Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Visita do Sensei à Unidade Juiz de Fora

por IvanSantos - 27-dez-2015

Sempre iniciamos o treino fazendo três referências; a primeira, em referência ao altar; em seguida, ao nosso mestre e a última, para os colegas de treino. Na segunda do dia 21 de Dezembro, esse hábito adquiriu uma nova intensidade. Ao referenciar o Sensei, na presença do Sensei, me dei conta da importância e do significado da sua visita ao nosso dojo em Juiz de Fora. Conhecer o Sensei Kishikawa me permitiu constatar o Método KIR. Se ainda tenho minhas inseguranças para me atrapalhar, já comecei o meu treinamento para conseguir a força necessária para realizar minha trajetória de maneira próspera. É com muito anseio que aguardo a próxima visita do Sensei.

Doumo arigatou gozaimashita!!! - Andrade.



 

Entendi o que significa o caminho no Niten e que é preciso ajudar e cuidar dos Senpais e kohais, evitando perdas de tempo. Irei dar tudo de mim para trilhar o caminho. É muito difícil colocar em palavras o que eu senti com a sua presença Sensei na unidade de Juiz de Fora, mas gostaria de agradecer no fundo do meu coração pelos seus ensinamentos realizado neste dia. Foi um grande momento de ouro.

Hontou ni Arigatou gozaimashita - Torres.






Foi grande meu entusiasmo quando recebi a notícia da vinda do Sensei a nossa unidade, imaginei todos os ensinamentos que receberia diretamente do Sensei, e até agora ainda estou refletindo sobre alguns katas, tentando absorver o máximo possível. Ao observar o Sensei junto ao seu filho realizando com tanta mestria os katas, imagino o quão longo e o caminho. Arigatõ gossaimashita, pela presença, pelas correções, pelo ensinamento.

Domo Arigato Gosaimashita Sensei! - Diego.





Diferentemente dos gashukus que fui, essa segunda-feira (21 de dezembro de 2015) em que o sensei fez uma visita a Juiz de Fora, aprendi muitas coisas sobre vários aspectos do Niten e o convívio com o mestre. Então finalmente chegou o dia, hoje iria lutar com o sensei e entendi o verdadeiro significado da palavra impotência. Foram tantas as coisas corrigidas, mesmo que sem palavras que ainda não consegui digerir tudo. Levarei no mínimo cerca de 3 meses repassando diariamente essa experiência para entender muitas coisas. Ainda estou desnorteado e sem saber como me expressar para explicar o que senti e o que exatamente aconteceu.

Arigato Gozaimashita - José.




Ter a honra de lutar contra o Sensei de bogu no Ken era algo que eu não sabia se teria algum dia. E em poucos golpes já tinha ficado mais que claro a imensidão da diferença de nível entre mim e o Sensei. Os combates reforçaram os aspectos onde sei que tenho que melhorar, como o condicionamento e algumas técnicas. A apresentção de katas de nito pelo Sensei e pelo Senpai Yoshimitsu foi maravilhosa e na hora já percebemos o tamanho do presente que o Sensei estava nos dando. Ver as duas espadas em ação dutante um kata sem dúvida foi um bom aprendizado para todos. Agradeço muito ao Sensei pelos momentos de confraternização e os conselhos que o senhor nos deu. Arigato gozaimashitá, Sensei! - Calzolari




 

Gashuko Região Norte com Senpai Drawin

por Niten - 25-nov-2015



Dias 31 de Outubro e 01 de Novembro entrou para a história da unidade Manaus e Belém como o primeiro Gashuku envolvendo as duas unidades juntas. Realizamos o nosso primeiro Gashuku Região Norte!
Senpai Drawin, coordenador de Belo Horizonte, ministrou o treino que tomou dimensões únicas e calorosas como nossa cidade, Manaus. Senpai Drawin nos mostrou muito de sua convivência com o Sensei e as transmitiu de de forma que nós mesmo nos sentimos abraçados ao Mestre. Foi também um treino muito técnico, onde pudemos corrigir nossos erros de postura e golpes, e pudemos aprender novos kamaes e katas.

(...)






Continua (post completo)

Tags: Gashuku,
comentários   3 de 3

Maurício Borges - Belém (PA)Konichiwa Ssmurai Sama, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Deixei passar um tempo. Dei a distância necessária, para escrever alguma coisa sobre este Evento.
Este Gashuku do Niten, foi Histórico.
Senpai Drawin viajou mais de 2.500 Km, para (Continua)

Samuel Borges - Belém - PAArigatou gozaimashitá ao Sensei, Senpai Drawin, Senpais e colegas de Manaus e Senpai Vianez e colegas de Belém. Foi muito prazeroso estar junto a todos nesse final de semana. Uma parte muito gostosa de viver no Niten é conhecer lugares e pessoas diferente (Continua)

Teo Monteiro - BelémKonbawa,
Que esta seja o primeiro de muitos gashukos com os nossos irmãos e irmãs de armas do Norte!
Domo Arigatou Gozaimashita pelo treino e convívio! (Continua)

Coordenador Bernardo recebe Shoden

por Drawin - 23-nov-2015

 Neste final de ano de 2015, o Coordenador da Unidade de Belo Horizonte do Instituto Niten, Bernardo Ferreira recebeu do Sensei Jorge Kishikawa o makimono (pergaminho, certificado tradicional) de Shoden.


Senpai Bernardo na entrega de Shoden em BH (esquerda) e Senpai Drawin (direita)

 Shoden é a primeira graduação oficial do estilo Hyoho Niten Ichi Ryu, referente aos Katas (sequencias de combate) com a espada longa, desenvolvidos pelo nosso fundador e mestre, Myamoto Musashi Sensei. Considerado o mais forte samurai da história do Japão, além de um grande artista e filósofo.

 O Coordenador Bernardo recebeu assim, o títilo de Shoden do Sensei Jorge Kishikawa, que é Shihan (mestre) no Niten Ichi Ryu, com autorização de transmitir tais graduações validamente.

 O Niten BH se alegra com mais esta conquista! Avante, samurais mineiros!
 Omedetou Gozaimasu Senpai Bernardo!


Senpai Bernardo demonstrando as técnicas de Tachi Seiho (espada longa)

Apresentação Festival Anime Taikai

por IvanSantos - 15-nov-2015

Neste segundo domingo de novembro, a Unidade Juiz de Fora do Instituto Niten fez uma apresentação no evento Anime Taikai. Os participantes assistiram atentamente a demonstração de katas de Niten Ichi Ryu além de lutas com bogu.



Agradecemos a organização do evento pelo convite e a platéia pela energia.




NITEN NO CAMPUS

por Bernardo-MG - 09-nov-2015

No dia 08/11 os colegas da Unidade Belo Horizonte foram convidados para participar do evento "Domingo no campus", que propõe abrir o espaço da Universidade Federal de Minas Gerais para atividades diversas de lazer. 



Com um público bastante diversificado, com pessoas das mais variadas idades e ocupações, nossos colegas fizeram apresentações de Jojutsu, Kusarigama, Naginata, Iaijutsu, Kumi Iai, Niten Ichiryu e Kenjutsu combate. Os espectadores se surpreenderam com a energia e seriedade das apresentações e muitos dos presentes, adultos e crianças, quiseram  experimentar golpear alguns alunos de bogu com a shinai, e todos demonstraram se divertir muito com a experiência inovadora.


Os katas de Kusarigama chamaram a atenção por usar uma arma exótica.

(...)


Continua (post completo)

Tags: Apresentacao,

Gashuku Iaijutsu com Albuquerque

por IvanSantos - 09-nov-2015

Na última semana foi realizado em Juiz de Fora um Gashuku (treino intensivo) de Iaijutsu com o Senpai Albuquerque, de São Paulo. Ele trouxe ensinamentos importantes para a unidade mineira, desde a postura, energia e todos os detalhes nos katas. Seu convívio diário com o Sensei pode ser sentido nas suas palavras e na sua técnica, e isso despertou empenho e admiração dos guerreiros participantes.



"Assim que terminou o Gashuko eu não sabia como descrever minha experiência. Ainda não sei. Iaijutsu é difícil, complicado, extenuante, incrustado de detalhes infindos... E belíssimo! Foi incrivelmente enriquecedor ter o dia todo de treinamento. Albuquerque Senpai é calmo, com didática elegante, e altruísta; pois nos passava o ensinamento, ou  uma correção mínima que fosse, com o mesmo brilho e entusiasmo.
Ao fim do dia, cansada, doída e com o pé esfolado, dei conta que estava feliz e ansiando por mais!" - Adriana


"No Gashuko tive oportunidade de aprender novos detalhes e costumes que fazem parte de nossa tradição, desde a  forma correta de dar o laço em meu Kimono até a conversa informal no birudo que foi muito divertida e verdadeira, mostrando de fato a face de cada um dos participantes. - Alfredo de Paula"



"Como foi o meu primeiro gashuko, não sabia o que iria acontecer. Fui contagiado com a energia dos senpais, as correções realizadas, o entusiasmo e a paciência de mostrar cada paço do bushido. - Torres"


"Ao chegar de manha ao dojo já fui recebida pelos meus colegas de treino com muita energia e fizemos juntos o osoji e nos preparamos para o inicio do gashuku.  Algo que sempre me impressiona ao ir em eventos do Niten é que mesmo estando em outra unidade, em outro estado todos estamos seguindo o mesmo caminho. Foi meu primeiro contato com o Senpai Albuquerque e foi uma experiencia incrível poder observar e absorver todos os detalhes das técnicas do Iai que ele passava." - Gabriela - ( Unidade BH)



"A presença do Senpai Albuquerque foi ótima porque trouxe novos pontos e detalhes a serem aplicados no Iaijutsu, além de corrigir os erros e possíveis vícios de cada um. Agora vejo cada kata de uma forma um pouco mais complexa e estou atento sobre aspectos que antes eu não percebia tanto." - Calzolari


"O treino exaustivo do gashuku, em um dia quente como estava, foi um grande preparo para as batalhas que virão para mim a partir do ano que vem, que entrarei no ensino médio, e tenho certeza que me ajudará no futuro a vencer grandes desafios." - Zimerer



"Estou muito feliz com esse grande presente oferecido a Unidade Juiz de Fora. Nesse Gashuku pudemos treinar extensivamente, também, no convívio com o Senpai Albuquerque durante o Birudo, pudemos saber um pouco mais de como é o dia-dia na ADM, ter uma noção melhor de como o Instituto Niten funciona, sempre com bases firmes no Bushido. Vendo que a tradição Samurai permanece viva e forte aqui no Brasil, sob a tutela do Sensei Jorge Kishikawa." - Figueiredo


"Durante todo o treino (longo e muito cansativo), ocorreram correções milimétricas nos "katas" que atualmente faço, com uma precisão cirúrgica me mostrava minhas falhas. Sua presença passava segurança, serenidade e vontade de corresponder a quaisquer expectativa que fosse depositada em mim." - José Alfredo





GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - 31-out-2015



(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)

Estágio: Aprendizado Intensivo

por IvanSantos - 20-out-2015

A aluna Adriana, da unidade Juiz de Fora, viveu momentos de aprendizado em SP. Num estágio de convívio permanente com o Sensei e os Senpais da Administração do Instituto Niten, ela pôde se fortalecer em batalhas que testaram o corpo, a mente e o espírito.



"Os vinte dias que estagiei na ADM poderiam ser chamados de aprendizado intensivo. Nos treinos, corrigi inúmeras falhas técnicas, mas na ADM convivendo diretamente com Sensei, Senpai Wenzel e demais Senpais, corrigi falhas pessoais, de uma vida inteira. Aprendi com as chamadas, as conversas e risos. Aprendi a receber um elogio, e diferenciar felicidade de vaidade. A Adriana que foi desmaterializou-se em algum momento entre a calçada e o portão de madeira. Vivenciei mais da família Niten. Aliás, as Senpais Brenda e Midori me incluíram em suas famílias, o que para mim é algo incomensurável! No e-mail convocatório, dizia que exerceríamos o Segundo Voto, mas exerci os quatro! Sou uma mulher mais forte, melhor filha, irmã, pessoa. O ato de cozinhar engrandeceu minha alma: sei que sempre será diferente do que era, a cozinha foi um templo onde entoei orações com alho e sal.
Domo arigatou gozaimashita pela oportunidade!
Arigatou gozaimashita!
Sayounara!"

Adriana


Tags: Estagio, Estagio,
comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa Senpai Ivan, Adriana e demais Colegas do Niten.
Shitsurei Shimassu.
Este `post` é muito estimulante e, está muito bem elaborado. Sua mensagem é indelével.
Parabéns a Adriana que teve o desprendimento e portanto a Honra, de conviver com Sensei, (Continua)

TBEK - BH no Torneio por Equipes

por Drawin - 14-out-2015

 Alunos de Belo Horizonte foram a São Paulo participar do 14º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo. Enfrentar a guerra e receber os ensinamentos do mestre.


Alunos de BH com o Sensei Jorge Kishikawa


Comitiva de BH

comentários   1 de 1

Farias - Betimこんばんは!

おめでとうございます みんなさ!

No próximo eu estarei lá para dar o meu melhor ao lado de meus senpai ! (Continua)

Juiz de Fora participa do Torneio Brasileiro por Equipes

por IvanSantos - 14-out-2015

No primeiro final de semana de Outubro, ocorreu em SP o 14 Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô.
Muito bem representada, a unidade Juiz de Fora, se engrandeceu com a participação de seus alunos que trouxeram de lá muita energia e ensinamentos: lições valiosas aprendidas em batalha!

"Me chamou a atenção durante a abertura do evento, quando o sensei disse que não estávamos num torneio, e sim num treinamento. No momento não entendi muito bem, mas à medida que competia e assistia aos embates entre as equipes tive a oportunidade de presenciar vários katas, kamaes e estratégias que ainda não tinha tido contato na unidade Juiz de Fora. Além desse contato tive também a oportunidade  de corrigir vários erros que vinha cometendo graças às correções do sensei, e dos senpais graduados presentes no torneio.Assistindo aos combates de kenjutsu, especialmente dos senpais graduados, percebi quão longo é o caminho do Samurai, e que por mais que cada unidade tenha seus "Feras", a verdadeira força do Niten fica evidente é quando todos se juntam e vão medir forças na quadra. Essa experiência deixou claro como a participação em eventos é importante para crescer e avançar de maneira saudável no caminho. As apresentações entre as competições foram um capítulo a parte. Me senti realmente presenteado com a oportunidade de assistir katas tão bem executados pelos senpais e inclusive pelo sensei. Também quero mencionar o contato com os colegas de outras unidades e a possibilidade de conhecer novos amigos, aprender e ensinar um ao outro. Enfim, foram 2 dias intensos e muito produtivos. Agradeço ao Sensei, senpai Gilberto e toda a equipe Niten por organizar e compartilhar esse momento comigo.
Doumo arigatou gozaimashita"
- Nogueira




"Esse final de semana serviu como um grande treino diferente do que temos normalmente, como o Sensei tinha avisado que era. Além de ter visto apresentações sendo executadas muito bem, como o dai ichi kihon, pude também presenciar pela primeira vez o dai ni e o dai san. As disputas por equipes foram boas lições    sobre manter o equilíbrio, para dar o melhor de si pelo time e também apoiar os outros integrantes quando é necessário, assim mantendo a energia como ela deve estar num momento desses: alta e pronta para derrubar qualquer obstáculo. A convivência com os Senpais e colegas de todos dojos é sempre um ponto alto nos eventos do Niten. Fico muito feliz ao presenciar o companheirismo entre todos e ter a oportunidade de ouvir histórias durante as confraternizações. O treino de tameshi e o Iaijutsu no restante da manhã de Domingo trouxeram um aprimoramento muito bem vindo, principalmente com as correções que o Sensei fez nos katas que executamos.
Arigato gozaimashitá, Sensei, por nos tornar mais felizes e ainda mais preparados para as batalhas de nossa vida!"
- Calzolari

"Essa foi a minha primeira vez num TBEK. Desde o momento que eu cheguei dojo, no sabado de manhã, até as 12h do domingo, tive diversas experiências que me ensinaram muito. Logo quando cheguei, fui escalado para auxiliar na organização do guarda volumes, o que foi uma oportunidade ímpar de convívio com outros colegas e Senpais. Quanto ao torneio em si, foi um conjunto de experiências inesquecíveis: aprendei muito com minhas derrotas, vibrei junto a minha equipe a cada vitória, pude observar os Senpai lutando e o Sensei arbitrando. Também irei levar para Juiz de Fora todas correções tecnicas e ensinamentos do Sensei.
Doumo arigatou gozaimashita Sensei!"
- Figueiredo

comentários   1 de 1

Vassconcellos - NagoyaOmedetou gozaimashita Minna-san!
Otukaresama deshita! Infelizmente não pude participar do torneio, mas mesmo longe posso sentir a ótima energia que trouxeram do torneio. É bom ver que todos estão aprendendo e avançando no Caminho, e ler estes relatos me (Continua)



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belo Horizonte
    (011) 94294-8956
    minas@niten.org.br