Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Treino Especial - Dia do Samurai

por IvanSantos - 29-abr-2014

No dia 26 de Abril foi realizado um treino especial em Juiz de Fora. Comemoramos o dia do Samurai e o aniversário do nosso Sensei, Jorge Kishikawa, ambos comemorados no dia 24 de abril, com muita concentração, energia e alegria. Rodeados pela natureza e abençoados com um belíssimo dia, revivemos as técnicas e tradições seculares dos guerreiros samurais.


(...)



Com a firmeza e precisão necessária, treinamos Iaijutsu, Niten Ichi Ryu e Kenjutsu. No gramado podíamos sentir a conexão com o solo, firmes como raízes profundas de uma grandiosa árvore.
(...)


Continua (post completo)

comentários   5 de 5

Marcos - Juiz de Fora MGParabéns sempai Ivan. pelo 1º TRK de
Juiz de Fora; os projetos, imaginamos e
executamos o que foi feito sobe a sua liderança. Marcos (Continua)

MAURICIO BORGES - BELÉM (PA)Konbanwa Bushis de MG,
Shitsurei Shimasu.

Tive a oportunidade de estar em Minas Gerais, durante o período da Páscoa,na Região de Tiradentes e São João del-Rei, durante o Evento do Hayabusa, acompanhando Sensei e os Bushis de SP.
Na oportunidade tive (Continua)

Villela - Belo HorizonteShitsurei shimassu, ohayou gozaimassu Senpai Ivan. Apesar de já ser esperado, é com grande satisfação que contemplo o seu crescimento em Juiz de Fora estiando a bandeira do Niten. Omedetou gozaimassu por todo o empenho e é uma honra tê-lo como um irmão de (Continua)

Drawin - BH - Ivan, Gokurosama pelo esforço em Juiz de Fora. Bushido Nioite. Drawin (Continua)

Mariano - Juiz de ForaFoi muito bom esse treino, espero que tenha mais como esse e com mais alunos. (Continua)

Unidade Pampulha comemora seu primeiro ano

por Sanzio - 10-abr-2014

A unidade Pampulha celebrou seu primeiro aniversário no dia 02/04. Tivemos um treino especial com muita garra e energia.
Fomos prestigiados por vários alunos e coordenadores da unidade Savassi que vieram treinar conosco.



Terminamos as comemorações com um birudo bem animado onde compartilhamos nossas experiências e aproveitamos para aprender mais sobre os katas do bushido.

Birudo de aniversário

Agradecemos ao Castelo Dojo por esse ano de parceria e aos Senpais do Niten por nos ajudar e orientar no Caminho.

Agradecemos ao Sensei por sempre nos estimular a fazer mais e ir adiante.

comentários   1 de 1

Villela - BHOmedetou gozaimassu Senpai Sanzio pela dedicação e compromisso com a unidade Bh-Pampulha e pelo primeiro ano de idealização desse projeto. Gambate kudasai! Sayounara arigato gozaimashitá!! (Continua)

Treino na Praça Cívica

por IvanSantos - 10-mar-2014

No último sábado, dia 8 de março de 2014, foi realizado um treino na Praça Cívica da UFJF.
Entrando em sintonia com os elementos, pudemos treinar bastante, acompanhados ocasionalmente por uma garoa fina que não foi capaz de quebrar nossos espíritos.


Treinamos Iaijutsu, muito Niten Ichi Ryu e kihons de kenjutsu.


Os treinos foram seguidos por um "momentos de ouro" especial embaixo das árvores e parabenizando as alunas pelo dia internacional das mulheres.



Programa Bem Viver - Tv Interativa Globo

por NITEN - 11-fev-2014

Eis os samurais do século XXI

por IvanSantos - 10-fev-2014



O Jornal Tribuna de Minas publicou matéria realizada com o coordenador Ivan Santos no Morro do Cristo, em Juiz de Fora.
Além de citar as modalidades e apresentar conceitos básicos do Bushidô, a reportagem de Pedro Brasil, ressaltou o impacto na vida pessoal e profissional dos alunos entrevistados, a partir do trabalho desenvolvido pelo Instituto Niten e pelo Sensei Jorge Kishikawa.


09 de Fevereiro de 2014 - 07:00
Eis os samurais do século XXI
Aprendizes das artes marciais antigas vivenciam em Juiz de Fora a filosofia de vida e as técnicas de luta dos lendários guerreiros do Japão feudal

Por PEDRO BRASIL

O cinema afirma que o "Último samurai" foi Tom Cruise, no filme de 2003, dirigido por Edward Zwick. Mas, apesar de ter mais de 700 anos de idade, o código de honra e ética dos japoneses feudais, o bushido - ou o "caminho do guerreiro" - ainda é utilizado na modernidade. Além da filosofia, os samurais modernos também aprendem a lutar como os antigos guerreiros, por meio da combinação do treinamento com a espada samurai e a vivência do bushido. Além dos fundamentos de justiça, coragem, benevolência, educação, sinceridade, honra, lealdade, o "caminho do guerreiro" também se manifesta pelas artes marciais antigas, ou kobudo. E Juiz de Fora já tem seus adeptos.

"O bushido tem influência muito forte sobre a identidade cultural japonesa, seja na disciplina, lealdade ou hierarquia, entre outros aspectos. Ele molda, de forma geral, a postura ética do povo japonês." A frase é do servidor público Ivan Santos, que há quatro anos, quando ainda morava em Belo Horizonte, conheceu o bushido por meio do Instituto Niten. Hoje ele propaga os ensinamentos do sensei Jorge Kishikawa, fundador do instituto, em Juiz de Fora, e garante que a prática da filosofia resultou em uma verdadeira mudança de vida. "Me tornei uma pessoa mais forte. Profissionalmente, controlei minha ansiedade, tenho mais autocontrole", garante.

Para o biólogo belo-horizontino Bernardo Carvalho Ferreira, que visitou Juiz de Fora na última semana e há sete anos entrou no "caminho do guerreiro" em Belo Horizonte, é difícil explicar a transformação que os ensinamentos fizeram em seu cotidiano. "Entrei de cabeça, me transformei. Virei uma pessoa melhor. Levo tudo o que aprendi para diversos pontos da minha vida: disciplina, noção de hierarquia e de responsabilidade, ética, além da diferença no condicionamento físico, apesar de isso ser menos importante", destacou.


A íntegra da matéria pode ser acessada através do site:
https://tribunademinas.com.br/esporte/eis-os-samurais-do-seculo-xxi-1.1421980

Visita do Senpai Bernardo - Unidade BH

por IvanSantos - 05-fev-2014

Na última semana do mês de Janeiro, recebemos em Juiz de Fora o senpai Bernardo, da unidade Belo Horizonte.
Na parte da tarde da segunda-feira, dia 20, ele participou de uma entrevista junto ao coordenador da unidade Juiz de Fora, Ivan, para o Jornal local. A matéria foi realizada no Morro do Cristo, ponto turístico, que possui uma vista única para a cidade.


 

Posteriormente, o senpai Bernardo participou dos treinos de Iaijutsu e Kenjutsu no dojô. Sua energia e atenção com os detalhes foram muito importantes para o aprimoramento e crescimento dos alunos no caminho.

Agradecemos a presença do senpai Bernardo, torcendo para que sempre retorne ao nosso dojô!
Arigato Gozaimashitá!

comentários   2 de 2

Villela - Belo HorizonteShitsurei shimassu, ohayou gozaimassu Senpai Bernardo e Senpai Ivan. Infelizmente nesta visita a Juiz de Fora não pude visitar a nova unidade e desfrutar do treinos conduzidos por vocês. Com certeza não faltarão oportunidades e tenho certeza que devo redo (Continua)

Bernardo - Belo HorizonteArigato Gozaimashitá Ivan, fiquei muito contente com a visista a unidade Juiz de Fora, espero poder voltar para treinarmos mais. (Continua)

Coordenador de Juiz de Fora Treina no Rio

por IvanSantos - 20-jan-2014

O ano do cavalo começa forte em Juiz de Fora.
O coordenador Ivan foi ao Rio de Janeiro, no treino do último sábado, dia 18 de janeiro para treinar com os colegas cariocas.
Com muita energia foram revisados técnicas e katas para a evolução constante da unidade.


Coordenadores Breno (Niterói), Vaz (Tijuca e Botafogo), Wenzel (Coord. Geral Rio de Janeiro), Kenzo (Botafogo e Tijuca) e Renault

Hatsugeiko - 2014

por Fonseca - 14-jan-2014

Mina-san!

O ano do Cavalo já começou no Niten BH a galope!
No dia 04/01 realizamos o Hatsugeiko, treino especial de início das atividades do ano. Fizemos um grande Osouji (limpeza) do Dojo, conferimos o estado geral dos materiais de treino, limpamos a mente com um mokusso (meditação) caprichado e intensificamos os treinos de katas e kihon. Deixamos tudo pronto para a renovação desse ano novo e brindamos com um pouco de sake para trazer abundância!




(...)



(...)




Continua (post completo)

Bonenkai 2013 - Unidade Savassi

por Fonseca - 26-dez-2013



Mina-san!

No dia 14/12/2013 tivemos o nosso tradicional Bonenkai da Unidade Savassi. Além do treino especial na parte da manhã em que todos puderam lutar um pouco com os colegas mais antigos, nos reunimos na parte da tarde para um divertido birudo. Muitas pizzas, muitas bebidas, muitos doces e muita alegria, tudo de forma a aprofundar nossa convivência e colocando em prática os katas do bushido e os ensinamentos do Sensei!

Ganbate Niten BH!!!!
Que o ano do Cavalo, em 2014, seja muitas conquistas!
Arigato gozaimashita!

Fonseca


(...)


Continua (post completo)

Oficinas de Kir Jovem no CLIC

por Fonseca - 26-dez-2013

Nos meses de outubro e novembro o coordenador Bernado do Kir-Jovem de Bh,  realizou  com a aluna Nathalya encontros semanais com crianças da escola  Clic-Centro Lúdico de Interação e Cultura. 



O KIR Jovem e a energia que se forma na infância. Conhecendo uma nova geração que busca os benefícios da espada samurai.

Konichiwa Sensei e colegas do Niten, em setembro desse ano fui contatado por uma escola de BH chamada Clic, Centro Lúdico de Interação e Cultura. O Clic tem um proposta de educação bem diferenciada, e entre as atividades que realizam incluem oficinas ( de música, desenho, e várias outras) para os alunos que permanecem na parte da tarde na escola. As educadoras de uma das turmas procuravam alguém para realizar uma oficina sobre artes marciais, de maneira a trabalhar as qualidades que a prática trazem para o cotidiano.
Após enviar a proposta do projeto para ser aprovada, e receber o aval, convidei uma colega de treino, Nathalya, da Unidade Savassi, Belo Horizonte para me auxiliar no projeto.
(...)

Agradeço sinceramente pela oportunidade de participar dessa experiência como representante do Niten
Arigato Gozaimashitá

Bernardo, coordenador do KIR Jovem BH.






Continua (post completo)

Tags: KirJovem,


Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belo Horizonte
(011) 94294-8956
minas@niten.org.br