Niten Campinas - Treinos de Kendo, Kenjutsu, Jojutsu e Iaijutsu
Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Treino de Kendo-Kenjutsu

KAKEJIKU Campinas
KO ZEN NO KI
"Estar com o sentimento relaxado
Não estar preocupado mais do que o necessário com tudo."

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Campinas

UNICAMP
Ginásio Multidisciplinar da UNICAMP - GMU
R. Elis Regina, 101
Barão Geraldo
Google Maps
SÁBADOS
9h00 IAIJUTSU
9h00 KENJUTSU

CASTELO
DOJO CASTELO
R. Francisco Otaviano, 55
Jardim Chapadão
Google Maps
QUARTAS
18h45 JOJUTSU
19h30 KENJUTSU

JUNDIAÍ
CLUBE VETERANOS DE JUNDIAÍ
Treinos presenciais suspensos neste Dojo e seguindo no formato ONLINE

ONLINE
Treinos ONLINE semanais abertos a todos os alunos. Links e senhas na página «Calendário Niten» de cada aluno.
SEGUNDAS ZOOM
19h30 JOJUTSU ONLINE
20h45 FILOSOFIA c/ SENSEI
TERÇAS ZOOM
7h00 IAIJUTSU ONLINE
20h45 TÉCNICA c/ SENSEI
QUARTAS ZOOM
19h30 KENJUTSU ONLINE FUNDAMENTOS
QUINTAS ZOOM
7h00 IAIJUTSU ONLINE
19h00 IAIJUTSU ONLINE
SEXTAS ZOOM
7h00 IAIJUTSU ONLINE
19h00 KENJUTSU ONLINE
Coordenador: André Thomaz e Mathias Lotto

+Informações

Matricula:

Para matricular-se tanto para os treinos presenciais como também para os treinos online preencha o FORMULÁRIO ONLINE informando seu nome, email e número de Whatsapp. Não há taxa de matrícula. Após enviar o formulário entraremos em contato pelo whatsapp e orientamos a finalização da matrícula que pode ser feita ONLINE. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO INICIAR AQUI

Mensalidade:

Ao ingressar no Instituto Niten, você está abrindo portas para a cultura, história, técnicas e filosofias milenares dos Samurais. Sua mensalidade assegura não só a participação em aulas presenciais, mas também a encontros online exclusivos com o Sensei Jorge Kishikawa, complementadas por aulas online interativas durante a semana. Lembre-se: cada dojo (local de treino) tem sua própria estrutura de valores que podem ser ajustados ocasionalmente. Visite o dojo mais próximo para conhecer os valores atualizados da mensalidade.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel e aquisição em nosso whatsapp e direto nos Dojos com os instrutores.

Como Iniciar

Aula Experimental:

Agende pelo WhatsApp uma aula experimental gratuita em um treino presencial ou ONLINE pelo ZOOM. Para as aulas experimentais presenciais nós emprestamos as espadas, devidamente higienizadas. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar). Favor já vir trocado, para que o vestiário não seja usado. Para a aula experimental ONLINE pelo ZOOM o material é improvisado, veja mais aqui .

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 1 a 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores ou a participação nos treinos ONLINE são válidas e trarão resultado.

Filosofia:

Ao final de todos os treinos são passados os Momentos de Ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO. Para todos os alunos também são transmitidos os Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa ao vivo do Dojo central do Instituto Niten em São Paulo duas vezes por semana e um audiovisual online por mês.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial humano em todas as áreas da vida.

MODALIDADES

Kenjutsu:

A arte Samurai da espada. Praticamos combate com equipamento de proteção e também katas, seqüências com espada de madeira, incluindo do estilo Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi. O Kenjutsu abrange um amplo leque de posturas e técnicas herdadas do tempo dos samurais, incluindo as técnicas de DUAS ESPADAS de Miyamoto Musashi.
Musashi Sensei venceu mais de 60 duelos de vida ou morte. As técnicas e estratégias usadas nestes confrontos são ainda hoje treinadas no Niten Ichi Ryu, como as técnicas com duas espadas, capazes de vencer os adversários mais formidáveis com quem cruzou as espadas.

Iaijutsu:

Arte de desembainhar o Katana, a espada Samurai. O Treinamento desenvolve concentração, presença de espírito e ensina a estar preparado em todos os momentos para encarar as situações adversas com serenidade e segurança. O Iaijutsu ensina a lidar com a espada e seus praticantes adquirem grande familiaridade com o Katana.

Jojutsu:

As técnicas do bastão de madeira contra a espada. O bastão está incorporado às técnicas dos samurais desde o século XVII, detalhes e precisão capazes de desarmar e render o adversário com a espada comprida.
O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida. Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.
BEM-VINDO à
UNIDADE CAMPINAS do
INSTITUTO NITEN




Em 2017 o Instituto Niten completou 15 anos na cidade de Campinas.
Fundado em São Paulo no ano de 1993 pelo Sensei Jorge Kishikawa, o Instituto Niten trás a cidade de Campinas a vivência das técnicas da espada, cultura e filosofia Samurai para seus alunos, ensinadas através das modalidades:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.

Convidamos você a visitar um de nosso Dojos para conhecer mais de perto os detalhes destas modalidades e filosofia dos Samurais.

Esteja a vontade para fazer uma aula experimental e viver esta experiência.


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Calendário


    Coordenação

    André
    Thomaz
    Mathias
    Lotto












    Mural

    Shiais e Treino de Arbitragem

    por Lotto - 12-out-2022


    Abrimos o mês de Outubro de 2022, realizando shiais nas três modalidades do kobudô que praticamos na Unidade Campinas do Niten: Jojutsu, Iaijutsu e Kenjutsu. Diferente dos treinos regulares, a ênfase desta vez era na disputa entre os participantes de cada modalidade. 
    No Jojutsu e Iaijutsu, estas disputas se dão através da execução dos katas, dos estilos que treinamos no Niten. Um conjunto de árbitros avalia e decide qual dos participantes executou da melhor maneira. Com muito feedback ao final, para que os alunos possam entender onde há espaço para melhorar.


    No kenjutsu, os shiais são de combate, arbitrados também. O participante que acumular 2 pontos, vence. Foi uma excelente oportunidade pra disputar com vários Senpais, experimentar combinações diferentes de armas (espada longa, duas espadas, espada curta), focar e por a energia pra fora através dos kiais.


    Os alunos mais graduados também puderam exercitar conhecimentos de arbitragem nas três modalidades, repassando todos os protocolos, e esclarecendo dúvidas a respeito de como proceder em cada caso. É uma grande responsabilidade, e exige um nível de atenção máximo.

    Entre erros e acertos, todos saímos ganhando com o treino!

    Soeke - Unidade Campinas

    Intensivo de Iaijutsu com Sensei

    por Lotto - 01-set-2022



    Nos dias 20 e 21 de agosto de 2022, a unidade Campinas do Niten participou em peso do primeiro Intensivão de Iaijutsu do Niten, na cidade de São Paulo.
    Durante estes 2 dias, afiamos a técnica e o espírito, aprendemos segredos com o Sensei, ouvimos sábias palavras, e suamos o kimono praticando com muita energia.
    O segundo dia foi dedicado ao Goshin Jutsu, a arte da defesa pessoal samurai, com katas variados durante cerca de três horas.
    No encerramento, celebramos os colegas que receberam novas graduações.
     
    Omedetou a todos!
    Arigatou gozaimashita Sensei!

    Relato: De Volta ao Presente

    por Lotto - 10-ago-2022



    "Há algum tempo comecei a tomar consciência sobre como o cotidiano tende a deslocar nossa mente para momentos diferentes do momento presente. Muitas vezes ao futuro por meio da ansiedade, outras tantas alterna para o passado, buscando momentos nostálgicos, ou angustiantes de algo que tenha ocorrido; deixando pouco ou nenhuma atenção para onde a vida de fato ocorre.
    Meu retorno ao Caminho tem me permitido reconectar com o presente, não apenas durante os treinos no Dojo, mas no dia a dia, nos pequenos afazeres diários, seja no trabalho, seja no lazer com a família. Focar nos detalhes, se permitir corrigi-los, mas não perder visão do todo, são elementos essenciais da arte da espada samurai.
    Perceber o presente, em sua plenitude, exige muita prática. Estou apenas no começo, mas o Caminho é promissor."
     
    Soeke
    Unidade Campinas

    Energia Contagiante no Dojo de Campinas

    por Lotto - 07-ago-2022

    No início de agosto, tivemos a presença marcante dos membros do grupo jovem Hayabusa do Niten, vindos de São Paulo, em nosso treino de sábado em Campinas.



    O pessoal chegou cedo para participar dos treinos de Jojutsu, Iaijutsu e Kenjutsu, e não deixou o kiai esmorecer durante as três horas e meia de treino.
    Os shiais do final do treino foram um capítulo a parte, com muita energia, técnica e garra!



    Para encerrar, houve uma divertida confraternização com comes e bebes antes do pessoal pegar a estrada.



    Arigatou gozaimashita, Hayabusa! Voltem sempre!
     

    TREINOS ONLINE

    por Brenda-Adm - 10-mar-2021



    CURSO ONLINE
     
    Os cursos do NITEN ONLINE são indicados a todos que :
    1- são muito ocupados e tem pouco tempo 
    2- estão em home-office
    3- residem em local distante do Niten 
    4- estão impossibilitados de participar de aulas presenciais 
     
    Veja como fazer para começar a treinar no Instituto Niten imediatamente.
     
    Treinando Online você estará apto a receber a faixa azul em Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
     

    Mudar o passado

    por Niten - 24-jul-2020

    "
    (...)
    Outra coisa maravilhosa foi mudar meu passado. Sim. Meu presente alterou o meu passado. Quem diria que eu pudesse enxergá-lo com outros olhos? Olhos leves, de amor, de resignação e de coerência.Nos treinos vi várias cenas e personagens que me afligiam, e passei a ter coragem de lutar contra eles. Hoje me sinto forte.
    (...)
    Relendo a primeira carta que recebi quando me matriculei, reconheço que é uma benção muito grande eu ter encontrado, após anos de dúvidas, o Niten. Crescer o que é possível nesta encarnação, e não deixar para depois, é de uma evolução gigantesca e muita coragem é necessária. É tão profundo e, por acreditar que ainda enxergo apenas a superfície, no futuro transcreverei melhor o que sinto e vivo, mas só depois de muito, muito treino, claro.
    (...)
    Luvizuto
    Unidade Campo Grande"


    Aluna Luvizuto do dojo Campo Grande - Mato Grosso do Sul


    Continua (post completo)

    comentários   4 de 4

    Sayuri - São Paulo / Campo GrandeKonbanwa
    Shitsureishimassu

    Domo arigatou gozaimassu por compartilhar algo tão pessoal e precioso!
    É uma honra poder treinar e aprender contigo. Sua sinceridade, reflexão, crescimento e transformação...é inspirador!
    Prova disso é a família toda est (Continua)

    Luvizuto - Campo Grande MSKonnichiwa Minna San
    Shitsureishimassu

    Me sinto muito honrada em ter os colegas de treino que tenho, cada um tão particular e especial. Pessoas que me ajudaram a subir os degraus da graduação, mas principalmente e antes disso, da evolução interna em (Continua)

    Serra - Campo Grande, MSDomo arigatou gozaimassu, Luvizuto Senpai!
    Shitsurei shimassu,

    Durante os treinos no Dojô sempre foi um privilégio ter a Senpai na minha frente. Orientando, esquivando e algumas vezes agradecendo. Kamae forte e precisão cirurgica...
    Agora nesta cond (Continua)

    Otavio - Omedetou Luvizuto,

    Belo relato! Me pareceu que mais que graduações algo extremamente precioso em seu caminho até agora foi a transformação pessoal, a transformação de seu espirto!

    Torço para que continue firme e forte neste seu caminho, e que possam (Continua)

    Treinos Online em Campinas

    por Lotto - 20-jul-2020

    Estamos vivendo tempos de guerra. Guerra contra um inimigo invisível e muito forte. A melhor forma de superar este momento é estando sempre preparado, com muita energia e sabedoria.
     
    No Niten fazemos assim, treinamos constantemente com muita garra  e absorvemos a sabedoria dos mestres! Graças aos ensinamentos de nosso Sensei Jorge Kishikawa, podemos continuar a tradição da espada e ainda aprender muito sobre o modo de pensar e viver dos guerreiros antigos, principalmente em tempos difíceis como o que estamos vivendo.
     
    Em Campinas não poderia ser diferente, nossos treinos Online estão a todo vapor!!
     
    Como Sensei diz: muita disciplina e festa!

    A guerra continua e seguimos unidos! - Mundial 2020

    por Niten - 25-jun-2020

    "
    (...)
    não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação.
    (...)
    Couto"
    Vitória/ES


    Aluno Couto do dojo Vitória, Espírito Santo


    Continua (post completo)

    comentários   4 de 4

    Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

    Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.

    Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.

    TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA. (Continua)

    Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.

    Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.

    Gambate!!!! (Continua)

    Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
    Espírito de samurai!
    Muito bom! (Continua)

    Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!

    Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado! (Continua)

    Genkidama! - Mundial 2020

    por Niten - 20-jun-2020

    "
    (...)
    Um dos melhores momentos sem dúvidas foi quando todo mundo do Dojo fez um "Genkidama" simbólica, cada um de nós enviou uma foto com as mãos para o alto enviando nossas energias para o Senpai Arthur durante a final. Foi um gesto simbólico mas que me deixou bem emocionado e que representou bem a união de nossa unidade.
    (...)
    Após o fim do torneio tivemos nosso tão aguardado "Beerudo" com pessoas de todas as unidades, poder conversar com todos eles, ouvir histórias engraçadas, receber conselhos e deixar a máscara cair foi sensacional, realmente uma experiencia única que vou levar no coração o resto da minha vida.
    (...)
    Waldeque - Vitoria/ES


    Alunos do dojo Vitoria com os braços para cima fazendo Genkidama, em referência ao desenho Dragon Ball


    Continua (post completo)

    comentários   3 de 3

    Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

    Cha-la head-cha-la
    Não importa o que aconteça
    Sempre tenho a força e o poder

    Cha-la head-cha-la
    Vibrante o meu coração
    Sente emoção e tem amor pra dar

    Cha-la head-cha-la
    Não pense em nada,só escuta
    Sonhos dentro do coração (Continua)

    Formentini - VitóriaOmedetou pelo relato Waldeque!

    A felicidade que o Caminho te proporciona é evidente! E inspiradora também!

    Arigatou gozaimashita! (Continua)

    Lucas Ledo - VitóriaÓtimo relato Waldeque! (Continua)

    Palestra com o Sensei Jorge Kishikawa

    por Niten - 17-jun-2020


    Graduados Campinas

    niten kobudo kenkyusho topo
    Instituto Niten Campinas
    (011) 94294-8956
    campinas@niten.org.br