Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Oficinas de Kir Jovem no CLIC

por Fonseca - 26-dez-2013

Nos meses de outubro e novembro o coordenador Bernado do Kir-Jovem de Bh,  realizou  com a aluna Nathalya encontros semanais com crianças da escola  Clic-Centro Lúdico de Interação e Cultura. 



O KIR Jovem e a energia que se forma na infância. Conhecendo uma nova geração que busca os benefícios da espada samurai.

Konichiwa Sensei e colegas do Niten, em setembro desse ano fui contatado por uma escola de BH chamada Clic, Centro Lúdico de Interação e Cultura. O Clic tem um proposta de educação bem diferenciada, e entre as atividades que realizam incluem oficinas ( de música, desenho, e várias outras) para os alunos que permanecem na parte da tarde na escola. As educadoras de uma das turmas procuravam alguém para realizar uma oficina sobre artes marciais, de maneira a trabalhar as qualidades que a prática trazem para o cotidiano.
Após enviar a proposta do projeto para ser aprovada, e receber o aval, convidei uma colega de treino, Nathalya, da Unidade Savassi, Belo Horizonte para me auxiliar no projeto.
(...)

Agradeço sinceramente pela oportunidade de participar dessa experiência como representante do Niten
Arigato Gozaimashitá

Bernardo, coordenador do KIR Jovem BH.






Continua (post completo)

Tags: KirJovem,

Apresentação na E.E. Sarah Kubitschek Itamarati

por Fonseca - 25-jul-2013

O Instituto Cultural Niten foi convidado pela E.E. Sarah Kubitschek Itamarati a fazer apresentações para os alunos dos turnos da manhã e da tarde no dia 15/07 como parte do encerramento semestral da escola. As crianças tinham idades entre 6 e 10 anos.

 
Foi uma linda manhã ensolarada quando o Coordenador Sanzio juntamente com alunos das unidades Savassi e Pampulha chegaram na escola e foram muito bem recepcionados pelo corpo docente e pelos olhares curiosos das crianças.
 
Terminado os preparativos, as turmas foram chamadas para o pátio onde presenciaram os ritos iniciais de narabê e mokuso. Eles escutaram atentamente um pouco sobre a história do Niten, sobre o Japão antigo e os samurais. 
 
Jojutsu foi a primeira modalidade. Alguns katas executados demonstraram porque o Jo é considerado a "arma da paz". Logo em seguida, o jitte também foi apresentado.

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030676.jpg
 
Iaijutsu contou com sequencias de suio, niten e kumiai. A iaito junto com os kiais causaram um espanto nas crianças.
 
https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030476.jpg

A medida que a apresentação ia prosseguindo, informações específicas sobre os estilos praticados iam sendo passadas.
 
Por último, o Kenjutsu encerrou com chave de ouro. Começou com o básico do Niten Ichi Ryu e o dinamismo do Dai Ichi Kihon. Foi passado para todos verem os golpes básicos para que pudessem entender as lutas. Tivemos diversos tipos de combates para o maior conhecimento dos alunos com itto, nito, kodachi e naginata.

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030628.jpg
 
Para uma maior interação com o público, depois de encerradas as lutas, algumas crianças foram chamadas para fazer parte e bater alguns golpes nos alunos de bogu (armadura).

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030710.jpg

Após a apresentação da tarde, finalizamos nossa participação na escola com uma energia e espírito renovado desse contato tão especial.

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030665.jpg

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/img_4911.jpg

Domo arigato gozaimashita a todos.
 
Sanzio - Unidade Pampulha

Seguem alguns desenhos confeccionados pelas crianças com base no que viram e aprenderam:

https://niten.org.br/uploads/blog/2975/desenho.02.jpg


https://niten.org.br/uploads/blog/2975/desenho06.jpg


Mais fotos no Gallery

Tags: Apresentacao, KirJovem,
comentários   1 de 1

Fátima Yoshida - Belo HorizonteA direção da e Equipe Pedagógica da Escola Estadual Sarah Kubitschek Itamarati agradece a apresentação do grupo do Instituto Niten.

Nosso alunos amaram!!!

Anexo alguns desenhos de alunos sobre o que viram e o que sentiram.

Esper (Continua)



Tag  kirjovem        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (011) 94294-8956
    minas@niten.org.br