O Pará foi representado no TBIK pela Delegação Paraense de Kobudô do Instituto Cultural Niten, composta por Maurício, Teo, Larissa, Guimarães, Myrhael e por mim (Samuel).
Sensei e a Delegação Paraense no TBIK: Téo, Guimarães, Samuel, Sensei, Mauricio, Larissa e Myrhael
Teo e Larissa encontravam-se em São Paulo desde quinta, enquanto os demais tínham programado a ida em comboio, com vôo saindo de Belém às 17h da Sexta pré-torneio. A viagem já começou com intempéries: o vôo foi cancelado por problemas técnicos da aeronave. Fomos realocados para um vôo às 3h da manhã, impedindo uma noite de descanso plena para o torneio. Mas, como samurais, o desafio não nos amedrontou - deu-nos motivação adicional.
Chegamos em São Paulo às 7h30 e não deu tempo nem de nos alocarmos: fomos direto para a APCD, onde localiza-se o Dojô de Santana e por sorte ou intervenção divina, chegamos a praticamente às 9h, e conseguimos pegar: NARABÊ!
É importante salientar que uma das, senão a mais prazerosa parte dos eventos é a de reencontrar o Sensei e os Senpais com quem desenvolvemos amizades ao longo dos eventos nacionais do Niten. Arigatou a todos.
O torneio começou inflamado com o Jojutsu. Combates contidos nos katas do bastão contra a espada deixaram a atmosfera do ginásio quente.
O Iaijutsu demonstrou, em minha opinião, que cada vez mais os bushis do Niten estão pegando em katanas e provando do espírito de cortar um adversário real. O nível de concentração, consciência e energia foi alto em todas as categorias.
Legião de guerreiros esperando o anúncio de suas chaves e definição dos adversários
O Kenjutsu marcou a última modalidade do dia. Não tenho como descrever o momento. Quando o Senpai Wenzel dá o comando: BOGU TSUKE...os ânimos se exaltam, o ar fica mais denso, está tudo preparado: começa o combate. Nos primeiros segundos após a primeira luta, a quadra parece ser preenchida por ondas de ar quente e energia emanadas dos Kiais dos combatentes e da torcida inflamada. E a parte mais importante: sempre com o respeito vigorando, não existindo o espírito de "briga", e sim o de luta, que põe a coragem e o coração do guerreiro à prova.
A nossa unidade teve resultados expecionais neste torneio: 3 campeões brasileiros são do Pará. A Larissa foi a campeã feminina na categoria 0-7o Kyu. O Guimarães vice campeão no Kenjutsu 0 Kyu. E eu tive a felicidade de vencer no Kenjutsu 7o Kyu. Estes resultados não são individuais: são vitórias de toda a Unidade Belém, pois se não houvessem nossos colegas de treino não teríamos com quem treinar e desenvolver nossas habilidades e espírito.
A estes resultados: agradeço primeiramente ao Sensei, que é a fonte da qual todos bebemos o conhecimento do Kobudô e o idealizador de tudo isto.
Em seguida a todos os irmãos de Espada de Belém com quem treinamos que possibilitaram estas vitórias, em especial o Senpai Vianez.
Arigato também a todos nossos amigos e companheiros espalhados pelo Brasil que sempre nos acolhem e treinam forte conosco.
E agora, vamos em frente! Treinar pesado não pelas medalhas ou vitórias: pelo nosso desenvolvimento pessoal e espiritual!
Mauricio - Belém (PA)Konbanwa a Todos,
As Fotografias deste `post` são históricas.
Atestam o resultado excelente, de `um passo de fé`.
Fé em Sensei.
Fé no Instituto Niten.
Fé em Senpai Vianez.
Fé em cada Bushi da Unidade Belém, que se destaca pela ousadia e coragem.
As (Continua)
Hallison - Castanhal - PAOmedetou Gozaimassu!
Fico muito feliz com os excelentes resultados que estes meus irmãos bushis trouxeram para a unidade Belém, não pelas vitórias em si, o que já foi um grande feito, mas pelo grande esforço e dedicação de todos. Essa é a nossa verdade (Continua)
“Os Katas de Convivência.
Aprendemos as formas corretas de fazer até a tarefa mais simples
do dia-a-dia, com respeito e união
Limpamos, cozinhamos, descansamos, treinamos e partilhamos dos momentos
regados a cerveja juntos, como uma unidade, a Unidade Belém.
A experiencia de conviver junto aos meus irmãos de espada, me trouxe
grande alegria e honra de estarmos trilhando este árduo caminho dos Samurais.”
-Téo
"Mas o cansaço só não era maior que a satisfação e a honra de ter podido participar e conviver durante um dia inteiro com pessoas tão dedicadas que compartilharam comigo de suas aspirações no Caminho e consequentemente para a vida".
- Guedes
"Prenúncio de Grandes Vitorias, que vieram a ser obtidas pela Unidade Belém, neste mês de Abril de 2015"
-Maurício
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa a Todos, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
E o Gashuku foi tudo isso mesmo.
Se pararmos para pensar a importância do Evento é Gigante.
Foi o `Primeiro Gashuku da Unidade Belém`.
Realmente prenunciou só coisas boas para o Niten (Continua)
Nos dias 11 e 12 de Abril, Sábado e Domingo, fizemos o primeiro gashuku da unidade Belém, na cidade de Castanhal, minha terra natal. Foram dois dias treinamento, convívio e confraternização. (...) Continua (post completo) |
Teo - BelémOmedetou Hallison e Senpai Vianez!
Este Gashuko foi uma experiencia enriquecedora e um marco importante para a Unidade Belém.
Arigatou Gozaimashita pelo evento! (Continua)
Maurício Borges - Belém (PA)Ohayou Gozaimassu a Todos os Bushi do Niten Belém.
Shitsurei Shimassu.
Este evento foi muito especial.
Omedetou a Todos os participantes, em particular a Senpai Vianez, a Hallison que viabilizou tudo e a Senpai Priscila que com dedicação e denodo deram (Continua)
Samuel - BelémGambatê, samurais da Amazônia!
Estamos rumando certo. (Continua)
Guimarães encontrou nos treinos de Kenjutsu força para se levantar após um grande tombo.
A Batalha continua!
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Samurai-Sama,
Yoroshiku Onegai Shimassu.
Achei neste video muitos ensinamentos, todos de extrema riqueza.
Discute algumas questões da âmago, acerca das Virtudes Do Samurai. Vi excelente exemplo de tenacidade, perseverança, determinação, foco (Continua)
HELY VILELA BARROS NETO - Montes Claros de GoiásMuito Lindo !!!
Só de ver já passa uma energia diferente, sempre quis ver de perto, e até praticar. (Continua)
Camila Carneiro - Rio de janeiroGambate, mina san! realmente video inspirador, vamos a luta! travando nossas batalhas diárias sempre com as 7 virtudes em mente! (Continua)
De Palma - RIo de JaneiroSegunda feira, 26.Jan.2015, treinei Iai e Jo, estou com a energia do treino ainda.
São 23:35 estou terminando o dia e me preparando para o próximo.
Assisti ao video agora, fiquei com mais vontade de treinar, mas a próxima segunda feira esta loooonge! (Continua)
Lisete Florenzano - BotucatuLindo vídeo, parabéns aos produtores!
Inspirador do começo ao fim, poesia pura com imagens lindas e com a emoção do que é o Niten.
e Vamos à Luta! (Continua)
Humberto Leandro Melo da Silva - SantosKonnichiwá, Sensei e todos os companheiros de armas!
Shitsurei shimassu!
Um vídeo inspirador, pois agrega o espírito que buscamos e conquistamos no Niten. Vamos trilhar nossos caminhos em 2015 com afinco. Sigamos em frente... Vamos à luta!
Shitsurei sh (Continua)
Foi com imenso prazer que a unidade Belém fez o seu 2º Dai Jihi, através de doações e demonstrações de espada. Dessa vez, o local escolhido foi o lar da tia Socorro, que abriga crianças e adolescentes.
Foi uma manhã muito divertida, pois as crianças e os demais presentes tiveram a oportunidade de ver de perto um pouco do que é o Niten e a espada que dá a vida.
Fizemos demonstrações de Iaijutsu e kenjutsu, com katás, kamaes, shiai e ao final fechamos com um mini workshop, onde podemos levar um pouco mais de alegria e energia para as crianças que tiveram a chance de segurar uma shinai, fazer kamaes e executar golpes básicos (men, kote e do).
Pudemos vivenciar em primeira mão, através do trabalho realizado no lar, exemplos de solidariedade e trabalho em equipe trazendo mudanças positivas na sociedade.
Arigatou gozaimashitá a todos os irmãos de espada que estiveram ali presentes praticando a compaixão!
Sayounará!
Samuel - BelémOmedotou a todos os envolvidos na ida ao Lar Acolhedor. Foi uma experiência muito válida de aprendizado poder compartilhar um pouco da Espada com essas crianças e adolescentes.
Omedotou e arigatou Senpai Vianez e Senpai Priscila pelo empenho em cumprir (Continua)
Mauricio Borges - Belém (PA)Esse texto retrata um momento muito especial, da Atuação do Instituto Cultural Niten, na Região da Grande Belém.
Naquela oportunidade fiquei particularmente feliz, pois pude reencontrar Amigos, uns da adolescência, outros com os quais já trabalhei alhur (Continua)
Mina-San! Shitsurei Shimassu. A Unidade Belém mais uma vez se fez presente no Gashuku de Final de Ano da APM de 2014 promovido pelo Instituto Cultural Niten. A partida de Belém para São Paulo é sempre, como costumamos dizer, “uma aventura”. E sendo em missão pelo Niten, sempre tem um “rush” mais emocionante ainda envolvido. Além das bagagens comuns, somam-se a elas os equipamentos de treino, o bogu e o Bokurô (bolsa) de Shinais, Katana, Bokutos e Jo. Não vou, a princípio, lhes dizer que é fácil. E nem leve. Aconselho a todos que partem de mais longe que se instalem em SP com pelo menos um dia de antecedência, para que possam ter energias plenas para o treinamento intensivo, e para que também possa aproveitar minimamente a capital. É uma cidade muito diferente da nossa. É outra dinâmica de vida. Vemos a existência dos diversos “Brasis”. Na Sexta-Feira pré-Gashuku nos apresentamos na ADM (O “Quartel General”, o “Cérebro” do Niten), e sendo a minha segunda vez naquela bela residência da Vila Mariana, novamente senti a mesma emoção e honra de estar ali. Ter podido ajudar minimamente nas atividades diárias da ADM e rever Sensei e os Senpais que ali trabalham dedicadamente para manter e resolver questões do Niten inteiro (A nível Nacional e Internacional) foi motivo de felicidade para nós. Domo Arigato Gozaimashitá Sensei e Senpais por sempre nos acolher com generosidade e amabilidade. A noite, ainda tivemos o prazer de jantar com os Senpais Wenzel, Drawin, Silvana e Gorgulho, e a conversa foi como sempre muito divertida. Provamos o “Sôbá” (espécie de sopa com macarrão japonês, carne, cebolinha e omelete japonês), para dar energia para o treinamento que nos aguardava. Domo Arigato Senpai Wenzel pelo honroso convite, e aos Senpais pela companhia. Continua (post completo) |
Humberto Leandro Melo da Silva - SantosKonnichiwá, Samuel-san!
Shitsurei shimassu!
Seu relato vigoroso e minucioso me fez reviver o Gashuku de final de ano! Domo arigatou gozaimashitá pela perseverança e exemplo!
Shitsurei shimassu!
Sayonará, arigatou gozaimashitá!
Humberto - Unidade Sant (Continua)
Hallison - CastanhalÉ uma honra ter esses dois guerreiros como parceiros de treino aqui na unidade Belém... É como o Sempai Wenzel diz: `Os Pioneiros`, que cruzam um país continental como o Brasil, para conviver com o Sensei e com os Sempai afim de se manterem sempre no cami (Continua)