Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Juiz de Fora participa do Torneio Brasileiro por Equipes

por IvanSantos - 14-out-2015

No primeiro final de semana de Outubro, ocorreu em SP o 14 Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô.
Muito bem representada, a unidade Juiz de Fora, se engrandeceu com a participação de seus alunos que trouxeram de lá muita energia e ensinamentos: lições valiosas aprendidas em batalha!

"Me chamou a atenção durante a abertura do evento, quando o sensei disse que não estávamos num torneio, e sim num treinamento. No momento não entendi muito bem, mas à medida que competia e assistia aos embates entre as equipes tive a oportunidade de presenciar vários katas, kamaes e estratégias que ainda não tinha tido contato na unidade Juiz de Fora. Além desse contato tive também a oportunidade  de corrigir vários erros que vinha cometendo graças às correções do sensei, e dos senpais graduados presentes no torneio.Assistindo aos combates de kenjutsu, especialmente dos senpais graduados, percebi quão longo é o caminho do Samurai, e que por mais que cada unidade tenha seus "Feras", a verdadeira força do Niten fica evidente é quando todos se juntam e vão medir forças na quadra. Essa experiência deixou claro como a participação em eventos é importante para crescer e avançar de maneira saudável no caminho. As apresentações entre as competições foram um capítulo a parte. Me senti realmente presenteado com a oportunidade de assistir katas tão bem executados pelos senpais e inclusive pelo sensei. Também quero mencionar o contato com os colegas de outras unidades e a possibilidade de conhecer novos amigos, aprender e ensinar um ao outro. Enfim, foram 2 dias intensos e muito produtivos. Agradeço ao Sensei, senpai Gilberto e toda a equipe Niten por organizar e compartilhar esse momento comigo.
Doumo arigatou gozaimashita"
- Nogueira




"Esse final de semana serviu como um grande treino diferente do que temos normalmente, como o Sensei tinha avisado que era. Além de ter visto apresentações sendo executadas muito bem, como o dai ichi kihon, pude também presenciar pela primeira vez o dai ni e o dai san. As disputas por equipes foram boas lições    sobre manter o equilíbrio, para dar o melhor de si pelo time e também apoiar os outros integrantes quando é necessário, assim mantendo a energia como ela deve estar num momento desses: alta e pronta para derrubar qualquer obstáculo. A convivência com os Senpais e colegas de todos dojos é sempre um ponto alto nos eventos do Niten. Fico muito feliz ao presenciar o companheirismo entre todos e ter a oportunidade de ouvir histórias durante as confraternizações. O treino de tameshi e o Iaijutsu no restante da manhã de Domingo trouxeram um aprimoramento muito bem vindo, principalmente com as correções que o Sensei fez nos katas que executamos.
Arigato gozaimashitá, Sensei, por nos tornar mais felizes e ainda mais preparados para as batalhas de nossa vida!"
- Calzolari

"Essa foi a minha primeira vez num TBEK. Desde o momento que eu cheguei dojo, no sabado de manhã, até as 12h do domingo, tive diversas experiências que me ensinaram muito. Logo quando cheguei, fui escalado para auxiliar na organização do guarda volumes, o que foi uma oportunidade ímpar de convívio com outros colegas e Senpais. Quanto ao torneio em si, foi um conjunto de experiências inesquecíveis: aprendei muito com minhas derrotas, vibrei junto a minha equipe a cada vitória, pude observar os Senpai lutando e o Sensei arbitrando. Também irei levar para Juiz de Fora todas correções tecnicas e ensinamentos do Sensei.
Doumo arigatou gozaimashita Sensei!"
- Figueiredo

comentários  

Vassconcellos - NagoyaOmedetou gozaimashita Minna-san!
Otukaresama deshita! Infelizmente não pude participar do torneio, mas mesmo longe posso sentir a ótima energia que trouxeram do torneio. É bom ver que todos estão aprendendo e avançando no Caminho, e ler estes relatos me lembra que mesmo estando longe, não posso deixar a energia baixar.
Doumo arigatou gozaimashita!



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (011) 94294-8956
    minas@niten.org.br