Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Estágio na ADM - Experiência Transformadora

por Almeida - 13-nov-2016



"O estágio na ADM é uma daquelas oportunidades na vida que não se pode deixar passar.
É uma vivência diferente da que se está acostumado no dojo, aprende-se muito (e rápido) com diversas pessoas e irmãos de espada que fazem diferença na sua vida e possuem uma energia realmente especial. Passa-se a entender melhor o porquê do zelo, do fazer correto e de forma ágil e a importância disso em nossas guerras pessoais e nos treinos.
Com o passar dos dias já possível notar mudanças sutis em suas atitudes e, agora de volta à minha terra, consigo mensurar melhor o quão transformadora foi esta experiência!
Como diz o Sensei, "é a evolução do Shingan". Mas só pegando a espada e vindo, convivendo e aprendendo para realmente entender!

Arigatou gozaimashitá ao Sensei, todos os senpais e colegas de treino por me tornar uma pessoa melhor e mais forte ao fim desta parte da jornada!" - ALMEIDA

Tags: Estagio,

Estágio na ADM - Andrade

por Andrade - 12-abr-2016

O Aluno Andrade de Juiz de Fora passou 15 dias na sede administrativa do Niten. Dias de aprendizado e reflexão próximo ao Sensei e Sempais do Niten estagiar na Administração do Niten por uma semana. Abaixo palavras desses dias de aprendizado:Relato Estágio na ADM:

Comecei no Niten em setembro de 2015, e optei por somente treinar kenjutsu. Sou um estudante, logo o meu orçamento é bem limitado. Tinha decidido para mim mesmo, que iria esperar até ter boa parte do equipamento para poder encarar São Paulo, mas quando soube da chance do estágio na ADM, resolvi não perder mais tempo pensando no assunto e simplesmente ir, seguindo o lema do nosso código: ser útil ao mestre.

Meu estágio começou no dia 14 de Março de 2016, embora não estivesse muito certo do que esperar, por meio de conversas com o coordenador da minha unidade, o senpai Ivan, mais os vídeos Shugyo no Niten do programa A Liga, e a leitura do Shin Hagakure, tinha uma noção do que vinha pela frente.

Durante a primeira semana como estagiário, graças a minha empolgação de iniciante, consegui manter o fôlego, e além do trabalho na ADM, participei dos treinos de kenjutsu e jojutsu (modalidade que até aquele momento, nunca havia treinado).

A maior vantagem de estagiar é poder estar perto do Sensei Kishikawa. Seja simplesmente pelo convívio ou então por​ falta de atenção, tenho certeza que meu espírito afiou, se tornou mais forte. Treinar ao lado do Sensei, é garantia de progresso no caminho.

Ao longo da minha estádia, além de poder me familiarizar com todos os nomes que eu tanto ouvia nos animadores relatos do meu coordenador, pude conhecer vários outros companheiros do Niten. Dentre eles, destaco o senpai Aguirre, coordenador do Niten no México e com o qual dividi o dormitório e compartilhei refeições no passar dos dias.

Além das tarefas já planejadas para o estagiário, que inclui limpeza do local, manutenção, organização e outras (funções que também são responsabilidades dos shugyoshas), pude vivenciar ocasiões menos recorrentes, como o dia em que ajudei o senpai Kendi a gravar a sequência de jojutsu, e também o processo de seleção para auxiliar de escritório da ADM, que como o próprio Sensei observou, ​nos ensina e distinguir o “olhar de peixe morto”.

O estágio definitivamente não é algo fácil ou tranquilo, me exigiu bastante, especialmente estando longe de casa, mas poder se dedicar exclusivamente para servir, é uma prática muito saudável, lhe torna mais forte para os desafios no decorrer do caminho, e sem sombras de dúvidas, me permitiu uma melhor compreensão sobre a compaixão.

Vivi oportunidades que não conseguiria caso não estivesse estagiando, como no dia em que pude presenciar e surpreendentemente treinar cortes no tameshi, junto do Sensei e de outros senpais, lição pela qual sou muito grato. Assim também foi o birudo após o treino de iaijutsu, ocasião em que fui capaz de compartilhar e aprender mais sobre outros membros do Niten, sem “máscaras”.

Estar na ADM, me permitiu conhecer a estrutura do Niten. Através da convivência com os senpais Wenzel, Midori, Gilberto, Paloma, Juliano, Brenda, Mariana, Kendi, Melo, Rui, e tantos outros, vi todo o esforço empreendido para o bom funcionamento do instituto e com muita gratidão, vou lembrar do tempo que passamos juntos. Após esse período curto treinando em São Paulo, minha estratégia foi revisada, e como o Sensei me orientou, não posso perder tempo, por isso estou me preparando para conseguir avançar e em breve poder voltar a São Paulo para treinar mais uma vez com todos esses guerreiros com os quais me encontrei no caminho.

Doumo Arigatou Gozaimashita!!!



Andrade - Unidade Juiz de Fora

Tags: Estagio,
comentários   2 de 2

Ivan Santos - Juiz de ForaAndrade, gokurosama!
Que essa experiência afie seu espírito e amplie sua jornada no Caminho. Sua coragem e dedicação engrandecem a unidade JF.
Omedetou Gozaimassu! (Continua)

Mára Núbia da Silva - GuaíbaOhayou gozaimasu. Yoroshiku onegai shimasu.
Shitsurei shimasu.
Omedetou pela experiência e aprendizado.
Arigatou gozaimashita pelo relato que nos incentiva e anima pelo exemplo. (Continua)

Estágio: Aprendizado Intensivo

por IvanSantos - 20-out-2015

A aluna Adriana, da unidade Juiz de Fora, viveu momentos de aprendizado em SP. Num estágio de convívio permanente com o Sensei e os Senpais da Administração do Instituto Niten, ela pôde se fortalecer em batalhas que testaram o corpo, a mente e o espírito.



"Os vinte dias que estagiei na ADM poderiam ser chamados de aprendizado intensivo. Nos treinos, corrigi inúmeras falhas técnicas, mas na ADM convivendo diretamente com Sensei, Senpai Wenzel e demais Senpais, corrigi falhas pessoais, de uma vida inteira. Aprendi com as chamadas, as conversas e risos. Aprendi a receber um elogio, e diferenciar felicidade de vaidade. A Adriana que foi desmaterializou-se em algum momento entre a calçada e o portão de madeira. Vivenciei mais da família Niten. Aliás, as Senpais Brenda e Midori me incluíram em suas famílias, o que para mim é algo incomensurável! No e-mail convocatório, dizia que exerceríamos o Segundo Voto, mas exerci os quatro! Sou uma mulher mais forte, melhor filha, irmã, pessoa. O ato de cozinhar engrandeceu minha alma: sei que sempre será diferente do que era, a cozinha foi um templo onde entoei orações com alho e sal.
Domo arigatou gozaimashita pela oportunidade!
Arigatou gozaimashita!
Sayounara!"

Adriana


Tags: Estagio, Estagio,
comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa Senpai Ivan, Adriana e demais Colegas do Niten.
Shitsurei Shimassu.
Este `post` é muito estimulante e, está muito bem elaborado. Sua mensagem é indelével.
Parabéns a Adriana que teve o desprendimento e portanto a Honra, de conviver com Sensei, (Continua)



Tag  estagio        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (011) 94294-8956
    minas@niten.org.br