Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Crucial no Dia-a-dia

por IvanSantos - 03-nov-2016

Após um ano de intercâmbio no Japão, estudando física em Universidade de Nagoya, o aluno Vasconcellos do Niten JF retorna para treinar com os colegas e divide um pouco de sua experiência:

"Nesse um ano em que estive no Japão, pude vivenciar muito da cultura japonesa e vivenciar muitos momentos indescritíveis, e em todos eles o Niten estava presente. De fato, muito do que aprendi no Japão, e muitas das experiências que vivi por lá são todas graças ao Niten, aos ensinamentos do Sensei, e da ótima energia que recebi de todos da família Niten.
    Todos os aspectos do que aprendemos nos treinos eram parte constante, e crucial do dia-a-dia. O omoiyari (sentimento de compaixão) estava sempre presente, o se preocupar e fazer pelo outro, sem pedir algo em troca. A cada movimento, a cada afazer, a preocupação com o sentimento, e o respeito para com as pessoas ao redor, o fazer o melhor para a convivência em sociedade. O respeito para com o próximo, os cumprimentos, o sumimasen, o shitsurei shimasu, o gomennasai, o arigatou gozaimasu, sem dúvida as palavras mais utilizadas no vocabulário nipônico. Mas não palavras vazias, mais cheias de um profundo sentimento, de energia, os kiais do cotidiano.
   
    Neste último final de semana pude, enfim, reencontrar com meus irmãos de espada e compartilhar novamente da ótima energia com todos. Fiquei muito contente com o crescimento e o fortalecimento de todos no Caminho, e em conhecer os novos companheiros no Caminho. Poder novamente estar com a família Niten, poder pegar em armas e compartilhar da mesma energia de todos foi incomparável. Doumo arigatou gozaimashita mina sama!
    Sou muito grato ao Sensei Jorge Kishikawa por todos os ensinamentos no Caminho, sem os quais eu não teria tido as oportunidades, e as experiências que tive nesta batalha. E ainda a todos da família Niten pela energia e por todo o apoio que recebi, e ainda recebo de todos. Makoto ni arigatou gozaimasu!

Makoto ni arigatou gozaimashita Sensei!
Makoto ni arigatou gozaimashita ao Senpais e aos irmãos de espada!

Shitsurei itashimashita!"
-  Vasconcellos



Vasconcellos presenteia o dojo com um Mamori:

"Tive bastante contato com o xintoísmo e com o budismo, podendo visitar vários templos por todo o Japão. Locais sagrados, em que uma força maior se faz sentir no ar, locais em que o respeito e a gratidão são as palavras mais fortes. Com esses sentimentos em mente, quis trazer como um orei e como proteção para o dojo um mamori(守り). Chamado sachihoko(幸鉾), literalmente alabarda da felicidade, representa uma réplica de uma alabarda divina, guardada no templo da deusa Sol Amaterasu Oomikami-Sama(天照大御神様), usada para proteger o local de más intenções e de energias negativas. Espero que possa trazer um pouco da energia que senti para nosso dojo e possa protegê-lo nestes tempos conturbados."



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (011) 94294-8956
    minas@niten.org.br