Como Iniciar o Treinamento de Kendo, Kenjutsu, Iaijutsu, Jojutsu - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
V Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo, em Santos (out/2006)

Como Iniciar

Os primeiros passos para começar a treinar online e presencial


1 - ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP E PREENCHA O FORMULÁRIO DE CONTATO

  • Entre em contato conosco já direto pelo Whatsapp antes de mais nada, para abrir o contato, ou preencha antes o formulário
     
  • Por favor preencha o FORMULÁRIO ONLINE NESTE LINK  de qualquer forma


     

2- MARQUE UMA AULA EXPERIMENTAL

  • Pelo WhatsApp você pode marcar uma aula experimental.
     
  • A aula experimental pode ser presencial em um Dojo próximo, se este já tiver retornado aos treinos. Neste caso basta vir com roupas confortáveis, uma calça moletom ou de judô ou semelhante e camiseta lisa clara. Nós emprestaremos o material necessário para o treino.
     
  • Se você preferir fazer a aula experimental no formato ONLINE no ZOOM, seja pela pandemia ou seja por não haver Dojo próximo a você, também é possível. Pelo WhatsApp combinaremos com você.
     
  • Se você não sabe qual a modalidade (ou quais as modalidades) que lhe interessam (Kenjutsu, Iaijutsu e/ou Jojutsu) você poderá fazer uma aula experimental para cada, ou experimentar um pouco de cada em uma experimental única.
     
  • Para a aula experimental ONLINE orientaremos como você pode improvisar uma espada para utilizar.
     
  • O espaço para a aula online pode ser o espaço livre em um quarto, uma sala, varanda ou jardim. O pé direito alto e ausência de luminárias baixas no teto são recomendados.

3- COMPLETE SUA MATRÍCULA

  • A matrícula pode ser feita após a aula experimental, ou se quiser já antes também.
     
  • Pelo WhatsApp lhe enviaremos um link personalizado para completar informações pessoais adicionais e finalizar a sua matrícula.
     
  • Por este link também você poderá efetuar o pagamento de sua matrícula (valor simbólico de 1 real) e sua primeira taxa mensal (Manutenção-Niten). A partir disto você será oficialmente um aluno do Instituto com acesso ONLINE completo.
     
  • Manutenção-Niten: Ao ingressar no Instituto Niten, você está abrindo portas para a cultura, história, técnicas e filosofias milenares dos Samurais. Sua mensalidade assegura não só a participação em aulas presenciais, mas também a encontros online exclusivos com o Sensei Jorge Kishikawa, complementadas por aulas online interativas durante a semana. Lembre-se: cada dojo (local de treino) tem sua própria estrutura de valores que podem ser ajustados ocasionalmente. Visite o dojo mais próximo para conhecer os valores atualizados da mensalidade.


 


4- COMECE A TREINAR

  • Com a Manutenção-Niten pode-se participar de TODOS os treinos ONLINE do Instituto e ter acesso a todo o conteúdo ONLINE incluindo Momentos de Ouro e audio-visuais com o Sensei.
     
  • Para começara treinar regularmente também nos Dojos presenciais acerte direito com o responsável pelo Dojo a taxa do Dojo (indicada nos Hotsites de cada cidade)


5- ADQUIRA SEUS MATERIAIS

  • Você pode adquirir seus materiais de treino no seu ritmo. Cada modalidade possui apenas poucos materiais imprescindíveis:
-KENJUTSU: Uma SHINAI, espada de tiras de bambu. (aprox 250 reais)

-IAIJUTSU: Um BOKUTO, espada de madeira (aprox 255 reais), um SAYA, bainha (aprox 189 reais)e um OBI, faixa (aprox 116 reais). Um par de joelheiras também é recomendável.

-JOJUTSU: Um JO, bastão de madeira.
  • Para adquirir os materiais recomendamos a loja online KENDOONLINE, cujos materiais estão dentros dos padrões de segurança e qualidade técnica exigidos no Instituto Niten. Materiais fora do padrão não poderão ser usados nos Dojos do Instituto.
     
  • O uniforme, KIMONO e HAKAMA e outros materiais podem ser adquiridos ao longo do tempo de acordo com cada aluno, não havendo prazo pré-estabelecido.
     
  • Nas primeiras semanas para os treinos presenciais o Coordenador do Dojo pode emprestar os materiais essenciais ao novato, enquanto ainda não tiver recebido seus materiais.
     
  • Para os treinos ONLINE o aluno pode improvisar seu material enquanto também aguarda a chegada dos materiais definitivos.
     
  • Há possibildiade de alugar a armadura de combate (BOGU) para a prática do Kenjutsu. Mais informações pelo Whatsapp.



OBSERVAÇÕES


Para começar a treinar, a melhor maneira é participar de uma aula experimental, onde você irá conhecer os princípios básicos do treinamento com a espada e conhecer os treinos e o grupo.

O ideal é que venha com uma camiseta e calça de moleton.
Espada e/ou bastão serão emprestados por nós.

Se quiser, pode também vir só para assistir o treinamento. Mas nós recomendamos que participe do treino, para sentir como é a aula.

No Niten, treinamos três modalidades.



 

KENJUTSU

A aula é dividida em duas partes:
Kata e Bogu.
- Kata
Seqüências de golpes criadas pelos Samurais há até 600 anos.
São praticados em duplas com Bokuto (espada de madeira).
-Bogu (armadura de proteção)
Nesta parte da aula os alunos aprendem a aplicar as técnicas.
Os alunos que estão começando e ainda não usam bogu treinam a aplicação das técnicas para logo começarem a utilizar bogu.

IAIJUTSU

É praticado na forma de katas
Estes katas podem ser contra um oponente imaginário ou com outro colega.
Os alunos mais avançados fazem o treinamento com espadas de metal.
Os iniciantes praticam com bokuto (espada de maderia)
Os alunos iniciantes adquirem familiaridade com a espada e após o período inicial começam a praticar com espada de metal também.

JOJUTSU

O treinamento de Jojutsu divide-se em treino de Kihon e Kata.
Nos Kihons todos praticam juntos as técnicas fundamentais
Na parte dos katas, os alunos treinam as seqüências criadas pelos samurais.
Além do bastão, praticamos também outras armas:
-Jitte (arma usada pelos samurais que tinham a função de policiais),
-Kusarigama (foice com corrente)
-Tanjo (bastão curto).


MOMENTOS DE OURO

Na aula experimental, assim como em todos os outros treinos, ao fim o Sensei ou o coordenador fazem os Momentos de Ouro.
É o momento no qual os alunos aprendem mais sobre o pensamento samurai e a cultura japonesa.
Conceitos como Disciplina, Auto-Controle, Concentração e Controle do Stress são abordados sob a ótica samurai e os alunos aprendem como encaixar os ensinamentos da espada em seu dia-a-dia.


Na aula experimental, você pode ficar até o final do treino ou, se preferir, menos tempo (por exemplo uns 40 minutos).
Recomendamos que chegue entre 5 a 10 minutos antes do treino, para poder entrar com tranqüilidade e participar do alongamento.

Para informações a respeito de valores referentes a aulas e materiais, consulte o HotSite da sua unidade na página Onde Treinar .


ONDE INICIAR

Consulte os estados e cidades com unidades do Instituto Niten em Onde Treinar para descobrir a unidade mais próxima a você.



ME SINTO MELHOR ATUALMENTE APENAS TREINANDO ONLINE

Entendemos você e o Instituto Niten está oferecendo diversas aulas online semanais para todos seus alunos. ONLINE também você interage com nossos professores e participa dos Momentos de Ouro direto com o Sensei Jorge Kishikawa pelo Dojo principal em São Paulo e de audiovisuais e conteúdo filosófico semanal.



NÃO HÁ NITEN EM MINHA CIDADE. O QUE FAZER?

Se você não possui unidade em sua cidade você pode treinar ONLINE e vir nos visitar à unidade mais próxima ou nos visitando em nossa Sede em São Paulo esporadicamente. Veja a seção Pioneiros Niten para mais informações.




 


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br