Mural - Instituto Niten Juiz de Fora Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Juiz de Fora


Treino na Praça Cívica

por IvanSantos - 10-mar-2014

No último sábado, dia 8 de março de 2014, foi realizado um treino na Praça Cívica da UFJF.
Entrando em sintonia com os elementos, pudemos treinar bastante, acompanhados ocasionalmente por uma garoa fina que não foi capaz de quebrar nossos espíritos.


Treinamos Iaijutsu, muito Niten Ichi Ryu e kihons de kenjutsu.


Os treinos foram seguidos por um "momentos de ouro" especial embaixo das árvores e parabenizando as alunas pelo dia internacional das mulheres.



Eis os samurais do século XXI

por IvanSantos - 10-fev-2014



O Jornal Tribuna de Minas publicou matéria realizada com o coordenador Ivan Santos no Morro do Cristo, em Juiz de Fora.
Além de citar as modalidades e apresentar conceitos básicos do Bushidô, a reportagem de Pedro Brasil, ressaltou o impacto na vida pessoal e profissional dos alunos entrevistados, a partir do trabalho desenvolvido pelo Instituto Niten e pelo Sensei Jorge Kishikawa.


09 de Fevereiro de 2014 - 07:00
Eis os samurais do século XXI
Aprendizes das artes marciais antigas vivenciam em Juiz de Fora a filosofia de vida e as técnicas de luta dos lendários guerreiros do Japão feudal

Por PEDRO BRASIL

O cinema afirma que o "Último samurai" foi Tom Cruise, no filme de 2003, dirigido por Edward Zwick. Mas, apesar de ter mais de 700 anos de idade, o código de honra e ética dos japoneses feudais, o bushido - ou o "caminho do guerreiro" - ainda é utilizado na modernidade. Além da filosofia, os samurais modernos também aprendem a lutar como os antigos guerreiros, por meio da combinação do treinamento com a espada samurai e a vivência do bushido. Além dos fundamentos de justiça, coragem, benevolência, educação, sinceridade, honra, lealdade, o "caminho do guerreiro" também se manifesta pelas artes marciais antigas, ou kobudo. E Juiz de Fora já tem seus adeptos.

"O bushido tem influência muito forte sobre a identidade cultural japonesa, seja na disciplina, lealdade ou hierarquia, entre outros aspectos. Ele molda, de forma geral, a postura ética do povo japonês." A frase é do servidor público Ivan Santos, que há quatro anos, quando ainda morava em Belo Horizonte, conheceu o bushido por meio do Instituto Niten. Hoje ele propaga os ensinamentos do sensei Jorge Kishikawa, fundador do instituto, em Juiz de Fora, e garante que a prática da filosofia resultou em uma verdadeira mudança de vida. "Me tornei uma pessoa mais forte. Profissionalmente, controlei minha ansiedade, tenho mais autocontrole", garante.

Para o biólogo belo-horizontino Bernardo Carvalho Ferreira, que visitou Juiz de Fora na última semana e há sete anos entrou no "caminho do guerreiro" em Belo Horizonte, é difícil explicar a transformação que os ensinamentos fizeram em seu cotidiano. "Entrei de cabeça, me transformei. Virei uma pessoa melhor. Levo tudo o que aprendi para diversos pontos da minha vida: disciplina, noção de hierarquia e de responsabilidade, ética, além da diferença no condicionamento físico, apesar de isso ser menos importante", destacou.


A íntegra da matéria pode ser acessada através do site:
https://tribunademinas.com.br/esporte/eis-os-samurais-do-seculo-xxi-1.1421980

Visita do Senpai Bernardo - Unidade BH

por IvanSantos - 05-fev-2014

Na última semana do mês de Janeiro, recebemos em Juiz de Fora o senpai Bernardo, da unidade Belo Horizonte.
Na parte da tarde da segunda-feira, dia 20, ele participou de uma entrevista junto ao coordenador da unidade Juiz de Fora, Ivan, para o Jornal local. A matéria foi realizada no Morro do Cristo, ponto turístico, que possui uma vista única para a cidade.


 

Posteriormente, o senpai Bernardo participou dos treinos de Iaijutsu e Kenjutsu no dojô. Sua energia e atenção com os detalhes foram muito importantes para o aprimoramento e crescimento dos alunos no caminho.

Agradecemos a presença do senpai Bernardo, torcendo para que sempre retorne ao nosso dojô!
Arigato Gozaimashitá!

comentários   2 de 2

Villela - Belo HorizonteShitsurei shimassu, ohayou gozaimassu Senpai Bernardo e Senpai Ivan. Infelizmente nesta visita a Juiz de Fora não pude visitar a nova unidade e desfrutar do treinos conduzidos por vocês. Com certeza não faltarão oportunidades e tenho certeza que devo redo (Continua)

Bernardo - Belo HorizonteArigato Gozaimashitá Ivan, fiquei muito contente com a visista a unidade Juiz de Fora, espero poder voltar para treinarmos mais. (Continua)

Coordenador de Juiz de Fora Treina no Rio

por IvanSantos - 20-jan-2014

O ano do cavalo começa forte em Juiz de Fora.
O coordenador Ivan foi ao Rio de Janeiro, no treino do último sábado, dia 18 de janeiro para treinar com os colegas cariocas.
Com muita energia foram revisados técnicas e katas para a evolução constante da unidade.


Coordenadores Breno (Niterói), Vaz (Tijuca e Botafogo), Wenzel (Coord. Geral Rio de Janeiro), Kenzo (Botafogo e Tijuca) e Renault

Aula Inaugural em Juiz de Fora

por Niten Juiz de Fora - 26-nov-2013

Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro,
tivemos a aula inaugural da nova unidade Juiz de Fora.
Com a visita de vários interessados,
fizemos treinos de Iaijutsu e Kenjutsu com muita energia!
Esperamos que esta unidade seja mais um ramo forte do nosso
Instituto Niten, e que cresçamos fortes.
Agradecemos a coordenação do espaço por nos acolher e
a presença de todos os que participaram deste marco para
nossa unidade e esperamos novos colegas!

Gambatê Unidade Niten Juiz de Fora!






(...)



Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Pinheiro - Rio de JaneiroGambatte para a unidade JF!
Assim que for possível, em algum futuro `Niten Tour`, irei fazer uma visita, afinal JF é bem próxima ao RJ! (Continua)

Bernardo - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
estamos muito orgulhosos desse passo importante que deu. Como disse o Senpai Drawin, enquanto unidade irmâ estamos mandando muitas energias positivas. Espero poder visitá-lo em breve e poder participar dessa energia boa que parec (Continua)

Drawin - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
BH como unidade irmã está mandando a melhor das energias aí para vocês, você tem tudo para ter sucesso.
Gambate Niten Juiz de Fora!
Que se frutifique mais um ramo da grande sakura do Niten! (Continua)

fonseca - Belo HorizonteOmdetou gozaimasu Ivan!
A sua caminha em JF com certeza será muito rica. Já é possível ver que vocês possuem um ótimo espaço e está plantada a semente da qual serão colhidos muitos frutos. O pessoal aí será guiado por um ótimo samurai!
Ganbate! (Continua)

TRKS TORNEIOS REGIONAIS 2013

por - 07-mai-2013


(...)




Continua (post completo)

Dia do Samurai nas unidades do Niten 2013

por - 24-abr-2013

Dia do Samurai São Paulo





(...)


Continua (post completo)

A Liga - Thaide faz Shugyo no Niten

por - 04-nov-2011

"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.

Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."

Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido


Parte 1





Parte 2




Extras


Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários

comentários   5 de 5

Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)

Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!

É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.

Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)

Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.

Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)

Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu

Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)

Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)


Dai Ichi Kihon

por Danilo-adm - 17-dez-2010

comentários   2 de 2

Santos - GoiâniaEsse é um katá que me fascina por sua complexidade, pelo aprimoramento que nos proporciona desde a primeira vez que o praticamos e também por sua beleza. Domo arigato gozaimashita, sensei! (Continua)

Simonassi - Vitória-ESOmedetou a essas jovens samurais. Dá para ver a energia emanando dos golpes!
E o olhar no útimo Kamae?
não lembra um pouco o ``lanius excubitor`` de Musashi sensei? (Continua)



Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Juiz de Fora
(011) 94294-8956
juizdefora@niten.org.br