Niten Brasília - Kendo,Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu no Distrito Federal
Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Treino de Kendo-Kenjutsu

KAKEJIKU Brasília
Significado:
"De manhã entrar no caminho, à noite morrer satisfeito"

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Brasília

LAGO SUL
Treinos presenciais retomados com os protocolos recomendados. Necessário agendar visita (061) 98422-4969
CASSAB - CLUBE DE ASSOC. DA
AERONÁUTICA DE BRASÍLIA

Setor de Clubes Sul (SCES)
Trecho 2 lote 69
ao lado do Clube do Rocha
Google Maps
SÁBADOS
9h00 JOJUTSU
10h00 IAIJUTSU
11h00 KENJUTSU

SMU
Treinos presenciais retomados com os protocolos recomendados. Necessário agendar visita (061) 98422-4969
CLUBE PANDIÁ CALÓGERAS
Área Especial QRS, SMU
Setor Militar Urbano
Google Maps
QUINTAS
19h30 IAIJUTSU
19h30 KENJUTSU


SOBRADINHO
Treinos presenciais retomados com os protocolos recomendados. Necessário agendar visita (061) 98422-4969
INST. EDUCACIONAL SANTO ELIAS
Área Reservada, 3 - Quadra 11
Estacionam. púbico em frente ao Colégio
Google Maps
QUARTAS
19h IAIJUTSU
20h KENJUTSU

ONLINE
Treinos ONLINE semanais abertos a todos os alunos. Links e senhas na página «Calendário Niten» de cada aluno.
SEGUNDAS ZOOM
20h45 FILOSOFIA c/ SENSEI
TERÇAS ZOOM
7h00 JOJUTSU Matinal
18h30 JOJUTSU
19h45 TÉCNICA c/ SENSEI
QUARTAS ZOOM
19h00 KENJUTSU
QUINTAS ZOOM
7h00 IAIJUTSU Matinal
19h00 IAIJUTSU
SEXTAS ZOOM
7h00 IAIJUTSU Matinal
19h00 KENJUTSU
Coordenadores: Patrick Lopes, Leandro Ferreira, Ernani Kuhn e Silvana Lopes

+Informações

COVID-19:

Os treinos presenciais retornaram (salvo nova mudança classificatória da Bandeira local). Informe-se pelo whatsapp sobre horários e agende uma aula experimental. Também estamos oferecendo aulas experimentais gratuitas no ZOOM. Saiba mais em KENJUTSU ONLINE

Matricula:

Para matricular-se tanto para os treinos presenciais como também para os treinos online preencha o FORMULÁRIO ONLINE informando seu nome, email e número de Whatsapp. Não há taxa de matrícula. Após enviar o formulário entraremos em contato pelo whatsapp e orientamos a finalização da matrícula que pode ser feita ONLINE. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO INICIAR AQUI

Manutenção-Niten:

Contribuição mensal que cobre os custos gerais dos serviços e conteúdo oferecidos pelo instituto e dá acesso às aulas online que incluem ZOOM com conteúdo técnico e filosófico direto com Sensei Jorge Kishikawa duas vezes por semana, além de audiovisuais mensais e diversos treinos online pelo ZOOM em diferentes dias e horários.
- 5-12 anos: 165 reais
- 13-17 anos: 220 reais
- 18 anos e acima: 275 reais
Obs: anualmente em 1º de novembro há reajuste de taxas para corrigir a inflação

Taxa do Dojo:

Para os treinos presenciais além da Manutenção-Niten o aluno acerta direto no local de treino a Taxa adicional de cada Dojo.
Dojo Lago Sul: 100 reais mensal 1 modalidade / 150 reais mensal 2 modalidades (taxa única para todos Dojos do DF)
Dojo SMU: 100 reais mensal 1 modalidade / 150 reais mensal 2 modalidades (taxa única para todos Dojos do DF)
Dojo Sobradinho: 100 reais mensal 1 modalidade / 150 reais mensal 2 modalidades (taxa única para todos Dojos do DF)

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel e aquisição na página do formulário de matrícula, em nosso whatsapp e direto nos Dojos com os instrutores.

Como Iniciar

Aula Experimental:

Agende pelo WhatsApp uma aula experimental gratuita em um treino presencial ou ONLINE pelo ZOOM. Para as aulas experimentais presenciais nós emprestamos as espadas, devidamente higienizadas. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar). Favor já vir trocado, para que o vestiário não seja usado. Para a aula experimental ONLINE pelo ZOOM o material é improvisado, veja mais aqui .

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 1 a 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores ou a participação nos treinos ONLINE são válidas e trarão resultado.

Filosofia:

Ao final de todos os treinos são passados os Momentos de Ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO. Para todos os alunos também são transmitidos os Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa ao vivo do Dojo central do Instituto Niten em São Paulo duas vezes por semana e um audiovisual online por mês.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial humano em todas as áreas da vida.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A Arte da Espada Samurai, transmitida em sua essência: coragem, lealdade, habilidade técnica, disciplina, filosofia e muito esforço. Seja utilizando Bogu (armadura) ou realizando os katas o praticante sentirá a energia que fizeram dos Samurais guerreiros lendários.

Iaijutsu:

A Arte de Desembaiar a Espada. O Samurai precisava estar pronto para sacar de forma eficiente sua espada em momentos repentinos. Assim ele protegia a própria vida e de seu mestre. O Iaijutsu é rico em detalhes, concentração, disciplina, respiração, postura, além de trabalhar um ótimo condicionamento físico.

Jojutsu:

As técnicas do bastão de madeira contra a espada. O bastão está incorporado às técnicas dos samurais desde o século XVII, detalhes e precisão capazes de desarmar e render o adversário com a espada comprida.
O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida. Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.
YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE BRASÍLIA
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.




O Instituto Niten iniciou os treinos em Brasília em 2003 e hoje conta com quatro Unidades no Distrito Federal. Nos treinamentos são passadas as tradições guerreiras da espada samurai, o:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Em Brasília há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)
E também a Cultura, a Filosofia do Bushido e o Método KIR, a partir dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa.




+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Coordenação

Patrick
Lopes
Ernani
Kuhn
Silvana
Lopes
Leandro
Ferreira
Omar
Furtado
Daniel
Amaro
Derek
Lopes
Erik
Lopes
Karl
Matsumoto

Mural

Treinos no DF

por NitenDF - 16-set-2022

Venha participar de uma aula experimental! 









DF no Intensivo de Iaijutsu-SP

por NitenDF - 20-ago-2022



"Pode parecer clichê avaliar o intensivo como intenso, mas não há muitas palavras que o defina tão bem quanto esta. Contudo, tentarei encontrar mais algumas palavras que podem ajudar a entender o que foram os momentos vividos no Intensivo de Iaijutsu.
 
Primeiramente, ir ao encontro do mestre sempre me traz um crescimento extra no katas do bushido, é como se estar em São Paulo, ao lado do sensei, senpais e demais colegas de outras unidades, colocasse a prova tudo o que nós aprendemos e aplicamos em nossas unidades de origem. É aquele famoso frio na barriga que sentimos com medo de fazer algo errado, para poder representar bem os nossos senpais e coordenadores do dojô. Então faço tudo com mais atenção aos detalhes, procurando fazer certo o que já sei, aprender o que não sei e melhorar em tudo sempre que possível.
 
Sempre me coloco em estado de alerta para me atentar a todos os detalhes, de cada momento, cada novo movimento e informação passada. Cada gokui revelado pelo sensei, nos faz evoluir sobremaneira. Nos corrigindo a postura, guiando no sentimento a ser passado em cada movimento com a iaito... tudo torna cada momento do intensivo tão singular, que a mínima distração pode te fazer perder aprendizados valiosos, que possivelmente você levará meses para aprender, ou as vezes nem aprenda...
 
Ao término de várias horas de treino de iaijutsu (que foram precedidas de uma manhã intensa de kenjutsu), tivemos uma confraternização onde pudemos desfrutar da convivência descontraída de nossos colegas de treino em um animado birudo, onde de tempos em tempos trocávamos de lugar com outro colega para conhecermos mais uns aos outros. Foi um momento de muita descontração, momentos em que inicialmente não conhecia quase ninguém, mas que alguns minutos depois já estávamos rindo em verdadeiros momentos de felicidade genuína.
 
Acho que felicidade é a palavra que fecha bem a experiência de estar no Intensivo de Iaijutsu. A felicidade de crescer no caminho, subir a montanha, afiar a técnica, conhecer colegas de outros estados e países e festejar juntos a oportunidade que o Niten nos proporciona a cada treino.
 
Domo arigato gozaimashita Sensei pelos ensinamentos! Arigato gozaimashita a todos os colegas de caminho que fizeram parte dar organização do intensivo! E arigato gozaimashita a todos os que participaram e fizeram deste intensivo de iai um momento memorável."

Trajano
Unidade Brasília


 

Maio Intenso!

por NitenDF - 27-mai-2022


Treino Intensivo para o Intensivo de Kenjutsu em SP. Quem esteve presente em Sobradinho não se arrempendeu de enfrentar trânsito para ir ao Dojo.



Treino a 11 graus no SMU, frio? Venceram o frio, treinaram firme e sairam aquecidos.



Fechamos o mês com o Intensivo de Kenjutsu em SP. Nossos representes junto ao Sensei.Exaustos, mas completos!

Gokurosama aos alunos de todos os Dojos do DF.
Gambaré NitenDF!

comentários   1 de 1

Guilherme - BrasíliaKonnbanwá Minsa san,
Ter a oportunidade novamente de treinar com os senpais, ainda mais em um treino como esse de Sobradinho, com poucas pessoas e todas graduadas.
Tivemos a oportunidade de ir ao máximo, e além. Colocar o bogu e saber que eu aguento mai (Continua)

DF no Intensivo de Jojutsu-SP

por NitenDF - 09-abr-2022

 

"Intensivo foi uma excelente forma de nomear este evento do Niten, porque é exatamente isso que eu sinto quando vou treinar com o Sensei em São Paulo. Do momento da confirmação de inscrição até o momento do retorno a casa, a vida se torna Intensa!

Observar todo o roteiro, confirmar passagens, hotel, verificar aplicativo Uber, anotar endereços, checklist de materiais e mala, são preparativos para externar o sentimento de Felicidade verdadeira, que só quem está se preparando para subir a montanha e conviver com o mestre pode conhecer na vida.

Tive também a oportunidade de acompanhar o Sempai Patrick e aproveitar momentos de convivência únicos, depois de todo esse período da pandemia. Compartilhar esses momentos com o Sempai me trouxe lições valiosas  de Omoiari e amizade segundo o bushidô que vou carregar sempre comigo.

Durante a parte técnica do Jojutsu, dos kihons aos katas, meu sentimento era de energia e cuidado. 
A impressão que o Jô me passa, por ser uma arma que desafia a espada, é que você se torna mais cuidadoso, não no sentido de melindroso ou temeroso, mas no sentido de esperto, atento.

E nos momentos que o Sensei nos ensinou as técnicas, cada respiração e olhar era um detalhe a ser absorvido, o maai diferente, a amplitude de movimentos, a vitalidade dos katas. Estar na montanha cansa o corpo, mas recupera o espírito!

Durante a confraternização, foi momento de conhecer as famosas pizzas de São Paulo que sempre ouvi falar, e ter momentos de ouvir boas histórias dos colegas e conversar. Ter esses momentos depois de um dia de treino puxado é como estar na sua própria festa de aniversário, ou seja, felicidade pura e presentes a todo momento!

No domingo durante o treino, o Jô estava leve nas mãos, como se fosse a extensão dos braços e veio mais uma lição do Sensei pra mim: mesmo na velhice o Jodo Taisô vai nos ajudar na saúde do corpo, mente e espírito.

E agora de volta pra casa, chego diferente. Desci da montanha como uma pedra rolando, e todos os limos que estavam em mim ficaram para trás. 
Foi como rejuvenescer 10 anos e eu quero continuar com um espírito jovem, assim continuarei subindo a montanha!"


Domo Arigatou Gozaimassu, Sensei
Domo Arigatou Gozaimassu, Niten

Jackson - Unidade Brasília
 

Intensivo de carnaval - DF

por NitenDF - 26-fev-2022

No sábado, 26 de fevereiro aconteceu no Dojo CASSAB (Lago Sul) o intensivo de carnaval do DF!
 
Treinamos os Katas de Jojutsu, Iaijutsu, Dai Nippon Kenjutsu, Jitte, Kusarigama e muito mais!!
 
Ao final, Kenjutsu Combate!
 
Arigatou Gozaimashitá a todos os presentes nos períodos da manhã ou tarde e aos que ficaram o dia todo!
Gokurosama!!




Tags: Sensei,

Niten DF no gashuku de dez/2021

por NitenDF - 05-jan-2022



Fechamos o ano com muito kiai!

Nos dias 4 e 5 de dezembro representaram o DF em Campinas uma comitiva de Samurais.
Foi o primeiro Gashuku presencial após a pandemia!

Muito treino, combate de bogu, Iaijutsu, Jojutsu, Jitte, Kusarigama.

Gokurosama a todos os presentes!
Gambatte 2022!!

Treinos presenciais

por NitenDF - 25-ago-2021




Com protocolos de segurança e cuidados dentro e fora do Dojo, a partir de setembro voltamos a todo vapor aos treinos presenciais nos Dojos do DF!

Seja bem vindo!


Quarta - Dojo IESE - em  Sobradinho
19 horas - Iaijutsu 
20 horas - Kenjutsu

Quinta - Dojo SMU - clube Pandia - Treino incial no dia 2-setembro
19:30 - Iaijutsu 
19:30 - Kenjutsu

Sábado - Dojo Cassab - Lago Sul
9 horas - Jojutsu
10 horas - Iaijutsu
11 horas - Kenjutsu 
11 horas - Kir Jovem 


TREINOS ONLINE

por Brenda-Adm - 10-mar-2021



CURSO ONLINE
 
Os cursos do NITEN ONLINE são indicados a todos que :
1- são muito ocupados e tem pouco tempo 
2- estão em home-office
3- residem em local distante do Niten 
4- estão impossibilitados de participar de aulas presenciais 
 
Veja como fazer para começar a treinar no Instituto Niten imediatamente.
 
Treinando Online você estará apto a receber a faixa azul em Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
 

Treinos no DF- Presencial e online

por NitenDF - 29-out-2020


Presencial:
Sábados - Dojo Lago Sul (CASSAB)
9:00 - Jojutsu / 10:00 - Iaijutsu / 11:00 Kenjustu/Kendo
** agende sua visita via whatsapp



Online:
Quartas
19:00 - Iaijutsu / 20:00 - Jojutsu
Quintas
20:00 - Kenjutsu/kendo
**entre em contato via whatsapp

Mudar o passado

por Niten - 24-jul-2020

"
(...)
Outra coisa maravilhosa foi mudar meu passado. Sim. Meu presente alterou o meu passado. Quem diria que eu pudesse enxergá-lo com outros olhos? Olhos leves, de amor, de resignação e de coerência.Nos treinos vi várias cenas e personagens que me afligiam, e passei a ter coragem de lutar contra eles. Hoje me sinto forte.
(...)
Relendo a primeira carta que recebi quando me matriculei, reconheço que é uma benção muito grande eu ter encontrado, após anos de dúvidas, o Niten. Crescer o que é possível nesta encarnação, e não deixar para depois, é de uma evolução gigantesca e muita coragem é necessária. É tão profundo e, por acreditar que ainda enxergo apenas a superfície, no futuro transcreverei melhor o que sinto e vivo, mas só depois de muito, muito treino, claro.
(...)
Luvizuto
Unidade Campo Grande"


Aluna Luvizuto do dojo Campo Grande - Mato Grosso do Sul


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Sayuri - São Paulo / Campo GrandeKonbanwa
Shitsureishimassu

Domo arigatou gozaimassu por compartilhar algo tão pessoal e precioso!
É uma honra poder treinar e aprender contigo. Sua sinceridade, reflexão, crescimento e transformação...é inspirador!
Prova disso é a família toda est (Continua)

Luvizuto - Campo Grande MSKonnichiwa Minna San
Shitsureishimassu

Me sinto muito honrada em ter os colegas de treino que tenho, cada um tão particular e especial. Pessoas que me ajudaram a subir os degraus da graduação, mas principalmente e antes disso, da evolução interna em (Continua)

Serra - Campo Grande, MSDomo arigatou gozaimassu, Luvizuto Senpai!
Shitsurei shimassu,

Durante os treinos no Dojô sempre foi um privilégio ter a Senpai na minha frente. Orientando, esquivando e algumas vezes agradecendo. Kamae forte e precisão cirurgica...
Agora nesta cond (Continua)

Otavio - Omedetou Luvizuto,

Belo relato! Me pareceu que mais que graduações algo extremamente precioso em seu caminho até agora foi a transformação pessoal, a transformação de seu espirto!

Torço para que continue firme e forte neste seu caminho, e que possam (Continua)


Calendário

    Graduados Brasília

    niten kobudo kenkyusho topo
    Instituto Niten Brasília
    (061) 98422-4969
    brasilia@niten.org.br