Mural - Instituto Niten Rio Grande do Sul Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho



Dai Ichi Kihon

por Danilo-adm - 17-dez-2010

comentários   2 de 2

Santos - GoiâniaEsse é um katá que me fascina por sua complexidade, pelo aprimoramento que nos proporciona desde a primeira vez que o praticamos e também por sua beleza. Domo arigato gozaimashita, sensei! (Continua)

Simonassi - Vitória-ESOmedetou a essas jovens samurais. Dá para ver a energia emanando dos golpes!
E o olhar no útimo Kamae?
não lembra um pouco o ``lanius excubitor`` de Musashi sensei? (Continua)

Treino intensivo de Iai com Sempai Kimura

por Castilhos - 23-set-2010

 Neste sábado, fomos honrados com a visita do Sempai Kimura, que veio nos brindar com um treino intensivo de Iai. Foram cerca de 3 horas, que me deixaram com dores musculares até hoje, tamanha a sua intensidade.
 É impossível na minha opinião tentar descrever com palavras o sentimento após o treino. Creio que é algo muito particular para cada um. Para mim, particularmente, foi um momento de incrível resgate espiritual. Fez-me mais forte. Para quem não participou poder ter uma idéia, ficamos muito tempo apenas no "rei", o que me mostrou que o Iai é muito mais que um exercício. Parece-me mais uma meditação, onde precisamos praticar com a finalidade de, um dia, atingir a perfeição (não apenas física, mas espiritual). O mais difícil para mim, por incrível que pareça, sempre foi a situação de "imaginar o inimigo. Afinal, o kata é realizado perante um inimigo imaginário. Como, então, empregar energia e algo que não está lá? Parece impossível! No Kenjutsu, o adversário está lá. Só que isso não acontece no Iai. E aí reside a maior dificuldade. Contudo, também aí reside seu maior mérito.
 Ao conseguirmos ter a compreensão de que o adversário está lá, parece que o nosso espírito muda. O coração bate mais rápido e o kata parece fluir com mais intensidade, com mais paixão. E o intensivo deste final de semana, pela sua extensão e pelo seu rigor, me fez ultrapassar alguns dos meus limites particulares - físicos, mentais e espirituais.

Arigato Gozaimashita Sempai Kimura.

Tags: Visita,
comentários   1 de 1

Bruno Steyer - Porto Alegre - RSMuito bem observada a questão do ``imaginar o inimigo``. Nos katas quando consigo imaginar o inimigo por dois minutos, minha testa chega a doer de tamanho esforço.
Gostei por ter ressaltado o lado espiritual, realmente foi algo bem marcante durante todo (Continua)

SEMPAI JOEL E COMITIVA EM POA

por Bruno Rodrigues - 07-abr-2010

Konbanwá!


Sou talvez o mais novo no caminho aqui na unidade de Porto Alegre e gostaria de deixar registrado meus primeiros momentos no Niten. Estou sentindo a cada treino mais vigorizado e energizado, tanto fisicamente quanto mentalmente. Sei que muita coisa ainda tenho que aprender, procuro sempre melhorar minha disciplina para seguir o caminho da melhor forma possível. Último sábado, dia 3 de abril, tivemos a honra de receber o Sempai Joel e a comissão de Buenos Aires. Acompanhei o treino de jojutsu, onde apenas 1/3 dos katas executados eu conhecia, do contrário que eu pensava, todos tiveram muita paciência em treinar comigo.
Logo após começamos o treino de kenjutsu, tendo no primeiro momento a formação de um grande círculo para apresentação de todos. A notável diferença entre a língua e sotaque nos fez lembrar da"variedade de pessoas que treinam no Niten mas que seguem a mesma causa" (momento de ouro do Sempai Alessandro). Tive a grande oportunidade de treinar com o Sempai Joel, o qual me fez concentrar mais no meu kamae e a precisão do meus movimentos a cada golpe. 
No momento de ouro Sempai Alessandro leu a reportagem sobre o 54º Prêmio Paulista de Esportes 2010, o qual Sempai Joel foi premiado, uma bonita homenagem a quem tanto se dedica no desenvolvimento do Niten. Ao final todos se reuniram para tirar uma foto, percebi como se tivessem treinado há muito tempo juntos, um forte laço. Queria ter ficado para o churrasco, com certeza minha carta dobraria de tamanho. Essas são as palavras do mais novo. Uma pequena demonstração de gratidão.

Sayounará,
Arigatô Gozaimashitá.

Tags: Relatos,


Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio Grande do Sul
    (011) 94294-8956
    rs@niten.org.br