Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


Reportagem da Band

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 11-set-2004



 


Torneio Carioca por equipes 2004

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 13-ago-2004

Resultados do 1º Torneio Carioca por equipes  SETEMBRO 2004:

IAIJUTSU
1-  
Noronha - Plínio - Magalhães
2-  
Dumont - Abe - Leiras
3-  
Laura - Yuri - Bruna
3-  Jason - Barroso - Ivan


JOJUTSU
1-
Walzedeck - Renault
2- Kenzo - Abe
3- Suzana - Kazuo
3- Jason - Musacchio


KENJUTSU INFANTIL
1-
Gabriel
2-
Otavio Saito
3-
Charles

KENJUTSU EQUIPES
1-
BOTAFOGO I  - Kazuo - Roberta Beltrão - Musachhio - Joshua - Prado
2- BOTAFOGO II - Silva - Laura - Eccard - Quartin - Carboni
3- TIJUCA II - Campos - Michelle - Helius - Moicano - Licurgo
3- ???Botafogo VI???  - Senos - Roberta - Porto - Baldomero - Brasil

KENJUTSU 5KYU-
1-
Felisardo
2-
Allan
3-
Renault
3-
Kenzo

Torneio Brasileiro Kenjustu por equipes - Rio 200

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 24-jun-2004

Por Mário Amorim Conforti

Konnichi-wa Mina-san!

Infelizmente não tirei nenhuma foto do Torneio, mas impressões pessoais não faltaram.
Essa foi a primeira vez que eu participei, realmente, da organização de um Torneio Nacional. Agora posso dizer que é muito difícil organizar um evento deste porte e, ao mesmo tempo, muito prazeroso. Tive a impressão de que toda a unidade Rio de Janeiro ficou mais unida nesses 2 dias de competições. O tempo foi curto, gostaríamos de ter feito mais coisas, mas passada a guerra não me arrependo de nada. Fiquei emocionado com a quantidade de alunos de outras unidades do Brasil que vieram prestigiar o Torneio. Acho que todos nós do Rio ficamos pensando se as pessoas viriam, se daria tudo certo; e no sábado pela manhã, quando eu vi o ginásio lotado eu pensei: "Caramba, todas essas pessoas confiaram na gente!", foi então que eu me dei conta que não poderíamos falhar. A torcida estava muito animada, o pessoal de Brasília e da Ana Rosa deu um show à parte. Reencontrei muitos amigos, Senpai´s e Kouhai´s, e conheci muitos outros. Tentei não desperdiçar nenhum momento. Sei que foi cansativo, duro e, às vezes, estressante. Por isso, aprendi a dar valor ao esforço de toda a organização dos outros Torneios. Peço desculpas se em algum momento faltei com minha responsabilidade. O Torneio foi maravilhoso, assim como nossa cidade! Nos vemos em Campinas 2005.

Doumo arigatou gozaimashita,

Conforti - RJ.

O TORNEIO E OS DUELOS.
Por Gabriel Dib Tebechrani Neto



O QUE RESTA AO BUSHI
POEMA de LENDRO PORTOS

Quando os pés se moverem adiante do círculo de fogo
Restará àquele guerreiro apenas a coragem
e o aprendizado único dos dias de luta.

Primeiro treino no Méier

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 12-mai-2004

Por MONÇÃO

A primeira sensação que tive ao entrar no dojo, foi de estar em casa. Méier lugar onde eu cresci, Mackenzie clube onde eu praticava esportes quando criança, tudo bem familiar para mim.


Durante o treino mostramos a força do NITEN ao Méier, pude ver isso no olhos dos que assistiam, percebi a enorme vontade de aprender e treinar dos primeiro alunos, o que me deixou muito contente e querendo fazer sempre algo a mais por essa unidade.

Após o treino, brindamos a unidade e um forte sentimento bateu em mim.

Arigato Gozaimashita Sensei, senpai Wenzel.
Sayonara, Monção

 

 

 

INAUGURAÇÃO UNIDADE MÉIER
Por SUSANA ELEK


Há dois anos atrás entrei para o Niten. Minha primeira aula foi com o senpai Monção. Naquela época eu mal sabia dizer men, suriashi ou onegaishimassu; Algum tempo depois fiz minha primeira luta com bogu também com o senpai Monção. Essa semana, senpai Monção estava dando seu primeiro passo como coordenador da unidade Méier, que já conta com seis alunos logo na primeira aula! A unidade deve crescer muito rapidamente.


O clube Mackenzie é bem amplo e vive cheio de gente; Inclusive várias pessoas foram assistir o treino. Em sua maioria eram crianças de até 12 anos, mas também estiveram presentes um público um pouco mais velho.O treino foi muito bom na aula inaugural. Foi um treino forte, mas sem exageros, sempre com muito kiai e sem parar até o final. Mesmo quando, com boa intenção, veio um funcionário do clube perguntar se queríamos o ventilador ligado não perdemos o “centro”. E, a certeza de que estava no Niten foi definitiva quando educadamente pedimos ao funcionário que mantivesse o ventilador desligado. Sim, o treino tem que ser o mais quente e mais concentrado de energia possível! Isto só iria nos deixar mais fortes. E afinal esse é um dos nossos objetivos não é mesmo!?

Sei que cheguei hoje de manhã na faculdade e tive um choque tremendo. Depois de uma noite tão bem aproveitada com um treino tão bom, voltar ao dia a dia foi um tanto quanto estranho. Olhei pra sala de aula e me perguntei “em que mundo eu estou mesmo?”

Arigato Gozaimashita Niten!
Omedetou Monção e Gambate Kudasai!!!

Sayonara, Suzana Elek

Confira também a galeria da inauguração

Inauguração da unidade Méier

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 12-mai-2004

Fotos especiais da inauguração da Unidade Méier no Rio de Janeiro.
O monitor responsável pela nova unidade , MONÇÃO, também nos fala um pouco sobre como foi este dia.


Interessados visitam o treino a procura de mais informações


Monitor explanando os conceitos do budô a uma visitante

Um dia de monitor

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 08-mai-2004

Os alunos convidaram seus amigos e colegas para conhecer o que é o treinamento do Kenjutsu, e foram seus monitores "por um dia", ensinando e orientando. Veja agora o que aconteceu no evento

Apresentação Kill Bill

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 21-dez-2003

Na Festa do Filme KILL BILL, ao som de Tarantino, no 00zerozero, Gávea, IAIJUTSU e KENJUTSU para embalar o twist e o soul !

 

 

 

3º Torneio Carioca - 3 anos Unidade Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 22-nov-2003

Fotos do Torneio por equipes de KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU realizado no Rio de Janeiro dia 22 de novembro de 2003, em comemoração aos 3 anos da Unidade Riode Janeiro!



KENJUTSU EQUIPES
1º MORI NO SEI
Espírito da Floresta
Sardinha (capitão) - Laura (vice-capitã)
Kazuo - Rodrigo(JF) - Braga
2º DALTÔNICOS

Silva (capitão) - Suzana (vice-capitã)
Menezes - Marton - Gabriel
3º SENTA A PUA!

Ormond (capitão) - Carol (vice-capitã)
Dumont - Abe - Lucas
3º 5 ELEMeNTOS

Vinícius (capitão) - Thaís/Roberta (vice-capitã)
Noronha - Monteiro - Álvaro

JOJUTSU

1º Paolo - Suzana
2º Felizardo - Senos
3º Kenzo - Thaís
3º Bittencourt - Walzedeck

IAIJUTSU

1º Dumont (capitão) - Kenzo - Renault
2º Luis Eduardo(capitão) - Assalin(SP) - Gabriel
3º Silva (capitão) - Lauro - Brum
3º Noronha (capitão) - Bittencourt - Felizardo

KENJUTSU GRADUADOS

1º Renault
2º Allan
3º Felizardo
3º Célio


Relato de Edson Cabral

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 18-out-2003

"Konichiwa mina-san!!"

Neste último sábado dia 18 pude ter o prazer de treinar na unidade do Rio de Janeiro, eu Edson Cabral, aluno da unidade de Juiz de Fora, Sempai Rodrigo Gonçalvez, treino nesta unidade já fazem 6 meses, desde o início quando Marcelo Kneip era o monitor mais graduado de nossa unidade, sempre ouvia falar da unidade do Rio de Janeiro como referência, do seu kiai, sempre citada pelo Sensei Jorge Kishikawa.

Meu interesse pelo Niten começou muito antes do que quando comecei minhas aulas em Juiz de Fora, me lembro quando o Sempai Marcelo Kneip me recebeu em meados de Janeiro, tinha lhe enviado alguns e-mails e ele me convidou p/ assistir a uma aula. Sem demoras agendei uma data e arrumei minha mala, sem querer, estava prestes a fazer parte desta família, Niten. Fui muito bem recebido, a aula me fascinou e decidi que daquele dia em diante iria seguir o Caminho.

Pedi alguns meses para me planejar, além do mais Caratinga-MG fica bem longe de Juiz de Fora, cerca de 366km, também visitei a unidade de Belo Horizonte perto da páscoa pelo que lembro, Sempai Tamietti e todos da unidade me receberam muito bem na aula no Parque das Mangabeiras, onde pude sentir de perto como é fazer parte desta família principalmente quando o Sempai Tamietti me convidou p/ a cerimônia do chá após a aula. Espero pelo dia que reencontrarmos.

Assim sendo, estava totalmente decidido a começar a praticar. Depois de alguns meses tive meu primeiro contato com alunos do Rio de Janeiro, no kangueiko em Petrópolis-RJ, onde fiz bons amigos, e tb pude conhecer o Sempai Wenzel Bohm, com o qual aprendi muito. Treinamos muito, e apesar da distância, creio absolutamente que valeu muito a pena. Após o kangueiko, senti que a unidade de Juiz de Fora ficou mais unida, e houve um forte ligamento com a unidade do Rio de Janeiro, como se ela estivesse nos adotado, assim, uma vez e outra surgia cada vez mais gente do Rio de Janeiro nos instruindo em Juiz de Fora.

Os meses se passaram, e decidi ir a unidade do Rio de Janeiro. Suzana Elek uma grande amiga, me recebeu logo cedo na rodoviária e daí fomos ao Parque Lage, titulado como lugar secreto dos treinos de torneio da unidade do Rio de Janeiro, lá treinamos JO, foram momentos inesquecíveis. Depois de almoçarmos em Ipanema, fui na unidade de Ipanema, vislumbrei por alguns instantes tal concentração do IAI, pena ter tido q sair logo, pois não podíamos perder tempo, as aulas já iriam começar na unidade Botafogo. Apesar do físico estar cansado, minha mente estava determinada, demorei um pouco, mas finalmente o físico respondeu. Aprendi muito em Botafogo e pude também rever alguns amigos. Mas não acabou por aí, tinha que pegar um ônibus para Juiz de Fora ainda, domingo tinha que colocar a prova novamente a minha determinação...

Arigato Gozaimashita
Sempai Wenzel Bohm
Sensei Jorge Kishikawa

Sayonara
Edson Cabral
"
(mora em Caratinga-MG, treina todo Domingo na Unidade Juiz de Fora)


Edson Cabral: "Exemplo de determinação a seguir, Bushi Henry Smalls"

Encontro com os pais

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 20-set-2003

No encontro os alunos e monitores organizaram apresentações de KENJUTSU, JOJUTSU e IAIJUTSU e explanação sobre o treino e o aprendizado desenvolvido no grupo. O Coordenador Wenzel Bohm também comentou sobre possibildiades de aplicação de estratégia e outros aprendizados da espada samurai no dia-a-dia dos alunos e pais. Além de outras apresentações sobre diversos temas conduzidas pelos alunos.

Os pais também aprenderam os movimentos básicos do IAI, JO e KENJUTSU com os filhos e amigos, realizaram o primeiro KATA das modalidades e para os mais empolgados experimentaram o BOGU e cruzaram espadas!

Entendendo as palavras do Sensei.
por Célio Barcelos

O evento do dia os pais no Rio de Janeiro sábado dia 20/09/2003 para os alheios aos detalhes importantes, assim como eu, foi uma perfeição!! Os pais adoraram, os filhos ídem e nós monitores "simples mortais"... muito mais. (A rima é pobre mas o episódio é rico)

Mas houve um pequeno-grande gesto de misericórdia salvadora em tudo isto, que poderia ter passado em branco, não fosse a dedicação prodigiosa do Wenzel Sempai que não nos deixou escapar esta oportunidade ímpar de nos passar praticamente um verdadeiro ensinamento para quem está no Caminho. E é justamente este episódio que eu gostaria de relatar para todos:

Eu gostaria de destacar uma atitude, não de coragem, mas de consciência, de hombridade do Wenzel Sempai, que ao final do encontro com os pais (na data acima citada), soube transcender a pseudo-euforia do término do evento não apenas com um treino relâmpago para nos colocar com os pés no seu devido lugar como também nos brindar nos 15 minutos de SABEDORIA (com todas as letras maiúsculas) com a brilhante revelação de que tínhamos (até então desapercebido por nós) falhado!! Mas não parou por aí, não só percebeu que tínhamos falhado, como apontou cirurgicamente o momento da falha e, para surpresa de todos nós, assumiu para si toda a culpa.

Há um ditado que diz que a medida da grandeza de um homem não está na quantidade de louros que colhe nos seus acertos e sucessos mas no
reconhecimento de seus próprios erros. Por isso eu não lhe pedi desculpas (gomem nassai) no final de sua explanação, porque ele poderia
muito bem ter "cortado as cabeças" dos verdadeiros culpados, mas ele fez o que nos ensina o método KIR e o verdadeiro BUDO: "empunhar a espada que dá a vida".... em abundância!?!? Até então, eu não tinha entendido este último adendo do Sensei "...em abundância", como a vida, que por si só é absoluta, poderia ser abundante??? Mas agora compreendo muito bem, Ela é absoluta mas pode ser rica, ou melhor deve ser rica, rica de exemplos como este.

Domo Arigato Gozaimashita

 

"Foi um dia descontraído, mas como muitos sentimentos confortantes."
por Marcos da Paz Brum

Nossa!!! Como foi bom esse encontro, conseguir unir os Pais e seus filhos foi muito bom, pode juntar as energias de gerações.
Pude observar como os pais se sentiam felizes, já faziam não mais para seus filhos ficarem alegres, nem mesmo esse sentimento existiu,
cada um mostrava que fazer como o filhos eram tão divertido quanto difícil. Todos estavam muito felizes por conseguirem perceber o por que
de seu filhos se interessarem tanto pelo Niten. Muitos pais que vieram falar comigo, gostaram muito como a relação entre o Niten e eles, perceberam que ela era muito profunda, sentiram-se mais importantes e com vontade de treinar mais vezes ao lado de
seus filhos.

Houve o treinamento com eles de iajutsu inicialmente, sentiram todos que não podiam apenas fazer movimentos, haveria assim pra ele o primeiro enigma. O que deveria existir para que saísse um kata bonito? Depois houve alguns relatos de alunos, mostrando os benefícios
do Kenjutsu, Iajutsu e Jojutsu no dia a dia, na escola, com os pais. Também aconteceu varias demonstrações que deixaram os pais muito eufóricos. Pôde ter a oportunidade de fazer katas com seus filhos e assim sentir a energia deles. Mostraram uma garra enorme, até em enfileirar-se foram mais rápidos que seus filhos, mostrando assim uma grande vontade de praticar.

Definindo, o encontro os pais puderam colocar o Bogu, treinar Men uti, logo em seguida podendo lutar. Ao final todos, empolgados, após ao treino estavam diferentes, já entendo um pouco mais do objetivo do Niten e felizes por verem que seus filhos estão no verdadeiro caminho. Foi um dia muito descontraído, mas com muitos sentimentos confortantes.

Domo Arigato Gosaimassu:
Pais Presentes
Senpai Wenzel Böhn
Sensei Jorge Kishikawa

 

"..os pais puderam sentir o Espírito de Luta do Kenjutsu..."
por Marcus Vinicius Renault

Nesse sábado dia 20 de setembro ocorreu o 1° Evento dos Pais na Unidade Rio de Janeiro. Eu achei muito interessante a idéia de trazer os pais para dentro do Dojo e fazer com que eles travassem contato com as Artes da Espada Samurai. Com essa iniciativa, os pais puderam entender um pouco mais sobre a filosofia Samurai que os filhos aprendem no Instituto Niten. Além disso os pais puderam sentir o Espírito de Luta do Kenjutsu, a paciência e a concentração do Iaijutsu e as posturas e bases do Jojutsu.

Os alunos também aproveitaram o evento para aprender mais sobre respeito e reverência aos antepassados e aos mais velhos, treinando com seus próprios pais. Acho que todos os pais perceberam esse aspecto e se sentiram muito bem treinando com os filhos.

Meu pais falaram muito bem do evento e esperam ansiosos outra oportunidade de treinar no Dojo do Rio de Janeiro.

Ariagatou gozaimashita!!!

Sayounara!!!



Tag  todos        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97256-9797
    riodejaneiro@niten.org.br