Ir para o Conteúdo

Mural Niten Rio


Sampaio - Estágio na ADM

por Sampaio - RJ/Niteroi - 23-set-2019

O Aluno Sampaio do Dojo Niterói passou duas semanas na sede administrativa do Niten.
Dias de aprendizado e reflexão próximo ao Sensei e Sempais do Niten

Abaixo palavras desses dias de aprendizado:





Relato Estágio na ADM



Antes mesmo de começar já ocorria a ansiedade e insegurança quanto a algo, algo o qual foi exatamente o mesmo mencionado pelo Senpai Wenzel quando o encontrei na segunda pela manhã, sobre qual seria o foco de meu estágio. Era hora de sair do virtual e ter mais contato com o real!
 
Pela noite, acompanhando o Senpai Ruy ao levar os equipamentos para o Dojo de Ana Rosa, pude ser apresentado ao Sensei como o novo estagiário, e pude trocar algumas palavras com ele ao encontra-lo na entrada do vestiário. Mais tarde naquela semana, ao me encontrar novamente com ele na própria Adm, qual não foi a surpresa dele ao descobrir que eu também era um aluno! Ao ser apresentado a ele como estagiário, disse ter pensado que finalmente haviam encontrado um bom estagiário, pois sentia uma energia diferente. E qual não foi a “decepção” dele ao descobrir que era um aluno, pois disse que agora entendia o porque dessa energia.
 
Ao longo da semana com os Senpais da Adm e da Kendo Online pude ir observando como o caminho da estratégia é levado para o seu dia a dia, vivido não apenas dentro do Dojo. Dentre todas as atividades que fui realizando, desde limpar banheiros, cuidar do jardim (e que jardim!) a enviar e-mails, pude sentir, mais do que apenas observar, a importância do fazer com intenção, do fazer e se sentir bem fazendo o que é preciso ser feito! Como dentro do Niten a eficiência, o fazer e fazer bem feito é importante! E como essa é uma mentalidade incorporada à essência de cada um dos Senpais com quem tive a oportunidade de aprender durante minha estadia.
 
Vivenciar em primeira mão a importância de cada elemento naquela estrutura, a confiança que os Senpais depositaram em mim de cuidar não apenas das tarefas que me eram atribuídas, mas também de que eu seria capaz de enxergar o que precisasse ser feito, isso para que eles pudessem executar com o máximo de eficiência as próprias tarefas já designadas a eles! E como isso me motivava! Saber que, se eu fizesse e fizesse bem feito, que meus Senpais poderiam ter ainda mais liberdade para realizar o que precisavam realizar, o como é importante saber servir bem, pensar nos outros.
 
E que ótimo timing do período de meu estágio com o dos momentos de ouro, os quais serviram para aprofundar ainda mais minha reflexão sobre o que eu vivenciava em primeira mão diariamente, ou será que o contrário? Que o que eu vivenciava em primeira mão ali me deu a oportunidade de refletir ainda mais profundamente sobre as palavras do Sensei?
 
E ao voltar agora para o Rio, ao encontrar minha família, qual não foi a reação deles se não perguntar “O que você fez lá? Você parece diferente, só não sabemos dizer ao certo o porquê.”. Foi um período breve, porém de grande aprendizado para mim, e por isso posso apenas dizer:
 
Domo arigatou gozaimashita, Sensei!
Domo arigatou gozaimashita, Senpais!
 
Sayounara, Sampaio


Tags: Estagio,

TRK Rio de Janeiro 2019

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 20-set-2019











Espada Zen

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 17-set-2019



Tivemos um treino interessante e poderoso: espada samurai, e em seguida, meditação Zen com o Monge Dokan.
Fogo e Água. Duas práticas diferentes, mas  convergentes ao estudo do Caminho (道 - DO). Silêncio,Introspecção & Percepção da Realidade.

Muito rico!Um agradecimento muito especial ao monge  Dokan, que nos guiou neste treinamento, e à sua mestra, monja Coen Rôshi - que já conhecemos de longa data.
Gasshô!

Arigatou Gozaimashita!
Turma do NitenRio


(...)







Continua (post completo)

Dojo Tijuca

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 15-set-2019







Zazen para Iniciantes com Monge Dokan

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 14-set-2019



(...)



Continua (post completo)

Depois do treino, o Essencial.

por Frade - RJ/Barra - 17-ago-2019

Caprichar na estratégia, estreitar as relações humanas e tomar uma cerveja após o treino são Essenciais no Caminho da Espada.

Chopp na Barra!



63º Prêmio Paulista - Sempai Cristina

por Niten - RJ/Rio de Janeiro - 15-ago-2019

Nos tempos atuais é raro alguem continuar com uma atividade por mais que 2 anos.
Aqui nós temos um exemplo de perseverança, resiliencia.
Cristina continuou o caminho do Samurai, sendo mulher e mãe por 20 anos
Imagino que não tenha sido fácil toda essa tragetória.

Com perseverança vai aos dojos levando a tradição samurai para muitos alunos e alunas, com sua ​ simpatia e alegria ensina sobre tradição, Kenjutsu e sobre o que é essencial há vários anos nos muitos Dojos que coordenou, leva tambem Hannah a sua filha mais nova e acompanha o seu marido Wenzel.
Este é o caminho para a familia ser feliz.
Quando a família descobre o que é essencial será uma família feliz.
Omedetou Cristina

Sensei




Numa cerimônia singela mas carregada de significados para a comunidade nikkei, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu, no último dia 9, a Cerimônia de Entrega do 63° Prêmio Paulista de Esportes. O evento tem como objetivo homenagear atletas e dirigentes que contribuiram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do esporte no pais.


Neste ano o prêmio na categoria KOBUDÔ homenageou a Senpai Cristina, Coordenadora do  Niten no Rio de Janeiro.





Matéria publicada ontem 15/Jul no Jornal Nippak 
Clique para ampliar


(...)

(...)



Continua (post completo)

Gashuku: o Essencial

por Frade - RJ/Rio de Janeiro - 12-ago-2019



Sensei, nesse Gashuku pude dar novo significado ao "Caminho da Espada". Perceber que o Essencial está ligado aos valores das relações humanas, ao Birudo e a como nos disponibilizamos enquanto Senpais e o quanto precisamos deixar o orgulho de lado enquanto Kohais.

Nem só de treino e Shiais se faz um Samurai.
Vou levar isso para mim e para os colegas.

Arigatô Gozaimashita Sensei.
Frade - Niten Rio de Janeiro






(...)



Continua (post completo)

Iaijutsu Sábado pela Manhã

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 09-ago-2019

Os treinos de Iaijutsu na Tijuca aos sábados agora são pela manhã das 9h às 10h30
Salão Nobre do Clube Monte Sinai
Piso, amplitude e serenidade ideais para o Iai



Treino inaugural do novo espaço e novo horário do Iaijutsu na Tijuca aos sábados pela manhã.

As Origens do Kenjutsu

por - Niten - 01-ago-2019



Neste primeiro vídeo de uma série de quatro o Sensei Jorge Kishikawa fala sobre os ensinamentos do KENJUTSU passados de mestre a discípulos por gerações e gerações, conhecimento sacramentado nos Pergaminhos. O Kenjutsu a partir de sua Origem até os dias de Hoje

Tags: Egan2019_Ago,
Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
(021) 97673-0132
riodejaneiro@niten.org.br