Último treino do ano... treino forte, sem interrupções, como um “desafio” sem fim, onde as modalidades eram intercaladas com suburis. Ninguém parou. Ninguém desistiu. Todos queriam fechar o ano com suor e com garra. Lembrei-me do tempo em que estive afastado dos treinos, fora do país; lembrei-me do Happyoukai; lembrei-me de todo o ano... valeu a pena!
Cansados, mas felizes, unimos os braços "como elos de uma corrente"e cantamos o Hino do Niten.
Saímos dali e fomos confraternizar como guerreiros que brindam em justo reconhecimento pelos esforços. E, neste gesto, agradecemos a tudo que obtivemos no ano.
Domo arigato gozaimashita, a todos os alunos; ao Derek, Erik, Sandra, Clóvis, Silvana e Patrick, por conduzirem juntos comigo os treinamentos neste período, levando uma nova energia aos alunos, e pelo apoio em todo o ano.
Especialmente, domo arigato gozaimashita, Sensei, por nos permitir tudo isso.
Uma forma interessante de avaliar uma situação é colocar-se um pouco de lado e procurar enxergar “com outros olhos”. Dessa forma, algumas vezes podemos ter uma visão interessante, diferente do que imaginávamos.
Isto ocorreu comigo durante o Happyoukai da Unidade Goiânia. Sendo o Coordenador-responsável, tenho uma impressão pessoal sobre os alunos no dia-a-dia. Mas, ao retornar de uma viagem de cerca de 40 dias, pude ver a apresentação conduzida pelos alunos, monitores e coordenadores, quase como um expectador, apesar de ter participado em parte. E o que vi me impressionou, positivamente. Gostei.
Desde a energia dos Kihons de Niten Ichi Ryu, iniciando o evento; passando pelos Dai Kihon (Ichi e Ni); as técnicas evidenciadas no Iaijutsu e do kumiai, onde a precisão se mescla à concentração e uma “plasticidade” da beleza do que é simples, e eficaz; as apresentações de Jitte e Kusarigama, inéditas para o público local e até para alguns alunos da Unidade; e finalizando com o kenjutsu, onde os combates foram, ao mesmo tempo, ferozes e técnicos.
Quis participar, é claro, e apresentei, com o Coordenador Patrick (DF) os katas com a espada curta (shoto) do NIR, para que os mais novos vejam mais possibilidades do Kobudô.
Ao final, nosso agradecimento aos familiares, razão de estarmos aqui. A confraternização transcorreu animada, sem distinções, e a conversa “rolando solta” mostrava essa alegria. Neste ponto, afastei-me novamente por um momento, para apreciar, nessa “família” de pessoas unidas por esta cultura antiga, o que nós fizemos neste ano!
Sempre que preciso me ausentar por um ou mais treinos, volto pensando algo do tipo: "Como estou um tempinho parado, com certeza deve ser um treino mais puxado fisicamente... será que vou dar conta de chegar ao fim?". Muitas vezes acabo errando essa "previsão". Mas dessa vez, creio que tal tipo de treino tenha vindo na melhor hora possível.
Kaluzny - GoiâniaUm treino que eu não esperava, assim como não esperava ser capaz de resistir tanto. Meu limite é maior do que eu pensava. Arigatô gozaimashitá aos Senpais por me mostrarem isso. (Continua)
Simas - GoiâniaEm plena semana de provas e final de semestre fizemos um treino que beiramos a exaustão. Encontrei as energias para terminar o ano de um jeito muito melhor do que comecei. Arigatô gozaimashitá! (Continua)
"Shitsureishimassu,
Este fim de semana (25, 26/out) participamos de um encontro de alunos de Brasília e Goiânia em uma chácara em Luziânia, onde tivemos um bom treino e sobretudo aprendemos sobre o cuidado com os outros. Tivemos também, como alunos, uma ótima oportunidade de conhecer melhor e interagir com todos as outros companheiros das unidades BSB/GO.
A princípio ainda ao lado do dojo, próximo ao lago (unidade CASSAB), participamos de um belo treino onde nos foi enfatizada a importância de estar preparado para combate em ambientes além do dojo.
Seguimos então em comboio para chácara, onde treinamos por um bom tempo após chegarmos, com direito a batalha no final. Foi muito proveitoso cruzar espadas com os Senpais e alunos, e por que não, amigos de Goiânia.
Ao cair da noite, nos reunimos em confraternização, possibilitando o bom convívio e integração entre todos os alunos.Me diverti muito, mas conhecer mais de perto, no convívio pessoal outros alunos das unidades foi ainda melhor.
À coordenação do evento, aos Senpais e aos demais alunos que contribuíram de forma a manter o sentimento de alegria e Omoiyari, meu arigatô. Ao Sensei meu domo arigatô, o Niten e o que tenho aprendido tem feito a diferença na minha vida.
Arigato gozaimahitá!"
sena - brasilia muita diversão e apreendizado,parabens a todos nós. (Continua)
Lobo - Unidade Asa NorteUma união perfeita entre disciplina, diversão, companheirismo. Experiência única! (Continua)
Honda - Unidade Lago SulEstar sempre atento, pois os ensinamentos costumam vir de onde menos se espera. (Continua)
Perez - Unidade Asa NorteEste encontro foi muito divertido e espero ter a oportunidade de participar novamente. (Continua)
Kuhn - Unidade Lago SulNatureza, convivência, Omoiari, ensinamentos, troca de experiências: vencemos mais uma batalha no Caminho (Continua)
Mais comentáriosSenpai Wenzel, Coordenador-Geral do Instituto Niten, esteve no cerrado, em visita as unidades Brasília e Goiânia. Foi uma oportunidade sem igual para todos conhecerem de perto sua técnica e grande energia!
Em meio a muito calor, tempo seco (já sentido nas lutas com bogu) e treinos intensos, ainda fomos brindados com ensinamentos sobre o Caminho do Guerreiro, detalhes técnicos e muito mais... “sem perder tempo”, pois a travessia da vida é difícil.
Arigato Gozaimashitá ao Sensei pela oportunidade de recebermos em nossas unidades o Senpai Wenzel;
Arigato Gozaimashitá, Senpai Wenzel, pela visita!
Fernando Sano - GoianiaArigatou Gozaimashita ao Sempai Wenzel pela visita à unidade Goiânia. Pelos ensinamentos, técnicas e os detalhes que fazem diferença, no caminho da espada e na vida!!!!!
Domo arigatou goizamashita ao Niten que proporcionou e proporciona esses momentos Ím (Continua)
Furtado - BrasíliaOhayo gozaimassu,
Brasília e Goiânia só tem que agradecer a vinda do S. Wenzel. Como os colegas comentaram, a dinâmica do treino é algo muito importante e com certeza aprendemos muito. E poder lutar que o S. Wenzel pela segunda vez também foi uma oport (Continua)
Luiz Otavio Rodrigues - Brasilia - DFMina San,
Foram ótimos dias de treino aqui em Brasilia, e imagino que em Goiânia também! Senpai Wenzel tem uma energia diferente numa sintonia muito próxima da energia do Sensei, e contaminou a todos em Brasilia! Os treinos foram cheios de ki e energia (Continua)
Araújo - Unidade BrasíliaDurante a vinda do senpai Wenzel, pudemos aprender a melhorar a dinâmica do treino, em termos de eficiência e de interação. Senpai Wenzel sendo cuidadoso e observador, conseguiu prestar atenção individual aos colegas para que eles pudessem se beneficiar a (Continua)
Dia do Samurai e Guardião das Tradições Samurais em Goiânia
No mês de abril, os alunos da Unidade Goiânia se reuniram para comemorar o Dia do Samurai, que acontece no dia 24, aniversário do Sensei. Foram feitas apresentações das diversas modalidades.
Renan - GoiâniaPrimeiramente gostaria de parabenizar nossa unidade pelos 10 anos e dizer, arigatou gozaimashita a todos os colegas da unidade. O esforço e dedicação de cada um torna possível o crescimento da unidade Goiânia. Que possamos melhorar mais a cada dia!
Ape (Continua)
Como parte das comemorações dos 10 anos da Unidade Goiânia neste ano de 2014, o TRK do Centro-Oeste aconteceu no Ginásio da Universo, em Goiânia, no dia 21 de junho.
Presentes alunos de todas as Unidades do Centro-Oeste: Brasília, DF; Campo Grande, MS; e Goiânia, GO.
Abaixo o relato do aluno Amaro, de Brasília:
"Foi muito bom poder comemorar o aniversário de 10 anos da nossa unidade irmã por meio do TRK centro-oeste. Neste torneio, tive a impressão de que todos entraram com muita garra, e o fato de que tivemos campeões de todas as unidades reflete o treinamento intenso em que cada dojô, e os momentos de convivência, onde houve muita integração entre todos, que trilhamos todos o mesmo caminho.
Domo arigatô aos organizadores e aos participantes, que o espirito de combate, e sobretudo o de comunhão, continue forte no Centro Oeste e no Instituto Niten! "
Amaro – Unidade Brasília
Daniel Akira Ando - BrasíliaOhayo gozaimassu, Mina san,
Primeiramente, omedetou gozaimassu à Unidade Goiânia pela ótima organização do evento, pela garra e coragem de todos os samurais de lá e pelos 10 anos de existência!
Foi uma experiência incrível poder estar com irmãos d (Continua)
Sano - GoiâniaParticipar, desde os preparativos iniciais para receber as pessoas e o ápice que é competir, com o espírito alegre e com energia no caminho, só tenho a agradecer. Senti a força da palavra Unidade = Um forte laço que une as pessoas. Pra quem trilha o camin (Continua)
Dionello - Campo GrandeQuando recebi o e-mail falando sobre o torneio e sabendo que eh a atual unidade do Senpai Ricardo, meu coraçao encheu-se de vontade de ir prestigiar o Senpai. Infelizmente nao pude comparecer ao evento, mas tenho muito a agradecer.
Primeiramente ao Senpa (Continua)
Gilson - Campo GrandeInicialmente, devo dizer que, como é de praxe no Niten, tudo estava muito bem organizado. Desta vez, estavam à frente, além da família Lopes, o Senpai Clóvis, Kaikei Sandra e o aluno Sano, a quem devo profundos e sinceros agradecimentos pela atenção à mim (Continua)
Clovis - GoianiaReceber os colegas de Brasília e Campo Grande para comemorarmos juntos os 10 anos de nossa unidade Goiânia ficará na memória, pela energia dos combates, pela amizade das confraternizações, pelo sorriso dos pequenos samurais.
Nossa unidade recebeu os pa (Continua)
A criançada, como sempre com energia de sobra, parecia chegar com a bateria ainda mais carregada a cada luta com o Senpai Ricardo e o Senpai Kuhn.
Cada vez mais à vontade na luta, mostraram a garra que possuem para trilhar o Caminho e levar adiante a Espada que dá a Vida.
Ganbatte Kir JOVEM!!!
Arigato Gozaimashitá Senpai Ricardo pela visita!
Luiz Otavio - BrasiliaHi Mina San!
Felizmente eu estava nesse treino, e achei muito empolgante a forma como o Senpai Ricardo treinou e lutou com nosso pequenos samurais! Muito ki o treino todo!
Ao final do trieno do Kir Jovem o Senpai Ricardo nos brindou com um rodizio n (Continua)
"Nesta quarta feira, dia 26, consegui um tempo extra e pude ir a Goiânia treinar e prestigiar nesta Unidade, que já agora em 2014 completa 10 anos.
Treinamos Jojutsu e kenjutsu, sob a orientação de Silvana e Senpai Ricardo.
Foi um treino muito bom e além de poder rever alguns colegas de Goiânia, pude conhecer também alunos da nova geração de Goiânia, que vem treinando firme, e até já compareceram em Gashuku.Treinam muito firmes!!
Agradeço a recepção, o treino, aos colegas de Goiânia, aos Coordenadores e ao Sensei por tornar possível esta existência do Niten, que nos tem proporcionado orientações antigas e tão úteis no mundo atual.
Arigato gozaimashita!"
(Bhering - Unidade Brasília)
Renan - GoiâniaEmbora não faça jojutsu, tive a oportunidade de treinar e lutar com o Senpai Bhering no treino de kejutsu. Foi com certeza uma experiencia muito boa, em que pude aprender bastante.
Arigato gozaimashita! (Continua)
No dia 15 de janeiro teve início a modalidade de Jojutsu na unidade Goiânia.
O Jojutsu, a arte do bastão, surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes portando espadas e outras armas, sem precisar matá-los. Por possibilitar a vitória sem derramamento desnecessário de sangue, ficou conhecida como "A arte Samurai da Paz".
Arigato Gozaimashitá pela presença de todos!
Segue relato de uma aluna da unidade:
"Nesse ano, o Instituto Niten completa uma década em Goiânia! Fui uma das primeiras alunas aqui, e a primeira a iniciar a prática do Jojutsu. Sempre tive admiração e afinidade pela arte do bastão. Mas, infelizmente, pouco tempo depois eu tive de me afastar do dojo. Por isso, vestir meu kimono e entrar no dojo novamente para relembrar os kihons e katas do Jojutsu após longa data, gerou em mim uma satisfação imensurável. Foi um novo primeiro treino de Jo. E melhor, pois pude contar com coordenadores, monitores e colegas dedicados e atenciosos, como sempre! Meus sinceros agradecimentos ao Sensei e à todos do Instituto Niten por proporcionarem aos alunos oportunidade de crescimento através do bushido."
(Sandra - Unidade Goiânia)
Luiz Flavio Bhering de Carvalho - BrasiliaOmedeto a Goiânia!!
Mais uma modalidade!
Os melhores votos de crescimento e sucesso!!
Assim que tiver oportunidade vamos a Goiânia.
Bhering (Continua)