"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.
Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."
Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido
Parte 1
Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários
Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)
Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!
É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.
Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)
Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.
Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)
Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu
Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)
Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)
No dia 24 de setembro, sábado, fizemos a Aula Inaugural do Iaijutsu em Campo grande.
Os alunos se dedicaram com afinco e muita atenção às orientações sobre a nova modalidade; realizaram os cortes com energia, treinaram o olhar, a postura, a atitude. Ao final do treino, já não pareciam mais “iniciantes”.
Abaixo, algumas observações dos próprios alunos:
“Hoje senti aflorar o espírito samurai, aplicando as técnicas do iaijutsu, e o verdadeiro sentido do Bushidô”
(Aluno Breno)
“Iaijutsu: Alma, Espírito, calma, precisão. Zanshin. Senti-me como um verdadeiro samurai”
(Aguiar – kaikei)
“Iaijutsu é um treino de muita precisão. Achei muito importante para complementar o treino de Kenjutsu”
(Hertzog – monitor)
“No iaijutsu percebemos um novo desafio para a espada. A concentração e a precisão dos movimentos, que antes eram detalhes, passam a ser a essência de todo o treino”
(Aluno Ishikawa)
Após a aula de Iai, houve treino normal de kenjutsu !
Ao final do dia, cansados porém felizes, reunimo-nos com familiares e amigos na tradicional Feira Central de Campo Grande para apreciar deliciosos pratos regionais !!!
Quem perdeu tudo isso, “corra” para conferir a novidade ...
Rafael Dionello - Campo Grande - MSPreparação antecipada.
Postura e movimentação correta no saque.
Decisão no corte.
Finalizar o que começou.
Limpar a arma e mente para proxima batalha.
Guardar e aquietar a arma e espírito, sempre prontos para um recomeço.
Treino intenso, kiai de g (Continua)
No dia 10 de setembro tive a oportunidade de cruzar espadas com os alunos de Campo Grande.
Treino intenso e uma energia contagiante tomaram conta do dojo!
Arigato gozaimashita aos alunos de Campo Grande pela receptividade.
Ishikawa - Campo GrandeUM TREINO EM 4 ATOS:
Momento 1: EXPECTATIVA... apesar de pouco tempo de Niten, um treino puxado por UMA senpai...
Momento 2: SEM PENSAR (é difícil pensar sem ar!)... Segundo treino com Bogu e, segundo a Senpai Silvana, um treino light (acho que o `ligh (Continua)
Cardoso - Campo GrandeFiquei contente e gostaria de agradecer novamente Domo arigato gozaimashitta a visita da Senpai Silvana para a unidade de Campo Grande em um momento que a unidade passa por crescimento e por algumas dificuldades.
Apesar de eu treinar há um certo tempo, e (Continua)
Aguiar - Campo GrandeVenho fazer um breve relato do treino de sábado (10/09/11). Sempai Silvana se dispôs a nos ensinar o Caminho neste dia. Foi uma experiência nova pois, apesar de já ter visto em vídeos foi a primeira vez que treinamos com uma mulher nos guiando. Foi muito (Continua)
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaHi mina san!
Espero que a energia da Família Lopes se perpetue no dojo de Campo Grande!! A Sempai Silvana Lopes tem um Ki muito forte, e não se enganem com esta questão dela ser mulher! Aproveitem ao máximo os treinos com a Sempai!!
Omedeto a todos de (Continua)
Ferreira - Taguatinga - DFKonbanwa minna san!
É realmente bom olhar essa foto e ver o rosto cansado mas satisfeito de todos! Que o nó do hakama de voces nao afrouxe e que voces treinem com mais afinco para que num proximo encontro com a Senpai Silvana possam mostrar o quanto voce (Continua)
No dia 7 de maio de 2011, os treinos com Senpai Ricardo Lopes começaram logo de manhã, com mais de duas horas de treino intenso para Coordenadores e monitores.
Após o almoço, voltamos ao Dojo para o treino com os alunos. O Dojo estava cheio e todos treinaram com muita energia!
Sou muito grato pelas vindas do Senpai a Campo Grande, pois através dele estou podendo resgatar os ensinamentos do Sensei e até mesmo me atualizar. Por isso, mesmo que minha condição física não esteja das melhores, tento treinar até exceder meu limite, e assim buscar um novo limite.
Como diz o kakejiku da unidade, “quando se caminha 100 léguas, as 10 últimas parecem ser as 90 primeiras”. Então, devemos apertar o nó do Hakama e e com muita energia seguir até o fim; e também estar preparados para as batalhas ainda por vir.
Domo arigato gozaimashitta ao Sensei e ao Senpai Wenzel por possibilitarem a vinda do Sempai Ricardo Lopes, para nos passar novos ensinamentos.
Giancarlo
Niten Campo Grande
Dionello - Campo Grande - MSPrimeiro treino com Bogu.
Dia 04/06 nova visita do Senpai Ricardo Lopes ao dojo de Campo Grande. Junto com a visita tive minha primeira aula com bogu ... E duas lutas de Shiai ... Uma experiência em tanto. Antes da luta começar soh me lembrei dos escrito (Continua)
Dionello - Campo Grande - MSQuando entrei no Niten buscava algo para obter condicionamento físico, e como nao gostava de academia pedi para meu primo (PC) achar algum tipo de luta para fazermos. Foi aih que ele apareceu com kendo-kenjutsu do Niten. Fomos sem avisar na primeira aula (Continua)
Paulo César (PC) - Campo GrandeGostaria de agradecer a presença do Sempai Ricardo nestes últimos treinos, ele nos tem ajudado a evoluir cada vez mais em técnica e com a ajuda do Sempai Gian nosso treinos tem sido cada vez mais motivadores.
Arigatou-gosaimasu! (Continua)
No dia 26 de março o Senpai Ricardo Lopes, Coordenador Geral do Distrito Federal e do Centro-Oeste, esteve em Campo Grande para treinar com os alunos, monitores e Coordenador da Unidade.
Foram quase quatro horas de treino com muito kiai: "Os alunos estavam bastante dispostos e se dedicaram de coração ao treino"!
Foi dada ênfase na atualização das técnicas e na transmissão das mais recentes orientações e das palavras do Sensei, pois o Senpai Ricardo Lopes acaba de retornar de intensa atualização técnica em São Paulo.
Força, Campo Grande! Que esta energia cresça e se propague cada vez mais !!!
Breno - Campo Grande - MSArigato gozaimashita Sempai Ricardo pela visita do dia 07 de maio e pelos conhecimentos passados na aula.
Foi muito inspirador. (Continua)
Otavio - Brasília/DFHi Mina San!!
É bom ver que a energia do Sensei, através do Sempai Ricardo, esta chegando na unidade de Campo Grande!! Vamos em frente! Avançando sempre!
Gambate Campo Grande!!
Sayonara, (Continua)