Mural - Instituto Niten Pará Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Belém


Um verdadeiro lar

por Larissa - 20-set-2014



Com o passar do tempo e a cada treino, me sinto cada vez mais fazendo parte de uma família que repassa a seus membros ensinamentos de honra, respeito e bom coração.
Cada um está ali por algum motivo e todos temos diferentes aspirações, mas durante os treinos há algo que igualmente nos move: uma sensação de leveza e bem-estar.
Uma família, em termos gerais e convencionalmente falando, é unida por laços consanguíneos. Quando em um treino, não vejo assim.
Vejo como cada um dos meus colegas de treino se esforça para melhorar dia após dia os katás, kiais e aprender os ensinamentos do Kenjutsu e do Iaijutsu repassados pelo Senpai João Vianez e Kaikei Teo Monteiro. Em troca somos recompensados com palavras sempre acompanhadas de boas atitudes nos nossos momentos de ouro.
O segredo que nos é revelado sobre o Bushido através de ações e palavras nos transforma pouco a pouco em uma família unida não por laços de sangue, mas por algo maior, que é o respeito e a honra de verdadeiros sábios. Aprendemos a respeitar os mais graduados e honrar da melhor maneira possível sua presença ou sua memória. Aprendemos a respeitar a origem de tão nobre arte marcial. Aprendemos lições de hombridade, de sabedoria e de valor à vida.
A cada dia que acolhemos mais um amigo no Dojo, nos tornamos maiores e melhores graças à fraternidade proporcionada pelo Instituto Niten e, assim, a família cresce.

Sayounara, Arigato Gozaimashita. 
Larissa
Unidade Belém

comentários  

Samuel - BelémKonbanwa, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.

Omedotou Gozaimassu pelo excelente texto, Larissa, que fala muito bem de alguns dos muitos sentimentos e virtudes que cultivamos no Dojo e levamos para nossas vidas. A mim, o Instituto Niten tem dado a oportunidade de conhecer guerreiros, e não falo de guerreiros apenas com a Espada em mãos, e sim guerreiros na vida. Cada um de nós, como você disse, tem diferentes aspirações, mas nos unimos a cada treino motivados por melhorar fisica e espiritualmente. E a cada treino, reunião e birudo, sinto que a Unidade Belém fica mais coesa e unida. Um dia, porventura, se nos separarmos e seguirmos todos caminhos diferentes, tenho absoluta certeza, no que tange a mim, que os laços criados por todos que vivemos este tempo único não se desfarão, e sempre que precisarmos, haverá um irmão e um lar para voltar.
Arigatou Gozaimashitá a Sensei, pois sem ele não haveria o Instituto, e por conseguinte, provavelmente não nos conheceríamos. Arigatou a Senpai Vianez, por tamanha abnegação e generosidade em nos treinar, cumprindo com excelência o primeiro e segundo voto do Samurai de Nabeshima. E finalmente, Arigatou a todos os bushis de Belém, sem cada um nossos treinos não seriam como são, e em nosso Caminho seria impossível evoluir sem a ajuda e cooperação mútua.
Gambate Kudasai!
Sayounara,
Samuel.



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belém
    (011) 94294-8956
    belem@niten.org.br