Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


NIten Nova Friburgo na Imprensa da Serra

por NitenRio - RJ/Nova Friburgo - 18-mai-2011

Matéria publicada 18 de Maio de 2011 no Jornal Nova Imprensa!
Omedetou Niten Nova Friburgo que já conta com 5 alunos!




Toda a beleza da arte milenar de manuseio de espadas samurais pode ser conferida de perto em Nova Friburgo. O Instituto Niten, sob coordenação do Mestre Jorge Kishikawa, abriu inscrições para o projeto “Niten-Virtudes” no ginásio do Friburguense, em Olaria, cujo instrutor designado é o Sempai Israel Carbone.

Este projeto prevê oferecer todos os subsídios para o treinamento pleno, com todos os materiais necessários para até 12 alunos. Podem se matricular jovens, meninos e meninas, que sejam alunos da rede pública de ensino (qualquer nível), entre 12 e 17 anos. Para isso estão sendo elaboradas parcerias com a rede pública de ensino.


Serão oferecidos treinos semanais aos domingos. As espadas de bambu e de madeira serão emprestadas pelo projeto para a prática na aula. Após dois meses de treino, o aluno terá: shinhagakure, livro do Sensei Jorge Kishikawa sobre a aplicação da filosofia do treinamento no dia-a-dia; kimono, hakama e obi (vestimenta completa feita sob medida) próprios; shinai (espada de bambu) própria, mas o aluno não levará para casa. Será disponibilizada ainda uma armadura de empréstimo para cada 2 alunos, que a utilizarão em regime de rodízio.

A prática do Kenjutsu no Instituto Niten está sempre intrinsecamente ligada à cultura do “caminho”, no qual os alunos aprendem com entusiasmo os princípios de respeito, hierarquia, compaixão, busca pelo aperfeiçoamento, percepção do próximo, iniciativa de colaborar e ajudar. Há um destaque especial para os valores de respeito para com os mais antigos e os mais velhos e o senso de responsabilidade e zelo pelos mais novatos e mais novos. Além destas características sociais o treinamento também fortalece a coragem, a disposição física, a garra para o enfrentamento dos desafios e o desenvolvimento de estratégias para superá-los.

Em paralelo ao projeto Niten-Virtudes, o Instituto pretende abrir espaço e horário de treinos também para outros alunos, com idade livre a partir de 12 anos, pagantes normais de mensalidades e taxas, adquirindo materiais próprios.

 
Saiba mais sobre o Instituto Niten

O Instituto Niten é uma associação filantrópica sem fins lucrativos que desde 1993 ensina as artes da espada samurai aliada à filosofia com o objetivo central de recuperar o potencial humano de seus aluno e promover o cultivo das virtudes e do espírito. O Instituto foi Fundado pelo Sensei Jorge Kishikawa, já naquela ocasião por solicitação de colegas estudantes de medicina do Sensei Jorge Kishikawa que pediam um curso com o objetivo de trazer além da prática do Kendo e Kenjutsu, também os aspectos da cultura e tradição japonesa e dos caminhos de aperfeiçoamento espiritual aos alunos.

A entidade já ministrou treinos regulares em Nova Friburgo em 2004, e mesmo não sendo possível na época dar continuidade havia sempre o chamado de alunos e interessados para o retorno do Niten à serra. Com a tragédia das chuvas de janeiro de 2011, toda a unidade do Niten no Rio de Janeiro se mobilizou para arrecadar donativos, o torneio anual foi focado na solidariedade e houve o compromisso conjunto de alunos e monitores de apoiar uma unidade novamente na serra a partir do outono, em local a ser escolhido, com o objetivo de serem oferecidos pelos treinos garra e encorajamento à região serrana. O Dia do Samurai, comemorado em 24 de abril, acabou incentivando a colocação imediata do projeto de Nova Friburgo em prática.

Mais detalhes sobre a proposta e o Método KIR aplicado no Instituto Niten podem ser vistos no site: https://niten.org.br.

Tags: Imprensa, Jornal, Jihi, Virtudes, Social,
comentários  

Saraiva - Rio de JaneiroParabéns Sensei, Senpai Wenzel e todos que contribuem com este projeto Niten-Virtudes que leva esperança e energia para todos enfrentarem os desafios da vida com muita coragem.
Sayounara Arigato Gozaimashita
Saraiva

Guimarães - Rio de JaneiroGostaria de parabenizar o Niten por esta atitude, em especial ao Sensei e
ao Senpai Wenzel. Esta é mais uma ação que dignifica e honra o sentido do
caminho, ser samurai é ir além do combate físico, é ter compaixão e empatia
com o outro, ou seja "omoiyari". É para nos lembrar de que a energia que
colocamos na guerra para procurar a paz não deve cessar inclusive no momento
da reconstrução. Por isso me orgulho de fazer parte do instituto, contem
sempre comigo.
Arigato Gozaimashita
Guimarães



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97256-9797
    riodejaneiro@niten.org.br