Camila - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
fico feliz que tenha tido garra para buscar seu sonho, e mais feliz ainda que tenha encontrado o niten na sua busca.
É sempre uma honra poder treinar junto a pessoas que verdadeiramente admiram essa arte.
Como disse o Sensei, fina (Continua)
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
Omedeto pela coragem em transformar um sonho em realidade, de treinar forte o Iaijutsu! Espero que esteja se realizando, e conhecendo mais do caminho do guerreiro, e que continue por muitos anos ainda!
Sayonara,
Otavio
Taguatinga (Continua)
Fechando o ano de 2011, tivemos a apresentação de fim-de-ano dos alunos, onde os samurais das unidades Taguatinga, SMU e Asa Norte mostraram o que foi praticado em 2011, tanto na técnica como no katas do bushido.
No evento, havia cerca de 100 pessoas, entre alunos, familiares e convidados.
Arigato gozaimassu a todos os presentes e participantes!
Veja mais fotos na Galeria! (clique aqui)
Furtado - TaguatingaOhayo gozaimassu,
Realmente o evento foi muito bom e fiquei impressionado com quantidade de pessoas que vieram assistir às apresentações.
Omedetou gozaimassu aos organizadores, aos pais e familiares e colegas de treinamento. (Continua)
Amaro - TaguatingaFoi realmente um momento muito bom, onde se demonstrou, com muito kiai, a gratidão aqueles que nos suportam das mais diversas formas.
Domo arigato! (Continua)
Otávio - Taguatinga - DFPrimeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de poder ter colaborado com o Happyokai da unidade de Brasília. Foi uma honra ter sido escolhido pelo Sempai para co-coordenar o Happyokai! Agradeço, e muito, pela orientação do Sempai com a programação! (Continua)
Unidades do DF estiveram presentes no 10º TBEK
Arigato gozaimashita Sensei, Senpai Adeval, Unidade Guarulhos e todos os colegas do Niten!
Omedeto gozaimassu em nome dos alunos das unidades do DF!
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaOhayo Mina San! É sempre um prazer participar dos eventos do Niten! Muito conhecimento, muita informação condensada! Quem não foi deveria! Arigato Gozaimashita! Sayounara!! (Continua)
Camila - BrasíliaCertamente a experiência de torneio em equipes é única! Trabalhar em grupo, trançando estratégias e oferecendo apoio e incentivo são lições muito valiosas! Omedetou gozaimasu a todos pela garra e coragem, Brasília foi muito bem representada! (Continua)
Furtado - TaguatingaOmedetou gozaimassu a todos que foram ao torneio. Tenho certeza que tiveram ótimas experiências. (Continua)
BRITO - BrasíliaFui praticante de judô e como tal já participei de vários campeonatos, inclusive, já fiquei no Centro de preparação da confederção brasileira de judô treinando para o brasileiro. Mas, apesar disso fiquei nervoso, ansioso e focado. Claro, ensinamentos dife (Continua)
Igor - BrasiliaOmedetou gozaimasu por terem participado do TBEK e representado tão bem o DF. Arigatou gozaimasu (Continua)
"...Não é possível expressar em palavras como o vento que sopra no rosto ao abrir a porta do Hokkaido se torna o mais refrescante após um treino forte ! ..."
"No final do mês de outubro estive em SP para treinamento; foram 8 dias de treinos fortes pela manhã e administrativo a tarde... e mais treinos à noite !
Para mim, aos 38 anos de idade, mãe de 3 filhos e com algumas limitações físicas, foram dias de vencer esses obstáculos, tirar força de onde parece não existir mais e estar atenta a tudo que o Sensei e os senpai passam em cada treino, conversa, reunião e até mesmo durante os momentos de descontração.
Não é possível expressar em palavras como o vento que sopra no rosto ao abrir a porta do Hokkaido se torna o mais refrescante após um treino forte ! Como água é tão valorizada após cada treino e como o silêncio do zazen e do shodo trazem tanta paz e renovam o espírito ! O silêncio tem um sentido diferente quando estamos em treinamento !
Momentos marcantes foram vários; um que jamais vou me esquecer foi acompanhar uma aluna colocando o hakama pela primeira vez e ver as lágrimas de satisfação descerem em seu rosto e pensar, para mim: "manter o espírito de iniciante", o quanto isso é importante; e cuidar dos iniciantes, eles são o futuro do Niten.
Falar sobre esses dias é dificíl, pois são dias únicos ! Só quem vive vai saber, sentir e aproveitar a oportunidade."
Arigato gozaimashita, Sensei, pela oportunidade, paciência e pelos ensinamentos.
Arigato gozaimashita senpai Ricardo, senpai Wenzel e Patrick pela oportunidade e por acreditarem em mim.
Arigato gozaimashita senpai Fugita pelo apoio e ensinamentos.
Arigato gozaimashita a todos os senpais e funcionários da adm por me fazer sentir em família e pelas palavras de apoio.
"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.
Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."
Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido
Parte 1
Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários
Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)
Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!
É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.
Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)
Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.
Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)
Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu
Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)
Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)
Um mês para conhecer um pouco mais a Cultura Japonesa:
- Apresentações de Artes Marciais;
- Exposições de Kakejiku, Ikebana, Bonsai e Origami;
- V Mostra de Arte Nikkei de Brasília;
- Apresentação de Taiko;
- Palestras sobre Kobudô, Cinema Japonês, Tecnologia da Robótica Japonesa e entre outras.
"Gostaria de compartilhar com os companheiros de treino a imensa satisfação que tive por estar presente a palestra dada pelo Sempai Ricardo Lopes (coordenador de Brasília) no ultimo sábado dia 8/10/2011 no auditório da Livraria Cultura por ocasião do mês da cultura japonesa 2011.
Foram abordados aspectos culturais da antiga tradição samurai, abrangendo pontos como o dia a dia, a marcialidade, o modo de pensar e de construir daquela civilização, que para nós alunos, é de certa forma familiar.
Sempai Ricardo foi brilhante na sua explanação e pontos ``vitais`` no que se diz respeito ao nosso relacionamento interpessoal foram frisados.
Penso que tais momentos ``de ouro`` são impares na nossa educação e ouvir aquilo que foi dito não tem realmente preço para o nosso aprendizado.
Pena aos que perderam a oportunidade.
Omedeto gozaimassu ao Sempai Ricardo e Domo Arigato pelos ensinamentos."
(Maurício - Monitor da Unidade Brasília)
Jobe - BrasíliaOhayo gozaimassu.
Foi realmente muito gratificante aprender com um apaixonado pelo kobudo, que realmente o vivencia tanto no treino quanto na vida. Mais interessante que as duas horas de palestra foram as reflexões que a mesma despertou nos dias seguinte (Continua)
sensei - Gokurosama a todos que ,junto com o coordenador Ricardo Lopes , abrilhantaram este evento.
A embaixada do Japao pode ter a certeza que a tradiçao de 700 anos está viva no Instituto Cultural Niten .
(Continua)
Furtado - TaguatingaOhayo gozaimassu,
Confesso que foi uma honra assistir à uma palestra ministrada pelo senpai Ricardo.
Foram 2 horas de muito aprendizado.
Arigato gozaimashita. (Continua)
valberto - GamaKon-ban-wa mina san!
Fiquei muito feliz em ter podido participar da palestra. Sempai Ricardo fez uma palestra rica em quase duas horas de muita informação. (Continua)
"É interessante num crepúsculo ver o 'crepúsculo' de uma era, na figura trágica de um samurai em busca de um sentido de sua vida. Aproveitemos que em nossa era estamos apenas 'amanhecendo' para o caminho da espada."
(Valberto)
"O filme mostrou o poder da kodachi, que um verdadeiro samurai não pode depender somente da espada longa e que até um bokuto é perigoso nas mãos certas. Depois, fazer o keiko com o Senpai Patrick e sentir na pele o poder da kodachi foram experiências inigualáveis. Arigato gozaimashita!"
(Ayres)
Ferreira - TaguatingaApesar de ser um filme O samurai do entardecer nos dá uma mostra do bushidô ao qual buscamos. A kodachi pode ser uma arma mortífera como podemos ver no fime. Subestimar qualquer arma é um erro que no Niten não podemos cometer.
A convivência desse dia com (Continua)
Igor - BrasíliaDo amanhacer ao entardecer, um dia de muito treino para o corpo e a alma !
Arigato gozaimashita.
(Continua)
Furtado - TaguatingaO dia foi muito cansativo, logo produtivo.
Muito kihon no iaijutsu e muito piloto e light no kenjutsu. O almoço foi excelente e é sempre uma oportunidade de aprender os katas do Bushidô.
O filme, com os comentários do senpai Patrick, ajudou muito nos mi (Continua)
Pedro - TaguatingaO convívio, a disciplina e todos outros fatores encontrados no Niten são como a luz que emana das chamas, o requiem de nosso crepúsculo. (Continua)
Oliveira - TaguatingaSão em momentos de risco em que devemos conhecer as diversas partes do Caminho fazendo disso uma estratégia fatal. (Continua)
A comemoração começou já na véspera do dia dos pais, em um empolgante jogo entre “Seleção Internacional de Taguatinga” X “Seleção de Todos os Tempos” de Brasília. Ao final, pais e filhos presentes fizeram uma confraternização, bem ao estilo Niten!
No domingo, pais e filhos do Niten reuniram-se para um treino ao ar livre com muita energia e aprendizado.
"Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
Essa beleza que se chama simplesmente vida"
(Mario Quintana)
Nossos parabéns a todos os pais do Niten !
Camila - BrasíliaOmedetou gozaimasu a todos os pais! Em especial aos do Niten, pela perseverança de treinar e levar o melhor dos ensinamentos para seus filhos! Omedetou ainda aos que levam seus filhos aos treinos todos os domingos. A preocupação com a boa formação e saúde (Continua)
Adeval - JandiraOmedetou Brasília por sua iniciativa.
e um forte abraço a todos! (Continua)
Brito - Brasília - BrasíliaOmedetou Gozaimasu, ao pais e Arigatou Gozaimashita pela paciência e pelos ensinamentos que recebi durante e, principalmente após o jogo quando nos confraternizamos. Onegaimasu (Continua)
ferreira - TaguatingaOmedetou gozaimasu tambem a todos os pais do niten e aos que nao tiveram a sorte ainda de encontrar o niten!
Realmente o futebol foi um momento de bastante descontração em que nos divertimos e rimos juntos.
Preparem os seus times por que o proximo confr (Continua)
Igor - BrasíliaCom certeza no próximo não terei mais sisos pra arrancar, então já me inscrevo aqui! E o treino ao ar livre no dia dos pais foi muito bom. Fiquei feliz só de olhar! (Continua)
Mais comentáriosReportagem veiculada no Jornal de Brasília, 28/07/2011.
(Clique aqui para ler a reportagem)
Camila - BrasíliaKonnichiwa!
É muito bom perceber que as pessoas que vem conhecer o Instituto (que normalmente pensam na parte esportiva) saem do treino entendendo a importância da filosofia samurai para todos que estão ali treinando.
Omedetou gozaimasu aos coordenadore (Continua)
Valberto - GamaKonnichiwa mina san!
Achei a reportagem muito boa, apesar de uns pequenos erros. Acredito que este tipo de mídia é importante para desmistificar o que é o Niten. Algumas pessoas menos informadas já me perguntaram se no Niten se ensina arte do Ninjitsu! (Continua)
Otavio - BrasíliaKonnichiwa mina san!
Omedeto pela reportagem, mostra um pouquinho do que é o Niten para o mundo! Muito mais que uma arte marcial, uma filosofia de vida!
Sayonara! (Continua)
Konbanwa!
Muitas saudades das aulas, realmente, o treino é muito importante, acabei de voltar de viagem e já estou sentindo falta da energia do Niten. Não tem como não lembrar dos treinos, seja ao segurar um objeto e logo em seguida lembrar do Senpai a explicar como empunhar a Espada, os joelhos param de doer - e isto também não é bom...(risos)- sinto falta, os joelhos precisam voltar a doer, preciso escutar um ``Hai!``, preciso sentir mais o espírito do guerreiro.
Gostaria mais uma vez de agradecer a todos e ao Senpai Ricardo e Senpai Silvana pela dedicação e ao Instituto que só tem a me ensinar.
Arigato Gozaimashita!
Tassiane Nunes Garcia.