Konbanwa Mina San!
O Hayabusa de Caxias realizou uma aula de caligrafia japonesa no domingo retrasado, 09/11.
Aproveito para postar o relato do aluno Renzo, de 12 anos:
" A primeira coisa que foi ensinado, não foi algo como: entender o sentido dos kanjis ou como escrevê-los, foi entender que assim como a espada, a caligrafia japonesa é um Caminho a se trilhar, que requer muita vontade e dedicação.
O difícil não é fazer um traço bom, e sim, depois do primeiro, fazer o outro bom para completar.
Quando se completa um objetivo, como um traço ou um golpe, você se sente bem, e ás vezes, este conforto criado na situação, te faz relaxar e quebrar a postura.
A base para estes Caminhos, é a postura de todo o conjunto, se não estiver alinhado, ajustado, não se pode esperar que o resultado seja ótimo, caso você não tenha se empenhado para essa conquista.
O que eu achei que foi o mais importante para se lembrar, é o básico: se tiver várias coisas a fazer, faça tudo certo, uma por vez, se tiver vários golpes para bater, acerte todos, um por vez. Se tiver vários traços para fazer, faça um traço correto por vez.
Arigatou Gozaimashita,
Renzo.
" Se tiver várias coisas a fazer, faça tudo certo, uma por vez, se tiver vários golpes para bater, acerte todos, um por vez. Se tiver vários traços para fazer, faça um traço correto por vez" Renzo.
Ohayou Gosaimassu!
No sábado dia 08/11 o monge Shintokushi Macedo do Templo Nikkyoji veio visitar o Dojo de Caxias do Sul e realizou uma palestra sobre "Okyuudi - A limpeza do coração".
"A limpeza do coração é o primeiro passo em qualquer Caminho"
"No Budismo, a pratica também se inicia com a limpeza, chama-se Okyuudi"
Ao iniciarmos o Caminho, a primeira tarefa a ser realizada é a limpeza do Dojo. A limpeza e zelo pelo espaço é uma demonstração de respeito pelo local em que treinamos. De fato, o ato de limpar vai muito além do que imaginamos.
Limpamos o dojo para que possamos limpar o nosso coração.
"Devemos limpar com sinceridade, pois a limpeza é uma demonstração do nosso caráter"
Todos atentos
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei, pela oportunidade,
Domo Arigatou Gosaimashita Shintokushi Macedo pela prontidão em atender o nosso convite!
Mendes
Matsuda - Caxias do SulKonnichiwa
Yoroshiku Onegai Shimasu
Shitsurei Shimasu
As palavras do monge Shintokushi tocaram-me bastante. Percebi mais claramente como a limpeza do dojo vai além de simplesmente manter o ambiente limpo e de garantir um bom treino para todos. Limpar (Continua)
Joé no Gashuku em São Paulo “Não perder para a chuva” de Miyazawa Kenji Não perder para a chuva Não perder para o vento Não perder para a neve ou para o calor do verão Com um corpo forte e livre de desejos Nunca perder a calma, sempre com uma serena felicidade Todos os dias, quatro tigelas de arroz marrom, missô e alguns legumes para comer. Contar-se por último em todas as coisas, Observando, ouvindo , compreendendo e nunca esquecendo. À sombra dos pinheiros do campo na floresta em uma pequena cabana de palha. Se há uma criança doente no leste, ir cuidar dela, Se há uma mãe cansada no oeste, ir e carregar o seu fardo. Se há alguém prestes a morrer no sul, ir e falar-lhe que não há nada a temer. Se há uma luta ou litígio ao norte, dizer-lhes para deixarem tais inutilidades de lado. Quando há seca, derramar lágrimas de compaixão. Mesmo em um verão frio, caminhando perturbado, Mesmo sendo chamado de tolo por todos. Sem ser glorificado, Sem ser culpado. Uma pessoa assim, Eu quero me tornar. No meu retorno do gashuku deparei-me com este poema escrito por Miyazawa Kenji, falecido em 1933 aos 37 anos de idade. Encontrei, nessas palavras, sentimentos e ensinamentos muito familiares ao que aprendi e assimilei nestes anos de treino e de convivência com o Sensei, Senpais e colegas. Algo como um novo tipo de altruísmo, originado pela simples determinação em percorrer um caminho de auto-conhecimento. Onde obstáculos, outrora impossíveis, tornam-se irrelevantes. Onde máscaras, outrora invisíveis, são descartadas. Arigatou gozaimashita pela paciência e determinação que o Sensei compartilhou conosco por todos estes anos. Joé Campos Niten Caxias do Sul (...) Continua (post completo) |
Omar Pereira Marques - NiteróiOmedetou Gozaimassu'' Senpai Joé''
Determinação para o autoconhecimento vai estar sempre em nosso caminho'''
Para aqueles que buscam
Gambate
Arigatou Gozaimashitá
Unidade Tijuca = Rio De Janeiro
Marques Omar Pereira (Continua)
Mára - GuaíbaInspirador com grande identificação de Se de Kipling que me acompanha desde muito cedo.
Arigatou gozaimashita Senpai por estas palavras. (Continua)
Samuel - Belém - PAYoroshiku onegai shimassu, Senpai Joé.
Shitsurei shimassu.
Este poema de Miyazawa é para se dizer, no mínimo, inspirador. É uma reflexão que tenho lido quase todos os dias, pois além de, ao meu ver, possuir fortemente a presença dos elementos dos Hagaku (Continua)
Andréa Ferreira Montenegro Saraiva - Rio de JaneiroArigato gozaimashita por dividir seu achado conosco, Senpai. (Continua)
Ivan Mota Santos - Juiz de ForaBelo texto! Sempre bom receber palavras que nos dão orgulho de fazer parte desta família, e honrados por ter como colegas pessoas com os mesmos valores. Omedetou Joé! Arigato Gozaimashitá! (Continua)
Biru - Cerveja
Do - Caminho
Famosa confraternização do Instituto Niten.
É a hora de sentarmos com o Sensei e Sempais para tirarmos a máscara.
Gratidão!
Gambate!
Sayounara!
Mendes
Gabrielle - Caxias do SulYoroshiku Onegai Shimasu,
Shitsurei Shimasu,
É sempre uma honra compartilhar momentos assim com os irmãos de espada!
Gambate!
Arigatou Gozaimashita,
Gabrielle (Continua)
Neste final de semana, a aluna Juliana de Caxias teve a opotunidade de treinar com o Sensei em São Paulo. Segue o relato da aluna:
Konbanwa Mina San!
Segue um relato sobre o torneio:
" Participar desse meu primeiro torneio de Kobudô foi uma experiência inesquecível. Desde o sábado anterior, eu sentia que, de certa forma, o torneio já se iniciara. Fosse nos comentários e expectativas de outros praticantes, fosse numa suave ansiedade pelo dia que se aproximava, eu sabia que os embates estavam se travando antes mesmo de a primeira espada ser desembainhada. Minha maior vitória, acredito, foi ter me mantido relativamente sereno. O que mais me impressionou é que isso não decorreu de um esforço consciente; eu simplesmente fiquei muito mais calmo do que esperaria em uma situação de confronto iminente. Certamente, uma virtude que se desenvolveu em mim graças ao Niten. Isso se refletiu no dia do Torneio. Mesmo nas modalidades em que fui eliminado na primeira etapa, não fiquei me culpando ou martirizando, como tinha o hábito de fazer. Tentei compreender os motivos da derrota e segui em frente.
Outra fonte de aprendizado foi a reação dos outros participantes. Houve aqueles que não aceitaram suas derrotas, assim como os que duvidaram de suas vitórias, demonstrando que nosso maior inimigo somos sempre nós mesmos. Lembrei-me do primeiro juramento do Hagakure Shiseigan, e percebi que não ser superado no caminho do Samurai vai muito além de não perder qualquer confronto.
Doumo arigatou gozaimashita pela oportunidade"
Konbanwa Mina San!!
Neste sábado, dia 05 de Julho, os Samurais Gaúchos realizaram o Torneio Regional de Kobudo em Caxias do Sul /RS.
Narabê inicial
Juliana - Caxias do SulYoroshiku Onegai Shimasu,
Shitsurei Shimasu,
Realmente uma grande felicidade participar do TRK! Fora o nervosismo por ser minha primeira participação num evento como esse, senti uma grande alegria em poder confraternizar com os irmãos de Porto Alegre! (Continua)
Kiyoshi Matsuda - Caxias do SulYoroshiku Onegai Shimasu
Shitsurei Shimasu
Como se pressentindo o que estava para acontecer, até o sol apareceu e brilhou naquela tarde de sábado (na sexta e no domingo o tempo esteve nublado ou chuvoso aqui em Caxias)!
Participar do TRK foi espeta (Continua)
Konichiwa Mina San!
Segue nota do Jornal Pioneiro sobre o Torneio Regional de Kobudo que será realizado amanhã!
Samurais gaúchos na 'concentração'!
Gambate Kudasai!
Mendes
Niten Caxias do Sul
Konbanwa Mina San!
Sábado dia 21 de Junho - 1º dia de inverno - realizamos o 2º Encontro do Hayabusa Caxias do Sul.
Após uma aula de japonês com foco nos termos utilizados no Dojô, foi a vez de inaugurarmos o Mestre Cuca Hayabusa!
Os alunos aprenderam a fazer temaki. O trabalho em equipe para preparar os ingredientes foi colocado em prática.
Todos atentos na aula: a prática da pena é essencial para o guerreiro moderno.
Produção em equipe: todos atentos aos passos do Kiyoshi
Hora de treinar, treinar. Hora de brincar, brincar.
Samurais resistindo ao primeiro dia de inverno! 4ºC.
Gambate Kudasai!
Até o próximo encontro do Hayabusa.
Sayounara
Arigatou Gozaimashita
Mendes
Niten Caxias do Sul
Gabrielle - Caxias do SulOhayo Gozaimasu, yoroshiku onegai shimasu, shitsurei shimasu,
Muito boa a experiência, a breve pincelada no conhecimento da língua japonesa. Muito bom saber o que estava sendo pronunciado, como estava sendo escrito, o jeito certo.
E o temaki depois, f (Continua)
Matéria publicada no dia 01 de Junho. Samurai no Trabalho A milenar cultura japonesa ensina que os lutadores são honrados, leais e buscam a sabedoria. Na vida profissional, esses valores também são importantes (...) Continua (post completo) |
Ivan Mota Santos - Juiz de ForaÓtima matéria! Premiando um excelente trabalho! Omedetou samurais! Gambatê Senpai! (Continua)
Mauricio - Belém (PA)Excelente texto.
Um ótimo material, para se utilizar em uma aula universitária, sobre Gestão Empresarial.
Para quem prática o Kenjutsu melhor ainda, pois ganha duas vezes. A primeira pela cognição do tema e a segunda pelo privilégio do sentimento. (Continua)
Mára - Guaíba RSImpressiona a maneira forte e firme que os ensinamentos do Niten se encaixam no mundo fora do Dojo.
Arigatou gozaimashitá por mais este ensinamento. (Continua)