Ir para o Conteúdo

Mural Niten Rio


Influência dos Treinos - Meu Caminho no Niten

por Saraiva - RJ/Rio de Janeiro - 05-jul-2016

"Minha entrada no Niten ocorreu pelo meu amor ao Japão e sua cultura/arte, lembro que ainda realizando estágio, vi a propaganda do Niten em um mangá que retratava a vida do Musashi Sensei (Myamoto Musashi) e aquilo me marcou. Anos depois procurei o Dojo e já na primeira aula me matriculei.

Praticando o Kenjutsu com as dificuldades de quem estava parado a anos em exercícios físicos, aos poucos percebi 

melhoras no meu corpo, a respiração mais equilibrada, os músculos com respostas mais dinâmicas, subir escadas já não incomodava tanto mas a mudança principal foi na mente.

Inicialmente pensei ser um esporte como muitos que vemos por aí: academias de Judô, Karatê e outros. A medida que vamos treinando e convivendo, percebemos que nosso comportamento perante aos desafios da vida muda completamente. Aquilo que pensávamos ser intransponível começa a parecer pequeno a cada treino e o nosso cotidiano ganha um sentido objetivo.

Ao trabalharmos nossa vida no Dojo passamos a enxergá-la como uma só. O treino se expande para a vida de forma natural e contínua, fortalecendo nosso físico mas principalmente moldando nosso caráter. Passamos a dominar nossa vida, conhecer nossas fraquezas e respeitar aos outros e a nós mesmos.

O Caminho da arte da espada japonesa faz parte da minha vida, do meu dia a dia e da minha família, espero com o aprendizado ser de utilidade para os que convivem comigo e retornar para a sociedade de maneira direta e indireta um pouco do que aprendi.

Por fim o esporte transformou-se no Caminho e na arte que impulsiona minha vida em todos os sentidos. Com a vontade de aprender sigo tentando melhorar sempre.

Forte abraço!
Sayounarau arigatou gozaimashita!"



 
Ricardo Saraiva (Kimono Azul ao centro) tem 40 anos
12 anos de Instituto Niten no Rio de Janeiro é Coordenador na Unidade Ilha do Governador

 

comentários   5 de 9

Camilla Gomes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por ter me recebido no niten e me incentivado a trilhar o caminho com seu exemplo de empenho e responsabilidade.
Sayonara arigato gozaimashita! (Continua)

Antunes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por todos os ensinamentos de sempre! O Niten mexeu profundamente comigo nesse meu pouco tempo e devo isso muito à sua paciência, dedicação, sensibilidade e entusiasmo. É uma grande honra tê-lo como guia no Caminh (Continua)

GUSTAVO - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por nos instruir no caminho.
Um hai, para o nosso sempai.
Sayonara arigato gozaimashita!

(Continua)

Maldonado - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva,
Que você continue sempre sendo esse grande Senpai que nos guia no dia a dia pelas lutas da vida, usando sempre o Bushidô como caminho. Tenho que agradecer por toda força, paciência, incentivo e técnica que você (Continua)

Bahia - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por sua presença e decisão no caminho.
Ganbate Senpai Saraiva!
Sayonara arigato gozaimashita!
Bahia (Continua)

Mais comentários

SHINHAGAKURE NO TATAME

por Niten - blog - 04-jul-2016



Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure

Tags: Egan2016_Ago,


Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97673-0132
    riodejaneiro@niten.org.br