Mural - Instituto Niten Rio Grande do Sul Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho


Bonnenkai Porto Alegre

por Alessandro - 31-dez-2013




No dia 14 de dezembro a unidade Porto Alegre realizou o Bonnenkai, festa de confraternização da unidade. Após um Shiai de confraternização e de uma batalha emocionante, a batalha dos balões todos puderam partilhar de momentos descontraídos na beira da piscina, com direito a música ao vivo e aquele churrasco gaúcho. Também contamos com a presença do colega Augusto Souza de São Paulo que se deliciou com a famosa ovelha assada pelo nosso companheiro Terres.

Arigato a todos os participantes!




(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Mendes - Caxias do SulHai Mina - San!
Uma pena que nao pude estar presente!
Gambate e um ótimo 2014!!
Sayounara!
Mendes
Caxias (Continua)

Happyokai e Bonenkai Caxias do Sul

por Mendes-Cax - 20-dez-2013

No domingo, dia 15/12/2013,  o Niten Caxias do Sul realizou o Happyokai, confraternização de final de ano com os familiares. Estiveram presente os familiares e amigos, totalizando mais de 40 pessoas.

O evento contou com a apresentação dos estilos treinados pelos alunos, bem como um simulado de um torneio, com direito a explicações sobre o Shiai para os convidados.

Além de participarem dos treinos, os convidados foram servidos com refrigerante e salgadinhos para fechar o evento com chave de ouro!


Narabê Inicial
(...)


Bonenkai Niten Caxias


Arigato Gozaimashita a todos presentes!

Mendes
Caxias do Sul




Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Renzo - Caxias do SulKonnichiwa, minna-san, Arigato Gozaimashita pelas fotos dos eventos, muito relembrar do que aconteceu, Sayonara Arigato Gozaimashita. (Continua)

Rio Grande do Sul no Gashuku de Final de Ano

por Mendes-Cax - 11-dez-2013

Neste final de semana, 7 e 8 de dezembro, os Samurais Gaúchos estiveram presentes no Gashuku de Final de Ano. Foram dois dias de treino e convívio com o Sensei e Sempais de todas as unidades do Brasil. Resumiu-se em um final de semana ensolarado e inesquecível.

Confiram as fotos:


O Gashuku teve Inicio com o treino de Kenjutsu no Templo Nikkyoji


Orientações de Arbitragem. Shiais.


Shiai: Nuria X Mendes. Duas Espadas versus Espada Curta.

Keiko: Lutas entre colegas do Niten de todo o Brasil.


Momentos de Ouro com o Sensei


Treino de Niten Ichi Ryu na APM


(...)


Corte de baixo pra cima: Gyaku Kesagiri


Narabê Final: Numero Recorde de Participantes


Entrega de Certificados





Pólo Rio Grandense com o Sensei



Gashuku marcante pela confraternização dos talentos do Niten e numero recorde de participantes

Arigatou Gozaimashita a todos que participaram

Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei que disponibilizou do tempo dele para nos ensinar por dois dias ininterruptos!

Mendes
Caxias do Sul




Continua (post completo)

Tags: Evento, Gashuku,
comentários   5 de 5

Alessandro - Porto AlegreArigato pela companhia no Gashuku Mauricio!
Esperamos um dia conhecer Belém com certeza, as portas do Sul também estão abertas para recebê-lo.
Sayounara
Arigato gozaimashita
Alessandro (Continua)

Mauricio - Belém (PA)Konnichiwa a todos,
Tive muita satisfação em conhecer os Irmãos de Espada do Rio Grande do Sul, durante o Gashuku da APM, em SP. Espero poder revê-los em breve.
Quando quiserem vir a Belém, serão todos bem-vindos.
Será uma honra recebê-los aqui!
One (Continua)

Gabrielle - Caxias do SulHai,
muito legal as fotos!
Domo Arigatou Gozaimashita, Gabrielle. (Continua)

Juliana Matsuda - Caxias do SulKonbanwa, Senpai Mendes!
Obrigada pelas fotos do evento! Que vontade imensa de poder ir também! Que vontade de conhecer o Sensei e todos os colegas do Niten!
Ano que vem, com as crianças maiores, nós não perderemos com certeza!
Deixo um abraço ao amigo (Continua)

Kiyoshi Matsuda - Caxias do Sul - Arigatou gozaimashita, Senpais, por compartilhar esses momentos. A experiência de estar ao lado de tantas pessoas com o mesmo espírito deve ser espetacular. (Continua)

Happyokai Porto Alegre

por Alessandro - 06-dez-2013

No sábado dia 30 de novembro realizou-se o Happyokai na unidade Porto Alegre. O Evento contou com mais de 70 participantes, familiares e amigos puderam conhecer mais sobre o treinamento e os ensinamentos passados pelo Sensei Jorge Kishikawa.

O treino foi bem descontraído, alunos e convidados se divertiram aprendendo katas, golpes e participando de um Kakarigueiko, exercício com muitos golpes. Também houve demostração das diversas modalidades e estilos praticados no Instituto. No final uma grande confraternização e a tradicional foto do evento.

Em breve todas as fotos estarão no Gallery!


https://niten.org.br/gallery/index.php/Niten-Porto-Alegre/2013/Happyokai-2013#

Arigato a todos os participantes!

Reencontrando a família no Niten

por Mendes-Cax - 27-nov-2013

Aproveito para compartilhar o texto dos  Alunos Kiyoshi e Juliana, casal no qual iniciou os treinos no Niten de Caxias praticamente juntos:

(...) o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho."

Confiram o relato na íntegra:

" Konnichiwa Senpai Joé e Senpai Mendes
Yoroshiku Onegai Shimasu

Shitsurei Shimasu,

Envio nessa mensagem  algumas palavras sobre o treino, nossas impressões e o início em conjunto no Caminho:

Em meados de 2010, enquanto eu e minha esposa, Juliana, almoçávamos na praça de alimentação de um shopping em Caxias do Sul, vimos um homem de hakama na fila de um dos restaurantes. Na hora, a Juliana, que já havia praticado Kendo há muitos anos, levantou-se e foi lhe perguntar se praticava Kendo. Meio surpreso, ele a indagou por que, e ela disse que havia percebido pela sua postura. Tínhamos acabado de conhecer o Senpai Joé.

A conversa foi breve, mas alegre. Ele esclareceu que praticava Kenjutsu, passou informações sobre o local do treino, assim como um telefone de contato. Os olhos da Juliana brilhavam com a vontade de praticar. Entretanto, como ela estava grávida de nosso primeiro filho, decidimos esperar.

Os anos seguintes passaram rápido. O primeiro filho nasceu. Cerca de um ano depois, veio a segunda gravidez. E víamos a vida seguindo, veloz, muitas vezes com a impressão de que estávamos sendo atropelados por ela. Foi só após seis meses do nascimento da nossa segunda filha que percebemos como havíamos passado a viver em função quase exclusiva das crianças, e de como precisávamos, entre outras coisas, voltar a praticar esportes.

Dado o fato de não termos família em Caxias, decidimos criar um sistema de “revezamento”: enquanto um cuidasse das crianças, o outro praticaria algum esporte. Ela começou a correr, mas eu não sabia o que fazer. Foi quando ela me lembrou do Kenjutsu. Fiquei um pouco receoso, pois nunca tive um espírito muito combativo, mas decidi tentar.

No primeiro dia, percebi como esse Caminho faria bem a mim. A despeito da fadiga física, e de ter chegado a passar mal depois de sair do local do treino (certamente resultado do sedentarismo), eu me sentia alegre, realizado, instigado. Como não podia deixar de ser, com o passar dos meses, a vontade da Juliana de treinar só aumentava. Entretanto, como havia prática apenas aos sábados, concluímos que não valeria à pena que cada um treinasse apenas a cada quinze dias. Mas, num certo momento, a vontade dela não podia ser mais contida. Acertamos com a babá para que ela ficasse com nossos filhos nos sábados de manhã, e enfim a Juliana pôde começar a treinar.

Ainda que nem sempre possamos participar tanto quanto gostaríamos, praticar juntos tem sido especial. Por mais atribulada que uma semana tenha sido, sempre temos a sensação de que ficamos renovados após o treino, o que nos motiva mais e mais a nos aprofundar no Caminho. Também, é evidente como nosso corpo e espírito vêm se fortalecendo, resultado dos ensinamentos que nos são passados. Entretanto, o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho.


Sayounara
Arigatou Gozaimashita

Kiyoshi e Juliana "


 Kiyoshi e Juliana com seus filhos: Aprendendo os Katas do Bushido em família.


Tags: Relatos,
comentários   4 de 4

Joé Campos - Caxias do SulA sensação de reencontrar velhos amigos é uma constante. Seja ao visitar uma unidade, seja no primeiro contato com o treino, nunca nos sentimos `desconhecidos`.
Esta sensação nos primeiros treinos torna tudo um pouco mais especial.
Mas ver este sentime (Continua)

Kiyoshi Matsuda - Caxias do SulArigatou gozaimashita a todos pela acolhida.

Achei bem interessante a expressão `reencontrar velhos amigos` usada pelo Senpai Joé, pois expressa muito bem a sensação que tenho.

Fico muito feliz de estar entrando nessa família. Arigatou gozaimashita. (Continua)

Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreOmedeto Kiyoshi e Juliana, traduziram bem o sentimento da Família Niten! (Continua)

Bruno Selau - Caxias do SulArigatou Gozaimashita aos colegas Kiyoshi e Juliana pelo seu relato, que tão bem exemplifica o sentimento de participar dessa `família Niten`. Arigatou Gozaimashita os senpais que nos disponibilizaram o texto. (Continua)

Confraternização Niten Caxias

por Mendes-Cax - 23-nov-2013

No sábado 23/11/13, após o treino os alunos de Caxias do Sul saíram para confraternizar. Na parte da tarde visitamos o Monumento do Cristo, nos pavilhões da Festa da Uva, famoso pela sua bela vista de Caxias do Sul.


Alguns alunos numa das vistas mais belas de Caxias do Sul.


Sempai Joé  e Selau. Jodan Nitto.


Um dos golpes mais utilizados no Kenjutsu: Uchi Kote.


Neutralizando o ataque do adversário com a perigosa Kodachi.


Kanpai!!



Tags: Birudo,

Espírito de Iniciante

por Mendes-Cax - 16-nov-2013

Segue o relato do aluno Padilha, de Caxias do sul:

" Konnitiwa, Yoroshiku Onegaishimassu Senpai


Shitsureishimassu,

O Sensei fala no Shin Hagakure para mantermos o espírito de iniciante vivo.

Confesso que pessoalmente nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto hoje, ao experimentar novas possibilidades de ataque pela primeira vez, tive um sentimento muito forte: querer saber e compreender mais sobre o Caminho. Notei que tive esse mesmo sentimento tambem em outras situações, como quando iniciei no Niten e quando comecei a treinar com os kamaes altos: Hasso e Jodan.

Acredito que esse é intuito do Sensei quando nos fala em manter vivo o espírito de iniciante, despertar em nós a vontade de sermos pessoas melhores, continuamente.

Arigato gozaimashita Sensei.

Sayonara, Arigato Gozaimashita.

Padilha
Caxias do Sul"



"Espírito de iniciante em cada técnica nova"


Aluno Padilha no Torneio Regional de Kobudo.

Tags: Relatos,

Almoço com o Sensei

por Mendes-Cax - 07-nov-2013

Na sexta-feira, dia 25/10/2013, o Sensei convidou os Shugyoshas para um almoço, com o intuito de nos passar orientações e refinar os Katas do Bushido.

Mais do que um almoço, os ensinamentos passados eram uma extensão do treino!



Kanpai!!


Sensei ensinando como preparar a refeição Coreana, a qual exigia o trabalho em equipe e atenção nos detalhes.

Domo Arigatou Gozaimashita Sensei por nos presentear com um Momento de Ouro reservado!
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei por disponibilizar do seu tempo para nos ensinar!

Mendes

Efeito Terapêutico dos Katas

por Mendes-Cax - 05-nov-2013

Segue o relato do Aluno Anderson, o qual treina tanto na unidade de Porto Alegre como em Caxias do Sul:

Ohayou Gozaimassu Yoroshiku Onegai Shimassu,
 
Apenas um breve relato quanto ao treino de ontem.
Nada como um treino com Katas quando não se consegue
mais pensar em nada a não ser em problemas.

O efeito terapêutico é impressionante.
Esquecer dos problemas e concentrar-se. 
Nada melhor para tratar ansiedade e a "bagunça mental" imposta pelo dia-a-dia.

Obrigado por essa oportunidade!
 
Arigatou gozaimashita!
Anderson Rech



"O efeito terapêutico é impressionante"

 

Tags: Relatos,
comentários   1 de 1

Edgar Aotagil Francisco - São PauloHai (Continua)

Instituto Niten no Coopercotia

por Mendes-Cax - 01-nov-2013

Neste final de semana, dia 27/10/2013, O Instituto Niten foi convidado a fazer uma apresentação para os associados do Clube Coopercotia. O clube Coopercotia é tradicionalmente conhecido pelos seus diversos departamentos de esportes, destaca-se especialmente os campos de Mallet Golf. Trata-se de um esporte muito praticado pela terceira idade no Clube.
Enquanto o grupo do Niten se preparava para a apresentação, tive a honra de acompanhar o Sensei e sua família numa caminhada para conhecer o clube e os campos de Mallet Golf.
Foi uma visita marcada por sorrisos e boa energia!
Destaque especial para a Senhora Francisca Shizuko Kiyohara, de 91 anos, avó da aluna Ana Paula Tomita. Um exemplo de garra e energia para todos, sendo que acompanhou a longa caminhada com passos largos! Ficamos todos impressionados com o KI desta senhora, exemplo para todos nós do Niten! Arigatou Gozaimashita Sra Kiyohara!


Caminhada com a família para conhecer o Coopercotia


(...)



Fugita X Massao


Todos reunidos!


Sem dúvidas um domingo inesquecível!

Domo Arigatou Gozaimashita a todos envolvidos!
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei!

Mendes
Unidade Caxias do Sul.



Continua (post completo)

Tags: Apresentacao,
comentários   1 de 1

Ana Paula Tomita - São PauloShitsureishimasu. Kotirakoso, arigatou gozaimashita ao Sensei e a todos os colegas pela realização da apresentação. Olhando para a Obatian (avó) caminhando a passos largos e firmes como bem disse o Senpai Mendes, me lembro de um dos recentes ensinamentos (Continua)



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio Grande do Sul
    (011) 94294-8956
    rs@niten.org.br