"Uma experiência bastante diferente para tornar o momento uma fonte mais intensa de aprendizado.
(..) Reconhecer as dificuldades próprias e dos colegas nos torna mais compassivos, enquanto integrados a um ambiente natural e social aprofunda o sentido mais necessário e belo de sermos livres para tentar desvelar estes segredos subjacentes no caminho.
Arigato gozaimashita!" - DURVAL
"... no decorrer do treino tivemos obstáculos novos, pois o terreno não era o piso reto do Dojo, mas o solo, com grama, raízes e irregularidades, o que nos forçava a afiar ainda mais o espírito e aumentar o Kiai. A energia em volta foi muito boa também, o contato com a natureza e com os animais em volta, dava um incentivo a mais no coração, motivando ainda mais o nosso Ki. (...)Arigatô gozaimasu pela energia maravilhosa que levo comigo quando termino cada treino e que me direciona no dia-a-dia.
Arigato gozaimasu!"- PIRES
Fernanda - JUIZ DE FORAKonbanwa,
Shitsurei Shimasu.
Omedetou Gozaimassu a todos que participaram do treino! Nossa sinergia e integração ficou clara com os depoimentos. Todos tem alguma coisa em comum sobre os desafios e oportunidades do contato com a natureza. Este treino f (Continua)
No último sábado, 22 de outubro, realizamos um treino fora do nosso dojô. Em meio a árvores altas, ao som dos pássaros e do vento, treinamos intensamente nosso espírito à luz do verdadeiro caminho.
"...foi particularmente interessante treinar Niten Ichi Ryu. Estarmos cercados pelas árvores realmente dá uma sensação de estarmos conectados com a natureza através da espada.
Tudo isso nos mostra facilmente o diferencial do Niten.
Arigatou gozaimashitá!" - Almeida
"...experimentar o verdadeiro sentido do suiashi com os pés na terra e soltar o kiai além das paredes do dojo me fez sentir o espírito do guerreiro em combate de forma mais intensa.(...)Em um primeiro momento pensei que estar em um local público e aberto poderia trazer distrações e me tirar a atenção. Pelo contrário, senti que estava atenta às correções.
Arigatô Gozaimashitá!" - Fernanda
No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar.
O mover das espadas
O falar do mestre e
escutar a si mesmo.
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite