Konbanwa,
Shitsurei shimassu.
Entre os dias 24 e 27 de agosto eu estive em Brasília para resolver algumas questões na embaixada francesa. Ao comunicar para meu coordenador na unidade Fortaleza que faria essa viagem, ele rapidamente respondeu: "Tem que treinar na unidade Brasília!". Já havia muitos anos que eu não viajava para outros estados, muito menos treinava em outras unidades e essa me pareceu a oportunidade perfeita de unir o útil ao agradável.
Chegando ao local de treino em Sobradinho no dia 25, que calhava de ser um treino especial em homenagem ao Dia dos Pais, fui prontamente recebida e acompanhada. Meu primeiro pensamento nesse momento inicial foi: "Quanta gente!". Fiquei admirada com a quantidade de pessoas prontas para o início do treino e isso aumentou ainda mais a minha vontade de compartilhar desse momento e dessa energia com eles.
Durante o treino de Kenjutsu e nos Momentos de Ouro, foi abordado um dos aspectos que, para mim, ainda constitui um dos grandes desafios na luta e nas batalhas da vida cotidiana: a respiração. No decorrer desse caminho que trilhamos no Niten, em suas diversas modalidades, aprendemos a reconhecer a importância da respiração para evitar (ou suportar) o cansaço, para projetar a nossa energia em cada movimento e para acertar o golpe definitivo.
Com o passar dos anos anos de treino, acabamos percebendo que aquele que tem o domínio sobre a própria respiração é aquele que dita o ritmo da luta, aquele que controla os tempos de ataque e contra-ataque e, em última instância, aquele que concretiza o golpe visado.
Foi um aprendizado para a vida, já que foi essa mesma respiração no clima seco de agosto em Sobradinho que tornou o treino desta cearense tão mais desafiador e significativo. Foi maravilhoso lutar com tantas pessoas diferentes, com um nível técnico tão aprimorado e com uma energia de combate tão intensa.
Após o treino, foi realizado um (excelente) jogo de futebol e saímos para almoçar em um restaurante próximo. Mais uma chance para conhecer ainda mais a unidade e os meus colegas de treino.
Agradeço profundamente pela recepção calorosa e pela oportunidade de compartilhar desse treino especial com a unidade Brasília. Espero retornar em breve (e por mais tempo) para que possa conhecer os diversos dojôs da cidade e participar de mais treinos com todos.
Arigatou gozaimashitá!
Sayonará!
Natália - Unidade Fortaleza