Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Controlando as emoções

por Vídeos - 20-jul-2016


Dierk é executivo em uma multinacional em São Paulo.

Tags: Egan2016_Ago,

SHINHAGAKURE NO TATAME

por Niten - 04-jul-2016



Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure

Tags: Egan2016_Ago,

Gashuku com Sensei - DF

por NitenDF - 01-jul-2016

As unidades do DF receberam o Sensei para um Gashuku, treinamento intensivo.



Energia intensa, guerreiros seguindo na mesma direção, em busca não só de crescimento técnico, mas principalmente de forjar seu espírito junto ao mestre, sem piscar os olhos!



Superação em mais de 9 horas de treinamento! 






Mais fotos do Gashuku na galeria dos alunos.

comentários   2 de 2

Ferreira - BrasíliaMais um gashuko com bastante energia e mais uma possibilidade de exercitar os 4 votos do hagakure. É sempre uma honra receber o Sensei em sua casa e uma alegria ver como todos se empenharam bastante para aproveitar esse dia ao máximo!! Agora cabe a todos (Continua)

Luiz Otavio - BrasiliaZen Mina San!

O que tenho a dizer é que este gashuko foi uma oportunidade de exercitamos os votos do Hagakure! Conviver com o mestre é ter a oportunidade de crescer em todos os aspectos!

Este gashuko foi superação em todos os sentidos! Para mim, pod (Continua)

Niten no revezamento da Tocha Olímpica.

por - 27-jun-2016







Veterano de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais, conduz a Tocha Olímpica Rio 2016 em Campo Grande




Wenzel Böhm conduz a Tocha Olímpica em Campo Grande

Divulgação/Cobertura Oficial do
Revezamento da Tocha Olímpica
Campo Grande – Duas tradições milenares unidas pelas mãos de um condutor. Nascido na Áustria e criado no Brasil, Wenzel Böhm é Sempai (veterano) de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais que protegeram o Japão por anos. Foi ele, convidado pela Nissan, o responsável por levar a chama olímpica pelas ruas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, neste sábado.

"A Nissan é uma empresa japonesa e fiquei muito honrado de poder representar a filosofia Kenjutsu no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Eu me sinto pequeno diante de tantas histórias que são contadas nesse trajeto, mas é um reconhecimento muito importante. Quando as coisas têm tanta tradição assim, elas carregam muita energia".

Durante o percurso, uma prova da admiração que Wenzel carrega pelo Brasil: alguns de seus alunos, vestidos com o "hakama", calça usada nas lutas, acompanharam cada passo do "Sempai", tirando muitas fotos. Braço direito de Jorge Kishikawa, precursor do Kenjutsu no Brasil e fundador do Instituto Niten, Wenzel começou a treinar há 20 anos e em pouco tempo já se tornou professor, passando a viajar por todo país difundindo a filosofia japonesa.

"A Tocha Olímpica carrega vários valores que nós também acreditamos e trabalhamos muito, como coragem, energia, vontade de ir além. Se você vê um samurai, você enxerga nele uma energia, uma entrega diferente, ele vive intensamente. Vejo que com os condutores da tocha olímpica também tem muito disso".

Hoje o Instituto Cultural Niten está em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México.


(...)


Continua (post completo)

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Senpai Wenzel e demais Samurais do Niten, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns Senpai Wenzel, por mais este feito. que é único e mundialmente comemorado.
A escolha não poderia ter sido melhor.
Fiquei muito contente, pelo (Continua)

O Corte Perfeito

por Brenda-Adm - 20-jun-2016

Tags: Egan2016_Ago,

Festival do Japão 2016

por NitenDF - 18-jun-2016

Nos dias 18 e 29 de junho, a unidade Brasília participou do 5 Festival do Japão onde divulgamos um pouco do nosso trabalho e mostramos que buscamos manter viva a arte tradiconal japonesa.



O Festival oferece a todos os visitantes uma imersão na cultura, ikebana, shodô, cerâmica , danças tradicionais e muito muito mais.

Arigato Gozaimashitá aos participantes e presentes ao evento!

 

Nova unidade DF - Sobradinho

por NitenDF - 14-jun-2016

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   3 de 3

Jackson Pertusatti - BrasíliaGambate, Sobradinho!!! (Continua)

Otavio - Brasilia - DFMina San,
Ontem treinei na nova unidade de Sobradinho! Foi ótimo ver a unidade crescendo, novos colegas de espada e antigos voltando a treinar também!
Ótima energia! Excelente treino!
Omedetou a todos! Gambate!! (Continua)

Ferreira - BrasíliaGambate!!!! (Continua)

Vencer o Frio

por Luciana - 13-jun-2016



Narabê à - 1ºC

Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"

Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.

Arigato Gozaimashitá
Sayounará




Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa 





Em São Paulo - Narabê à 5ºC




Alunos Vencendo o Frio

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,

Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!

Sayonara,
Caran (Continua)

Filme 'Os Sete Samurais'

por NitenDF - 24-mai-2016




Comentários dos alunos:

"Konnitchiwa, Shitsurei shimassu! 
assistir ao filme Os Sete Samurais foi para mim uma confirmação de tudo que venho aprendendo dentro do Niten! No filme é retratado muito bem os valores expressos pelo Sensei: Liderança, estratégia, generosidade, respeito, honra e principalmente o Bushido.
Arigato gozamashita pela oportunidade de mais um aprendizado! 
Sayonara
Werbete"
 
"Konnichiwa!
A chegada dos samurais, a liderança de Kambei e o esforço de toda comunidade para proteger a vila dos bandidos foi marcante. Os samurais foram corajosos pois demonstraram compaixão e altruísmo numa época de guerra, caos, egoísmo e desamparo. Reflete bem o quarto voto!
Arigatou Gozaimashita!
Sayounara!
Larissa"
 

"Konbanwa Senpai Patrick,
A coragem de ajudar o próximo foi o ponto mais importante no filme "Os Sete Samurais" realizado por Akira Kurosawa. Despir-se do egocentrismo e realmente olhar para o outro e ajuda - lo. 
 Sayonará! 
Scarlett "
 

"Konbanwa Senpai, shitsureishimassu
Primeiramente quero dizer que é um filme de excelente qualidade, o qual conseguiu demonstrar da melhor maneira possível como eram os samurais do período, aqui já posso estar me enganando, mas, imagino que quando se fala nos samurais antigos, têm-se a ideia de que todos, sem exceção, eram pessoas completamente virtuosas e de bondade infinta, contudo, o filme de Kurosawa desmistifica isso, onde aparecem, no filme, exemplos de samurais, fosse por orgulho ou qualquer outra coisa, não se dispunham a ajudar os aldeões, até se sentiam ofendidos com tal pedido de ajuda, em contrapartida, os sete samurais mostram que haviam homens dispostos a ajudar os necessitados. Além disso, também chamo atenção à representação de técnicas de kenjutsu e de iai, as quais conseguiram se aproximar muito das verdadeiras. Em suma, gostei muito de assistir esse filme comentado, tive uma percepção diferente da qual teria se tivesse visto sozinho.
 
Sayonara, arigatô gozaimashita  
Schwanz. "
 

"Konbawá Senpai Patrick, 
Shitsureishimassu,
Foi a primeira vez que assisti ao filme "Os sete samurais". Logo nas primeiras cenas do filme vemos que não é só mais um filme de luta e sangue para todos os lados, o Bushido está presente até por meio de olhares, do mestre ao aprendiz, ensinando sem dizer nada. Os ensinamentos mais importantes estão nos detalhes e pontos de vista menos óbvios, por isso foi muito bom poder assistir com a presença e comentários dos Senpais e Coordenadores e aprender com o olhar mais experiente deles. Arigatou Gozaimashitá pela oportunidade!
Shitsureishimashita, Sayounará, Arigatou Gozaimashitá,
Flores"
 

"Konbanwa Senpai Patrick e Senpai Silvana
De acordo com o filme ressalto como um ponto de reflexão o momento da busca e escolha dos samurais em que observamos uma clara diferença de postura e atitude dos samurais que aceitaram para com os que não aceitaram. O primeiro talvez movido pela compaixão e o segundo aparentemente pelo orgulho. Quem será que naquele momento estava mais ou menos certo? De acordo com as sete virtudes do samurai seria o que teve a compaixão não é mesmo?!    Bom, este momento nos faz compreender que mesmo sendo samurais precisamos estar sempre em alerta se estamos nos lapidando no caminho e seguindo realmente o Bushido.
Arigato Gozaimashitá pela grande oportunidade de mais ensinamentos tão valiosos!
Castelo Branco.



"Konbanwá Senpai Patrick
 O filme Os sete samurais mostra o quanto é importante a figura de um bom Mestre, ter bons exemplos principalmente para os jovens. Resgatar valores e virtudes esquecida nos tempos modernos.
 
Vendo o filme no Niten tive a oportunidade de aprender mais sobre Bushido e sobre essa cultura fascinante que a cultura do povo japonês.
 
Percebi o quanto o verdadeiro caminho é amplo e muito importante para mim e minha família. Ter a orientação do Sensei e dos Senpai nesta jornada nos garante a certeza de trilhar o Caminho da Disciplina em todos os sentidos.

Domo Arigato gozaimashita Sensei
Domo Arigato gozaimashita Senpai Patrick, Senpai Ricardo, Senpai Silvana e a todos da Unidade Brasília por me ensinarem tanto.
Domo Arigato gozaimashita Niten 
Benício"

Konbanwa Senpai, shitsureishimasu. 
 "Não por meio de palavras, mas pela própria ação, o filme Os Sete Samurais mostra que para enfrentar as injustiças é necessário estar disposto a se sacrificar. Kambei se desfez de seu símbolo de status, outros perderam a vida. Para ser benevolente é preciso ter muita coragem.
Honda - Brasília"
 
"Ohayo-gosaimassu, shitsurei-shimassu!
O que mais me impressionou no filme foi a primeira hora. O jeito como Akira Kurosawa apresentou cada personagem e suas motivações pessoais foi brilhante, completamente diferente dos filmes ocidentais. Principalmente os olhares que os personagens davam entre si. Sem dizer uma palavra, eles passavam uma mensagem importantíssima para outro personagem. 
Arigato-gozaimashita!
Sayounara.
Ghuilherme"
 
"Ohayo gozaimassu senpai, 
Na verdade, essa é a terceira vez que vejo o filme e sempre "aparece" algo novo. Ainda mais com os comentários dos senpais. Entretanto, as cenas que sempre me chamam atenção são as do cuidado que o samurai aprendiz (Katsushiro Okamoto) tem com o seu mestre (Kambei Shimada). Seja recebendo os samurais recrutados, seja encaminhando as mensagens de seu mestre aos outros samurais nos postos de comando. Exercício claro do segundo voto, ser útil ao mestre. 
 
Arigato gozaimashita,
Furtado. "
 

comentários   2 de 2

Herlon - Unidade BrasíliaOs Sete Samurais retrata como esses guerreiros deixaram uma marca profunda na cultura japonesa e como suas ações e ideais devem ser reconhecidos, seguidos e praticados. No filme é possível observar uma sociedade assolada por conflitos, miséria e sem a pre (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaHai mina san,

Isso é Niten!! Não é somente um local aonde se aprende técnicas e curiosidades, mas sim aonde aprendemos a cultura samurai! Para quem foi pode perceber as sutilezas mostradas no filme, e reforçadas pelos nossos senpais e coordenadores! Só (Continua)

Niten na UnB

por NitenDF - 27-abr-2016

O Kenjutsu e o Instituto Cultural Niten foram mais uma vez apresentados à comunidade acadêmica em Brasília. Nos dias 25 e 27 de abril um grupo de mais de trinta alunos de Educação Física da Universidade de Brasília, UnB, fizeram uma aula experimental de Kenjutsu como parte da disciplina Didática em Educação Física, ministrada pelo professor Felipe da Costa.
(...)




Continua (post completo)



Tag  todos        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (011) 94294-8956
    brasilia@niten.org.br