Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Vencer o Frio

por Luciana - 13-jun-2016



Narabê à - 1ºC

Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"

Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.

Arigato Gozaimashitá
Sayounará




Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa 





Em São Paulo - Narabê à 5ºC




Alunos Vencendo o Frio

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,

Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!

Sayonara,
Caran (Continua)

Filme 'Os Sete Samurais'

por NitenDF - 24-mai-2016




Comentários dos alunos:

"Konnitchiwa, Shitsurei shimassu! 
assistir ao filme Os Sete Samurais foi para mim uma confirmação de tudo que venho aprendendo dentro do Niten! No filme é retratado muito bem os valores expressos pelo Sensei: Liderança, estratégia, generosidade, respeito, honra e principalmente o Bushido.
Arigato gozamashita pela oportunidade de mais um aprendizado! 
Sayonara
Werbete"
 
"Konnichiwa!
A chegada dos samurais, a liderança de Kambei e o esforço de toda comunidade para proteger a vila dos bandidos foi marcante. Os samurais foram corajosos pois demonstraram compaixão e altruísmo numa época de guerra, caos, egoísmo e desamparo. Reflete bem o quarto voto!
Arigatou Gozaimashita!
Sayounara!
Larissa"
 

"Konbanwa Senpai Patrick,
A coragem de ajudar o próximo foi o ponto mais importante no filme "Os Sete Samurais" realizado por Akira Kurosawa. Despir-se do egocentrismo e realmente olhar para o outro e ajuda - lo. 
 Sayonará! 
Scarlett "
 

"Konbanwa Senpai, shitsureishimassu
Primeiramente quero dizer que é um filme de excelente qualidade, o qual conseguiu demonstrar da melhor maneira possível como eram os samurais do período, aqui já posso estar me enganando, mas, imagino que quando se fala nos samurais antigos, têm-se a ideia de que todos, sem exceção, eram pessoas completamente virtuosas e de bondade infinta, contudo, o filme de Kurosawa desmistifica isso, onde aparecem, no filme, exemplos de samurais, fosse por orgulho ou qualquer outra coisa, não se dispunham a ajudar os aldeões, até se sentiam ofendidos com tal pedido de ajuda, em contrapartida, os sete samurais mostram que haviam homens dispostos a ajudar os necessitados. Além disso, também chamo atenção à representação de técnicas de kenjutsu e de iai, as quais conseguiram se aproximar muito das verdadeiras. Em suma, gostei muito de assistir esse filme comentado, tive uma percepção diferente da qual teria se tivesse visto sozinho.
 
Sayonara, arigatô gozaimashita  
Schwanz. "
 

"Konbawá Senpai Patrick, 
Shitsureishimassu,
Foi a primeira vez que assisti ao filme "Os sete samurais". Logo nas primeiras cenas do filme vemos que não é só mais um filme de luta e sangue para todos os lados, o Bushido está presente até por meio de olhares, do mestre ao aprendiz, ensinando sem dizer nada. Os ensinamentos mais importantes estão nos detalhes e pontos de vista menos óbvios, por isso foi muito bom poder assistir com a presença e comentários dos Senpais e Coordenadores e aprender com o olhar mais experiente deles. Arigatou Gozaimashitá pela oportunidade!
Shitsureishimashita, Sayounará, Arigatou Gozaimashitá,
Flores"
 

"Konbanwa Senpai Patrick e Senpai Silvana
De acordo com o filme ressalto como um ponto de reflexão o momento da busca e escolha dos samurais em que observamos uma clara diferença de postura e atitude dos samurais que aceitaram para com os que não aceitaram. O primeiro talvez movido pela compaixão e o segundo aparentemente pelo orgulho. Quem será que naquele momento estava mais ou menos certo? De acordo com as sete virtudes do samurai seria o que teve a compaixão não é mesmo?!    Bom, este momento nos faz compreender que mesmo sendo samurais precisamos estar sempre em alerta se estamos nos lapidando no caminho e seguindo realmente o Bushido.
Arigato Gozaimashitá pela grande oportunidade de mais ensinamentos tão valiosos!
Castelo Branco.



"Konbanwá Senpai Patrick
 O filme Os sete samurais mostra o quanto é importante a figura de um bom Mestre, ter bons exemplos principalmente para os jovens. Resgatar valores e virtudes esquecida nos tempos modernos.
 
Vendo o filme no Niten tive a oportunidade de aprender mais sobre Bushido e sobre essa cultura fascinante que a cultura do povo japonês.
 
Percebi o quanto o verdadeiro caminho é amplo e muito importante para mim e minha família. Ter a orientação do Sensei e dos Senpai nesta jornada nos garante a certeza de trilhar o Caminho da Disciplina em todos os sentidos.

Domo Arigato gozaimashita Sensei
Domo Arigato gozaimashita Senpai Patrick, Senpai Ricardo, Senpai Silvana e a todos da Unidade Brasília por me ensinarem tanto.
Domo Arigato gozaimashita Niten 
Benício"

Konbanwa Senpai, shitsureishimasu. 
 "Não por meio de palavras, mas pela própria ação, o filme Os Sete Samurais mostra que para enfrentar as injustiças é necessário estar disposto a se sacrificar. Kambei se desfez de seu símbolo de status, outros perderam a vida. Para ser benevolente é preciso ter muita coragem.
Honda - Brasília"
 
"Ohayo-gosaimassu, shitsurei-shimassu!
O que mais me impressionou no filme foi a primeira hora. O jeito como Akira Kurosawa apresentou cada personagem e suas motivações pessoais foi brilhante, completamente diferente dos filmes ocidentais. Principalmente os olhares que os personagens davam entre si. Sem dizer uma palavra, eles passavam uma mensagem importantíssima para outro personagem. 
Arigato-gozaimashita!
Sayounara.
Ghuilherme"
 
"Ohayo gozaimassu senpai, 
Na verdade, essa é a terceira vez que vejo o filme e sempre "aparece" algo novo. Ainda mais com os comentários dos senpais. Entretanto, as cenas que sempre me chamam atenção são as do cuidado que o samurai aprendiz (Katsushiro Okamoto) tem com o seu mestre (Kambei Shimada). Seja recebendo os samurais recrutados, seja encaminhando as mensagens de seu mestre aos outros samurais nos postos de comando. Exercício claro do segundo voto, ser útil ao mestre. 
 
Arigato gozaimashita,
Furtado. "
 

comentários   2 de 2

Herlon - Unidade BrasíliaOs Sete Samurais retrata como esses guerreiros deixaram uma marca profunda na cultura japonesa e como suas ações e ideais devem ser reconhecidos, seguidos e praticados. No filme é possível observar uma sociedade assolada por conflitos, miséria e sem a pre (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaHai mina san,

Isso é Niten!! Não é somente um local aonde se aprende técnicas e curiosidades, mas sim aonde aprendemos a cultura samurai! Para quem foi pode perceber as sutilezas mostradas no filme, e reforçadas pelos nossos senpais e coordenadores! Só (Continua)

Niten na UnB

por NitenDF - 27-abr-2016

O Kenjutsu e o Instituto Cultural Niten foram mais uma vez apresentados à comunidade acadêmica em Brasília. Nos dias 25 e 27 de abril um grupo de mais de trinta alunos de Educação Física da Universidade de Brasília, UnB, fizeram uma aula experimental de Kenjutsu como parte da disciplina Didática em Educação Física, ministrada pelo professor Felipe da Costa.
(...)




Continua (post completo)

24 DE ABRIL - DIA DO SAMURAI

por - 24-abr-2016

Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!





Brasília no 14 TBIK - SP

por Niten DF - 21-abr-2016

No último dia 16 de abril, Samurais de todo o Brasil e Américas se encontraram em SP para o 14 Torneio Brasileiro Indivídual de Kobudo.
Nossa unidade enviou representantes, á esquerda do Sensei: Kuhn, Daniel, Rodolfo e Bhering; á direita: Débora, Scarlett, Estevão e Larissa.



Omedetou Gozaimasssu a todos os participantes,
Omedetou Gozaimassu aos nossos representantes no torneio!


comentários   3 de 3

Rodolfo - BrasíliaOmedetou gozaimasu mina-san!

A reunião de tantos samurais de diversas localidades do nosso país criou uma aura e uma energia inigualável durante todo o torneio. Poder colocar em prática o que foi aprendido no caminho e estar pronto e disposto a estende (Continua)

Larissa - BrasíliaShitsureishimassu,
Participar do 14º TBIK em São Paulo foi uma experiencia gratificante. Emoção, Frio na Barriga e Aprendizado são as palavras que resumem esse dia.

Domo arigatou gozaimashita aos Senpais pelo apoio e dicas antes, durante e após o even (Continua)

Daniel - BrasíliaEu acredito que todos que participaram do 14ºTBIK cresceram um pouco no Caminho. Foi um treino físico mas muito mais espiritual e mental. Onde deve-se estar sempre preparado pois qualquer descuido pode ser fatal.

Daniel
(Continua)

Caxias do Sul visita Dojo em Brasília

por Mendes-Cax - 29-fev-2016

Saudações Mina San!

Na semana passada o aluno Matsuda de Caxias do Sul/RS foi conhecer o Dojo de Brasília!


"  É sempre muito bom treinar em um dojo diferente. Primeiro, por termos a oportunidade de sentir a energia de outros irmãos de espada, diversas daquelas às quais estamos acostumados em nossa própria unidade. Ao mesmo tempo, a despeito das diferenças, porque percebemos as semelhanças que demonstram como de fato estamos todos em um mesmo caminho.

Arigatou Gozaimashita , Sempai Patrick, pelo Keiko ao final do treino. Sou muito grato pela oportunidade.

Arigatou Gozaimashita , Sempai Silvana, pela calorosa acolhida.

E, claro, Arigatou Gozaimashita a todos pelo birudo após o treino. Foi um encerramento perfeito. " Matsuda


Um ponto a aproveitar no Instituto Niten é poder fazer esse intercâmbio entre as unidades por todo Brasil. Temos esse privilégio de conhecer e cruzar espadas com colegas de espada do Norte ao Sul do Brasil, bem como no exterior!

Energia nova, descobertas novas e paisagens diferentes do Caminho!



Matsuda,sétimo da esquerda pra direita, ao lado do Sempai Patrick.

Esperamos a visita de Brasília em Caxias!
Gambatte!
Arigatou Gozaimashita!!
Mendes

Shinnenkai 2016 - DF

por Niten DF - 25-fev-2016

No sábado dia 20 de fevereiro, alunos, pais, familiares e amigos da Unidade Brasília se encontraram para Shinnenkai (festa de início de ano).
Boas conversas, troca de experiências,  energia renovada para 2016 que será um grande ano para os samurais do Niten.
Foi uma noite especial para todos!

Arigato Gozaimashitá aos presentes.







comentários   3 de 3

Bhering - BrasiliaMina san!
Konnitiwa.
Foi uma comemoração excelente. Uma reunião das famílias da grande família Niten!
2015 foi puxado, mas conseguimos atravessá-lo com vitórias e conquistas e nos tornamos mai fortes. Que 2016 venha pois continuaremos lutando e almejan (Continua)

Luiz Otavio de Lima Rodrigues - BrasiliaMina San!

Omedeto e arigato aos que foram! Foi um jantar muito bom! Muita alegria, conversas diversas e ótimas companhias, aproximando os colegas de espada e nossas famílias!

Que venha 2016, pois estamos com a energia renovada! Vamos pra cima!

Ga (Continua)

Ando - BrasíliaMina san, konbanwa

Queria agradecer a todos por terem comparecido ao Shinnenkai 2016. Com certeza foi um sucesso esse evento! Pude notar que ninguém ficou em silêncio, todos contaram suas histórias e ouviram a de outros. Todos mesmo, até familiares e a (Continua)

Exposição Guerreiros - Os Maiores da História

por Igor - 12-jan-2016



De 10 de janeiro a 07 de fevereiro, o Parkshopping Brasília recebe a exposição Guerreiros - Os Maiores da História. A mostra reúne cerca de 150 peças, entre originais e réplicas, como espadas, armaduras, escudos, roupas e capacetes, além de peças arqueológicas. O público encontrará a exposição dividida de acordo com as antigas civilizações: Gregos, Medievais, Persas, Egípcios, Romanos, Samurais e Vikings, com suas respectivas peças, cheias de curiosidade e história, como uma réplica da armadura de ``Alexandre, o Grande.

(...)


(...)


Continua (post completo)

Hatsugeiko 2016 - DF

por Niten DF - 10-jan-2016

Dia 9 de Janeiro as unidades do DF se reencontraram para receber 2016!
Arigato gozaimashitá 2015, e que venha 2016, os samurais do DF estão prontos!


Osouji - limpeza e preparo do Dojo


Zazen - refletir sobre o sentimento e significado do caminho da espada


Keiko - treino firme com muito kiai


Sake - três goles mentalizando os objetivos para 2016



Rei - um caloroso "Shin nem akemashite omedeto gozaimassu! Kotoshi mo, Yoroshiki onegai itashimassu!

 

comentários   1 de 1

Luiz Otavio de Lima Rodrigues - BrasiliaMina San!

Gambate kudasai!

O ano já começou! Vamos afiar o espírito e buscar alcançar nossas metas! E nada melhor que o Niten para nos manter afiados!

Começamos com a limpeza do dojo e meditação, para focalizar a nossa energia, e já partimos pa (Continua)



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (011) 94294-8956
    brasilia@niten.org.br