Dia 8 (17/09)
Recife
A partida logo cedo. Deixei Recife com importantes descobertas no treino com os alunos de lá.
Fortaleza
Cheguei e já mergulhei na culinária Cearense. Um peixe na telha, com uma boa macaxeira... que delícia.
O treino foi algo a parte nessa cidade. Unidade cheia, todos muito atenciosos e prestativos.
Um Hai! forte ecoava pelo Dojo.
No Niten, batidas fortes. No bogu, golpes firmes e muito kiai!
Foto: intensivo de Niten Ichi Ryu
Durante 11 horas, o Sensei produziu um Gasshuku inesquecível. Daqui de Fortaleza, aqueles que não puderam estar, eu me incluo, morreram de inveja, ou morrerão ao ver o que nossos amigos e irmãos de Caminho trouxeram destas 11 exaustivas horas de treino cara a cara com o Sensei.
Para aqueles que não foram (eu aqui derramo lágrimas), fica a lembrança: aqueles minutos com o Sensei não tem preço.
Omedetou gozaimasu para Eder, Lucas e Renan pela participação.
Durante dois dias contamos com presença do sempai Wenzel em Fortaleza. Momentos de intenso aprendizado, seja na parte técnica, seja na arte da vida. Estar junto do Sempai foi uma oportunidade ímpar de sentir o bushido vivo. Seja através dos olhares, ensinamentos, na maneira da fazer o Rei ou pelo singelo ato de estar. Podia-se ver o samurai presente em sí, mesmo em silêncio, a observar. Foi assim que pude sentir sua vibração. Vibração esta que foi pauta dos nossos treinos de Niten Ichi Ryu e que denotavam o espírito dentro dos katas, mais do que os movimentos executados. Encorajados por essa inspiração, superando limites físicos, nos mantivemos firmes, a bater o pé do início ao último men, prontos para transformar e renovar nossos corações.
Domo arigato gozaimashita ao Sensei Jorge por permitir que momentos como este aconteçam, ao Sempai Wenzel pelo desprendimento e vontade em vir nos ensinar e aos Sempais Ariel e Anderson pelo esforço do dia-a-dia e pelo empenho em promover esse encontro.
Álvaro Jorge Tachibana
A vinda do Sempai Wenzel foi como um clarão. Como se estivéssemos em uma sala escura, cada um com sua luz a examiná-la, e por um breve instante essa sala fosse iluminada por esse clarão, revelando muitas coisas ocultas, segredos e falhas. Coisas boas e coisas ruins. Essa sala escura pode tanto ser o Bushido quanto a vida. A luz de cada um a experiência.
Aprendemos muitos detalhes técnicos, mas principalmente os katas do Bushido. Deixou-me algo para refletir e muita motivação para treinar. Foi sem dúvida uma experiência única. Só tenho a agradecer aos Sempais Ariel e Anderson, ao Sempai Wenzel e ao Sensei por esta visita. Que se repita !! Domo arigato gozaimashita.
Lucas Honor de Brito
Foi com grande alegria que que tive a oportunidade de ver pela segunda vez Senpai Wenzel em Fortaleza. A primeira vez que o vi foi em Fortaleza no ano de 2006 onde o Senpai Wenzel veio acompanhando o Sensei. Infelizmente o Senpai só pode ficar dois dias conosco, mas foram dois dias com muito treino, suor e empenho para absorver o máximo possível dos ensinamentos que o Senpai transmitia dentro e fora do dojo. Com a vinda do Senpai Wenzel um sentimento que ficou forte em mim foi o de renovação, receber as mesmas técnicas com uma outra perspectiva, renovar o espírito, “cair sete vezes e levantar oito”.
Domo arigatou gozaimashita Sensei e Senpai Wenzel.
Emmanuel Victor - Monitor Jojutsu - Niten Fortaleza
Nos dias 25 e 26 de março teremos uma comemoração com a vinda do Sempai Wenzel para nossa unidade. Ele realizará treinos na quinta e sexta-feira à noite e também atividades durante o dia.
Preparem-se !!!
Foi uma ótima experiência para nós, alunos de fortaleza, ter a oportunidade de realizar apresentações de várias armas
e auxiliar na realização de treinos de kenjutsu, iaijutsu, e jojutsu com o intuito de contribuir com um evento que espero ter marcado
a unidade teresina que está mais uma vez se erguendo com força total. Tivemos também a grande oportunidade de ver o outro lado de uma recepção de sempais a uma unidade, que serviu de grande esperiência para nós e espero termos ajudado a unidade de alguma forma.
Gostaria de agradecer a incrível recepção do sempai Helano na nossa visita a unidade de teresina,
e principalmente ao sensei, sempai Wenzel, sempai Ariel e a todos que nos possibilitaram essa grande oportunidade.
Gleidson Sobreira Leite
O aluno Vinicius desafia todos os alunos do Niten Fortaleza a lutar com ele na quinta-feira, pois na sexta ele fará aniversario !!!!
Combate !!!
A Unidade Teresina organizou neste fim de semana um workshop com apresentação de várias armas e treinos de kenjutsu, Niten Ichi Ryu e Jojutsu no Hotel Rio Poty. A comitiva de Graduados de Fortaleza contou com a presença dos alunos Eder Neves, Lucas Brito, Renan Calô e Gleidson Leite. O Coordenador da Unidade Teresina Helano Fonteles coordenou os trabalhos com a ajuda do coordenador da Unidade Fortaleza Ariel Scafuri.
Artur Nepomuceno - FortalezaEu acho Este instituto muito incrível, desde muitos dias ser um samurai, treinando por anos, e contribuindo com os deuses e samurais.
-