Clique para ler a matéria que saiu hoje no JORNAL NIPPAK
Crianças da Obra Kolping recebendo os brinquedos
O Grupo de Jovens do Instituto Niten desenvolve ação social.
No último dia 26, o Hayabusa-Kai, Grupo de Jovens do Instituto Niten, desenvolveu uma atividade social junto à Pastoral da Criança na Igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona Leste de São Paulo). A iniciativa, que contou com a participação de oito praticantes da arte da espada samurai, envolveu cerca de 30 crianças com idades entre 5 e 11 anos.
Segundo Beatriz da Mata Kodama, foi a primeira ação do Niten naquela paróquia. “Através das crianças, nosso objetivo é contribuir com as famílias e as comunidades onde vivemos”, explica Beatriz,lembrando que os jovens do Hayabusa-Kai já desenvolveram trabalho idêntico na Casa Hope, que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer.
Para o coordenador Victor Fugita, trata-se de uma oportunidade para colocarmos em prática o quarto voto do Hagakure, o Livro do Samurai, de Yamamoto Tsunetomo e que foi traduzido para o português pelo sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten. “O quarto voto seria exercer a compaixão por todos os seres”, explica Fugita, lembrando que os três primeiros são: “Nunca ser superado no Caminho do Samurai; Ser sempre útil ao mestre e praticar a devoção aos pais”.
O Grupo de Jovens do Niten conta atualmente com cerca de 40 alunos em suas unidades espalhadas por todo território brasileiro e até na Argentina, Chile, México, Uruguai e agora também em Portugal.
Matéria públicada no site do Jornal Nippak no dia 28/Nov/2013
Neste sábado, saímos em uma missão diferente.
Com uma equipe de 10 jovens do Hayabusa, fizemos uma apresentação e oficina para a Casa HOPE, que abriga crianças e adolescentes com câncer e pacientes de transplante de medula óssea.
Procuramos mostrar a essência do espírito samurai nas apresentações.
E depois, convidamos a todos para que sentissem na pele como é sentir-se um samurai!
As crianças mostraram ter bastante energia e treinaram com bastante kiai! Chegando até a vestir armadura e lutar.
A surpresa foi ver um garoto de cadeira de rodas, de armadura e lutando com uma mão, enquanto a outra movia a cadeira.
Eles nos mostraram que vontade não tem limites.
E que para ser samurai, é só ter no coração Coragem, Compaixão e Lealdade!
Levaremos a Espada que dá a vida, para que mais pessoas possam sorrir neste mundo.
Veja mais fotos no Gallery!