Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Relato

por Tassiane - 18-dez-2011



Gostaria de relatar algo que guardo comigo, mas, não sei realmente se devo ou não relatar, primeiro, agradeço a enorme oportunidade de fazer parte do Niten, realmente, muito me identifiquei com o Instituto, comecei em julho deste ano e como tem sido importante os treinos e o contato com o bushido
 
Bem, o que gostaria de relatar é o modo como conheci o Niten, foi muito curioso, pois ocorreu por meio de um sonho. E assim foi o sonho: Eu estava em um lugar muito verde e as franças das árvores eram os sons do silêncio, havia montanhas no horizonte e eu estava próxima de uma nascente, então, de repente, escutei o som de um cavalo galopando a distância, quando me virei para ver o que era, vinha um samurai montado em um cavalo com a armadura e a Kataná em punho, fora do sayá e erguida, brilhava com a luz do sol, não dava para identificar o rosto dele, pois tinha uma máscara que o cobria, o galope aumentou em minha direção, ainda posso me lembrar da respiração do animal e o momento em que paralisada vi o samurai apontar a kataná em minha direção, quando estava bem próximo de mim eu acordei.
 
Naquele dia em diante decidi procurar algo mais a fundo sobre a cultura japonesa e sobre os samurais e nunca imaginei que pudesse encontrar no Brasil um instituto tão vinculado às raízes samurais e a cultura japonesa. Quando descobri o Niten fui ao treino com o coração palpitando tamanha a vontade de conhecer o Instituto. E confesso que neste ano de 2011 foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Muito Obrigada a todos! Obrigada Niten!
 
Arigato Gozaimashitá Sensei
Senpai Ricardo e Senpai Silvana. 
Tassiane N. Garcia

Tags: Relatos,
comentários   2 de 2

Camila - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
fico feliz que tenha tido garra para buscar seu sonho, e mais feliz ainda que tenha encontrado o niten na sua busca.
É sempre uma honra poder treinar junto a pessoas que verdadeiramente admiram essa arte.
Como disse o Sensei, fina (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
Omedeto pela coragem em transformar um sonho em realidade, de treinar forte o Iaijutsu! Espero que esteja se realizando, e conhecendo mais do caminho do guerreiro, e que continue por muitos anos ainda!
Sayonara,
Otavio
Taguatinga (Continua)

Happyokai 2011

por Silvana-bsb - 18-dez-2011

Fechando o ano de 2011, tivemos a apresentação de fim-de-ano dos alunos, onde os samurais  das unidades Taguatinga, SMU  e Asa Norte  mostraram o que foi praticado em 2011, tanto na técnica  como no katas do bushido.


 
No evento, havia cerca de 100 pessoas, entre alunos, familiares e convidados.


 
Arigato gozaimassu a todos os presentes  e participantes!

Veja mais fotos na Galeria!  (clique aqui)

Tags: Happyiokai,
comentários   3 de 3

Furtado - TaguatingaOhayo gozaimassu,
Realmente o evento foi muito bom e fiquei impressionado com quantidade de pessoas que vieram assistir às apresentações.
Omedetou gozaimassu aos organizadores, aos pais e familiares e colegas de treinamento. (Continua)

Amaro - TaguatingaFoi realmente um momento muito bom, onde se demonstrou, com muito kiai, a gratidão aqueles que nos suportam das mais diversas formas.
Domo arigato! (Continua)

Otávio - Taguatinga - DFPrimeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de poder ter colaborado com o Happyokai da unidade de Brasília. Foi uma honra ter sido escolhido pelo Sempai para co-coordenar o Happyokai! Agradeço, e muito, pela orientação do Sempai com a programação! (Continua)

10º TBEK - Guarulhos

por Silvana-bsb - 11-nov-2011

Unidades do DF estiveram presentes no 10º TBEK



       

 
Arigato gozaimashita Sensei, Senpai Adeval, Unidade Guarulhos e todos os colegas do Niten!

Omedeto gozaimassu em nome dos alunos das unidades do DF!

Tags: Torneio,
comentários   5 de 5

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaOhayo Mina San! É sempre um prazer participar dos eventos do Niten! Muito conhecimento, muita informação condensada! Quem não foi deveria! Arigato Gozaimashita! Sayounara!! (Continua)

Camila - BrasíliaCertamente a experiência de torneio em equipes é única! Trabalhar em grupo, trançando estratégias e oferecendo apoio e incentivo são lições muito valiosas! Omedetou gozaimasu a todos pela garra e coragem, Brasília foi muito bem representada! (Continua)

Furtado - TaguatingaOmedetou gozaimassu a todos que foram ao torneio. Tenho certeza que tiveram ótimas experiências. (Continua)

BRITO - BrasíliaFui praticante de judô e como tal já participei de vários campeonatos, inclusive, já fiquei no Centro de preparação da confederção brasileira de judô treinando para o brasileiro. Mas, apesar disso fiquei nervoso, ansioso e focado. Claro, ensinamentos dife (Continua)

Igor - BrasiliaOmedetou gozaimasu por terem participado do TBEK e representado tão bem o DF. Arigatou gozaimasu (Continua)

Superação de limites e espírito renovado!

por Niten - 08-nov-2011

"...Não é possível expressar em palavras como o vento que sopra no rosto ao abrir a porta do Hokkaido se torna o mais refrescante após um treino forte ! ..."

"No final do mês de outubro estive em SP para treinamento; foram 8 dias de treinos fortes pela manhã e administrativo a tarde... e mais treinos à noite !

Para mim, aos 38 anos de idade, mãe de 3 filhos e com algumas limitações físicas, foram dias de vencer esses obstáculos, tirar força de onde parece não existir mais e estar atenta a tudo que o Sensei e os senpai passam em cada treino, conversa, reunião e até mesmo durante os momentos de descontração.

Não é possível expressar em palavras como o vento que sopra no rosto ao abrir a porta do Hokkaido se torna o mais refrescante após um treino forte ! Como água é tão valorizada após cada treino e como o silêncio do zazen e do shodo trazem tanta paz e renovam o espírito ! O silêncio tem um sentido diferente quando estamos em treinamento !

Momentos marcantes foram vários; um que jamais vou me esquecer foi acompanhar uma aluna colocando o hakama pela primeira vez e ver as lágrimas de satisfação descerem em seu rosto e pensar, para mim: "manter o espírito de iniciante", o quanto isso é importante; e cuidar dos iniciantes, eles são o futuro do Niten.

Falar sobre esses dias é dificíl, pois são dias únicos ! Só quem vive vai saber, sentir e aproveitar a oportunidade."

Arigato gozaimashita, Sensei, pela oportunidade, paciência e pelos ensinamentos.
Arigato gozaimashita senpai Ricardo, senpai Wenzel e Patrick pela oportunidade e por acreditarem em mim.
Arigato gozaimashita senpai Fugita pelo apoio e ensinamentos.
Arigato gozaimashita a todos os senpais e funcionários da adm por me fazer sentir em família e pelas palavras de apoio.

Tags: Shugyo,

A Liga - Thaide faz Shugyo no Niten

por - 04-nov-2011

"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.

Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."

Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido


Parte 1





Parte 2




Extras


Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários

comentários   5 de 5

Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)

Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!

É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.

Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)

Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.

Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)

Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu

Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)

Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)

Mês da Cultura Japonesa

por Silvana-bsb - 14-out-2011

Um mês para conhecer um pouco mais a Cultura Japonesa:

- Apresentações de Artes Marciais;

- Exposições de Kakejiku, Ikebana, Bonsai e Origami;

- V Mostra de Arte Nikkei de Brasília;

- Apresentação de Taiko;

- Palestras sobre Kobudô, Cinema Japonês, Tecnologia da Robótica Japonesa e entre outras.

 

"Gostaria de compartilhar com os companheiros de treino a imensa satisfação que tive por estar presente a palestra dada pelo Sempai Ricardo Lopes (coordenador de Brasília) no ultimo sábado dia 8/10/2011 no auditório da Livraria Cultura por ocasião do mês da cultura japonesa 2011.
Foram abordados aspectos culturais da antiga tradição samurai, abrangendo pontos como o dia a dia, a marcialidade, o modo de pensar e de construir daquela civilização, que para nós alunos, é de certa forma familiar.
Sempai Ricardo foi brilhante na sua explanação e pontos ``vitais`` no que se diz respeito ao nosso relacionamento interpessoal foram frisados.
Penso que tais momentos ``de ouro`` são impares na nossa educação e ouvir aquilo que foi dito não tem realmente preço para o nosso aprendizado.

Pena aos que perderam a oportunidade.
Omedeto gozaimassu ao Sempai Ricardo e Domo Arigato pelos ensinamentos."


(Maurício - Monitor da Unidade Brasília)


 

Arigato gozaimashita aos samurais que puderam participar de mais um evento prestigiando o Niten !
Àqueles na frente e atrás das câmeras, gokuro-sama !!

comentários   4 de 4

Jobe - BrasíliaOhayo gozaimassu.
Foi realmente muito gratificante aprender com um apaixonado pelo kobudo, que realmente o vivencia tanto no treino quanto na vida. Mais interessante que as duas horas de palestra foram as reflexões que a mesma despertou nos dias seguinte (Continua)

sensei - Gokurosama a todos que ,junto com o coordenador Ricardo Lopes , abrilhantaram este evento.
A embaixada do Japao pode ter a certeza que a tradiçao de 700 anos está viva no Instituto Cultural Niten .
(Continua)

Furtado - TaguatingaOhayo gozaimassu,
Confesso que foi uma honra assistir à uma palestra ministrada pelo senpai Ricardo.
Foram 2 horas de muito aprendizado.
Arigato gozaimashita. (Continua)

valberto - GamaKon-ban-wa mina san!
Fiquei muito feliz em ter podido participar da palestra. Sempai Ricardo fez uma palestra rica em quase duas horas de muita informação. (Continua)

Audiovisual Samurai do Entardecer

por Silvana-bsb - 29-ago-2011

"É interessante num crepúsculo ver o 'crepúsculo' de uma era, na figura trágica de um samurai em busca de um sentido de sua vida. Aproveitemos que em nossa era estamos apenas 'amanhecendo' para o caminho da espada."
(Valberto)


 
"O filme mostrou o poder da kodachi, que um verdadeiro samurai não pode depender somente da espada longa e que até um bokuto é perigoso nas mãos certas. Depois, fazer o keiko com o Senpai Patrick e sentir na pele o poder da kodachi foram experiências inigualáveis. Arigato gozaimashita!"
(Ayres)


Tags: ArteCultura, Cinema,
comentários   5 de 5

Ferreira - TaguatingaApesar de ser um filme O samurai do entardecer nos dá uma mostra do bushidô ao qual buscamos. A kodachi pode ser uma arma mortífera como podemos ver no fime. Subestimar qualquer arma é um erro que no Niten não podemos cometer.
A convivência desse dia com (Continua)

Igor - BrasíliaDo amanhacer ao entardecer, um dia de muito treino para o corpo e a alma !
Arigato gozaimashita.
(Continua)

Furtado - TaguatingaO dia foi muito cansativo, logo produtivo.
Muito kihon no iaijutsu e muito piloto e light no kenjutsu. O almoço foi excelente e é sempre uma oportunidade de aprender os katas do Bushidô.
O filme, com os comentários do senpai Patrick, ajudou muito nos mi (Continua)

Pedro - TaguatingaO convívio, a disciplina e todos outros fatores encontrados no Niten são como a luz que emana das chamas, o requiem de nosso crepúsculo. (Continua)

Oliveira - TaguatingaSão em momentos de risco em que devemos conhecer as diversas partes do Caminho fazendo disso uma estratégia fatal. (Continua)

Dia dos Pais

por Silvana-bsb - 15-ago-2011

A comemoração começou já na véspera do dia dos pais, em um empolgante jogo entre “Seleção Internacional de Taguatinga” X “Seleção de Todos os Tempos” de Brasília. Ao final, pais e filhos presentes fizeram uma confraternização, bem ao estilo Niten!



 

 
 
No domingo, pais e filhos do Niten reuniram-se para um treino ao ar livre com muita energia e aprendizado.

 



"Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
Essa beleza que se chama simplesmente vida"

(Mario Quintana)

Nossos parabéns a todos os pais do Niten !

comentários   5 de 6

Camila - BrasíliaOmedetou gozaimasu a todos os pais! Em especial aos do Niten, pela perseverança de treinar e levar o melhor dos ensinamentos para seus filhos! Omedetou ainda aos que levam seus filhos aos treinos todos os domingos. A preocupação com a boa formação e saúde (Continua)

Adeval - JandiraOmedetou Brasília por sua iniciativa.
e um forte abraço a todos! (Continua)

Brito - Brasília - BrasíliaOmedetou Gozaimasu, ao pais e Arigatou Gozaimashita pela paciência e pelos ensinamentos que recebi durante e, principalmente após o jogo quando nos confraternizamos. Onegaimasu (Continua)

ferreira - TaguatingaOmedetou gozaimasu tambem a todos os pais do niten e aos que nao tiveram a sorte ainda de encontrar o niten!
Realmente o futebol foi um momento de bastante descontração em que nos divertimos e rimos juntos.
Preparem os seus times por que o proximo confr (Continua)

Igor - BrasíliaCom certeza no próximo não terei mais sisos pra arrancar, então já me inscrevo aqui! E o treino ao ar livre no dia dos pais foi muito bom. Fiquei feliz só de olhar! (Continua)

Mais comentários

Niten na Mídia

por Silvana-bsb - 05-ago-2011

Reportagem veiculada no Jornal de Brasília, 28/07/2011.



(Clique aqui para ler a reportagem)

Tags: Imprensa, Jornal,
comentários   3 de 3

Camila - BrasíliaKonnichiwa!
É muito bom perceber que as pessoas que vem conhecer o Instituto (que normalmente pensam na parte esportiva) saem do treino entendendo a importância da filosofia samurai para todos que estão ali treinando.
Omedetou gozaimasu aos coordenadore (Continua)

Valberto - GamaKonnichiwa mina san!

Achei a reportagem muito boa, apesar de uns pequenos erros. Acredito que este tipo de mídia é importante para desmistificar o que é o Niten. Algumas pessoas menos informadas já me perguntaram se no Niten se ensina arte do Ninjitsu! (Continua)

Otavio - BrasíliaKonnichiwa mina san!
Omedeto pela reportagem, mostra um pouquinho do que é o Niten para o mundo! Muito mais que uma arte marcial, uma filosofia de vida!
Sayonara! (Continua)

Saudades dos treinos!

por TASSIANE-BRA - 26-jul-2011

Konbanwa!

Muitas saudades das aulas, realmente, o treino é muito importante, acabei de voltar de viagem e já estou sentindo falta da energia do Niten. Não tem como não lembrar dos treinos, seja ao segurar um objeto e logo em seguida lembrar do Senpai a explicar como empunhar a Espada, os joelhos param de doer - e isto também não é bom...(risos)- sinto falta, os joelhos precisam voltar a doer, preciso escutar um ``Hai!``, preciso sentir mais o espírito do guerreiro.
Gostaria mais uma vez de agradecer a todos e ao Senpai Ricardo e Senpai Silvana pela dedicação e ao Instituto que só tem a me ensinar.

Arigato Gozaimashita!

Tassiane Nunes Garcia.



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (011) 94294-8956
    brasilia@niten.org.br