Mural - Instituto Niten Rio Grande do Sul Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho


Caxias do Sul no 13 TBIK - Iaijutsu

por Mendes-Cax - 30-abr-2015

A Serra Gaúcha esteve presente em peso no 13 Torneio Individual de Kobudo  que foi realizado em São Paulo no dia 25 de abril.

Segue as palavras da aluna Gabrielle, medalhista nas modalidades Iaijutsu e Jojutsu:


"A preparação para o torneio começou assim que decidi que iria ir para São Paulo viver essa experiência. Nos treinos, tentei absorver ao máximo cada explicação, cada correção e experimentar todos os kamaes para ver qual eu iria lutar no torneio, mas percebi que não podia tentar adivinhar o que iria acontecer na hora, pensar nas possibilidades e ficar pensando... apenas pensando.
Na nossa unidade, os shiais foram constantes, quinze segundos, vida ou morte, esse sentimento eu não estava conseguindo entender na hora da luta. Até que um dia os senpais Joé e Mendes me deram algo para lutar por, disseram que quem perdesse iria pagar apoios. Esse, por mais mediano que pareça, foi o momento que eu decidi que não iria pagar os apoios, pois não iria perder e foi o que aconteceu, entendi, pelo menos um pouco, o que era esse sentimento de vida ou morte.


E em cada keiko, em cada kihon estava determinada, com o sentimento em mim. De nada adiantava eu apenas aplicar esse sentimento durante shiais, negligenciando o meu treino inteiro só para não perder naquele momento. Estou falando da preparação, pois para mim esse foi o grande momento de aprendizado, consegui entender muitos detalhes da minha postura durante o meu dia a dia, pensando no que poderia melhorar e como. É claro que não melhorei 100% de um dia para o outro, estou no caminho para isso.

No dia do torneio o meu nervosismo tomou conta de mim pelo fato de estar rodeada por pessoas com o mesmo objetivo: vencer. Percebi que aquele era o momento e a minha luta era comigo mesma, controlar o meu nervosismo e não deixar ele tirar o melhor de mim. Nunca fiquei tão nervosa como estava durante a disputa do Iaijutsu, estava tremendo antes mesmo de fazer empunhar a espada. E em cada corte que dei coloquei a intenção, soltei o kiai tentando libertar esse meu nervosismo. Consegui, cada shiai que venci, quando saia da quadra, percebia a tensão em cada músculo do meu corpo e a seriedade que estava levando. Esse foi o ponto mais crucial de todo o torneio para mim.


Falei apenas de técnicas, mas não posso deixar de expressar o meu sentimento de gratidão ao Sensei  e à toda família Niten. Pude ver que em cada momento todos estava torcendo pelos outros, mesmo sendo da mesma categoria de luta, mostrando o verdadeiro sentimento do que é ser samurai. E cada irmão de espada que estava no torneio mostrava esse sentimento, desde Manaus ao Rio Grande do Sul, a união e a força fez a diferença.


Domo arigatou gozaimashita Sensei, pela compaixão e inspiração, por ter mostrado o caminho e ter proporcionado essa experiência magnífica.
 
Sayounara,
GABRIELLE – CAXIAS DO SUL"




"Em cada corte que dei coloquei a intenção, soltei o kiai tentando libertar esse meu nervosismo"



Os vencedores do Iaijutsu 7kyu. Gabrielle quarta da esquerda para a direita.


Os alunos de Caxias do Sul se preparando para os combates de Iaijutsu: concentração e foco!




E que venham mais Duelos!!

Gambatte Kudasai!!

Mendes
Caxias



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio Grande do Sul
    (011) 94294-8956
    rs@niten.org.br