Narabê à - 1ºC
Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"
Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.
Arigato Gozaimashitá
Sayounará
Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa
Em São Paulo - Narabê à 5ºC
Alunos Vencendo o Frio
Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,
Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!
Sayonara,
Caran (Continua)
Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!
Salvador recebeu no dia 28 de Novembro a visita do Senpai Holschuh da Unidade de Americana. Foi um gashuku incrível que contemplou todas as modalidades e os principais estilos treinados no Niten. Um dia de treinamento intenso, marcado pela convivencia entre guerreiros que partilham de um caminho.
Relato:
"No gashuku temos sempre uma oportunidade única de nos aproximarmos da "fonte do conhecimento". Passamos anos treinando coisas que, muitas vezes, só nos revelam seus propósitos quando estamos imersos nesses eventos intensos!
Além disso, para aqueles que, como eu, treinam apenas uma das modalidades, o gashuku traz, de "brinde", a chance de conhecer a pluralidade do Budô e, por conseguinte, a possibilidade de resignificar o conhecimento que acumulamos ao longo do caminho. Por isso, devemos nos empenhar, sempre, em agarrar com força esses presentes que nos são ofertados!" (Cardoso)
(...) Continua (post completo) |
Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)
Nos dias 18 e 19 de julho a Unidade Salvador recebeu a visita do Senpai Uehara para um evento inédito em terras baianas: um Gashuku de Katas, contemplando o Iaijutsu: a técnica de saque e corte com o katana! E também com o Jojutsu, Jitte e Kusari-gama!
Ensinamentos que valem meses de treino.
Uma chance única, quem esteve lá sabe!
RELATOS:
“Foi uma forma de vivenciar o Iaijutsu, Jojutsu. Já que pratico somente o kenjutso. A surpresa foi muito grande ao perceber que essas modalidades se complementam, trazendo benefícios para a modalidade que pratico. Pude perceber a relevância desses caminhos, pessoalmente uma forma de melhorar os movimentos executados no kenjutso.” (Eustáquio)
“Me maravilhei com a aplicabilidade totalmente real das técnicas de Iaijutsu, modalidade que até então não conhecia, e com as técnicas de Jitte, principalmente as saídas laterais, em curta distância. Quero agradecer ao Senpai Uehara, aos Senpai e aos colegas da unidade de Salvador pela oportunidade de participar desse Gashuku. Foi uma experiência que me fez entender quanto longo possa ser o Caminho da Espada e, bem por isso, quanto valha a pena percorrê-lo." (Delazzo)
Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.
Guimarães encontrou nos treinos de Kenjutsu força para se levantar após um grande tombo.
A Batalha continua!
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Samurai-Sama,
Yoroshiku Onegai Shimassu.
Achei neste video muitos ensinamentos, todos de extrema riqueza.
Discute algumas questões da âmago, acerca das Virtudes Do Samurai. Vi excelente exemplo de tenacidade, perseverança, determinação, foco (Continua)