O Birudo também faz parte do caminho do guerreiro. É o momento em que depois de termos treinado exaustivamente, tiramos nossos Bogus (armaduras de combate) para tomarmos uma cerveja (ou refrigerante para os menores de idade) com todos os colegas de treino. Nesta prática, também abaixamos as nossas "máscaras" da personalidade que usamos no correr do dia-a-dia para conhecer melhor os companheiros após termos treinado juntos exaustivamente as técnicas tradicionais de combate samurai. (Cena do Filme, O Hobbit) Biru-do ao pé da letra significa: Biru = Cerveja; Do = Caminho. (...) Continua (post completo) |
Há Birudô, só Biru, ou só Dô.
Sendo que neste útlimo há controvérsias, se há só Dô, sem nenhum Birusinho nenhuma vez ?!
Explicamos: Biru: de Beer, forma japonesa de dizer cerveja, Dô: Caminho, o caminho espiritual, que não deixa de ser o objetivo maior de todo o treinamento com os mestres de verdade.
E o BiruDô, é quando um encontra o outro, a cervejinha entre os guerreiros: tomar uma gelada, tirar a máscara um pouco, falar de amenidades, ... e de Caminho.
Na Unidade Tijuca, tem um Birudô tradicional todo mês.
O de setembro foi agora, quinta. Falamos muita amenidade, nos divertimos,
mas também tocamos em assuntos como Honra, Lealdade, Amizades,
não desperdiçar a vida, seus momentos e suas oportunidades.
Tudo com um bom Biru! e os petiscos do "Manuel e do Juaquim"!
Kampai!
E para fechar o Dia do Samurai no Rio de Janeiro
de forma beeem brasileira, Cerveja e comida nordestina na feira de São Cristóvão!
Samurais Kampai!
A cervejinha depois do treino
é muito bom
pra ficar treinando melhor!
No rio aos sábados temos um autêntico boteco da esquina, onde alguns treinas acabam em legítimos BIRUDÔS ao melhor estilo de "copo-sujo".
Na foto acima, como podemos ver, até o fotógrafo estava confraternizando junto e orienmtando as etiquetas da cerveja com muito exercício de fundamentos.
Os Deuses abençoem o santo boteco!