Dia do Samurai. Um dia para reflexão, aprendizado e celebração!
Para nós, o segredo para ser feliz é: Disciplina e Festa. Coisas indissociáveis e interdependentes. Não é possível viver e ser feliz, praticando uma disciplina rígida sem comemorar os avanços e conquistas. Tão pouco é viável viver somente em festa sem conquistar nada. Isso vale para todos os aspectos da vida cotidiana, seja no Dojo, na vida profissional ou na vida privada com a família e os amigos.
A cultura milenar japonesa, estudada e praticada pelos antigos e novos samurais praticantes de artes marciais dos mais diversos estilos, dá pistas do caminho a seguir. Promover o fortalecimento do corpo por meio da prática de uma atividade física vigorosa, que previne males, aumenta a qualidade de vida e dá longevidade saudável. E, ao mesmo tempo, promover o fortalecimento do espírito por meio do aprendizado e da prática de virtudes que aprimoram o caráter e o comportamento enquanto cidadãos.
Hoje comemoramos o Dia do Samurai também oficialmente no Estado do Rio de Janeiro, como já acontece em outros estados e municípios do Brasil, sempre no Dia 24 de Abril, o Dia do Samurai.
Guilherme Caran - VitóriaOmedetou às guerreiras!
Caran (Continua)
Thomas - VILA VELHAOmetou às onna (mulheres) do Niten! Que espírito esteja com o IAI sempre em punho!
Sayounara!
Thomas - Niten Vitória - ES (Continua)
Formentini - VitóriaOmedetou às mulheres samurais! Mantenham sempre o espírito bem afiado!
Sayounara!
(Continua)
Thomas - VitoriaShitsurei Shimasu,
PRA CIMAA.
(Continua)
Formentini - VitóriaShitsurei shimasu,
Estive presente no Torneio, e pude sentir pessoalmente a energia e a força das palavras do Sensei. Enquanto ouvia o discurso eu pensava. `Que responsabilidade estar aqui, mas também que alegria!`.
Sou um homem agraciado por poder (Continua)
O ano de 2018 marca o quinto ano da unidade de Juiz de Fora. Um ano cheio de batalhas e desafios, que se apresentou para não só coroar os samurais da unidade com muito aprendizado, mas também com muita alegria e companheirismo. Além das mudanças e progresso dos alunos e da unidade JF, vimos o primeiro mundial de kenjutsu, os 25 nos do Instituto Niten e a implantação dos treinos de Jojutsu.
(Treino de Jojutsu no Parque aos Domingos)
"Todos os anos que passam em nossas vidas são especiais e acrescentam algo em nossa história. Alguns deles possuem marcos que causam ainda mais impacto e ficam guardados em nossas memórias. O ano de 2018 foi assim. Os treinos mudaram muito minha forma de agir em relação aos outros, minha forma de pensar e de encarar os desafios." - Calzolari
(Apresentação Iaijutsu, Hapyokay 2018)
"2018 foi um ano extremamente pedagógico para mim. Longe de ser o mais tranquilo, ou o mais feliz, foi na verdade um ano de guerra constante. Contra meus oponentes e contra mim mesmo também. (...) foi um aprendizado sem tamanho conseguir convencer-me de que há momentos em que é necessário se posicionar, seja para cumprir uma missão, seja para proteger alguém indefeso, seja para garantir a própria harmonia que tanto prezo. E isso só foi possível graças às lições que aprendi treinando no Niten." - Nogueira
(Apresentação de Kenjutsu, Hapyokay 2018)
"Terminamos o ano com muitas vitórias, com 3 dias de treinos semanais, e o jojutsu, o qual tanto buscávamos! Os sobreviventes da tempestade estão mais fortes, mais firmes no Caminho, e os iniciantes com boa energia e com sede dos ensinamentos. Mas o mais importante de tudo, como o Sensei sempre nos ensina, e como podia ser visto no sorriso no rosto de cada um em nosso bonenkai, todos felizes!" - Vasconcellos
Com o objetivo de promover a saúde e qualidade de vida dos praticantes, através de uma atividade centenária, a Unidade Niten Juiz de Fora inicia os treinos de Jojutsu aos domingos. A modalidade exercita o corpo e a mente, trazendo equilíbrio, foco e energia.
O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida.
Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.
O Jojutsu surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Hoje, o Jojutsu, a arte de lutar com o Jô é praticada amplamente, trazendo saúde, boa forma e a disposição de um guerreiro para pessoas de todas as idades.
Interessados podem comparecer à Praça Cívica da UFJF, preferencialmente utilizando calça de moleton e camiseta, nos domingos às 9hrs da manhã, e realizar aula experimental.
(Alunos e interessados no primeiro treino de Jojutsu no domingo, 9 de dezembro)
"Todos estavam animados e com muita energia e kiai, nesse primeiro treino de Jo no parque. Nosso desafio é manter essa energia!" - Nogueira.