O Pará foi representado no TBIK pela Delegação Paraense de Kobudô do Instituto Cultural Niten, composta por Maurício, Teo, Larissa, Guimarães, Myrhael e por mim (Samuel).
Sensei e a Delegação Paraense no TBIK: Téo, Guimarães, Samuel, Sensei, Mauricio, Larissa e Myrhael
Teo e Larissa encontravam-se em São Paulo desde quinta, enquanto os demais tínham programado a ida em comboio, com vôo saindo de Belém às 17h da Sexta pré-torneio. A viagem já começou com intempéries: o vôo foi cancelado por problemas técnicos da aeronave. Fomos realocados para um vôo às 3h da manhã, impedindo uma noite de descanso plena para o torneio. Mas, como samurais, o desafio não nos amedrontou - deu-nos motivação adicional.
Chegamos em São Paulo às 7h30 e não deu tempo nem de nos alocarmos: fomos direto para a APCD, onde localiza-se o Dojô de Santana e por sorte ou intervenção divina, chegamos a praticamente às 9h, e conseguimos pegar: NARABÊ!
É importante salientar que uma das, senão a mais prazerosa parte dos eventos é a de reencontrar o Sensei e os Senpais com quem desenvolvemos amizades ao longo dos eventos nacionais do Niten. Arigatou a todos.
O torneio começou inflamado com o Jojutsu. Combates contidos nos katas do bastão contra a espada deixaram a atmosfera do ginásio quente.
O Iaijutsu demonstrou, em minha opinião, que cada vez mais os bushis do Niten estão pegando em katanas e provando do espírito de cortar um adversário real. O nível de concentração, consciência e energia foi alto em todas as categorias.
Legião de guerreiros esperando o anúncio de suas chaves e definição dos adversários
O Kenjutsu marcou a última modalidade do dia. Não tenho como descrever o momento. Quando o Senpai Wenzel dá o comando: BOGU TSUKE...os ânimos se exaltam, o ar fica mais denso, está tudo preparado: começa o combate. Nos primeiros segundos após a primeira luta, a quadra parece ser preenchida por ondas de ar quente e energia emanadas dos Kiais dos combatentes e da torcida inflamada. E a parte mais importante: sempre com o respeito vigorando, não existindo o espírito de "briga", e sim o de luta, que põe a coragem e o coração do guerreiro à prova.
A nossa unidade teve resultados expecionais neste torneio: 3 campeões brasileiros são do Pará. A Larissa foi a campeã feminina na categoria 0-7o Kyu. O Guimarães vice campeão no Kenjutsu 0 Kyu. E eu tive a felicidade de vencer no Kenjutsu 7o Kyu. Estes resultados não são individuais: são vitórias de toda a Unidade Belém, pois se não houvessem nossos colegas de treino não teríamos com quem treinar e desenvolver nossas habilidades e espírito.
A estes resultados: agradeço primeiramente ao Sensei, que é a fonte da qual todos bebemos o conhecimento do Kobudô e o idealizador de tudo isto.
Em seguida a todos os irmãos de Espada de Belém com quem treinamos que possibilitaram estas vitórias, em especial o Senpai Vianez.
Arigato também a todos nossos amigos e companheiros espalhados pelo Brasil que sempre nos acolhem e treinam forte conosco.
E agora, vamos em frente! Treinar pesado não pelas medalhas ou vitórias: pelo nosso desenvolvimento pessoal e espiritual!
Mauricio - Belém (PA)Konbanwa a Todos,
As Fotografias deste `post` são históricas.
Atestam o resultado excelente, de `um passo de fé`.
Fé em Sensei.
Fé no Instituto Niten.
Fé em Senpai Vianez.
Fé em cada Bushi da Unidade Belém, que se destaca pela ousadia e coragem.
As (Continua)
Hallison - Castanhal - PAOmedetou Gozaimassu!
Fico muito feliz com os excelentes resultados que estes meus irmãos bushis trouxeram para a unidade Belém, não pelas vitórias em si, o que já foi um grande feito, mas pelo grande esforço e dedicação de todos. Essa é a nossa verdade (Continua)
“Os Katas de Convivência.
Aprendemos as formas corretas de fazer até a tarefa mais simples
do dia-a-dia, com respeito e união
Limpamos, cozinhamos, descansamos, treinamos e partilhamos dos momentos
regados a cerveja juntos, como uma unidade, a Unidade Belém.
A experiencia de conviver junto aos meus irmãos de espada, me trouxe
grande alegria e honra de estarmos trilhando este árduo caminho dos Samurais.”
-Téo
"Mas o cansaço só não era maior que a satisfação e a honra de ter podido participar e conviver durante um dia inteiro com pessoas tão dedicadas que compartilharam comigo de suas aspirações no Caminho e consequentemente para a vida".
- Guedes
"Prenúncio de Grandes Vitorias, que vieram a ser obtidas pela Unidade Belém, neste mês de Abril de 2015"
-Maurício
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa a Todos, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
E o Gashuku foi tudo isso mesmo.
Se pararmos para pensar a importância do Evento é Gigante.
Foi o `Primeiro Gashuku da Unidade Belém`.
Realmente prenunciou só coisas boas para o Niten (Continua)
Nos dias 11 e 12 de Abril, Sábado e Domingo, fizemos o primeiro gashuku da unidade Belém, na cidade de Castanhal, minha terra natal. Foram dois dias treinamento, convívio e confraternização. (...) Continua (post completo) |
Teo - BelémOmedetou Hallison e Senpai Vianez!
Este Gashuko foi uma experiencia enriquecedora e um marco importante para a Unidade Belém.
Arigatou Gozaimashita pelo evento! (Continua)
Maurício Borges - Belém (PA)Ohayou Gozaimassu a Todos os Bushi do Niten Belém.
Shitsurei Shimassu.
Este evento foi muito especial.
Omedetou a Todos os participantes, em particular a Senpai Vianez, a Hallison que viabilizou tudo e a Senpai Priscila que com dedicação e denodo deram (Continua)
Samuel - BelémGambatê, samurais da Amazônia!
Estamos rumando certo. (Continua)