No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar.
O mover das espadas
O falar do mestre e
escutar a si mesmo.
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite
Em setembro as unidades do DF receberam um dos alunos mais antigos do Sensei, coordenador do Rio de Janeiro. (...) E no final do dia, o merecedor brinde entre os guerreiros! Continua (post completo) |
Luiz Otavio Rodrigues - BrasíliaMina San,
Foi mais uma oportunidade de avançar no caminho do guerreiro!
Aprendizado em todas as modalidades! Lutas emocionantes no Kenjutsu, foco e concentração no Iaijutsu, garra e determinação no Jojutsu!
E a novidade do Goshinjutsu! O olhar at (Continua)
Igor - BrasíliaFoi uma ótima oportunidade poder participar desse Gashuku.
Tivemos um Gashuku indescritível meses antes com o Sensei e agora essa aula com o Senpai Kenzo ajudou a reforçar muitos pontos que o Sensei e os coordenadores daqui de Brasília chamaram minha ate (Continua)
Luiz Otavio de Lima Rodrigues - BrasiliaMina San!
Foi um torneio fantástico! Todos afiados para as competições, e todas realizadas com espirito de luta, mas também com espirito de equipe, de unidade!
Em todas as lutas, de todas as modalidades, vimos Coragem, Lealdade, Honra, Justiça, Res (Continua)
Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure
As unidades do DF receberam o Sensei para um Gashuku, treinamento intensivo.
Energia intensa, guerreiros seguindo na mesma direção, em busca não só de crescimento técnico, mas principalmente de forjar seu espírito junto ao mestre, sem piscar os olhos!
Superação em mais de 9 horas de treinamento!
Mais fotos do Gashuku na galeria dos alunos.
Ferreira - BrasíliaMais um gashuko com bastante energia e mais uma possibilidade de exercitar os 4 votos do hagakure. É sempre uma honra receber o Sensei em sua casa e uma alegria ver como todos se empenharam bastante para aproveitar esse dia ao máximo!! Agora cabe a todos (Continua)
Luiz Otavio - BrasiliaZen Mina San!
O que tenho a dizer é que este gashuko foi uma oportunidade de exercitamos os votos do Hagakure! Conviver com o mestre é ter a oportunidade de crescer em todos os aspectos!
Este gashuko foi superação em todos os sentidos! Para mim, pod (Continua)
Veterano de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais, conduz a Tocha Olímpica Rio 2016 em Campo Grande
Divulgação/Cobertura Oficial do Campo Grande – Duas tradições milenares unidas pelas mãos de um condutor. Nascido na Áustria e criado no Brasil, Wenzel Böhm é Sempai (veterano) de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais que protegeram o Japão por anos. Foi ele, convidado pela Nissan, o responsável por levar a chama olímpica pelas ruas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, neste sábado.Revezamento da Tocha Olímpica "A Nissan é uma empresa japonesa e fiquei muito honrado de poder representar a filosofia Kenjutsu no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Eu me sinto pequeno diante de tantas histórias que são contadas nesse trajeto, mas é um reconhecimento muito importante. Quando as coisas têm tanta tradição assim, elas carregam muita energia". Durante o percurso, uma prova da admiração que Wenzel carrega pelo Brasil: alguns de seus alunos, vestidos com o "hakama", calça usada nas lutas, acompanharam cada passo do "Sempai", tirando muitas fotos. Braço direito de Jorge Kishikawa, precursor do Kenjutsu no Brasil e fundador do Instituto Niten, Wenzel começou a treinar há 20 anos e em pouco tempo já se tornou professor, passando a viajar por todo país difundindo a filosofia japonesa. "A Tocha Olímpica carrega vários valores que nós também acreditamos e trabalhamos muito, como coragem, energia, vontade de ir além. Se você vê um samurai, você enxerga nele uma energia, uma entrega diferente, ele vive intensamente. Vejo que com os condutores da tocha olímpica também tem muito disso". Hoje o Instituto Cultural Niten está em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México. (...) Continua (post completo) |
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Senpai Wenzel e demais Samurais do Niten, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns Senpai Wenzel, por mais este feito. que é único e mundialmente comemorado.
A escolha não poderia ter sido melhor.
Fiquei muito contente, pelo (Continua)