
Conheci de forma muito breve, muito breve mesmo, de longe, a prática da espada samurai a partir de uma visita à uma escola de filosofia a qual minha esposa frequenta e havia me falado sobre esta arte marcial, que ate então somente tinha visto nas telas da tv. Foi aí que pesquisei sobre esta maravilhosa arte marcial samurai na internet é claro e comecei a encontrar reportagens, videos, links, associados ao Sensei Jorge Kishikawa, e direcionando ao site do NITEN.
Desde aquele momento comecei a me interessar na busca por mais informações sobre o Sensei e sobre o Instituto, no intuito de buscar algo diferente, e que realmente me deixou intrigado. Tanto que logo fui ao Dojo de Belo Horizonte, onde tive a oportunidade na ocasião de acompanhar um torneio e conhecer os coordenadores da unidade, Senpai Drawin, Senpai Bernardo e Senpai Gabriela, e em duas semanas aproximadamente estava eu matriculado, e foi assim que minha história começou no Niten.
 
Desde então ,venho observando, aprendendo e absorvendo todos os ensinamentos, sejam no manuseio da  Iaito e/ou da Shinai, dos momentos de ouro, da convivência e espirito de colaboração, e também nos momentos do Birudo é claro.
 
Através do Niten e de seus ensinamentos, posso notar de como eu pude evoluir como profissional, onde a obervação ampla e ao mesmo tempo pontual, é crucial para que consiga conduzir junto a equipe o alcance das metas gerais sem deixar de lado a meta individual de cada um. Para isso, sempre buscando dar o exemplo, fazer, fazer e fazer, mesmo que alguns pensem...nossa, ele não precisa fazer isso ou aquilo, não é função dele... Vejo que a disponibilidade, a garra, a disciplina, o respeito, e quando é de coração, são muito importantes para que você alcance os objetivos propostos e na busca da perfeição. Sempre ouço os momentos de ouro com muita atenção, assim como as falas do Sensei, para que eu possa absorver, refletir e colocar em prática dentro do meu universo da melhor forma possível, procurando de forma trabalhada transmitir as mensagens que sempre fazem a diferença para minha pessoa. E digo mais, já teve até alguns profissionais e colegas que trabalham comigo, que já externaram que eu havia de certa forma mudado, mudado na maneira de conduzir as situações e adversidades do dia a dia, e sempre de maneira estratégica.
Com meus alunos na universidade, procuro ensina-los as questões técnicas do curso, ma sempre alinhado com muita disciplina, reforcei através do Niten, do Bushido, minha importância na formação dos profissionais, mas não somente sob o aspecto técnico, mas também sob o aspecto do ser humano, tento incorporar em minhas conversas questões que envolvem razão, respeito, honra e disciplina, sendo está ultima a qual tem se faltado nas gerações atuais de forma geral, tudo está muito "fácil". Quando me vejo por um instante desanimado as vezes, com a grande massa de pessoas a quem estou lecionando, busco forças através da espada que dá vida, das sete virtudes dos samurais, dos votos do Hagakure, e penso "posso não salvar a todos, mas posso salvar alguns, o que é melhor que nenhum" e vou em frente. 
 
Outros exemplos que posso citar, em minha casa pude perceber ao longo do tempo (minha esposa já relatou isso também), mais disponibilidade para os afazeres do dia a dia, sem murmurar de cansaço, hoje evito ao máximo e em todos os cenários da vida ficar dizendo "como estou cansado", pois palavras de baixa energia podem impulsionar em mais perdas, o que não será de valor para seguir em frente. Sempre me agarro nos ensinamentos, buscando mais serenidade e já teve vezes de estar mais agitado e impulsivo devido as questões do dia a dia, que  fui treinar, isto no silêncio da noite, buscando concentrar e seguir em frente.
 
A partir do Niten, encaro a vida, tendo sempre ao meu lado a espada que da vida, de forma a promover minhas atitudes como pessoa com a máxima perfeição, mesmo sabendo que ela sempre estará a um passo a frente, mas sempre podemos melhorar!!
 
Arigatou gozaimashita ao Sensei  e também aos Senpais que estão sempre dispostos a nos orientar, nos conduzindo em direção a fonte!
 
 
Sayonara! Arigatou gozaimashita!
 
Gervásio - Unidade Belo Horizonte



Gervásio treinando Iaijutsu na sua casa durante a quarentena (esquerda) e fazendo um treino de corte em SP no fim de 2019 (direita).

A guerra continua e seguimos unidos! - Mundial 2020

por Niten - 25-jun-2020

"
(...)
não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação.
(...)
Couto"
Vitória/ES


Aluno Couto do dojo Vitória, Espírito Santo


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.

Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.

TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA. (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.

Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.

Gambate!!!! (Continua)

Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
Espírito de samurai!
Muito bom! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!

Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado! (Continua)

Genkidama! - Mundial 2020

por Niten - 20-jun-2020

"
(...)
Um dos melhores momentos sem dúvidas foi quando todo mundo do Dojo fez um "Genkidama" simbólica, cada um de nós enviou uma foto com as mãos para o alto enviando nossas energias para o Senpai Arthur durante a final. Foi um gesto simbólico mas que me deixou bem emocionado e que representou bem a união de nossa unidade.
(...)
Após o fim do torneio tivemos nosso tão aguardado "Beerudo" com pessoas de todas as unidades, poder conversar com todos eles, ouvir histórias engraçadas, receber conselhos e deixar a máscara cair foi sensacional, realmente uma experiencia única que vou levar no coração o resto da minha vida.
(...)
Waldeque - Vitoria/ES


Alunos do dojo Vitoria com os braços para cima fazendo Genkidama, em referência ao desenho Dragon Ball


Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Cha-la head-cha-la
Não importa o que aconteça
Sempre tenho a força e o poder

Cha-la head-cha-la
Vibrante o meu coração
Sente emoção e tem amor pra dar

Cha-la head-cha-la
Não pense em nada,só escuta
Sonhos dentro do coração (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou pelo relato Waldeque!

A felicidade que o Caminho te proporciona é evidente! E inspiradora também!

Arigatou gozaimashita! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaÓtimo relato Waldeque! (Continua)

Palestra com o Sensei Jorge Kishikawa

por Niten - 17-jun-2020

Relatos de Guerra 01 - Quarentena

por Drawin - 29-mai-2020

Konbanwa Sensei,
Senpai Drawin
Senpai Bernardo,
 
Shitsurei Shimasu.
 
Conheci o Niten em 2007, quando estudava no japonês no Instituto de Cultura Oriental em Belo Horizonte e um colega de sala me apresentou o Shin Hagakure. Eu faria vestibular dali a dois anos e os ensinamentos do Sensei sobre disciplina, espírito de combate e não descansar em guerra foram de grande valia para o meu preparo. Na ocasião, não pude treinar no Niten, mas essa semente ficou adormecida, apenas aguardando o momento em que viria a germinar.
 
Após alguns anos de muita dificuldade e que, novamente, os ensinamentos do Sensei escritos no Shin Hagakure sobre o espírito do guerreiro, lealdade, perseverança no combate e honra foram decisivos na minha vida, resolvi na virada do ano para 2020 que desse ano não passaria, eu faria parte da família Niten!
 
No dia 25 de janeiro acordei cedo e cheguei para o primeiro treino com uma hora de antecedência. Aquela não foi uma aula experimental, pois eu já estava decidido a ficar. Senpai Bernardo e Senpai Drawin estavam em São Paulo, e o treino foi conduzido pelo Senpai Luiz. Foi um treino de arrebentar, sai de lá quase sem pernas e braços, andando em zigue-zague de tanta tonteira. Foi exatamente o que eu precisava para dizer: aqui é o meu lugar! Estou aqui para desenvolver o corpo e o espírito!
 
A partir de então todos os dias cheguei cedo para os treinos, me dedicando a aprender ao máximo com os ensinamentos dos Senpais. A cada momento de ouro, uma nova luz de sabedoria: conservar sempre a energia e empolgação do iniciante, enfrentar os problemas sem subestimá-los (ShinKen), e outros ensinamentos. A cada novo treino, a cada nova técnica, a cada correção dos Senpais, eu estava sendo refinado, na técnica e no espírito.
 
Mal deu tempo de chegarem meus equipamentos, a guerra do Corona vírus se iniciou. Mas, em nenhum momento, as dificuldades impostas pelo isolamento e impossibilidade de treinar no Dojo foram capazes de parar meu espírito de guerreiro. Pelo contrário, aproveitei essa oportunidade para mergulhar fundo na cultura do Niten.
 
A cada Ohayou Niten, mais uma luz de sabedoria: acordar cedo, Oosouji, não parar de treinar. Aproveitei o tempo livre extra, já que estou a trabalhar em home office e não gasto tempo com deslocamento, para participar de todos os treinos que podia. Tenho treinado quase todos os dias, participando dos treinos da minha unidade, Belo Horizonte, com Senpai Drawin e Senpai Bernardo, e também aproveitando para participar de treinos de outras unidades: Rio, Taubaté e o treino com o Sensei no Domingo.
 
Os resultados foram imediatos: Mais saúde, mais energia, mais disposição para enfrentar essa guerra! Olhar de peixe morto jamais! Aprimorei minha técnica, aprendi técnicas novas, até mesmo consegui minha primeira graduação! Mas não para por aí: O treino também me fez ter mais disposição no meu trabalho para enfrentar os desafios com energia e lealdade, não me deixar abater e transmitir essa energia para a minha equipe. Também me ajudou nos estudos (hoje sou doutorando), mantendo a mente tranquila e aberta para o aprendizado. O Niten faz com que eu me mantenha firme, enquanto muitos outros sucumbem ao desespero.
Quando essa guerra terminar, seremos todos guerreiros mais fortes de corpo e espírito e estaremos prontos para enfrentar os próximos desafios, que certamente virão!
 
Domo Arigatou Gozaimashita!

Tarso – Unidade de BH


Tarso treinando firme na varanda de sua casa, recebeu seu kimono durante a quarentena!



Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belo Horizonte
(011) 94294-8956
minas@niten.org.br