Mural - Instituto Niten Salvador Ir para o Conteúdo

Mural Niten Salvador


15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

Aprender a escutar

por Niten - 04-out-2016



No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar. 
O mover das espadas 
O falar do mestre e 
escutar a si mesmo. 
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
 
 
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite​

Décimo Festival da Cultura Japonesa

por Quintella-Sal - 28-ago-2016

Aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto no Parque de Exposições de Salvador o Décimo Festival da Cultura Japonesa, mais uma vez fomos convidados e aproveitamos a ocasião para mostrar um pouco do que treinamos. Participaram da equipe de apresentação os Coordenadores Édio e Quintella, além dos Samurais Muniz, Mayla e Chagas.

Mais uma vez o Niten marcou presença demonstrando algumas das técnicas dos Samurais. Desta vez contamos com o Senpai Edio, que fundou a Unidade Salvador, com demonstrações de Iaijutsu, a técnica de sacar, cortar e embanhar a Katana. Contemplando técnicas dos Estilos Suiyo Ryu e Kishikawa Ryu.

IMG_6900 (2).JPG

Apresentamos, também, o Jojutsu dos estilos Suiyo Ryu e Shindo Muso Ryu. Nos quais se utiliza o Jô, um bastão de madeira de 1.28m, para desviar e dominar a espada japonesa.

IMG_7046 800px.JPG

Apresentamos por fim o Kenjutso, tecnicas de combate com espada do estilo NIten Ichi Ryu, seguido do combate com o bogu (armadura) e diferentes espadas de bambu.

IMG_7165 (2).JPG


Agradecemos a ANISA, Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador pelo convite, e ao público que nos prestigiou no evento. E aproveitamos para convidar a todos para que venham visitar a unidade e experimentar a sensação de empunhar uma espada ou jô.

Lembramos que em homenagem ao evento aqueles que vierem fazer uma experimental em setembro irão concorrer no sorteio de um exemplar do Shin Hagakure 2ª Edição!

Coragem - Palavras de um Gashuku

por Vídeos - 26-jul-2016



Tags: Gashuku, Egan2016_Ago,

Dias de Treinamento

por Niten - 21-jul-2016


(...)



Continua (post completo)

Controlando as emoções

por Vídeos - 20-jul-2016


Dierk é executivo em uma multinacional em São Paulo.

Tags: Egan2016_Ago,

SHINHAGAKURE NO TATAME

por Niten - 04-jul-2016



Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure

Tags: Egan2016_Ago,

Estagio na ADM - Chagas

por Niten - 01-jul-2016

"Konbawá Sensei, Shitsureishimassu. Na última semana, fui ao Gashuku da Kokushikan e posteriormente estagiei na ADM até sábado. Acredito que essa viagem tenha sido um pulo do gato, tanto para crescer como pessoa quanto para compreender melhor o caminho.

No Gashuku, além de ter a oportunidade de conhecer técnicas novas, pude conviver com pessoas de várias unidades diferentes. Ouvi muitas histórias, conheci mais Senpais que são referência no Niten, tanto na parte técnica quanto nos Katas do Bushido. Além disso, paguei meu primeiro sapinho, que, apesar de ter cansado minhas pernas, me fez perceber coisas que aos meus olhos não eram claras, por exemplo, a necessidade das punições em alguns momentos, não como ferramentas de opressão, mas como reparadores do espírito.

No primeiro dia de estágio, o Senpai Wenzel disse que ia me pôr "na linha". Apesar de não ser problemático, eu não tinha o costume de desempenhar algumas atividades domésticas, como varrer o chão, limpar banheiros ou até mesmo recolher o lixo. Apenas lavar louça e fazer Osooji aqui em Salvador. A importância de desempenhar atividades domésticas foi o coração do estágio, e o Senpai Wenzel me explicou que se eu não souber fazer um pouco de tudo, serei um inútil na vida, que sempre dependerá dos outros. Minha natureza me atrapalhou um pouco na velocidade de execução das minhas missões, devido a realizá-las com muita cautela, e isso foi chamado à atenção pelos Senpais da ADM, o que me motivou a ser mais leve e a parar de achar que tudo pode dar errado. Falta de leveza essa que Sensei e os Senpais também me pontuaram na parte técnica.

Tive a oportunidade de participar de todos os treinos semanais. Apesar de ter ficado exausto, isso e suas palavras, Sensei, me ajudaram a ter uma breve noção do que é um período de "Guerra", do que é "Zanshin"( Sobra de espírito), do quão importante é se levantar e treinar mesmo estando com o corpo moído. Foi uma sorte graciosa estar presente justamente no Birudô em que Sensei e o Senpai Moron marcaram para contar as histórias de sua viagem mais recente ao Japão. Sem dúvida, a oportunidade de ouvi-las me ensinou bastante sobre convivência e sobre o voto de "Ser sempre útil ao mestre".

Agradeço à minha família por me dar essa oportunidade, e a todos que me orientaram.
Espero que outra oportunidade como essa surja. Até lá, buscarei aplicar o que aprendi em meu dia a dia. Arigatou Gozaimashitá, Sayounará"

Chagas



Tags: Estagio,
comentários   1 de 1

Cardoso - SalvadorChagas, ver seus olhos cheios de entusiasmo foi incrível e motivante! E, com suas palavras, fica fácil entender o por quê! Essas experiências nos engradecem muito como pessoas e alegra o meu coração assistir ao seu amadurecimento! Omedetou-gozaimassu! (Continua)

Niten no revezamento da Tocha Olímpica.

por - 27-jun-2016







Veterano de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais, conduz a Tocha Olímpica Rio 2016 em Campo Grande




Wenzel Böhm conduz a Tocha Olímpica em Campo Grande

Divulgação/Cobertura Oficial do
Revezamento da Tocha Olímpica
Campo Grande – Duas tradições milenares unidas pelas mãos de um condutor. Nascido na Áustria e criado no Brasil, Wenzel Böhm é Sempai (veterano) de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais que protegeram o Japão por anos. Foi ele, convidado pela Nissan, o responsável por levar a chama olímpica pelas ruas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, neste sábado.

"A Nissan é uma empresa japonesa e fiquei muito honrado de poder representar a filosofia Kenjutsu no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Eu me sinto pequeno diante de tantas histórias que são contadas nesse trajeto, mas é um reconhecimento muito importante. Quando as coisas têm tanta tradição assim, elas carregam muita energia".

Durante o percurso, uma prova da admiração que Wenzel carrega pelo Brasil: alguns de seus alunos, vestidos com o "hakama", calça usada nas lutas, acompanharam cada passo do "Sempai", tirando muitas fotos. Braço direito de Jorge Kishikawa, precursor do Kenjutsu no Brasil e fundador do Instituto Niten, Wenzel começou a treinar há 20 anos e em pouco tempo já se tornou professor, passando a viajar por todo país difundindo a filosofia japonesa.

"A Tocha Olímpica carrega vários valores que nós também acreditamos e trabalhamos muito, como coragem, energia, vontade de ir além. Se você vê um samurai, você enxerga nele uma energia, uma entrega diferente, ele vive intensamente. Vejo que com os condutores da tocha olímpica também tem muito disso".

Hoje o Instituto Cultural Niten está em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México.


(...)


Continua (post completo)

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Senpai Wenzel e demais Samurais do Niten, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns Senpai Wenzel, por mais este feito. que é único e mundialmente comemorado.
A escolha não poderia ter sido melhor.
Fiquei muito contente, pelo (Continua)

O Corte Perfeito

por Brenda-Adm - 20-jun-2016

Tags: Egan2016_Ago,


Tag  todos        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Bahia
    (011) 94294-8956
    salvador@niten.org.br