TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Niten Belo Horizonte - Kendo, Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu
Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Kendo-Kenjutsu, Gashuku de Final de Ano 2016

kakejiku Dojo BH

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
Vídeo-Aulas para Iniciantes
Veja mais informações na página

NITEN - Belo Horizonte
SAVASSI
Treinos suspensos no Dojo e seguindo ONLINE
CLUBE RECREATIVO MINEIRO
R. Grão Mogol, 197 - Sion
Google Maps
TERÇAS
18h00 JOJUTSU ONLINE!
19h00 IAIJUTSU ONLINE!
QUARTAS
19h00 KENJUTSU ONLINE!
SABADOS
10h00 IAIJUTSU ONLINE!
11h00 KENJUTSU ONLINE!

NITEN - Minas Gerais
JUIZ DE FORA
Treinos suspensos no Dojo e seguindo ONLINE
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.

Coordenadores: Matheus Drawin e Bernardo Ferreira

+Informações

COVID-19:

Todos os treinos presenciais e a cobrança normal de mensalidades estão suspensos. Os treinos para os alunos seguem ONLINE em grupos fechados e os alunos estão contribuindo com acertos voluntários com 0% a 50% de descontos, ou entrando em contato com seus Coordenadores.
Aos interessados em juntar-se à prática estamos oferecendo AULAS ABERTAS ONLINE, em seguida aulas ONLINE individuais e em seguida a ingresso facilitado aos treinos fechados ONLINE. Saiba mais em KENJUTSU EM CASA

Matrícula:

200 reais. Matrículas abertas em todos os treinos do ano.

Jojutsu na Praça:

Os treinos de Jojutsu na praça são gratuitos sem cobrança de mensalidade e abertos a não alunos. É cobrada matrícula apenas após 4 aulas livres e o bastão pode ser emprestado enquanto o aluno não adquirir seu próprio material.

PROMOÇÃO HAJIME 2020:

No pagamento da matrícula fique isento da primeira mensalidade e ganhe ao acertar a primeira mensalidade a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI) ou para o Iaijutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e qualquer um dos horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU. O acréscimo na Mensalidade para treinar uma 2ª Modalidade é de +30%

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada samurai continua viva e pode ser praticada ainda hoje, com o máximo de aproximação às experiências pelas quais esses guerreiros viveram há séculos. São centenas de posturas e técnicas de luta, que são praticadas durante os treinos com o uso de equipamentos apropriados para proteção e segurança.
O Hyoho Niten Ichi Ryu, um dos estilos treinados no Kenjutsu, famoso por suas técnicas com duas espadas, é o legado vivo das técnicas, estratégias e filosofia de Miyamoto Musashi. A prática do estilo é indispensável para aqueles que buscam compreender os pensamentos de um dos Samurais mais conhecidos da História, Miyamoto Musashi Sensei.

Iaijutsu:

É a Arte de desembainhar a espada samurai de forma eficiente, permitindo técnicas de ataque, defesa ou contra-golpe. É praticado contra um oponente imaginário e exige profunda presença de espírito, alcançada através de muita concentração, serenidade e controle da respiração.

Jojutsu:

As técnicas do bastão de madeira contra a espada. O bastão está incorporado às técnicas dos samurais desde o século XVII, detalhes e precisão capazes de desarmar e render o adversário com a espada comprida.
O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida. Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.
YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE BELO HORIZONTE
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.


A Unidade de Belo Horizonte foi fundada em 2001 e desde então treinamos regularmente as artes Samurais do:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Em Belo Horizonte há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)
As técnicas e ensinamentos são transmitidas pelo SENSEI JORGE KISHIKAWA aos alunos.
Atualmente o Sensei é representado em Belo Horizonte por seus coordenadores:
Senpai Matheus Drawin e Senpai Bernardo Ferreira

Visitem nosso Dojo e conhecam as tradições para se tornar um Samurai moderno!


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Relatos de Guerra 02 - Buscando a Perfeição

por Drawin - 30-jun-2020

Kombanwa Sensei.

Shitsurei Shimmasu.
 
Abaixo, seguem algumas palavras sobre o quão bom tem sido o NITEN e seus ensinamentos em minha vida.
 
Conheci de forma muito breve, muito breve mesmo, de longe, a prática da espada samurai a partir de uma visita à uma escola de filosofia a qual minha esposa frequenta e havia me falado sobre esta arte marcial, que ate então somente tinha visto nas telas da tv. Foi aí que pesquisei sobre esta maravilhosa arte marcial samurai na internet é claro e comecei a encontrar reportagens, videos, links, associados ao Sensei Jorge Kishikawa, e direcionando ao site do NITEN.
Desde aquele momento comecei a me interessar na busca por mais informações sobre o Sensei e sobre o Instituto, no intuito de buscar algo diferente, e que realmente me deixou intrigado. Tanto que logo fui ao Dojo de Belo Horizonte, onde tive a oportunidade na ocasião de acompanhar um torneio e conhecer os coordenadores da unidade, Senpai Drawin, Senpai Bernardo e Senpai Gabriela, e em duas semanas aproximadamente estava eu matriculado, e foi assim que minha história começou no Niten.
 
Desde então ,venho observando, aprendendo e absorvendo todos os ensinamentos, sejam no manuseio da  Iaito e/ou da Shinai, dos momentos de ouro, da convivência e espirito de colaboração, e também nos momentos do Birudo é claro.
 
Através do Niten e de seus ensinamentos, posso notar de como eu pude evoluir como profissional, onde a obervação ampla e ao mesmo tempo pontual, é crucial para que consiga conduzir junto a equipe o alcance das metas gerais sem deixar de lado a meta individual de cada um. Para isso, sempre buscando dar o exemplo, fazer, fazer e fazer, mesmo que alguns pensem...nossa, ele não precisa fazer isso ou aquilo, não é função dele... Vejo que a disponibilidade, a garra, a disciplina, o respeito, e quando é de coração, são muito importantes para que você alcance os objetivos propostos e na busca da perfeição. Sempre ouço os momentos de ouro com muita atenção, assim como as falas do Sensei, para que eu possa absorver, refletir e colocar em prática dentro do meu universo da melhor forma possível, procurando de forma trabalhada transmitir as mensagens que sempre fazem a diferença para minha pessoa. E digo mais, já teve até alguns profissionais e colegas que trabalham comigo, que já externaram que eu havia de certa forma mudado, mudado na maneira de conduzir as situações e adversidades do dia a dia, e sempre de maneira estratégica.
Com meus alunos na universidade, procuro ensina-los as questões técnicas do curso, ma sempre alinhado com muita disciplina, reforcei através do Niten, do Bushido, minha importância na formação dos profissionais, mas não somente sob o aspecto técnico, mas também sob o aspecto do ser humano, tento incorporar em minhas conversas questões que envolvem razão, respeito, honra e disciplina, sendo está ultima a qual tem se faltado nas gerações atuais de forma geral, tudo está muito "fácil". Quando me vejo por um instante desanimado as vezes, com a grande massa de pessoas a quem estou lecionando, busco forças através da espada que dá vida, das sete virtudes dos samurais, dos votos do Hagakure, e penso "posso não salvar a todos, mas posso salvar alguns, o que é melhor que nenhum" e vou em frente. 
 
Outros exemplos que posso citar, em minha casa pude perceber ao longo do tempo (minha esposa já relatou isso também), mais disponibilidade para os afazeres do dia a dia, sem murmurar de cansaço, hoje evito ao máximo e em todos os cenários da vida ficar dizendo "como estou cansado", pois palavras de baixa energia podem impulsionar em mais perdas, o que não será de valor para seguir em frente. Sempre me agarro nos ensinamentos, buscando mais serenidade e já teve vezes de estar mais agitado e impulsivo devido as questões do dia a dia, que  fui treinar, isto no silêncio da noite, buscando concentrar e seguir em frente.
 
A partir do Niten, encaro a vida, tendo sempre ao meu lado a espada que da vida, de forma a promover minhas atitudes como pessoa com a máxima perfeição, mesmo sabendo que ela sempre estará a um passo a frente, mas sempre podemos melhorar!!
 
Arigatou gozaimashita ao Sensei  e também aos Senpais que estão sempre dispostos a nos orientar, nos conduzindo em direção a fonte!
 
 
Sayonara! Arigatou gozaimashita!
 
Gervásio - Unidade Belo Horizonte



Gervásio treinando Iaijutsu na sua casa durante a quarentena (esquerda) e fazendo um treino de corte em SP no fim de 2019 (direita).

Podcast Sensei Jorge Kishikawa

por Niten - 29-jun-2020

A guerra continua e seguimos unidos! - Mundial 2020

por Niten - 25-jun-2020

"
(...)
não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação.
(...)
Couto"
Vitória/ES


Aluno Couto do dojo Vitória, Espírito Santo


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.

Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.

TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA. (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.

Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.

Gambate!!!! (Continua)

Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
Espírito de samurai!
Muito bom! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!

Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado! (Continua)

VÍDEOS MUNDIAL

por NITEN - 23-jun-2020



Vídeos Completos na Página http://www.niten.org.br/mundial2020

Genkidama! - Mundial 2020

por Niten - 20-jun-2020

"
(...)
Um dos melhores momentos sem dúvidas foi quando todo mundo do Dojo fez um "Genkidama" simbólica, cada um de nós enviou uma foto com as mãos para o alto enviando nossas energias para o Senpai Arthur durante a final. Foi um gesto simbólico mas que me deixou bem emocionado e que representou bem a união de nossa unidade.
(...)
Após o fim do torneio tivemos nosso tão aguardado "Beerudo" com pessoas de todas as unidades, poder conversar com todos eles, ouvir histórias engraçadas, receber conselhos e deixar a máscara cair foi sensacional, realmente uma experiencia única que vou levar no coração o resto da minha vida.
(...)
Waldeque - Vitoria/ES


Alunos do dojo Vitoria com os braços para cima fazendo Genkidama, em referência ao desenho Dragon Ball


Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Cha-la head-cha-la
Não importa o que aconteça
Sempre tenho a força e o poder

Cha-la head-cha-la
Vibrante o meu coração
Sente emoção e tem amor pra dar

Cha-la head-cha-la
Não pense em nada,só escuta
Sonhos dentro do coração (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou pelo relato Waldeque!

A felicidade que o Caminho te proporciona é evidente! E inspiradora também!

Arigatou gozaimashita! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaÓtimo relato Waldeque! (Continua)

Palestra com o Sensei Jorge Kishikawa

por Niten - 17-jun-2020

PRÓXIMAS AULAS ABERTAS!

por - 11-jun-2020


Relatos de Guerra 01 - Quarentena

por Drawin - 29-mai-2020

Konbanwa Sensei,
Senpai Drawin
Senpai Bernardo,
 
Shitsurei Shimasu.
 
Conheci o Niten em 2007, quando estudava no japonês no Instituto de Cultura Oriental em Belo Horizonte e um colega de sala me apresentou o Shin Hagakure. Eu faria vestibular dali a dois anos e os ensinamentos do Sensei sobre disciplina, espírito de combate e não descansar em guerra foram de grande valia para o meu preparo. Na ocasião, não pude treinar no Niten, mas essa semente ficou adormecida, apenas aguardando o momento em que viria a germinar.
 
Após alguns anos de muita dificuldade e que, novamente, os ensinamentos do Sensei escritos no Shin Hagakure sobre o espírito do guerreiro, lealdade, perseverança no combate e honra foram decisivos na minha vida, resolvi na virada do ano para 2020 que desse ano não passaria, eu faria parte da família Niten!
 
No dia 25 de janeiro acordei cedo e cheguei para o primeiro treino com uma hora de antecedência. Aquela não foi uma aula experimental, pois eu já estava decidido a ficar. Senpai Bernardo e Senpai Drawin estavam em São Paulo, e o treino foi conduzido pelo Senpai Luiz. Foi um treino de arrebentar, sai de lá quase sem pernas e braços, andando em zigue-zague de tanta tonteira. Foi exatamente o que eu precisava para dizer: aqui é o meu lugar! Estou aqui para desenvolver o corpo e o espírito!
 
A partir de então todos os dias cheguei cedo para os treinos, me dedicando a aprender ao máximo com os ensinamentos dos Senpais. A cada momento de ouro, uma nova luz de sabedoria: conservar sempre a energia e empolgação do iniciante, enfrentar os problemas sem subestimá-los (ShinKen), e outros ensinamentos. A cada novo treino, a cada nova técnica, a cada correção dos Senpais, eu estava sendo refinado, na técnica e no espírito.
 
Mal deu tempo de chegarem meus equipamentos, a guerra do Corona vírus se iniciou. Mas, em nenhum momento, as dificuldades impostas pelo isolamento e impossibilidade de treinar no Dojo foram capazes de parar meu espírito de guerreiro. Pelo contrário, aproveitei essa oportunidade para mergulhar fundo na cultura do Niten.
 
A cada Ohayou Niten, mais uma luz de sabedoria: acordar cedo, Oosouji, não parar de treinar. Aproveitei o tempo livre extra, já que estou a trabalhar em home office e não gasto tempo com deslocamento, para participar de todos os treinos que podia. Tenho treinado quase todos os dias, participando dos treinos da minha unidade, Belo Horizonte, com Senpai Drawin e Senpai Bernardo, e também aproveitando para participar de treinos de outras unidades: Rio, Taubaté e o treino com o Sensei no Domingo.
 
Os resultados foram imediatos: Mais saúde, mais energia, mais disposição para enfrentar essa guerra! Olhar de peixe morto jamais! Aprimorei minha técnica, aprendi técnicas novas, até mesmo consegui minha primeira graduação! Mas não para por aí: O treino também me fez ter mais disposição no meu trabalho para enfrentar os desafios com energia e lealdade, não me deixar abater e transmitir essa energia para a minha equipe. Também me ajudou nos estudos (hoje sou doutorando), mantendo a mente tranquila e aberta para o aprendizado. O Niten faz com que eu me mantenha firme, enquanto muitos outros sucumbem ao desespero.
Quando essa guerra terminar, seremos todos guerreiros mais fortes de corpo e espírito e estaremos prontos para enfrentar os próximos desafios, que certamente virão!
 
Domo Arigatou Gozaimashita!

Tarso – Unidade de BH


Tarso treinando firme na varanda de sua casa, recebeu seu kimono durante a quarentena!

Mantendo o nó firme

por Niten - 26-mai-2020

"
(...)
Nós tivemos um alivio no estado de emergência desde a duas semanas, então sem alarido tenho dado aulas no exterior para experimentar a participação dos alunos
(...)
Gorgulho"
Lisboa, Portugal


Alunos do dojo Lisboa, em Portugal, em treino ao ar livre

Selfie dos alunos de Lisboa após o treino


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Alexandre Vaz - Rio de Janeiro✌😎

Sucesso! (Continua)

Chamado do Bushido

por Niten - 23-mai-2020

"Senpai,

Ohayo Gozaimassu!

Escrevo aqui para dar meu arigatou ao Senpai e ao Instituto Niten por me receber mais uma vez.

Nesse momento difícil "a espada que trás a vida" iluminou o meu espírito.

Na foto em anexo, o altar que montei no meu quarto. Coincidentemente montei dias antes de pensar em retornar. O chamado do Bushido!

É muito bom receber as mensagens do Senpai no Momento de Ouro também. Alimento pro espírito!

Arigatou gozaimashita Senpai!

Thury"


Altar com espada feito pelo aluno Thury

Coordenação

Matheus
Drawin
Bernardo
Ferreira
Graduados Belo Horizonte

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Belo Horizonte
(031) 99868-2639 / (031) 99778-9608
minas@niten.org.br