Mural - Instituto Niten Pará Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Belém


A Unidade Belém no Gashuku de Final de Ano da APM de 2014

por Samuel - 18-dez-2014

Mina-San!

Shitsurei Shimassu.

A Unidade Belém mais uma vez se fez presente no Gashuku de Final de Ano da APM de 2014 promovido pelo Instituto Cultural Niten.



A partida para São Paulo.

A partida de Belém para São Paulo é sempre, como costumamos dizer, “uma aventura”. E sendo em missão pelo Niten, sempre tem um “rush” mais emocionante ainda envolvido. Além das bagagens comuns, somam-se a elas os equipamentos de treino, o bogu e o Bokurô (bolsa) de Shinais, Katana, Bokutos e Jo. Não vou, a princípio, lhes dizer que é fácil. E nem leve. 

Aconselho a todos que partem de mais longe que se instalem em SP com pelo menos um dia de antecedência, para que possam ter energias plenas para o treinamento intensivo, e para que também possa aproveitar minimamente a capital. É uma cidade muito diferente da nossa. É outra dinâmica de vida. Vemos a existência dos diversos “Brasis”.

Na Sexta-Feira pré-Gashuku nos apresentamos na ADM (O “Quartel General”, o “Cérebro” do Niten), e sendo a minha segunda vez naquela bela residência da Vila Mariana, novamente senti a mesma emoção e honra de estar ali. Ter podido ajudar minimamente nas atividades diárias da ADM e rever Sensei e os Senpais que ali trabalham dedicadamente para manter e resolver questões do Niten inteiro (A nível Nacional e Internacional) foi motivo de felicidade para nós. Domo Arigato Gozaimashitá Sensei e Senpais por sempre nos acolher com generosidade e amabilidade.

A noite, ainda tivemos o prazer de jantar com os Senpais Wenzel, Drawin, Silvana e Gorgulho, e a conversa foi como sempre muito divertida. Provamos o “Sôbá” (espécie de sopa com macarrão japonês, carne, cebolinha e omelete japonês), para dar energia para o treinamento que nos aguardava. Domo Arigato Senpai Wenzel pelo honroso convite, e aos Senpais pela companhia.

(...)



Continua (post completo)

comentários   2 de 2

Humberto Leandro Melo da Silva - SantosKonnichiwá, Samuel-san!
Shitsurei shimassu!
Seu relato vigoroso e minucioso me fez reviver o Gashuku de final de ano! Domo arigatou gozaimashitá pela perseverança e exemplo!
Shitsurei shimassu!
Sayonará, arigatou gozaimashitá!
Humberto - Unidade Sant (Continua)

Hallison - CastanhalÉ uma honra ter esses dois guerreiros como parceiros de treino aqui na unidade Belém... É como o Sempai Wenzel diz: `Os Pioneiros`, que cruzam um país continental como o Brasil, para conviver com o Sensei e com os Sempai afim de se manterem sempre no cami (Continua)

Happyokai 2014

por Hallison - 13-dez-2014

Foi uma satisfação enorme estar em mais um momento importante do Niten Pará. Tive a honra de ver todo o crescimento do Niten aqui no estado do Pará, vi cada aluno no seu 1º dia de treino e acompanhei a evolução de cada um. Então, nada mais justo do que estar presente, eu e minha filha mais velha, na grande festa da unidade, o happyokai, onde houve uma grande confraternização entre as famílias dos alunos do Niten. Compartilhamos momentos felizes juntamente com os pais e familiares que puderam ver de perto a apresentação de seus filhos e conhecer um pouco mais do Instituto Cultural Niten, fundado pelo Sensei Jorge Kishikawa. Pude constatar nos olhares dos que estavam ali presentes, a alegria e o prazer de fazerem parte de alguma forma da família Niten, atentos a cada demonstração dos alunos, as explicações do nosso Senpai Vianez sobre a tradição samurai, cada kamae, cada katá e sobre a espada que dá a vida em abundância. Tudo isso, feito com muito carinho, atenção e perfeição, coisas que só o Niten pode proporcionar. E ao final, todos nós nos confraternizamos, comemos salgados com refrigerante, conversamos sobre vários assuntos e demos muito risada, afinal de contas é como o Sensei diz: hora de treinar é hora de treinar, hora de brincar é hora de brincar. Omedotou gozaimassu a todos os que participaram desta grande festa!
Arigatou Gozaimashitá!
Sayounará!


Turma reunida!

(...)


Continua (post completo)

comentários   2 de 2

Mauricio Borges - BelémKonnichiwa a Todos. Shitsurei Shimassu.
Participar dessa comemoraçao foi muito especial.
Muito gratificante foi conhecer as Famílias de cada Irmao de Espada, reunidas ali no Dojo, para as Comemoraçoes de Final de Ano, da Unidade Belém.
Vi a reciprocid (Continua)

Samuel - BelémO primeiro Happyokai da Unidade Belém foi histórico, e todos os membros da Unidade estão de parabéns pelo excelente trabalho. Todos puderam demonstrar um pouco de seu aprendizado, independente do tempo de treinamento. Nas longínquas terras de Belém, todas (Continua)

A UNIDADE BELÉM CRESCENDO E SE DESENVOLVENDO

por Mauricio - 25-nov-2014

Participar dos últimos treinos (dos meses de Outubro e Novembro) de Iaijutsu e Kenjutsu na Unidade Belém, teve um “gosto” especial.

Essa satisfação foi produzida por dois fatores:


1)      A quase totalidade dos alunos esteve presente, com destaque para aqueles que fazem longas “Jornadas”, vindo de Paragominas e de  Castanhal, buscar o aprendizado, a “iluminação”, que só a espada pode trazer. Também fiquei feliz em reencontrar alunos que retomaram os treinos. Esses guerreiros são incentivos para nós, que moramos pertinho do Dojo,  sempre estarmos lá. Foi especial auxiliar de alguma forma os kouhais, os recém chegados, que estão começando a trilhar o caminho dos samurais. Sinto orgulho dos meus colegas.



2)      Tivemos muitas visitas. Tivemos aulas experimentais. O Senpai Vianez foi generoso e franqueou para que todos contribuíssem, ajudando os visitantes. Cada um ensinando um pouquinho, do que sabe. Nós é que ganhamos, pois ao ensinar, aprendemos. Obrigado aos visitantes, Obrigado a Senpai Vianez. Foi emocionante “ver” os visitantes atacando os “adversários imaginários”

Assim, a Unidade Belém cresce e se desenvolve a cada treino e se soma as outras Unidades espalhadas pelo mundo, que é hoje o domínio do Instituto Cultural Niten. Cada Unidade é como um pomar, ou um jardim, cuidados. Todas são únicas, não existem duas iguais. Não obstante, todas têm o mesmo objetivo sublime, produzir verdade, beleza e alegria.

Obrigado a Todos os meus Colegas de Treino.

Sayounara Arigato Gozaimashita.

Maurício.

comentários   3 de 3

Samuel - BelémO crescimento da Unidade Belém é motivo de felicidade e para manter o espírito cada vez mais forte!
Gambate, Belém! (Continua)

Fábio Quaresma - BelémPrezados,

Venho comunicar minha enorme satisfação, admiração e respeito por estar junto a vós, guerreiros samurais de então.

Congratulações Senpai João Vianez.

Sayonara,
Fábio Quaresma (Continua)

Larissa - BelémExcelente descrição, Maurício! Neste meu primeiro Happyokai (Happyou = Apresentar ou "feliz" numa tradução mais livre!; Okai = grande festa) pude perceber a felicidade no rosto de todos os alunos do Niten Unidade Belém e seus familiares! Acredito que cant (Continua)

Belém no Encontro Sul-Americano de Kobudo 2014 - Comemoração dos 10 Anos do Instituto Niten na Argentina

por Maurício - 09-nov-2014


Mauricio de Belém em Buenos Aires com Sensei

A Unidade Belém teve lugar na Comitiva Brasileira do Instituto Cultural Niten, graças ao convite e a oportunidade concedidas por Sensei. A comitiva se reuniu na cidade de São Paulo, no dia 06/Nov e se deslocou em conjunto, até a Província de Buenos Aires, na República Argentina, permanecendo lá até o dia 09/Nov e também encontrando outros Brasileiros. 
Compuseram a Comitiva Brasileira, na Argentina: Sensei Jorge Kishikawa, os Senpais: Danilo, Alessandro, Donegá, Laura, Mantovanni, Sá, Barreto, e eu (Kouhai Mauricio).
 
No Dojo da Recoleta tivemos a oportunidade de reencontrar Senpai Joel e Senpai Fujita, o que foi uma honra.
Os Objetivos da Comitiva Brasileira do Instituto Cultural Niten, foram os de participar:
1) do Encontro Sul-Americano de Kobudo (Artes Marciais Antigas) e;
2) das Comemorações dos 10 Anos da Presença do Instituto Niten, na Argentina.
(...)


Continua (post completo)

13º Torneio por equipes em São Paulo

por Samuel - 08-out-2014



¨A jornada até o 13º TBEK começou Sexta-Feira, às 17h30 quando saímos de Belém e chegamos em Campinas, onde alugamos um carro para o percurso até Santo André. Como bons “forasteiros” (como Senpai Wenzel bem nos definiria no Sábado à noite), nos perdemos pela enorme São Paulo, até que as 5h da manhã conseguimos nos instalar em Santo André.
Pela manhã, ao chegar no local onde ocorreu o Torneio, de cara fui surpreendido pela energia de todos os guerreiros já ali presentes. A cada disputa no Iai, vi a concentração de cada um que disputava, com suas espadas brandindo e cortando pelo ar, como em reais duelos de vida ou morte para cada um daqueles Samurais. Já no Kenjutsu, vibrei muito com a energia das “belas” do Niten (e feras, ao mesmo tempo, no melhor sentido possível). É incrível o poder de todas, fica aqui registrado o meu Omedotou Gozaimassu (parabéns) e admiração a elas! Depois, no Kenjutsu dos Graduados, foi realmente um prazer para mim poder estar ali assistindo. Ver muitos daqueles Senpais que constantemente vejo em vídeos, (parecia até mesmo que já os conhecia) as “feras do Niten” em combate foi uma experiência de aprendizado e de surpresa, mais ou menos como uma criança que foi pela primeira vez a um estádio, em um jogo de Copa do Mundo, e viu todos os seus “ídolos” ali. Talvez o TBEK seja a “Copa do Mundo” do Niten, num contexto atual. Ou melhor, a “Sekigahara” (a maior batalha ocorrida no arquipélago japonês em 15 de setembro de 1600) do Niten. Todas as armas. Ittô (uma espada) Nitô (duas espadas). Naguinata (alabarda). Kodachi (adaga). Ver todas em combate, uma contra a outra. É mágico. Ver o “Heiho” (estratégia) em ação. Só estando ali para entender.
(No final, a máscara do Ultra Seven também foi algo que só quem esteve verá. Sensei mais uma vez nos surpreende, sempre da melhor maneira e de forma que ninguém jamais imaginaria.)
A noite, o Birudô (confraternização) com todos os Samurais reunidos no Templo, a possibilidade de interagir e conversar com guerreiros de diferentes cidades e de tomar a boa cerveja fechou o sábado e “Sekigahara” com chave de Ouro.
No domingo, os treinos e as instruções que Sensei e os Senpais deram de manhã e no início da tarde enriqueceram muito a jornada. A confraternização e despedida na ADM foi algo que também jamais esquecerei que estive, sentar e ouvir Sensei e Senpai Wenzel falando foi uma honra, além de conhecer o “Quartel General” do Niten.
A reflexão “final” (entre aspas porque a Energia e os pensamentos sobre o final de semana ainda estão vivos e muito fortes em mim) que faço é que definitivamente “longe é um lugar que não existe”. Não importa se você mora a 1, 100 ou 2500Km. Quando se quer, o Longe se torna Perto; a oportunidade se torna realidade; a expectativa, comprovação. Estar no Niten é revigorante. Estar perto de Sensei e de tantos guerreiros é revigorante. Que bom seria se todo final de semana pudéssemos estar reunidos e nos encher cada vez mais desta Energia. Talvez, no meu caso, a distância faz com que cada momento seja ainda mais valorizado e guardado com carinho, esperando ansiosamente pela próxima oportunidade de poder viver mais disto.
“Haveremos de nos encontrar outra vez, sempre que desejarmos, no meio da única comemoração que não pode jamais terminar."* A Vida. A Guerra. O Niten.
Arigato Gozaimashitá Sensei. Sem sua existência nada disso seria possível. Sensei é a força motriz destes acontecimentos e alegria que sinto.
De Richard Bach, "Longe é um lugar que não Existe".
- Samuel – Unidade Belém












"Longe é um lugar que não existe"

comentários   2 de 2

Alex Miranda - FlorianópolisParabéns aos guerreiros samurais do Niten-PA , fico muito feliz em ver a evolução da unidade Belém, e espero em breve poder retornar a `terrinha` e treinar firme e forte com todos ai.
Saudações a todos. (Continua)

Mauricio - Belem (PA)Konbanwa a Todos. Shitsurei Shimassi.
Este Torneio foi Histórico.
Pela primeira vez uma Delegaçao do Pará competiu coletivamente em um Torneio de Kenjutsu da CBK.
Quatro Paraenses estiveram presentes e combateram bravamente.
Até entao, a participação (Continua)

Um verdadeiro lar

por Larissa - 20-set-2014



Com o passar do tempo e a cada treino, me sinto cada vez mais fazendo parte de uma família que repassa a seus membros ensinamentos de honra, respeito e bom coração.
Cada um está ali por algum motivo e todos temos diferentes aspirações, mas durante os treinos há algo que igualmente nos move: uma sensação de leveza e bem-estar.
Uma família, em termos gerais e convencionalmente falando, é unida por laços consanguíneos. Quando em um treino, não vejo assim.
Vejo como cada um dos meus colegas de treino se esforça para melhorar dia após dia os katás, kiais e aprender os ensinamentos do Kenjutsu e do Iaijutsu repassados pelo Senpai João Vianez e Kaikei Teo Monteiro. Em troca somos recompensados com palavras sempre acompanhadas de boas atitudes nos nossos momentos de ouro.
O segredo que nos é revelado sobre o Bushido através de ações e palavras nos transforma pouco a pouco em uma família unida não por laços de sangue, mas por algo maior, que é o respeito e a honra de verdadeiros sábios. Aprendemos a respeitar os mais graduados e honrar da melhor maneira possível sua presença ou sua memória. Aprendemos a respeitar a origem de tão nobre arte marcial. Aprendemos lições de hombridade, de sabedoria e de valor à vida.
A cada dia que acolhemos mais um amigo no Dojo, nos tornamos maiores e melhores graças à fraternidade proporcionada pelo Instituto Niten e, assim, a família cresce.

Sayounara, Arigato Gozaimashita. 
Larissa
Unidade Belém

comentários   1 de 1

Samuel - BelémKonbanwa, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.

Omedotou Gozaimassu pelo excelente texto, Larissa, que fala muito bem de alguns dos muitos sentimentos e virtudes que cultivamos no Dojo e levamos para nossas vidas. A mim, o Instituto Niten tem (Continua)

Novo Dojo no Reduto

por Samuel - 23-ago-2014

Mina-san!

Um novo ciclo se inicia para a Unidade Belém do Instituto Cultural Niten. Neste sábado, dia 23/08, ocorreu um vigoroso treino de estreia da Unidade em novo local! Agora os treinos de sábado serão realizados na Academia dos Anjos, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, número 812, entre a Rua Tiradentes e a Rua Aristides Lobo, no Bairro do Reduto.



Na esquina da Academia, como mostra o mapa a seguir, encontra-se o Boulevard Shopping, oferecendo uma possibilidade segura para o estacionamento de veículos. Os treinos serão realizados no horário de 12h até as 16h, começando com o Iaijutsu (Arte de desembainhar a espada) e logo em seguida o treino de Kenjutsu Combate. Aos interessados, basta apenas chegar na recepção e informar que deseja realizar uma aula experimental de Kenjutsu. Venha conosco experimentar da inesquecível experiência do Combate Samurai tradicional japonês, que cada vez mais cria raízes em nossas Terras Amazônicas!



Gambate Kudasai*, Samurais de Belém!

* (Força na batalha)

Samuel
Unidade Belém-PA

Niten em Belém

por Mauricio - 16-ago-2014

As espadas do Instituto Niten voltaram à Cidade de Belém, neste Agosto.

As Katanas do Instituto NITEN, Coordenadas pelo Senpai João Vianez, foram desembainhadas com honradez e respeito, “escrevendo” no ar por três horas a fio, das 09:00 às 12:00, do dia 16.08.2014, nas dependencias da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

Um melhor “recomeço” seria impossível. 

O Instituto Cultural Niten agradece a UFPA, a pessoa da Vice-Diretora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, Profa. Valéria Frota de Andrade; além do Prof. João Carlos Cunha Dergan, e da Servidora Federal Ana Maria da Gama Santos, pelo auxílio e concessão do nobre espaço, para a Aula Inaugural.

 

Belém, 16 de Agosto de 2014.
Prof. Dr. Maurício da Silva Borges – IG/UFPA
Conselheiro da Unidade Belém do Instituto Cultural Niten.


Obs: A partir do dia 23 de agosto os treinos do Instituto Niten serão realizados na Academia dos Anjos, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, 812 -Bairro do Reduto.

Kenjutsu Experience

por Teo-Bel - 15-ago-2014



Acabando de ter experimentado colocar o bogu e usar as técnicas antigas do Kenjutsu,
os participantes do Workshop deixam o suor e o sorriso como prova de uma grande experiência.




No final do Workshop, sorrindentes e com os horizontes expandidos, os guerreiros concluem
o que o Sensei mais tarde descreveria como Kenjutsu Experience.

Visitantes de Tomé-Açu no 1º Workshop de Kobudo do Instituto Niten no Pará

por Mauricio - 08-ago-2014


 Sr. Roberto Kochi Mineshita  e a Sra. Fumi Hofoda Mineshita junto ao Sensei.

O “Iº WOKSHOP DE KOBUDO DO INSTITUTO NITEN, NO ESTADO DO PARÁ” Coordenado e Ministrado por Sensei Jorge Kishikawa, teve a honra de contar com a presença de Cidadãos Ilustres, oriundos das Cidades de Tomé-Açu e Concórdia do Pará, ambas na Região NE do nosso Estado.

Estiveram presentes ao Evento o Sr. Roberto Kochi Mineshita  e a Sra. Fumi Hofoda Mineshita, esta última amiga de Sensei, desde os tempos em que residia no Estado de São Paulo.
(...)


Continua (post completo)



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belém
    (011) 94294-8956
    belem@niten.org.br