No sábado dia 20 de Abril aconteceu o Torneio Regional de Kobudo
em Brasília!
Confira os resultados e galeria de fotos.
Kir Jovem
1 lugar: Gabriel Lima (DF)
2 lugar: Débora (DF)
3 lugar: Isabela (DF)
Kenjutsu sem bogu
1 lugar: Bruno Paz (DF)
2 lugar: Lucas (DF)
3 lugar: Lívia (DF)
Iaijutsu 0 e 7 kyus
1 lugar: Ferreira (GO)
2 lugar: Ishikawa (MS)
3 lugar: Paolo (DF)
Iaijutsu 6 kyu
1 lugar: Erik (DF)
2 lugar: Derek (DF)
3 lugar: Furtado (DF)
Iaijutsu 5 kyu
1 lugar: Ricardo Lopes (DF)
2 lugar: Patrick (DF)
3 lugar: Otávio (DF)
Jojutsu 0 e 7 kyu
1 lugar: Igor (DF)
2 lugar: Mauro (DF)
3 lugar: Gonçalves (DF)
Jojutsu 6 kyu e acima
1 lugar: Furtado (DF)
2 lugar: Derek (DF)
3 lugar: Erik (DF)
Kenjutsu 0 e 7 kyu
1 lugar: Ishikawa (MS)
2 lugar: Mauro (DF)
3 lugar: Honda (DF)
Kenjutsu 6 kyu
1 lugar: Teko (GO)
2 lugar: Ando (DF)
3 lugar: Furtado (DF)
Kenjutsu 5 kyu e acima
1 lugar: Erik (DF)
2 lugar: Ferreira (GO)
3 lugar: Patrick (DF)
Arigato gozaimashitá a todos os participantes e presentes.
Veja as fotos na Galeria! (clique aqui)
Daniel Ando - Brasilia - DFOhayo Gozaimassu, mina-san
Gostaria de parabenizar à todos que fizeram possível esse torneio. Sem dúvida, foi um sucesso, todos deram o melhor de si. Ganbatte sempre!
Agradeço à todos que vieram para Brasília também, participar deste evento com to (Continua)
Bhering - BrasíliaSenpai Ricardo e Silvana e Senpai Patrick,
Parabenizo aos Senpais e especialmente à Silvana pelo Torneio Centro Oeste.
Estava muito bem organizado! Além de um visual muito bonito!
Foi um dia maravilhoso!
Agradeço especialmente pela forma como fui rece (Continua)
"Essa foi minha primeira oportunidade de participar de um grande evento do Niten, com o sensei, várias unidades e senpais* presentes. Mesmo tendo lido e ouvido falar bastante sobre esse tipo de encontro, fiquei extremamente impressionado com a energia ali presente: um ambiente extremamente saudável, leve, amigável, de ajuda mútua, de sorriso e gentileza, mesmo se tratando de modalidades marciais de guerra e de dias de grandes competições.
Um ambiente também de eficiência, onde todos ajudam com o que podem para tudo ficar pronto rápido e bem feito, para que todos possam aproveitar ao máximo a programação: treinar, observar, competir e aprender.
Tantos samurais reunidos buscando coragem, discernimento, técnica, perfeição... e uma série de outras virtudes, para que possam levá-las para a vida e aplicar nos estudos, no trabalho, na família... é no mínimo emocionante! Companheiros de Caminho, desde os mais novatos, com energia e força de vontade atingindo seus objetivos e vencendo competições; até os mais antigos, buscando os mais alto níveis de perfeição técnica e concentração.
E também, observar e conversar com o sensei é um grandioso aprendizado por si só... a sua seriedade, seu conhecimento e o carinho que tem pelos alunos. Isso tudo me fez aprender muito e me faz sentir feliz e honrado por fazer parte dessa grande família que é o Niten.
Sayonara, domo arigato gozaimashita!"
Pedro Santos, sobre o 9º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo.
*senpai = praticante mais antigo
"Tudo começou com uma tarde de sono para conseguir dirigir durante a madrugada por longos 600 KM, partindo de Goiânia com destino a Ribeirão Preto. Com toda a responsabilidade de transportar e fazer chegar com segurança quatro samurais, contando comigo cinco, todos ansiosos com destino ao 9º Torneio de Kobudo. Porta-malas lotado de Bogus* bukuros*, shinais* bokuros, kimonos*, Hakamas* e nos olhos de cada um o brilho da felicidade de ter a certeza de muito aprendizado e troca de experiências com Senpais* (先輩) e Kohais* (後輩) de todo o Brasil e principalmente com o Sensei Jorge Kishikawa.
Viagem tranqüila, um RedBull em Goiânia outro em Uberaba, chegamos enfim a Ribeirão Preto após seis horas e meia de viajem. Configuramos o GPS (apelidado carinhosamente de Gilda) para nos guiar até o Hotel (Prince Hotel).
No sábado, primeiro dia de torneio eu e Senpai Taddeo fomos de pé do hotel até o COC local onde estava sendo realizado o Torneio. Após uma hora e meia de caminhada com muita conversa e uma parada para um café com pão de queijo, chegamos ao COC.
Clima de torneio é sempre sinônimo de muita energia. Era treino de Niten Ichi Ryu. O ginásio tremia com os Kiais*. Treinei com um Kohai de Campinas onde tive a oportunidade de aperfeiçoar a técnica sob a supervisão do Senpai Gilberto. Confesso que às vezes por um segundo durante o treino eu desviava a atenção para o Dojo* e me deparava com dezenas de samurais treinando com tanta garra e energia, que eu sentia que realmente era um treino para combate, em que estaria em jogo a vida de cada um.
A presença do Sensei cria um clima formal. Afinal nosso Sensei a pessoa em que nos espelhamos estava ali presente com muitos ensinamentos a nos passar, às vezes com um simples olhar.
No inicio da tarde, após um rápido almoço, formalidades de praxe, hinos nacionais do Brasil e Japão, iniciou-se oficialmente o 9º Torneio Brasileiro de Kobudo.
Durante o torneio na tarde de sábado, o Sensei me chamou para conversar, onde perguntou sobre a unidade Goiânia, falou sobre o lançamento do Shin Hagakure, arrumou meu Hakama, bateu em meu ombro e me convidou para assistir ao treino de Katori Shinto-ryu, que aconteceria no domingo pela manhã.
Minha luta foi no final da tarde, lutei contra um colega de São José do Rio Preto e consegui vencer com um Men ipon. Na segunda luta, por falta de zan shin* perdi com um Dô iuko*. Isso mesmo falta de zan shin, demorei muito a virar e virei sem kamae*.
Após o primeiro dia de torneio fomos ao hotel tomamos um banho para tirar o suor do corpo, entretanto sem esfriar o espírito e partimos para o Birodô*. Regado a Chopp gelado (com várias opções de sabores, dentre eles café e rapadura.) e comida saborosa exercitamos mais um pouco de Bushido.
No domingo assistir ao treino de Katori foi uma experiência incrível. É um estilo que eu nunca havia visto. Fiquei maravilhado com os Katas*, extensos e aparentemente difíceis.
Após o encerramento oficial do Torneio, fizemos fotos com o Sensei e com o Senpai Wenzel e retornamos para Goiânia com o carro bem mais pesado devido a bagagem de ensinamentos e experiências que adquirimos durante esses dois dias ao lado do Sensei, dos Senpais e de tantos colegas de caminho.
Arigato Gozaimashitá"
- Edson Carlo, sobre o 9º Torneio Brasilieiro Individual de Kobudo.
*shinai = espada de treino
*bokuro = mochila ou capa para equipamento de treino
*bogu = proteções para treino
*kimono e hakama = roupas de treino
*senpai = aluno mais antigo
*kohai = aluno mais novo
*kiai = energia, demonstrada principalmente através do grito
*dojo = local de treino
*zan shin = espírito alerta, atenção
*do youko = golpe que vale meio ponto na proteção do abdômen
*kamae = postura com a espada
*birodo = confraternização depois de treinar
*kata = sequência de movimentos, forma tradicional
*arigato gozaimashita = muito obrigado